Como chegar a Deodoro?

Aos Viajantes preparou esse guia prático juntando as informações mais pertinentes de como chegar as locais onde será disputado cada modalidade, e algumas dicas extras também! O primeiro da série é um guia geral e explica tudo sobre os transportes.

Hoje falarei das Arenas, Pavilhões e Áreas de competição de Deodoro, onde acontecerá competições de muito público.

E cada dia dessa semana trarei um dos locais de competição. Para receber todos no seu email, Cadastre-se.

( ! ! ) IMPORTANTE: Sempre que o meio de transporte for exclusivo para quem tiver o cartão de metro olimpíco haverá a marcação “(!!)” ao lado.


< Para Dicas Turísticas sobre o Rio de Janeiro em mais de 40 dicas clique aqui! >

< Guia completo Olimpíadas no Rio 2016 >

< Como chegar a Barra da Tijuca nas Olimpíadas ? >
< Como chegar ao Engenhão, Maracanã e Sambódromo nas Olimpíadas ? >
< Como Chegar a Copacabana e o que fazer nas Olimpíadas >

 Os Centros Olimpícos e as Modalidades Esportivas de Deodoro

como chegar aos centros olímpicos

O que o fazer em Deodoro

Deodoro é possivelmente o local menos explorado pelos turistas dentre todas as regiões do Rio sedes de jogos das Olimpíadas. Ainda assim há o que se explorar na região, sobretudo na arquietura. Logo ao desembarcar na estação de trem Vila Militar, já se pode observar a carinha antiga do ano de 1910. O prédio tem inspiração inglesa e um estilo diferente. Próximo a estação há várias casinhas militares no mesmo estilo. No turismo, há um dos parque ideal para trilhas e cachoeiras, o Parque do Mendanha. Se não quiser se molhar, visite o Museu Aeroespacial, com mais 90 aviões em esposição (alguns únicos no mundo) e bem pertinho do Parque Radical. Para os que apreciam arte e cultura, visite o Teatro Armando Gonzaga, um teatro da época do modernismo brasileiro que pouquíssimos cariocas conhecem.

Se estiver procurando lugar pra ficar por aqui, tenha em mente que o ambiente não é tipicamente turístico e há poucas opções de hospedagem. Talvez seja interessante para quem quer economizar ou assitir as competições apenas de Deodoro ou proximidades. Se puder, prefira outro local.

( ! ) IMPORTANTE: O Ponto de chegada das linhas de transporte público para o complexo pode estar longe ou bastante longe de onde será a competição que voce deseja assistir, reserve parte do seu tempo para caminhar até o Centro Olimpíco correto.


COMPLEXO ESPORTIVO DEODORO

Endereço: Estrada São Pedro de Alcântara, 2.020

Arenas e Esportes do Complexo Esportivo Deodoro:

No Complexo Olímpico de Deodoro estarão nove (9) Centros Olímpicos:

Arena da Juventude (Arena de Deodoro), Centro Aquático de Deodoro, Centro Olímpico de Hipismo, Centro Olímpico de Hóquei, Centro Olímpico de Tiro, Estádio de Deodoro, Parque Radical do Rio (incluindo o Centro de Mountain Bike, Centro Olímpico de BMX e Estádio de Canoagem Slalom.

E atenderá os seguintes esportes:

Basquete e Pentatlo moderno (Arena da Juventude (Arena de Deodoro)), Natação do Pentatlo moderno (Centro Aquático de Deodoro), Hipismo adestramento, Hipismo CCE e Hipismo saltos (Centro Olímpico de Hipismo), Hóquei sobre grama (Centro Olímpico de Hóquei), Tiro esportivo (Centro Olímpico de Tiro), Pentatlo Moderno e Rugby (Estádio de Deodoro), Ciclismo Mountain Bike (Centro de Mountain Bike), Ciclismo BMX nas Olimpíadas (Centro Olímpico de BMX) e Canoagem Slalom nas Olimpíadas (Estádio de Canoagem Slalom).

E, nas Paraolimpíadas: 

Esgrima em cadeiras de rodas (Arena da Juventude (Arena de Deodoro)), Hipismo (Centro Olímpico de Hipismo), Tiro esportivo (Centro Olímpico de Tiro), Futebol de 7 (Estádio de Deodoro).


Como chegar:
  • Estação de trem Magalhães Bastos. Não há desembarque na Vila Militar.
  • Estação de BRT Transolimpica Magalhães Bastos (!!)
  • Linha especial Recreio – Vila Militar, que circula pelo corredor Transolímpica (!!).

