Como planejar sua viagem internacional (indispensável!)

Uma viagem internacional requer mais planejamento que outras viagens.

O post de hoje é obrigatório para quem está fazendo sua primeira viagem internacional e também para quem quer uma lista de conferências dos itens.

Lá no final do post há uma lista com todos os itens abordados aqui ok?

Isso porque são vários os quesitos a se considerar quando vamos atravessar as fronteiras entre países e o esquecimento de algum dos passos básicos pode te impedir de viajar. Imagina ser barrado no aeroporto por não saber algum desses itens?!

Você não pode cometer esse erro! 

E é por isso que estou aqui hoje! Uma dica de Planejamento que vai te ajudar na próxima viagem internacional. 😉


Como planejar sua viagem internacional


Vamos falar aqui item a item do que você deve pensar quando vai a uma viagem internacional. Desde o momento de planejamento até a chegada ao seu destino, aeroporto e tudo mais.

Vamos deixar a passagem e o hotel de fora pois além de não ser exatamente um checklist, há diversos posts aqui no blog falando disso.

Eu acho legal já você salvar esse post nos seus favoritos e compartilhar com aquele seu amigo(a)/marido/namorado(a) esquecido! Será muito útil.

Itens para providenciar o mais rápido possível

Itens para providenciar o mais rápido possível

Passaporte

Não tem jeito, sem ele você não viaja. Ele é a sua identidade, o RG pra partir pro mundo.

Verifique a data de validade caso você já possua um, e se não possui, faça-o.

Para fazer o passaporte basta ir até o site da receita federal e consultar os documentos necessários. Você deve pagar uma taxa cujo custo é fixado em 100 dólares.

Feito isso você agenda uma data pra fazer a foto e pouco tempo depois retira o passaporte pronto no local ou recebe em casa.

( ! ) ATENÇÃO: Alguns países não permitem a entrada de passaportes a 6 meses do vencimento. Então mesmo com passaporte válido você pode ser obrigado a tirar outro para a sua viagem.

Há algumas exceções em que você pode usar o seu RG para viajar sem precisar de um passaporte mas só vale para alguns países da América do Sul.


Visto

Será que além do passaporte você precisará de um visto?

Bem, pra sua sorte essa lista está pronta e sempre atualizada no post em que falei sobre onde precisamos de visto para viajar. 

Consulte a lista e tome as providências necessárias. Um visto pode demorar mais que um passaporte para ficar pronto.


Como planejar sua viagem internacional - meses antes

Itens para providenciar a alguns meses da viagem

Seguro Viagem

Para viagens a Europa e países do Tratado Schengen o seguro é obrigatório.

Mas e se não for, devo fazer um seguro viagem?

Bem, um seguro de viagem funciona como qualquer outro e será acionado caso queira utilizar algum serviço médico.

A gente sempre torce pra não usar, mas caso você precise, saiba que não há um sistema de saúde público em qualquer país como o que temos aqui.

Os seguros viagem costumam cobrir a parte médica e/ou odontológica e alguns incluem problemas como extravio de mala ou alteração de vôos.

Aqui nós recomendamos a Seguros Promo que além de possuir um ótimo valor (o menor dentre as várias operadoras) tem um atendimento excelente antes e depois da compra.

Se você quiser ainda mais desconto use o cupom: “AosViajantes5” para mais 5% de desconto.


Compre passagem e faça reservas 

Isso você já sabe e eu to cansada de dizer que: A viagem começa nos planos!

A compra da passagem áerea rende posts exclusivos aqui, mas para viagem internacional, uma boa média de antecedência é entre 2. e 3 meses antes da viagem. Vamos falar em detalhes disso ainda ok? Assine a lista de emails para receber quando sair o post do assunto.

A questão aqui é verificar se alguma reserva deve ser feita com antecedência seja para passeios seja para restaurantes e shows.

Nos roteiros aqui do blog eu sempre indico se a atração deve ou não ser reservada com antecedência.


Saiba como levará a moeda, dinheiro ou cartão

Sempre há dúvidas sobre a moeda que devemos levar.A resposta é que não importa para onde você vá: é sempre bom ter um pouco de dinheiro vivo e levar o cartão de crédito também.

