Voce esperou o ano inteiro para tirar férias.

Voce já marcou no calendário todos os feriados e recessos do ano.

Voce se imaginou em todos os lugares dos últimos filmes que viu e livros que leu.

E depois de tanto sonho, o momento chega!…mas com ele vem a dúvida.

Para onde ir? Quanto tempo ficar? Será que dá pra conhecer tudo? Quanto custa? Por onde começo?

Essas e outras perguntas começam a rondar nossa mente, e o que era uma tarefa divertida pode se tornar estressante.

Bem, problema resolvido! pensando nisso, te apresento dicas valiosas nessa lista com 3 passos (e uma dica bonus) para descobrir

Como escolher o destino da viagem ? 🙂

escolher-destino-viagem
Escolhendo em meio a tanta opção

 

#Dica 1 – Praia ou Campo? Como escolher?

Pra responder essa questão voce deve pensar no tipo de viagem ou de sensação que deseja ter. Quer relaxar num SPA paradisíaco ou sente que está com disposição para fazer descobertas em sítios arqueológicos? Pense no que te faz relaxar ou nos lugares que mais te trouxeram boas lembranças. Eles eram grandes centros urbanos ou aquela praia desconhecida? O momento de cada pessoa, se viaja sozinho ou em grupo, e até as suas condições econômicas, tudo isso é fundamental para decidir o destino do passeio.

( ! ) Relembre das sensações que teve nas suas últimas viagens, veja fotos dos locais. Na próxima viagem pode ser interessante manter um diário de bordo.

 

A sensação que o lugar te trás também tem muito a ver com o clima que te agrada. Voce se sente confortável e a vontade em que tipo de clima? Até mesmo o fato de voce se sentir a vontade com as roupas que usará nesse destino estão influenciando seu psicológico a preferir um ou outro destino.

Mas OK… pode ser que só com vontades e sentimentos você não consiga decidir o lugar, já que há tantos lugares a se descobrir. Nesse caso, comece a pensar aqui e leias as próximas duas dicas pra te ajudar.

#Dica 2 – Quantos dias voce tem disponível? 

É bem interessante viajar pela Europa mas será que o feriado da páscoa é suficiente? Eu sei, exagerei no exemplo. Se voce quer ir curtir um SPA tanto quanto o sítio arqueológico então é melhor pensar no tempo que voce tem disponível para adaptar o melhor roteiro.

Não é que voce não possa passar 5 dias de carnaval em Paris e voltar, mas a passagem até lá é cara e voce aproveitaria melhor se unisse Paris a outras cidades ficando mais tempo.

É quase que como se você diluísse a passagem pelos dias que fica no local, roteiros com muitas paradas significam viagens intermediárias e mais passagens. Além disso, quase sempre é mais em conta comprar a ida e volta chegando e saindo das mesmas cidades. Por exemplo, numa pesquisa sem muitos detalhes com o trecho Rio-Portugal:

Rio de Janeiro (dia 20)– Lisboa (Portugal) – Porto (Portugal) – Rio de Janeiro (dia 25) – Sai por 4400 dinheiros.

Se você ir e voltar nas mesmas datas mas voltando ao Rio por Lisboa, ficaria:

Rio de Janeiro (dia 20)– Lisboa (Portugal) –Rio de Janeiro (dia 25) – Sai por 2300 dinheiros, ou seja, METADE DO VALOR, praticamente.

SIGNIFICATIVO não é? E você pode muito bem ter visitado Porto também, mas alugou um carro e voltou a Lisboa para o voo. Rá!

 ( ! ) Quanto mais tempo se fica em um lugar, mais barata a viagem se torna.

quanto-tempo-ficar-viagem
Quanto tempo voce tem?

