Oi!

Já começou o ano (eu sei, faz alguns dias já) e ele é bissexto! Isso significa um dia a mais para viajar!

AEEEEEEE

Temos alguns feriados em 2016 bem interessantes também e ’emendáveis’, ou seja, vamos tirar o sonhos do papel e planejar a viagem de feriados ou férias escolhendo os destinos para onde viajar em 2016 começando agora!

Possibilidades são muitas, e pra quem é amate de viagens a lista de lugares a se conhecer só cresce.

  • Como decidir onde ir esse ano?
  • Porque esse ano e não ano que vem?
  • Quanto custa?

Pois é, difícil! E foi por isso que preparei essa lista seguindo conselhos da da New York Times e claro, os meus também porque sou palpitera! Todo ano a Forbes, a Lonely Travel a Times e outros veículs de comunicação elaboram listas dos top lugares do mundo do próximo ano. O Ranking é baseado em novidades que aquele lugar em particular vai oferecer no ano, abertura de restaurantes, museus, centros históricos e eventos. Até condições favoráveis para aterrizar no país ou cidade em questão entra na conta da lista!

Ao total são mais de 50 lugares, e vou apresentar em detalhes os top 10, pra manter o foco aqui gente!

Ah! Eu também dei uma ajudinha no orçamento e coloquei uma conversão do Real para a moeda do local, assim voce pode ter uma ideia preliminar de um custo de viagem.

Aproveito para contar uma das novidades do ano no blog:

Todos os meses voce terá uma lista de lugares a se conhecer em cada dia do mes! Sim! Porque o mundo é enorme e a cada dia acontece algo incrível e único em algum lugar dele.

Se voce se interessa pelo assunto, se inscreve aqui pra não perder o novo post mensal:

30 dias – 30 lugares e porque voce deve estar neles!

Chega de falar do futuro e vamos ao post de hoje:


10 Lugares para conhecer em 2016 

#1 Cidade do México – México

Monumento a Independência, centro da Cidade do México.
Monumento a Independência, centro da Cidade do México.

O México já apareceu por aqui na lista dos 15 melhores lugares do mundo para se viajar sozinho, e isso significa que se voce nunca foi pra lá, tá na hora de entender que é um lugar imperdível.

O número 1 foi escolhido porque esse ano em especial ele reúne o maior conjunto de novidades e ainda é acessível para chegar. A Cidade do México atrairá os turistas que gostam de uma boa cozinha, museus e ávidos por arquiteturas modernas e inovadoras. Muitos turistas e moradores são jovens e mantém esse espírito na cidade.

Enrique Olvera, que reinventou a cozinha mexicana no Pujol, inspirou uma geração de restaurantes; aberturas recentes incluem Fonda Fina em Roma e La Fonda Mayora no bairro Condesa. Os amantes da fotografia têm dois novos destinos aqui: o FotoMuseo Cuatro Caminos e o recém-reformado Centro de la Imagen. Se você for pra lá, não esquece de me contar emquais restaurantes comeu, hummmm

Conversão da moeda: PESO MEXICANO. O valor do peso mexicano é outro atrativo, por 10 reais você compra 45,20 pesos mexicanos e fica rico instantaneamente.


#2 Bordeaux – França

lugares para conhecer em 2016 - bordeaux-frança-cidade-do-vinho
A cidade do vinho é o “tobogã” gigante ao centro da foto =D

 

Nesse ano será inaugurada a Cidade do Vinho (La Cité du Vin), ao longo da costa do rio Garonne dedicado à história da viticultura francesa (bem ao centro da foto acima). Esse projeto também incluiu a abertura da Ponte Jacques Chaban-Delmas (2013), a maior ponte de elevada da Europa. Em 2007, parte da cidade neoclássica restaurada entrou para a lista da UNESCO, tornando-se a maior área urbana do Patrimônio Mundial da HumanidadeBordeaux é a segunda cidade mais queridinha da França depois apenas da óbvia Paris.

