Escolher o melhor lugar no avião

(e o site que faz isso por você)

 

Escolher o melhor lugar no avião é uma tarefa importante. Isso por que viajar de avião pode ser um pesadelo dependendo do lugar ou assento escolhido. 

Saiba, os assentos dos aviões não são todos iguais. Há os com mais espaço para as pernas, há os que não possuem janela, há ainda os preferidos por mães e bebês e aqueles com poltronas que não reclinam.

Apenas um fato não muda: Cada aeronave tem seu mapa de assentos com melhores e piores lugares para sentar.

Pra resolver esse problema e decidir onde marcar seu assento, leia esse post! Com todas as dicas aqui você vai sair profissional em escolher assento de qualquer voo.

Essa é mais uma dica PRO de passagens e viagem que trago a vocês.



Escolher o melhor lugar no avião

Escolher o melhor lugar no avião é uma parte bem importante da viagem. Uma escolha correta pode ser a diferença entre você chegar bem pra turistar ou chegar doente e com dores. 

A sugestão é ler todas as dicas e não apenas acessar aos sites, pois cada pessoa tem uma preferência e prioridades. E claro, salvar esse post para consultar a cada viagem.

Dica 1: Use esses sites para ver mapa de assentos do seu voo

Melhor que isso, esses sites mostram todos os detalhes sobre o exato voo que você irá fazer, melhor que qualquer mapa de assentos das companhias aéreas.

Dá pra saber até se há turbulências na rota e qual a fileira com maior espaço pras pernas. Não é perfeito?

Site Seat Guru – mostra os melhores lugares no avião e detalhes do voo

Você saberá quantas refeições e o que será servido e quais os melhores lugares naquele avião específico de acordo com critérios técnicos e opiniões de outros passageiros.

O site é bem simples, basta inserir o dia do seu voo, a companhia aérea e o destino. Pronto, o site já sabe qual é a aeronave que você irá voar e mostra todos os detalhes da rota e do avião.

Escolher o melhor lugar no avião - seat guru
Vou a Santiago em todos os exemplos

O mapa da aeronave aparece com assentos em branco, verde, vermelho e amarelo, separando diferentes níveis de conforto. Os verdes são os que possuem mais espaço, livres de bebês e silenciosos. Os vermelhos são os com poltronas que não reclinam ou com problemas. E em amarelo estão os assentos com algum detalhe negativo, como proximidade do banheiro por exemplo. Os assentos em branco são os padrões.

Escolher o melhor lugar no avião mapa de voo latam

Seat Expert – Pesquisa antes de comprar a passagem

O Seat Expert funciona como o Seat Guru, a diferença é que você pode comparar o mapa de assentos de cada companhia aérea, o que pode ser útil antes de comprar a passagem.

Route Happy – Comparação entre experiências de voo

Nesse site também escolhemos o destino e o site mostra as principais companhia aéreas que realizam o trajeto por ordem de preferência e qualidade de voo.

Segui com a mesma pesquisa com destino a Santiago (Chile) e o resultado foi:

Escolher o melhor lugar no avião - routehappy

Ao lado da nota aparece também o valor e tudo que o voo oferece, aé de algum detalhe relatado pelos passageiros. Achei be simpático o site!


Dica 2: Faça a reserva o quanto antes

Há dois momentos possíveis de reserva de assentos. No ato da compra (normalmente cobra-se uma taxa extra), ou há alguns dias do voo (cerca de 3 ou 2 dias antes da viagem).

Se escolher a opção sem taxas, reserve seu assento assim que possível.

Dica 3: A decisão final são seus gostos e prioridades

Opinião, cada um tem a sua certo? Por isso que além dos sites, é bom você ter noção das suas próprias preferências.

Leia as próximas dicas pra ficar sabendo de cada detalhe de uma aeronave e saber o que importa para você!

Escolher o melhor lugar no avião

Se viajar em dupla/casal, garanta um banco a mais de graça

É simples, ninguém gosta de sentar no meio da fileira. Se você e seu amor comprarem um assento na janela e um no corredor há a possibilidade de ninguém comprar o meio e você “ganha” um assento.