Aquela coisa: não aposte tudo em uma só galinha.

Para quem quer fugir do IOF é interessante usar dinheiro ao invés de cartão mas muitas pessoas não sabem onde trocar o dinheiro.

Como planejar sua viagem internacional - moeda

Se formos resumir assuma que:

Para locais em que a moeda Brasileira é mais valorizada que a moeda do destino, como o caso de Pesos, recomendo levar reais e trocar por dinheiro local no país de destino.

Para locais em que o Real “vale menos” que a moeda local, como o caso de euros e libras e dólares, o ideal é trocar no Brasil antes de ir.

A economia ainda nos ensina a trocar aos poucos ao invés de esperar uma grande queda no valor do dólar, por exemplo. Assim você minimiza o risco de trocar todo o dinheiro na época de maior alta, só porque não pensou nisso antes ou apostou numa conversão melhor.

Já o cartão de créditos deverá ser desbloqueado para uso internacional no seu banco, não esqueça disso.Apesar de receber a taxa iof, é uma forma segura e que acumula milhas. Não deixe de levar o seu nem que seja por emergência.


Outras questões de saúde

Há duas questões importantes que devemos pensar: o uso de remédios controlados e a sua saúde para suportar voos longos.

Você toma algum remédio controlado?

Se a resposta for sim, peça ao seu médico uma receita em ingles. Não são todos os países que exigem, mas é bom ter para casos de diabetes, remédios de pressão e outros de uso contínuo. Se o seu destino for Estados Unidos, isso se torna obrigatório. Remédio só viaja com receita.

Recomenda-se que os medicamentos sejam mantidos na caixa original para melhor identificação.

Como está sua saúde?

O seu voo internacional pode ser de 3 horas como pode ser de 18 horas, 24 horas. E aí? Como se comporta seu corpo em situação de alta pressão lá no céu, um assento nem sempre confortável, e com um ar condicionado seco?

Saiba se está bem para viajar, cuide da saúde pois possíveis gripes podem surgir após um voo longo e a última coisa que você quer é chegar doente a seu destino.

Pessoas com tendência a trombose também precisam consultar seu médico e saber se ele libera a viagem. Eu sempre recomendo o uso de meias de compressão para voos longos, que além de evitar esses problemas, ajuda a chegar ao destino com uma sensação de pernas menos cansadas.


Como planejar sua viagem internacional - no mes da viagem

Itens para providenciar em torno de um mes antes da viagem

Vacinas

Esse item não é exigido em todos os locais e a gente quase não se lembra dele.

Para saber quais países exigem e quais vacinas tomar o ideal é sempre consultar o site da Anvisa.

Normalmente a vacina deve ser tomada em um período próximo ao da viagem mas nem tanto.

Como esse assunto tem mais detalhes, falaremos dele em separado então inscreva-se aqui no blog para recebe-lo em breve.


Chip de celular para viagem internacional

Isso ajuda demais em viagens. Agora você pode pedir um chip que chega na sua casa antes mesmo da viagem, já desbloqueado com a EasySim4You.

Acho útil, já fiz muitas viagens internacionais sem esse recurso, houve uma época que smartphone e chips não eram assim tão simples né?


Alguma roupa especial para o clima do local

Nem sempre temos em casa as roupas necessárias para as atividades que faremos no destino. Por exemplo: vai esquiar e mora no Rio de janeiro? Você certamente nem tem luvas adequadas que dirá o restante!

Vai para um cruzeiro? Será que tem roupa para a festa temática?

Agora sabendo o que fará, pense se precisa comprar alguma roupa no Brasil ou se irá comprar no local.


Pratique o idioma do destino

Minha sugestão é ouvir músicas no idioma do seu destino. Assim você vai entrando no clima da viagem e se familiarizando com o som que vai ouvir.

Instale aplicativos de língua, como o duolingo, e vá praticando até o dia da viagem. Aplicativos como o Google Translate também pode ajudar no momento de apuro.

E a última dica é anotar algumas frases clássicas no idioma do destino, como: “Onde fica o banheiro”, “Quanto custa”. “Sim, Não” e outras que você julgue necessárias.


