Como é voar com a TAAG para Luanda e Cape Town

A companhia aérea Angolana TAAG ampliou sua malha aérea e adquiriu aviões novos. Com isso, surgiram diversas promoções de passagem para divulgar as novas rotas TAAG e uma dúvida pairava no ar:

A TAAG é confiável?

Como é fazer escala em Luanda? Vale a pena voar pela TAAG ? 

Pesquisei várias opiniões na Internet mas após viver essa experiência decidi que preciso contar a minha. Acho que a minha conclusão foi um pouco diferente das demais.

Nesse texto vou trazer o que foi bom e o que não foi.

Obs: Comecei escrevendo esse texto direto do aeroporto de Luanda, Angola, pra passar a exata sensação dessa viagem.



A TAAG é boa? Avaliação e experiência

Vários Brasileiros aproveitaram as promoções da TAAG que promoveram os novos destinos, foi posível encontrar passagens a cerca de R$ 1000 e R$ 1600 reais para vários destinos da África na classe econômica.

A TAAG é uma empresa do governo Angolano administrada pela empresa Emirates desde 2014 mas que chegou a ser proibida de voar em alguns países europeus devido a insegurança de voo. Contraditório, fica difícil saber se é confiável ou não até que você viva a experiência.

Eu fui uma dessas pessoas que aproveitou a promoção. Comprei o voo São Paulo com destino a Cidade do Cabo e escala em Luanda (Angola) pela TAAG na classe econômica.

Minha experiência será divida entre chegada e partida pois isso pode mudar sua opinião como mudou a minha.

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A partida: Aeroporto de Guarulhos – São Paulo 

No aeroporto de São Paulo o check-in é composto, (ou foi) de uma terra sem lei, não tem fila.

Por outro lado, absolutamente todos os funcionários TAAG foram simpáticos e receptivos comigo.

Já no avião, o voo havia vindo do Rio com muita turbulência, e os cariocas presentes estavam com medo. Relataram que a comissária de bordo havia sido incrível e oferecido até calmante a elas. Ponto pelo atendimento TAAG em todos os momentos.

Saiba que se você sai do Rio pela TAAG, fará escala em São Paulo é estará sujeito a turbulência, principalmente por ser um avião grande voando baixo.O voo em rota internacional tendia a ser suave. E foi! O voo em si foi ótimo com aterrisagem perfeita e sem nenhuma turbulência. Ponto pra TAAG.

Serviço de bordo e refeições

Das 6 refeições servidas (3 em cada trecho), apenas uma não me agradou.

Em resumo dá pra dizer que foi uma experiência positiva e bastante superior a concorrente South African nesse sentido. (pude comparar com familiares que voaram por essa companhia na mesma semana).

Jantar, café da manhã e “brunch”.

O jantar foi excelente. Pedi carne e era um medalhão e vinho para acompanhar. Quem pediu frango teve macarrão ao molho alfredo. Tudo farto, com pão vinho, queijos, salada e até uma sobremesa gostosa.

O café da manhã foi pobre, pão com manteiga e seja feliz. Eu achei discrepante de ruim comparando com o jantar. O almoço ou “brunch” foi ok, acabei comendo pouco pois tinha acabado de acordar, no Brasil seriam 4 da manhã e eu não queria comer nada!

Na volta pedi carne novamente e foi servido um pure de batatas com strogonoff, a sobremesa também era boa e tudo foi parecido com a ida, mas com a ressalva de um café da manhã melhor com frutas e etc.

No fim a média fica em 8 pras refeições, mas se você não liga pra café da manhã vai achar 10!

Escala em Luanda – Angola, voo de ida.

Aí vem a famigerada escala – Parada em Luanda. Um aeroporto pequeno, quente como um verão carioca e sem água nos banheiros. Na verdade não é aconselhavel beber a água de garrafa também.

O aeroporto de Luanda (foto), o “4 de Fevereiro” é conhecido por ser um dos piores do mundo. É comum histórias com roubo e extravio de malas, Luanda tem um visto quase impossível de tirar e uma cidade triste, pobre… É triste de verdade.

Eu só me preocupei com isso depois, pois ouvi diversas pessoas dizendo que eu não ia sobreviver nem chegar ao meu destino final.

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Minha conexão tinha intervalo de 1 hora e meia. O que foi ótimo pois só cheguei, fiz uma porção de novas amizades e rumamos pra Cape Town.

Mas a história muda no vôo de volta, esse que estou vivendo enquanto escrevo esse texto. Eu cheguei (estava/estou) e-x-a-u-s-t-a e faminta.

