Hoje eu quero falar de bagagem de mão.

Bagagem de mão é nossa melhor amiga durante a etapa transporte  em si.

Só ela estará com voce quando seu voo durar longas e intermináveis horas, ou quando seu onibus cruzar o oiapoque ao chui.

É essencial que a sua bagagem de mão tenha tudo que voce precisa e ao mesmo tempo seja leve, prática e sem itens proibidos!

Anote as dicas!

  • Post atualizado em outubro de 2017 conforme as novas regras de transporte aéreo no Brasil.

Nessa lista você verá:

  • O que DEVE levar
  • O que PODE levar
  • O que NÃO PODE levar
  • O Tamanho e peso de bagagem de mão permitidos

Bagagem de mão, o que levar? (Dicas profissionais!)

O que eu vou falar aqui abrange até o caso mais crítico, que são as viagens longas! E respeitando as regras mais críticas também, que são as viagens por avião.

Se voce vai viajar por outro meio de transporte ainda pode (e deve) aproveitar as dicas mas avalie as proibições de transporte junto a viação de onibus que voce vai utilizar, ok?

Vamos lá?

bagagem de mão

O que voce deve levar na bagagem de mão:

Normalmente viagens de avião longas cansam até o Buda. E é principalmente nelas que voce precisa de alguns itens para ter conforto para curtir o antes, durante e depois do viagem.

Aviões são críticos por dois motivos: tempo sentado e ar seco do avião.

A desidratação causada por longas horas de voo é muito mais comum que se imagina e muitas pessoas não sabem bem o porquê mas sentem seus efeitos. Você já sentiu dores de cabeça, irritações, dores de garganta e outros após voar? Então, pode ser desidratação!

A umidade do ar dentro do avião fica em torno de 9% a 30% quando o agradável para nós é umidade entre 40% e 70%! Nem no melhor cenário a umidade dentro do avião é boa.

Por isso tudo, não esqueça dos itens abaixo:


✓ Hidratantes

Hidratantes labiais são lei! Os lábios já são um região naturalmente mais seca, se for inverno então… piora! Homens também devem usar! Deixem de ser bobos.

Para hidratar o rosto,  cremes de rosto! Mas aqui vale uma ressalva, pode ser que reaplicar um hidratante no rosto durante o voo não seja bom para a sua pele mas é importante que voce esteja com ela hidratada antes de entrar no avião.

Já para mãos é unânime, hidrate sua pele. Muitas alergias se agravam por ressecamento da pele.



✓ Colírio

Na mesma linha de itens a favor de hidratação, tenha colírio sempre com voce.

Uma dica boa pra quem usa lentes é: não viagem de lentes! Elas ressecam mais ainda, colam no seu olho e podem irritar muito quando removidas.

✓ Lanches

Mas pra que lanchinho se o voô tem jantar, almoço e café?

Não foi uma nem duas vezes em que fiquei presa no avião antes mesmo de voar por 1, 2 horas e nesse período nada foi servido. Além disso, em voos com conexão as vezes não há tempo de comer no aeroporto. Vai por mim, leve algo!

Simples, por que a imprevisibilidade que ocorre nos ares e terras é uma constante.

E porque se voce, assim como eu, não sabe respirar se está com fome, sugiro que leve seu lanche para emergências.

✓ Seus eletrônicos

Leve seus itens eletrônicos junto com voce. Tablet, celular, laptop (se for o caso), fones de ouvido, mp3, máquina fotográfica, ipod e afins e carregadores de todos.

Além da maior segurança, voc6e terá uma distração. Pode jogar e ouvir música. Algumas companhias aéreas disponibilizam revistas online para tablets e ipad, mais distração!

Ah! o fone de ouvido é bem importante pra voce ver a TV de bordo. Costuma-se distribuir um fone e as vezes é muito bom, mas as vezes não é. Se voce tiver o seu já melhora.

✓ Livros e revistas

Porque nem só de eletrônicos viverá o homem. E livros alimentam a alma.