Não dá pra falar da França sem lembrar da culinária e em 2016 tem novidade, Gordon Ramsay (aquele que inventou o programa Masterchef, e o Hell’s s Kitchen) adquiriu o comando do Le Pressoir d’Argent, o restaurante dentro do InterContinental Bordeaux – Le Grand Hotel, enquanto o chef celebridade francês Philippe Etchebest, assumiu o Opera Café de Bordeaux no Grand Théâtre. Bom de novo! Acho que além do México voce vai precisar passar por aqui também.

Conversão da moeda: EURO. Com 10 reais você compra 2,27 Euros (e fica chateado).


 #3 Malta – Arquipélago no mar mediterrâneo

lugares para conhecer em 2016 - malta-comino
Dá pra pular aí

Há três ilhas habitadas para explorar – Malta, cuja capital é a cidade de Valeta uma cidade Patrimônio Mundial da UNESCO de impressionantes edifícios de pedra calcário; Gozo, mais tranquilo e com um litoral cheio de excelentes locais para mergulho; e Comino, local livre de carros, que tem um hotel e poucos moradores. Como Valetta celebra o seu 450º aniversário este ano, a cidade antiga tem obtido alguns toques frescos, incluindo um novo portão da cidade, uma casa de ópera ao ar livre restaurada e um novo edifício do parlamento, tudo projetado pelo renomado arquiteto Renzo Piano. E em Malta, você pode seguir os passos de Angelina Jolie e Brad Pitt, que passaram a sua lua de mel filmando seu último filme, “By the Sea”, em Gozo, que serviu como uma mais econômica, mas igualmente romântico, alternativa para o sul da França. (Você também pode reconhecer a ilha a partir de “A Baleia” ou “O Código Da Vinci”).

Conversão da moeda: EURO. Com 10 reais você compra 2,27 Euros.


#4 Coral Bay – St. John (Ilhas virgens dos EUA)

lugares para conhecer em 2016 - coral-bay-1
Piscina de borda infinita – amamos

O motivo de Coral Bay estar aqui é no mínimo curioso. Esse cantinho localizado nas Ilhas Virgens dos EUA e no mar do Caribe (saudades) é conhecido por sua paz e tranquilidade mas em breve esse quadro tende a mudar. Um mega shoppingcenter estilo outlet está previsto para ser construído nos próximos anos o que deve acabar com bastante da paz por Coral Bay.  Esse destino é ponto de parada de várias rotas de Cruzeiros pela região, seria esse o estímulo para fazer um shopping por lá? Não sei, mas é uma pena.

Antes disso acontecer, passe por lá e conheça as festas mensais em homenagem a lua cheia (sim!) no Miss Lucy, e a festa estilo ação de graças em que se come porco chamada Thankspigging (uma brincadeira com “Thanksgiving” e “Pig”, porco) em que comida e músicas rolam na praia.  As praias tem uma água azul clarinha e calma como o caribe deve ser então relaxar e curtir deve ser seu objetivo aqui. Destino  bom para uma lua de mel em 2016. 

Conversão da moeda: DÓLAR. Com 10 reais você compra 2,48 Dólares americanos. Quase igual ao Euro, quem diria!


#5 Parque Nacional de Theodore Roosevelt – Dakota do norte EUA

Parque Nacional Roosevelt Dakota do Norte
Aposto que voce conhece essa imagem de algum desenho

Esse parque completará 100 anos em agosto de 2016. O parque de 285km² é dividido em três seções bem separadas, todas localizadas dentro dos limites de Little Missouri National Grassland, a “Unidade Sul”, “Unidade Norte” e a “Rancho de Elkhorn”.