Na pior das hipóteses, se alguém houver comprado o assento do meio e o avião lotar, é só sugerir para a pessoa trocar com um de vocês, como eu disse, ninguém quer ficar no meio e a troca sairá tranquilamente.

Assentos das saídas de emergência podem ser bons

Normalmente estão sobrando se você fizer o check in muito tarde. Eu não gosto, mas há vantagens.

Os assentos próximo a saídas de emergência não reclinam ou reclinam muito pouco. Por outro lado há mais espaço para as pernas e você pode preferir assim. Esses locais também tem um ar condiconado mais forte, se estiver com calor já sabe onde sentar!

Parte da frente ou meio do avião?

A parte da frente ou a primeira fileira após as divisórias de voo costuma ter mais espaço para pernas que qualquer outra parte do avião mas nem sempre. Ninguém vai reclinar na frente o facilita entrar e sair, até memso pra quem está na poltrona do meio.

Por outro lado, também costuma ser o assento preferido dos pais com bebes de colo, e bebes são imprevisíveis. A mesinha pode estar presa na poltrona, diminuindo a flexibilidade, e sua mala ficará obrigatória em cima, e não aos seus pés. Para quem gosta de ter tudo a mão, pode ser um problema.

Além disso, em várias companhias aéreas esses assentos só são disponibilizados com taxa extra ou para pessoas com necessidades especiais.

Ainda assim, eu costumo gostar, fone de ouvido resolvo meu problema e minhas pernas agradecem.

Sobre as asas com espaço extra?

O meio do avião (ou sobre as asas), é a parte mais estável do avião, onde turbulencias são menos sentidas. Além disso, em várias aeronaves é uma região com espaço extra para as pernas.

A desvantagem, é que nem sempre os bancos da janela possuem de fato uma janela interia pra você, e as vezes as asas bloqueam a vista. Há quem diga que é uma pare mais barulhenta, mas eu nunca reparei.

Eu já cai nessa milhares de vezes pois sabe Deus por que costumo escolher sempre as fileiras 16, 17, justamente as que possuem essas carcaterísticas.

Assentos no fim do avião, bons pra espaçosos e ruim pra medrosos

Normalmente sobram assentos aqui e você pde se beneficiar com um poltrona extra do seu lado, além de mais espaço para bagagens na maioria dos casos.

Por outro lado, turbulências são mais sentidas nessa parte do avião, você estará próximo a um banheiro e sempre será servido por último nas refeições de bordo.

Corredor ou Janela?

Aqui a decisão fica por conta de quantas vezes você levanta durante o voô. Eu sempre vou de janela em voo curto e corredor em voos longos.

Poder levanta e se movimentar, mesmo que não seja para ir ao banheiro é muito importante. Melhor ainda se for o corredor da fila do meio de poltronas, onde quase sempre sobra lugar vago do seu lado e você pode se esticar a noite.

Também pense na vista que você quer ter, em voos mais curtos acho que vale apena garantir a janela e observar as paisagens incríveis que temos lá de cima. Nessa caso prefira as poltronas que estão a frente da asa, para não ter a vista bloqueada por elas.

Mais uma vez, é gosto, eu adoro é tirar foto com a asa, motor e aquela vista linda.

Em caso de acidentes, tem mais chance quem…

Escolhe estar perto das saídas de emergência e no fim do avião.

As chances de sobrevivência de quem fica no fundo do avião em caso de queda são o dobro de quem está na frente.

Mas relaxe, esses acidentes são mais raros que acidentes mortais de elevador.

 


E aí gostaram?

Dá pra perceber que nem todo lugar no avião é igual, apesar de parecer né?

O que pensa sobre assento quando faz a sua escolha? Segurança, espaço? Conta pra mim! 🙂

Receba as melhores dicas !
Economizar mais e planejamento de viagem
Somente meus segredos. Odiamos spam.
Comente, me fale o que achou!
Advertisements

3 Replies to “Escolher o melhor lugar no avião (3 sites e 3 dicas!)

  1. Adorei as dicas dos aplicativos! Conhecia o Seat Guru mas achei super validas as informações para escolher o melhor assento no avião! Beijos!

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.