Tirando a filosofia da coisa, deve-se lembrar que não são permitidos eletrônicos durante todo o voô. E que apesar de muitos acentos fornecerem uma tomada, nem sempre isso é possível (já peguei voo em que a tomada estava estragada), baterias acabam e seria mais inteligente voce mante-las carregadas para o momento do seu desembarque.


Leia também:

30 dicas essenciais para quem viaja solo (ou quer estar prevenido sempre)

+ de 40 dicas de itens práticos e presentes para quem ama viajar


✓ Caneta

Além de ser útil para infinitas coisas, será essencial para preencher o documento de identificação de imigração.

Cerca de 11 a cada 10 pessoas esquecem de levar canetas e todos compartilham uma bic da aeromoça. Trágico.

✓ Casaco

A temperatura no interior dos aviões é baixa e faz frio, e as vezes faz muito frio. Em voos curtos não são oferecidos cobertores, mas mesmo que haja no seu voo, não conte só com ele. Leve seu casaco mais quentinho.

Um lenço também é muto válida para proteger a garganta e te cobrir se quiser.

✓ Meia (extra)

Fiz questão de deixar esse item separado do item acima para destacar, mas a intenção aqui é a mesma. Aquecer.

( ! ) Para quem sente muito frio uma dica é solicitar acentos da parte de trás do avião, como o fluxo de ar é da frente para trás, os acentos do início da aeronave estarão sempre mais frios.

✓ Uma muda extra de roupa

Serve tanto para emergência em caso de extravio de malas quanto para mudanças de clima.

Se sair de uma região fria para quente já pode levar uma camiseta mais fresca e resolver seu problema. Não se esqueça de levar também roupas íntimas.

✓ Objetos de valor (documentos, passaporte, dinheiro e jóias)

Ou seja, tudo aquilo que voce já põe na carteira e tudo que não quer perder em caso de mala extraviada.

Não esqueça da sua identificação, RG para trajetos nacionais e Passaporte e vistos se necessários para viagens ao exterior.

✓ Uma mini farmácia

Os remédios em quantidade grande devem ser despachados pra evitar problemas, mas separe um ou dois de cada um deles para o uso durante voo e logo após.

Cada um sabe o que sente mais, eu procuro levar sempre algo para estômago, um bom sonífero, remédio para dores e gripe. Não sou hipocondríaca, sou apenas alguém que não quer ficar doente na viagem!

Sugiro levar um lenço de papel também! Serve para mil e uma coisas, de papel higiênico a guardanapo!

✓ Itens de Higiene Pessoal

Por motivos óbvios acho interessante voce ter uma escova de dentes e uma pastinha, ou melhor ainda, uma pasta já colocada na sua escova! Olha que prático!

Não leve um tubo de pasta enorme pois pode ser confiscado. Na lista do que não se deve levar você verá que há limite máximo permitido para gel, líquidos e pastas em malas de mão.

✓ O endereço do destino por escrito ou impresso

É bom levar por escrito o endereço de onde se deseja ir, ou o comprovante de reserva do hotel por exemplo. Vai poupar trabalho no táxi ou na alfandega de imigração em casos de viagens internacionais.

Facilite sua vida, não queira pegar tudo em celulares (que podem ficar sem bateria), ou na mala despachada.

✓ Garrafa de água

Não só deve-se beber água como pode-se levar uma garrafinha de água vazia.

Não é pra levar cheia porque não pode levar líquido acima de 100mL. Essa garrafa vai servir como um reservatório de água pra voce reabastecer quando chegar ao seu destino e ir se reidratando.

Eu também devo dizer que já viajei com garrafas de água cheias e ninguém me proibiu de nada, então se quiser arriscar, na pior das hipóteses você perderá a garrafa plástica.

✓ Opcional: Travesseiro de viagem e kit sono

Eu disse opcional porque eu própria não tenho até hoje, mas há quem não consiga viajar sem! Se for do seu gosto aproveite, é um bom travesseiro e ajuda a não dar torcicolo!

O kit sono seria protetor auricular e máscara para dormir. Pode ser vital se seu sono é leve e mesmo quem tem sono pesado é favorecido pelo “apagar das luzes” casado pela máscara. Isso faz com que voce durma melhor e chegue mais descansado ao seu destino final.