A Unidade Sul possui os Canyons, formações esculpidas pelo vento e pela água. Seguindo por uma estrada de 58km, pode se curtir o que Roosevelt curtiu quando esteve no local, muitas vistas esplêndidas e oportunidades para ver a vida selvagem (bisão, cão-da-pradaria, veado-mula, veado-de-cauda-branca, cervo, alce, cavalo selvagem e coiote). Para quem gosta de trilha, ha cerca de 96km delas, incluindo a trilha da floresta petrificada, de 16 quilômetros. Elkhorn Ranch foi o local da segunda fazenda de Roosevelt, o acesso é feito por uma estrada de terra de 32 km e a visita deve ser agendada.  Já a Unidade Norte é acesssada por uma estrada 29 km, leva a elevações de argila, pontilhadas com artemísia e através de vales fluviais (é preciso atravessar o rio várias vezes). 

Conversão da moeda: DÓLAR. Com 10 reais você compra 2,48 Dólares americanos.


#6 Moçambique

 

Um destino ainda pouco explorado pelos brasileiros.

Em julho de 2015, Moçambique tornou-se uma das poucas nações africanas para descriminalizar a homossexualidade (e aborto), o que criou um destino africano mente aberta e livre de preconceitos com os viajantes LGBT (ao menos em tese). A tranquila Costa de Moçambique continua a atrair os viajantes de todos os tipos em busca de opções de snorkel e surf pós-safari. Em 2016 a Intrepid Travel (espécie de turismo para viver a experiencia local, para grupos pequenos a valores bem razoáveis) inaugura um novo “passeio” de quatro dias da Praia de Moçambique até a Praia da Barra e a cidade de Inhambane, (Terra de Boa Gente). Além disso outras empresas de turismo investiram na região (mais de 5,5milhões) e no turismo de luxo o que deve contribuir com o desenvolvimento da região.

Conversão da moeda: METICAL. Com 10 reais você compra 115,00 Mozambican Novo Metical (MZN). To sentindo que vai chover de Brasileiro em Moçambique esse ano.


#7 Toronto – Canadá

lugares para conhecer em 2016 -Toronto-Canada
Toronto, de figurante a artista principal

Não tem lista que eu faço aqui que fica sem citar o Canadá. Já falei de Intercâmbio no Canadá, já falei de locais seguros a um viajante solo, e acho que deve ter mais alguma lista. E Você, já conhece o Canadá e entende porque ele é um bom destino? E Porque, ESSE ANO, Toronto está imperdível?

Toronto está aos poucos roubando o lugar das já mais populares Montreal e Vancouver. ë conhecida por sua diversidade cultural e continua a atrair grandes eventos artísticos e esportivos, incluindo o Toronto International Film Festival (em setembro), e o campeonato de basquete NBA All-Star Game de 2016, realizada fora dos Estados Unidos pela primeira vez. No ano passado, o Queens Quay no Lago Ontário foi reaberto, parte do maior projeto de revitalização urbana contínua na América do Norte. Ela agora tem ciclovias e novos transportes que ligam espaços verdes a locais cheios de arte pública. The Junction, uma antiga zona industrial, transformou-se no bairro mais elegante de Toronto por seus bares, música ao vivo e cafeterias. E a cidade está se tornando mais fácil para visitar, um trem leva os passageiros do aeroporto ao centro de Toronto em 25min.

Conversão da moeda: DÓLAR CANADENSE. Com 10 reais você compra 3,62 Dólares Canadenses. Tá melhor que o Dólar americano pelo menos.


#8 Abu Dhabi – Emirados Árabes

lugares-para-conhecer-em-2016-abu-dhabi
Pela conservação do ambiente no Oriente Médio