Prepare a sua segurança

Eu tenho uma notícia boa: quase sempre o local de destino (ao menos os mais populares) são mais seguros que o Brasil. Mas isso não significa que você deva ignorar essa questão.

Lembre-se de levar dinheiro em doleiras, utilizar cadeados nas malas e ser responsável por si e pelo que carrega.

Para pensar nisso tudo; nada melhor que a nossa lista das 30 dicas essenciais para quem viaja sozinho, que aborda bem o tema de segurança a todos.


Como planejar sua viagem internacional - na semana da viagem

Itens para providenciar na semana da viagem

Imprima ou anote em papel informações e documentos importantes

Já nos dias que antecedem a viagem faça copia de tudo que você julga importante em papel. Documentos sim, mas endereço de hotel também, dados sobre o voo, mapas se for o caso.

Também é interessante manter cópias físicas do seu roteiro de viagem, se tiver.

Caso você perca seu passaporte ou documentos no exterior, ajuda ter uma copiar do item perdido. Perder passaporte no exterior ou mesmo andar sem ele é bastante arriscado, então ter uma cópia pode te ajudar muito.

Lembre-se: nem sempre podemos contar com a tecnologia.


Revise sua passagem, assento, escolha a refeição e solicite atendimento à condições especiais

Alguns voos internacionais só permitem que escolha de assentos com antecedência se pagar uma taxa.

Quem não quiser terá que pensar nisso quase que na hora do voo, num esquema de quem “pegar primeiro leva”.

Alguns sites Seat Guru como o mostram avaliações de assentos nos aviões de qualquer rota do mundo. Você lê indicações de outros viajantes sobre o espaço, barulho e outras questões curiosas.

Como planejar sua viagem internacional - comida voo

Outro item a definir é o que você irá comer durante o voo, pode ser por motivos religiosos (como a comida kosher) ou dietas especiais para vegetarianos, diabéticos, intolerantes a glutem, lactose e outras doenças de alimentação restrita. Minha sugestão é que você faça isso na semana do voo.

Quem tem mobilidade reduzida ou quaisquer outra necessidade especial pode solicitar também junto a companhia na semana de embarque.


Lembre-se do programa de milhagem

Uma das maiores pontuações em milhas será de voo internacional, ou seja, não esqueça disso e garanta que sua pontuação será somada com esse voo. 

Para voos internacionais há uma opção interessante de poder escolher qual companhia aérea você quer pontuar desde que sejam companhias da mesma aliança. Por exemplo, se você voar de Ibéria pode acumular milhas na LATAM, pois ambas fazem parte do mesmo grupo de parcerias aéreas. Super útil para acumular tudo num lugar só.

Se você esquecer disso não tem problema, milhas podem ser computadas após os voos também, mas procure fazer isso no aeroporto assim que chegar do voo de volta.


Faça a mala

Muitas pessoas recomendam que se faça a mala dois ou três dias antes do voo, assim você vai lembrando o que levar. Eu nunca fiz dessa forma.

Por outro lado eu sempre fiz a mala de voo internacional ao longo de um dia, calmamente, para voar no dia seguinte.

Normalmente eu consulto algumas listas aqui do blog, (sim eu também uso). Então não deixe de ler:

Bagagem de mão, o que levar ? (dicas pro)

Como fazer a mala de inverno (prática e versátil)

15 dicas para a necessaire de viagem

Uma questão importante sobre malas é o tamanho e peso permitidos e para isso nada melhor que ler a sua passagem! Vá no site da companhia, leia as regras para o seu voo. Essas regras mudam muito de companhia para companhia e de voo nacional para internacional.

Ah! Não esqueça de trancar sua mala com cadeado (de preferência tipo TSA).


Conheça mais a cultura do local de destino

Nesse caso a dica é entender se há alguma lei diferente daqui e não cometer gafes.

Você pode ler esse post que fala sobre os Gestos que usamos e são mal interpretados no exterior e tirar algumas conclusões.


como planejar sua viagem internacional - o que fazer no dia da viagem

Itens para providenciar NO DIA da viagem

Confira toda a lista

Tão simples quanto o título. Verifique tudo.

Veja se sua bagagem de mão também está com todos os itens OK.