 

Entende o que quero dizer? Tem roteiros que nasceram pra voce curtir naquele feriado prolongado sem culpa e voltar pra casa sentindo que conheceu tudo que tinha pra conhecer. E tem outros que exigem meses, e voce ainda vai precisar voltar mais mil vezes. Mas enfim, nada disso será aproveitado se você não definir seus dias disponíveis. Se você já respondeu a questão #1, eliminou 50% das possibilidades até aqui.

( ! ) O Aos Viajantes tem uma sessão só para escolher o roteiro baseado no número de dias

#Dica 3 – Débito ou crédito? Quanto eu tenho que investir?

Na verdade tanto faz, o importante é ter uma estimativa de qual seu orçamento disponível. Seja realista. Ninguém quer voltar pra casa com mais problemas do que tinha quando saiu não é? Não significa que voce nunca irá gastar seus Euros e que voce vai viver de caronas e casas de amigos (embora pareça divertido). Significa que voce precisa se planejar pra economizar sem abrir mão de experiências incríveis. Esse é meu lema, sempre e maior dica que posso te dar.

Quer ver? Voce seguiu o Passo 1 e quer viajar para a praia. Seguiu o passo 2 e tem um final de semana como tempo disponível. Indo amanhã voce conseguirá ir a X lugares (sem precisar doar o rim por uma passagem de avião), indo daqui a 12 meses voce deve expandir esse número de cidades em ao menos 50 vezes mais, e ainda manterá seus rins. (

quanto-custa-viajar
É interessante sempre ter um plano B quando se trata de recursos financeiros. Cartão e dinheiro são os mais comuns.

Espero que digerindo essas ideias voce consiga filtrar em pelo menos 90% das suas opções. Os outros 10% vão depender de outros fatores, como por exemplo com quem voce vai viajar… 

( ! ) Dica Bonus: 1 é pouco, 2 é bom, 3 é demais ?

Oi!? Como assim?

Uma viagem também se faz das companhias que estarão com voce ou que vai conhecer ao longo da viagem. Essas pessoas que estarão com voce certamente influenciarão no que voce vai visitar e até mesmo para onde vai. Vale a democracia né? Um roteiro romântico não combina com viagem de 20 amigos da faculdade, assim como sua vó vai preferir ficar em casa à curtir o carnaval da Bahia.

O grupo também influencia no tempo de viagem. Quanto maior for o grupo, mais lentamente voces farão os passeios, isso porque naturalmente nem todo mundo gostará de ver tudo, mas para que o grupo fique unido voce acabará fazendo quase tudo junto e indo a lugares que talvez não iria se estivesse sozinho.

Nesse momento também conta a afinidade, e o que voces decidirão antes de ir. Viagens em família seguem a mesma lógica, com a diferença que casais com crianças dependem do ritmo dos pequenos. Em casal facilita pois normalmente estão ambos com o mesmo objetivo mas alguns passeios se tornam caros por não se poder dividir a conta com o grupo.

( ! ) O Aos Viajantes já falou sobre lugares incríveis para se viajar sozinho pelo Brasil ou viajar sozinho pelo Mundo.

Por fim, se voce é um viajante solitário poderá fazer exatamente do modo que quiser, fazer amizades com mochileiros e quem sabe seguir pra outro lugar pois nesse caso é voce quem manda não é? Veja aqui 7 motivos porquê viajar sozinho (ao menos uma vez na vida, ou no ano).

RESUMINDO…

  • #1 Escolha o estilo baseado na suas experiencias e no que deseja ‘reviver’, assim voce decide se quer praia ou campo.

  • #2 Saiba quantos dias voce pode permanecer no lugar e sempre explore ao máximo.

  • #3 Entenda que o orçamento faz diferença, mas sempre se planeje.

  • #4 Vai com quem? Voce e/ou essa(s) pessoa(s) combinam juntos com que lugar?

 

Agora que voce já sabe onde vai, Quer uma dica de roteiro?

Receba as melhores dicas !
Economizar mais e planejamento de viagem
Somente meus segredos. Odiamos spam.

Deixe seu comentário!

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...