Escala em Luanda – Angola, voo de volta

Eu havia passado o dia sem comer praticamente (tomei uma Coca desesperadamente pra amenizar a fome), estava muito quente em Cape Town e eu estava completamente cansada. Acabei já chegando ao aeroporto de Cape Town em um estado de exaustão. Por sorte a comida do vôo também estava ótima e foi um jantar que recompôs o estado de fome.

O problema foi a escala em Luandana volta ao Brasil. Cheguei faltando 2,5 hrs pro meu vôo Luanda com destino a São Paulo. O problema do vôo de volta é que essa conexão te leva ao trecho mais longo da viagem, e começa-la já exausta é bem ruim.

Pra ajudar, as 9 da noite fazia um calor de 27 C. Não há muito o que fazer, não tem por onde andar.

Não queria beber nada pra não precisar ir à um banheiro sem água. Meu corpo estava pesado. O portão mudou cerca de 4 vezes e era um descer e subir escadas. E eu só queria embarcar.

O voo estava bem lotado e não consegui sentar em uma fileira sozinha, o que piorou meu estado.Como-é-voar-com-a-TAAG-para-Luanda-e-Cape-Town-luanda-de-cima Como é voar com a TAAG para Luanda e Cape Town

Condição da bagagem

A minha mala quebrou em algum trecho dessa viagem.

Ao chegar no aeroporto informei a funcionária TAAG que não gostou da notícia. Eu tive que lembrá-la que a pessoa com danos ali era eu, que havia viajado por 10 horas, estava exausta e apenas relatando um fato.

A minha sorte foi ter feito o Seguro Viagem com a Seguros Promo e Travel Ace, estou em processo para ser ressarcida e volto aqui para contar o resultado.

ATUALIZAÇÃO DO CASO: Fui ressarcida do conserto da mala em cerca de 1 semana após o envio da nota fiscal. Deu tudo certo.

Franquia de peso da bagagem

Sobre a franquia de peso pela TAAG, há divergências. O ideal sempre é consultar o seu bilhete específico.

A funcionária me informou que a ida de São Paulo a Cape Town permite 2 malas de 32kg por passageiro, enquanto a volta, de Cape Town a São Paulo permite apenas 2 malas de 23kg. Isso por que cada trecho respeita a regra do seu país.

No fim, eu estava com uma mala de 32Kg na ida e na volta, e não paguei excesso de bagaem em nenhum trecho.

Entreterimento de bordo

É fraco, poucas músicas, poucos filmes, na maioria muito antigos, nenhuma série. Alguns jogos. Eu assiti a um filme ruim e todos os outros momentos deixei na tela do mapa iterativo ou dormi.

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Fiz voos noturnos então foi uma vantagem fazer o tempo passar dormindo.

Minha dica: leve seu próprio entreterimento e não viaje durante o dia.

Condição da aeronave e conforto do avião

Voei com o Boeing 777-300 que é um dos maiores.

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Achei o espaço entre fileras maiores que a maioria e a largura da poltrona era ok. Posso dizer que maiores que a da companhia aérea brasileira que se diz possuir assentos-conforto.

Ponto negatvo aqui é que nem todos os assentos reclinavam. Parece ser um defeito comum pois em várias poltronas que sentei isso ocorreu.


Conclusão: como é voar com a TAAG para Luanda e Cape Town

Em geral posso dizer que a experiência foi positiva e que esperava muito menos após tantos relatos negativos. Ainda assim, compreendo alguns motivos pelos quais as pessoas não gostam desse trecho.

Eu não recomendo para quem tem conexões longas.

O problema desse vôo é sem dúvidas o aeroporto de Luanda. Desde o atendimento, a desorganização, o calor, a estrutura precária.

Eu voaria novamente de TAAG nas situações de:

– Não fazer escala em Luana ou fazer uma escala menor que 2 horas (o que é quase impossível pois Luanda é a sede da empresa, a parada é “obrigatória”).

– Um voo com um preço promocional bastante atraente e mais barato que outras companhias fazendo o mesmo trecho.

Do contrário,  pagaria mais pra voar de South Africa Airlines (SAA) e ainda faria uma parada sem custos extras em Joanesburgo, como stopover. Outro fato relevante é poder pontuar no programa de millhagem da LATAM voando com ela ou com SA, o mesmo não ocorre com o voo pela TAAG.


E você? Já voou pela empresa TAAG ? Qual a sua experiência?

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8 Replies to “Como é voar com a TAAG para Luanda e Cape Town

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