Escolha roupas confortáveis

Parece besteira mas já vi muita madame de salto alto e roupa de couro a vácuo. Qual o conforto de passar 16 horas assim? Nenhum! Além de ser inseguro.

Lembre-se de voar confortável, com roupas em camadas, lenços e meias para usar no voo.

Também há a questão de raio-x e imigração e quanto mais metal você estiver usando mais chato fica seu check-in. Deixe o cinto na mala e se possível escolha um calçado sem metal (botas e saltos costumam ter metal).


Chegue cedo ao aeroporto

Ninguém gosta de ficar esperando, eu sei. Mas chegar com 3 horas de antecedência no voô é bem melhor do que perde-lo por 3 minutos, concorda?

Eu chego cedo e fico nas bancas de revistas do aeroporto ou descubro itens legais do duty free.

O tempo passa rápido quando estamos nos divertindo, não se preocupe, só chegue cedo!

No checkin, pergunte se a bagagem seguirá até o destino final ou se você precisará despachá-la novamente em caso de conexão.


Como planejar sua viagem internacional - hora do embarque

Como são os procedimentos de embarque para voo internacional?

Você fará o check-in normalmente e despachará sua mala, depois você poderá seguir para seu portão de embarque.

Nos voos internacionais há revista de itens na mala de mão e corpo com o Raio-x , funciona com o voo nacional mas alguns itens como garrafas cheias de água não podem ser levadas, por exemplo.

Depois dessa etapa você passará nos guiches da polícia alfandegária (no Brasil, a Polícia Federal), eles irão conferir seu passaporte e cartão de embarque e anotar que você, fulaninho x, está saindo do país. Nos passaportes novos com chip é ainda mais rápido passar essa etapa.

Após passar pela alfandega você chega a Free-Shop e a área de embarque propriamente dita.

As compras realizadas no embarque internacional entram na cota de USD 500 dólares para compras internacionais e podem ser levadas no avião na maioria das vezes mas guarde a nota fiscal!

Eu recomendo que você se poupe aqui, normalmente é muito melhor e mais barato comprar no free-shop de chegada do que no de saída.

O que for comprado no Free Shop poderá ser levado dentro do avião como bagagem de mão. Em alguns casos os produtos serão entregues apenas na porta da aeronave, portanto guarde a nota fiscal.

Não esqueça de ir ao banheiro aqui e dependendo da hora do voo, comer. Embora a comida servida em voos internacionais costume ser boa, ela pode demorar. Nos detalhes da sua passagem estão descritos os horários em que serão servidas as refeições. Confira.


Como planejar sua viagem internacional - dentro do aviao

Dentro do avião

Os voos internacionais, mesmo os que forem em classe econômica, costumam oferecer cobertores, fones de ouvido, pasta e escova de dentes, tvs individuais, coberta e as vezes tapa-olho também. Mas nem sempre isso acontece, então tenha seus itens também.

O ideal é tirar da mala de mão o que você quer usar no voo (tablet, meia, almofada e pescoço) e deixar com você.

Como planejar sua viagem internacional - pegue suas coisas

Há momentos em que você precisa permanecer sentado e não pode pegar a mala no bagageiro, esses momentos podem demorar a passar, por isso a dica é já pegar o que quer antes da decolagem.

Há alguns voos que oferecem tomadas em cada poltrona, mas eu já estive em voos com tomadas que não funcionavam por isso sempre estou com o meu carregador portátil!

No mais, relaxe!

As dicas para aproveitar melhor o voo e se sentir bem estarão em outro post, mas já há bastante aqui: Bagagem de mão, o que pode, o que não pode e o que deve levar.


Como planejar sua viagem internacional - se tiver conexão

Seu voo tem conexão?

Normalmente está tudo sinalizado e você saberá onde ir para trocar de avião.

A maior dúvida aqui é, preciso pegar minha mala? posso passear na cidade da conexão? Preciso passar na alfandega de novo?

Essas respostas dependerão do tipo da sua passagem, não há uma regra geral.