Abu Dhabi voce conhece pelos prédios famosos, pelo luxo arquitetônico. Mas o que voce não sabe é que Abu Dhabi é um dos primeiros lugares a pensar e a fazer algo pela preservação do ambiente no Oriente Médio. Em janeiro de 2015, a agência de Meio Ambiente de Abu Dhabi concluiu a primeira fase do projeto eco-reserva Al Wathba Lezíria, lar de 232 espécies. O projeto também regulamentou e restringiu a pesca e normas em restaurantes e expandiu o projeto do Parque Nacional de manguezais. O parque faz parte do Plano Abu Dhabi 2030 para a criação de 5 novos parques nacionais e um local de importante biodiversidade pois ocupa 75 % de floresta de mangue dos Emirados Árabes Unidos. (Se bem lembro da minha aula de biologia,  mangues eram extremamente importantes para a biodiversidade). Dentro desse parque está o hotel Anantara Eastern Mangroves então voce pode imaginar o que isso afeta e melhora a questão ambiental e turística da região. Outra questão legal são que as dunas da praia de Saadiyat, lar de tartaruguinhas, foram protegidos. Agora os visitantes podem ter essa experiência que vai muito além da arte e arquitetura já conhecidas.

Conversão da moeda: DIRHAM. Com 10 reais você compra 9 Dirham. Quase igual, to me sentindo nos Emirados Árabes.


#9 Skane – Suécia

Eu tenho a impressão de que a Suécia pode ser visitada em qualquer ano da vida, mas uma região em particular está chamando a atenção de quem passa por lá em busca de uma vida simples.

A cozinha mais interessante da região nórdica não está em Copenhague, mas cruzando a ponte de Oresund, na região sueca de Skane. A capital, Malmo, é o lar de restaurantes como Bastard e Bord 13, que são parada obrigatória, mas a verdadeira ação está fora da cidade. Numa região quase que de contos de fadas há florestas nativas, cogumelos e casas de madeira. Essa é a região rural de Skane que vem atraído pessoas em busca de comida orgânica e fresca, ali planta-se até o próprio tabaco do cachimbo. No verão, Horte Brygga serve frutos do mar frescos e o Talldungen, hotel rural e restaurante supervisionado por dois jovens chefs que fugiram Estocolmo, faz uso de seu belo jardim no local e da própria padaria. Mas nada como Daniel Berlin Krog, o chefe caça  maior parte da carne que serve em seu restaurante e planta as próprias hortaliças também. Em tempos de menos é mais e revisão de conceitos de vida, passar uma temporada em Skane pode dar uma mudada em você no ano de 2016.

Conversão da moeda: COROA SUECA. Com 10 reais você compra 20,95 Coroas.  Mas não se iluda, só para comparar, um jantar lá custa entre 100 e 150 coroas, ou seja, entre 50 e 75 reais.


#10 Viñales – Cuba

 

Cuba entrou na lista porque está facilitando a entrada de estrangeiros em seu território, sobretudo os americanos, então o que antes eram impossível, está ficando fácil. Mas esse lugar também abriga um dos patrimônios da Unesco e isso sempre chama a atenção. Viñales é um vale fértil que produz, principalmente,  tabaco. Explore o vale a partir da aldeia de Viñales, que possui hotéis do tipo cama e café da manhã, simples. Voce pode fazer isso de bicicleta ou mesmo cavalo (TOP!), e um guia e siga as trilhas que cruzam o vale. Pare em uma fazenda de tabaco e aprenda como fazer alguns dos melhores charutos do mundo. Aqui também há agricultura local, orgânica, como na fazenda de Finca de la Confianza. De volta à cidade, há um belo jardim botânico, com orquídeas bonitas e abundância de opções para um bom prato de feijão e porco assado bem do jeito que a gente gosta.

Conversão da moeda: PESO CUBANO. Com 10 reais você compra 2,46 Pesos Cubanos. Suficientes para comprar uma garrafa de água de 600ml.


E aí, escolheu? Conta pra mim nos comentários!

Quer saber quais são os outros 42 lugares da lista ou ter uma lista mensal de lugares imperdíveis? (vulgo, semana que vem já)

Assine aqui e não perca mais nenhum post 🙂 


Deixe seu comentário!

Loading Facebook Comments ...

3 Replies to “10 Lugares para conhecer em 2016 (e não em outro ano)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Disqus Comments ...