✓ Dica EXTRA: Meia de compressão ( ! )

Para voos muito longos, faça um esforço de usar uma meia de compressão. Há algumas vendidas em lojas normais por aí mas seu médico angiologista também pode te indicar qual o melhor tipo, modelo e pressão correta.

Um dos grandes problemas de voo é a falta de circulação nas pernas podendo agravar até mesmo casos de trombose. Eu não sou médica, mas o Sr Dráuzio é, e se voce se interessar em saber detalhe veja aqui.

Isso é sério.


 O que voce não pode levar na bagagem de mão

o que não pode levar na bagagem de mãoSegundo a Infraero, os itens proibidos na bagagem de mão são:

x Arma de qualquer tipo (ou réplica)

x Objetos pontiagudos e cortantes;

x Fósforos e isqueiros cujo combustível seja gás;

x Substâncias explosivas ou inflamáveis, químicas ou tóxicas;

Não pode levar lixa pontiaguda, garfo, faca de comer, e por aí vai.

Nem acetona, nem desodorante com aerosol e evite qualquer objeto que pode ser confundido com esse formato. Já vi o perfume sendo confiscado pois tinha o formato de uma “bomba”.

Ninguém tem dó, tudo que puder fazer pra evitar essa dor de cabeça, faça.


Tamanho e peso permitidos para bagagem de mão (nova regra)

bagagem-de-mao-tamanho-e-peso-novas-regras

Para voos domésticos, a bagagem não pode ser maior que 115 cm (considerando altura + comprimento + largura).

O peso máximo é de 10 kg (a partir de março de 2017). Antes dessa data vale a regra anterior de 5 kg.

Em algumas empresas há uma espécie de “gabarito” no próprio aeroporto para voce colocar sua bagagem de mão e ver se ela encaixa.

Se não encaixar, voce deve despachar essa mala.

Para voos internacionais as medidas costumam ser as mesmas, apenas variando os pesos permitidos.

Consulte sempre as regras de cada empresa.


Cuidados especiais na bagagem de mão, permitido levar

Além dos itens citados você pode necessitar de cuidados especiais.

Após as novas regras, a Anac concedeu exceções de objetos que antes só poderiam ser despachados e agora podem estar na mala de mão nos voos nacionais e internacionais (nesse caso, confira no site da companhia aérea).

 bagagem-de-mao-o-que-pode

Confira a lista de itens permitidos para o transporte dentro das aeronaves conforme as novas regras da Anac;

  • Guarda-chuva e/ou bengala (não pontiaguda)
  • “Pau de selfie” ou “bastão de selfie”
  • Instrumentos musicais (desde que os mesmos possam passar pelos equipamentos de Raio-X)
  • Aparelhos ortopédicos utilizados pelo passageiro;
  • Carrinho de bebê dobrável, cesta ou um bebê conforto;
  • Medicamentos deverão apresentar prescrição médica e apresentação da receita no momento da inspeção de raio-X;
  • No caso de alimentação de bebês ou líquidos especiais (sopas, xaropes, soro etc.) e líquidos de dietas especiais são permitidos apenas na quantidade a ser utilizada durante o vôo, incluindo eventuais escalas, e apresentados na inspeção de raio-X.
  • Algumas empresas permitem o transporte de cães e gatos no interior do avião. É preciso apresentar atestado de sanidade do animal e verificar as regras da empresa antes de levar o bichinho no colo.
  • Aparelhos de barbear em cartucho, alicates de unha, canivetes, cortadores de unha, tesouras sem ponta e pinças.
  • Saca-rolhas;
  • Canetas, lápis e lapiseiras inferiores a 15 cm;
  • E até mesmo isqueiros inferiores a 8 cm ou fósforos.

E voce? Qual item não consegue ficar sem levar? (Celular não vale)

Se quer mais dicas como essa, sugiro ver a página de DICAS ou deixe um comentário, é importante ! 😉

Receba as melhores dicas !
Economizar mais e planejamento de viagem
Somente meus segredos. Odiamos spam.

Deixe seu comentário!

Loading Facebook Comments ...

5 Replies to “Bagagem de mão, o que levar? (Dicas profissionais!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Disqus Comments ...