O que normalmente acontece é que:

  • Você não precisa pegar sua bagagem e despachar de novo, eles farão isso por você.
  • Você não poderá sair do aeroporto, nem mesmo da área de embarque, a não ser que tenha passagem tipo stopover.
  • As vezes você precisa passar novamente em alfandegas e raio-x. Há casos em que você tem que ter visto do país em que está fazendo a escala. Eu contei isso aqui no post Guia de Vistos, na parte de visto em trânsito.
  • Atente-de ao seu portão de embarque no novo aeroporto! Gente! Os aeroportos são muito grandes por aí, pode demora rmuito pra você chegar onde deve chegar, então mesmo que falte tempo para o voo, procure estar perto do portão de emabrque e de vez em quando verifique se ele mudou.

 


Como planejar sua viagem internacional - desembarque

Desembarque e chegada ao país de destino

Primeiro, calma!

Não é um bicho de 7 cabeças. Responda as perguntas que te fizerem na alfândega. Provavelmente você terá preenchido um formulário de imigração e declaração de bens, vão te pedir isso na alfandega também.

Normalmente vão te perguntar: quantos dias ficará, o número do seu voo, qual o hotel e endereço dele e se você está levando dinheiro suficiente.

Pode dizer que está com cartão de créditos internacional também.

Eu sugiro que você tenha os documentos impressos, já falei aqui e vivo repetindo. Tenha tudo anotado e em mãos. Eu tenho sempre esses dados anotados em papel mesmo e impressos.

Como planejar sua viagem internacional - tenha tudo anotado

Há lugares mais chatos que outros com essas perguntas. Londres costuma ter uma imigração chata e é um dos locais que mais nega entrada a estrangeiros nessa etapa, eu mesma quando fui respondi muito mais perguntas que o normal. Eu fui sozinha, ia ficar vários dias e hospedada em casa de amiga, são coisas que levantam suspeitas, eles podem achar que eu ficaria por lá ilegalmente.

A minha dica? Seja sincero(a) e calmo, se você não tem nada a esconder tá tudo bem.

Não use celular nessa parte, não tire fotos, não trate como brincadeira, não caia em contradição nas respostas e não minta!


Como planejar sua viagem internacional - confirma malas e free-shop

Pegue as malas, vá ao free-shop de chegada e curta a viagem

Chegando até aqui você passou as etapas com maestria! Parabéns!

Pegue suas malas, verifique se estão ok e não sofreram nenhum arranhão.

Lembre-se que se suas malas forem estragadas você pode e deve ir no guiche da companhia aérea e mostrar o ocorrido e a prova da mala estragada ao vivo e a cores!

Algumas companhias aéreas arrumam a mala, outras pagam uma indenização para o corrido outras ainda te darão uma mala nova.

Eu sugiro que você vá ao free-shop nessa chegada. Adoro comprar um chocolate do país local e provar coisas novas. Você verá que tudo costuma ser mais barato que se fosse comprado no Brasil.

Para falar de free-shop eu farei um guia separado ok? Inscreva-se para não perder essa dica!


Como planejar sua viagem internacional - LISTA DE ITENS

Resumo e Lista de Itens Indispensáveis para viagem internacional

  1. Passaporte
  2. Visto (se for necessário)
  3. Seguro Viagem (Aqui com desconto)
  4. Montar o roteiro ou pedir orçamento de um
  5. Comprar passagem aérea
  6. Fazer reservas (hotel, passeios, shows, voos internos)
  7. Moeda: Dinheiro/Cartão
  8. Questões de Saúde (remédio controlado, receita em ingles?)
  9. Vacinas
  10. Chip para Viagem internacional (use a EasySim4You parceira do blog!)
  11. Roupa ou acessórios especial para o destino ?
  12. Praticar a língua
  13. Preparar questões de segurança
  14. Imprimir ou anotar em papel todas as informações relevantes
  15. Revisar questões de voo (acento, refeições)
  16. Pontuar no programa de milhas
  17. Fazer a mala e bagagem de mão
  18. Estudar o destino
  19. Separe roupas confortáveis para viajar
  20. Revise essa lista
  21. Chegue cedo ao aeroporto!

Se você gostou da minha lista de como planejar sua viagem internacional  mande para alguém esse conteúdo e deixe seu comentário!

O que você aprendeu aqui e não sabia? Qual a sua dica?


Receba as melhores dicas !
Economizar mais e planejamento de viagem
Somente meus segredos. Odiamos spam.

Deixe seu comentário!

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...