( ! ) Atenção: As ruas no entorno do Parque Olímpico de Deodoro estarão fechadas ao tráfego, ao chegar será necessário caminhar até a entrada do complexo Olímpico por cerca de 1,5km.

como chegar a DEODORO-mapa-tiro esportivo

como chegar ao centro olímpico saindo de...

Que onibus metro ou trem pegar?

Zona Sul Opção 1: Pegue um Metro linha 1 ou 2 até a Estação Central do Brasil + Vá até a plataforma de Trem Central do Brasil no sentido Santa Cruz. Desembarcar na Estação Magalhães Bastos.

Zona Sul Opção 2: Pegue um Metro linha 4 até a Estação Jardim Oceânico + Pegue um BRT Transolímpica (!!) e Desembarque na Estação Magalhães Bastos.

Zona Norte Opção 1: Pegue um Metro linhas 1 ou 2 até a Estação Central do Brasil + Vá até a plataforma de Trem Central do Brasil no sentido Santa Cruz. Desembarcar na Estação Magalhães Bastos.

Zona Norte Opção 2: Pegue o onibus 779 ou 365.

da Barra da Tijuca Opção 1: No Terminal Alvorada pegue um BRT Transolímpica (!!) e Desembarque na Estação Magalhães Bastos. 
 

Barra da Tijuca Opção 2: No Terminal Alvorada pegue um BRT até o Riocentro ou Recreio + A linha especial ( !!) Recreio x Villa Militar.

Vindo de Santa Cruz:  Na estação de Trem Santa Cruz vá até a plataforma e pegue trem no sentido Central do Brasil. Desembarcar na Estação Magalhães Bastos. 

Centro Opção 1: Pegue um Metro linha 1 ou 2 até a Estação Central do Brasil + Vá até a plataforma de Trem Central do Brasil no sentido Santa Cruz. Desembarcar na Estação Magalhães Bastos. 

Centro Opção 2: Pegue o Onibus linha 392

( ! ) Atenção: para volta do evento é recomendado pegar o trem na estação Vila Militar ao invés de utilizar a Magalhães Bastos, no caso de utilizar o trem. O ” !! ” marca estações e transportes exclusivos para os usuários do cartão RioCard Olimpíco.

E aí? Gostou das dicas? Qual a sua dúvida ? Conta pra mim nos comentários!
Assine o blog, e receba amanhã mais um guia especial Olimpíada chegando no seu email!

 

Deixe seu comentário!

Loading Facebook Comments ...

7 Replies to “Como chegar a Deodoro|Guia Olímpico Rio 2016

  1. Algumas observações: moro na região e gosto muito do ar puro devido ao campo de instrução do Exército (CIG) e os animais silvestres facilmente vistos aqui. O Museu Aeroespacial não fica tão próximo a Deodoro. Fica no bairro Jardim Sulacap. Distante cerca de 6 quilômetros. O teatro Armando Gonzaga também não fica em Deodoro. Fica no bairro de Marechal Hermes. Distante também cerca de 3 quilômetros. O Parque do Mendanha fica muito distante. Centrado em Campo Grande com extensões para o município de Mesquita e Nova Iguaçu (Serra do Vulcão) e não há como ir a pé sem que para isso tenha muita disposição e atravessar o campo de instrução de Gericinó (acesso proibido). Para acessar as cachoeiras do Mendanha, o recomendável é pegar um ônibus para Campo Grande e de lá pegar um micro ônibus que segue a Estrada do Mendanha até a Estrada Abílio Bastos (na Serrinha), ou seja; não tem nada a ver com Deodoro. Quanto a ser um local para ficar (hospedagem), realmente não há pousadas, hotéis e mui mal local para alimentação num padrão minimamente turístico, mas para quem gosta de natureza o local tem sim atrativos. Se estiver em Deodoro, procure informações sobre o Parque Estadual de Gericinó. Uma área verde linda de onde se tem visão ampla do campo de instrução com vista livre até a Serra de Gericinó. Lá você poderá caminhar, andar de skate, patins, bicicleta ou alugar triciclos, parar à sombra de uma árvore, ler, tocar etc. O local tem policiamento realizado por Guardas Municipais de Nilópolis e da Polícia Militar. Vale a pena conhecer.

    1. Oi! Jesus Mauro suas observações foram excelentes! Muito legal ora quem quer saber os detalhes. Aqui nós citamos esses locais pois são os que estão na região Deodoro, sem nos aprofundarmos, são ideias aos viajantes que raramente sao ditas ou exploradas, ate mesmo pelos cariocas! Adoramos todos os seus detalhes, sera muito util a contribuição 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Disqus Comments ...