Londres, a queridinha, chuvosa e sonhada por muitos viajantes tem muito o que mostrar.

Falar de Londres é uma tarefa difícil com tanta opção.

Embora a libra (moeda inglesa) custe quase 6 vezes o valor do real eu sei por experiência própria que é possivel gastar menos do que se imagina. ( ~a cotação de hoje diz 4,16 reais/libra)

Londres é uma cidade em que a maioria das atividades não tem custo algum. Das 81 dicas que passei, 39 são grátis.

Passei 2 semanas em Londres e posso dizer que tem atividade lá pra ficar mais 20 anos! Acredite em mim.

Inclusive se você quiser ver o roteiro detalhado recomendo se inscrever no blog para não perder. Escreva nos comentários quantos dias você ficará e a gente pensa no roteiro junto, ok?

Além do turismo, a comida pode ser barata sim se você souber onde ir e dá pra fazer muita coisa a pé.

A sensação é que Londres é aquela cidade que a gente vai e volta outras vezes na vida sabe? Então vem comigo e tire essa ideia só da imaginação e vá, é possível. 😉


Nesse post voce verá (clique para ir direto ao link no texto):


 Quantos dias ficar 

 

o-que-fazer-em-londres-ate-de-graca-quantos-dias-ficar

Acho que essa é a pergunta que vale 1 milhão de reais.

Em média, os viajantes ficam 4 a 5 dias na cidade, então esse é um bom número de dias para uma ideia inicial.

Minha sugestão é ficar o máximo que você puder. Faça as contas, veja suas prioridades de passeios e a partir disso, com as dicas que vou passar, é possível determinar quantos dias ficar na cidade.

Post sugerido:

Se você deseja se mudar para Londres veja Como morar em Londres e tudo que ainda não te contaram.


 Quando ir e Clima

o-que-fazer-em-londres-ate-de-graca-quando-ir

Londres é uma das cidades que mantém a média de visitantes quase igual ao longo do ano todo.

Isso porque é uma cidade muito rica em atividades e o ideal é você pensar no que gosta de fazer e para decidir a data. Além disso, alguns meses tem passagens aéreas mais baratas (um dos maiores custos da viagem) e outros tem dias mais longos (assim aproveita-se melhor).

O meses que mais chovem vão de outubro a janeiro mas a média não é muito diferente nos demais meses. Aliás esse é o ponto fraco da cidade, a chuva. Ela provavelmente irá te acompanhar durante a viage então não esqueça o guarda-chuva.

Os meses em que faz mais frio vão de dezembro a janeiro, no inverno. Quando a média fica em torno de 6ºC.

Os meses de verão são os mais quentes, de junho a agosto, com média de 22ºC. Mesmo no verão é bom andar com um casaco leve (ou mais que isso) pois pode haver semanas de frio.

As passagens aéreas mais baratas para Londres são os meses de outubro a março, sendo janeiro e março ainda mais baixos. E os mais elevados são os meses de verão (e férias escolates) sendo agosto o mês mais caro para ir a Londres.

Os dias mais longos acontecem no verão. O sol nasce em torno de 5 da manhã e se põe as 19hrs, 20hrs, e até 21hrs dependendo do mês. Essa época é ótima para aproveitar mais os passeios ao ar livre, os parques e caminhadas.

Se você visitar Londres no inverno, vai perceber o anoitecer por volta das 16 hrs e o amanhecer por volta das 7:30 dependendo do mês. Essa época os dias são mais curtos.


 O que fazer em Londres

o-que-fazer-em-londres-ate-de-graca-pontos-turisticos

Escrever essa lista não foi fácil e confesso que me emocinei algumas vezes por reviver esses caminhos. Tive a oportunidade de conhecer essa cidade em uma viagem sozinha e o resultado foi que explorei tudo o que pude nas semanas em que estive na cidade.
As dicas que darei serão dos pontos principais e as não tão comuns assim, separados por ‘temas’. Entenda que a cidade é enorme e com gostos para todos!
( ! ) Sempre que a atração não tiver custos foi escrever [ grátis ] ao lado.
( ! ) Os links levam aos sites para fazer reservas e ver mais informações.

Vamos começar! Anota aí:


Pontos turísticos (urbanos) de Londres – Monumentos, igrejas, construções

 

1 – Se você for a Londres e não conhecer o famoso Big Ben, volte e tente de novo! Fica bem no centro da cidade. [ grátis ]

o-que-fazer-em-londres-ate-de-graca-big-ben
Oi Big Ben

2 – Outro lugar que você tem que ir é na agitada Picadilly Circus. Caminhe daí pela Oxford Streeth até o Green Park e observe as lojas luxuosas, as galerias, becos, cafés e tudo mais.  [ grátis ]

3 – Faça um tour guiado pelo Parlamento Ingles – Palácio Westminster – onde a lei é feita.  [ grátis ]

4 – Outra opção, e sem custos, é assitir a um julgamento ou fazer um tour no famoso tribunal Old Bailey.  [ grátis ]

5 – Visite a igreja protestante Westminster Abbey. Repare na ala dos poetas, onde famosos escritores se encontram. [ grátis ]

6 – Veja a cidade de cima e em 360º, na London Eye. A famosa roda gigante, permite até 3 passeios com o mesmo ticket. Minha sugestão é ir no fim do dia, e preferencialmente sem chuva.


7 – Você pode fazer um passeio pelo rio Tâmisa em um barco.

8 – Observe o Shakespeare Globe Trote, ele foi construído aos moldes do teatro original onde foram encenadas as famosas peças de Shakespear Rei Lear e MacBeth. Pode optar por assistir uma peça ou ainda fazer o tour guiado que conta toda a vida e obra de Shakespeare, mas olhar não paga nada.

9 – Caminhe pela ponte de pedestres lindíssima, a Millenium Bridge. [ grátis ]

o-que-fazer-em-londres-ate-de-graca-millenium-bridge
Quem aí assiste Sense 8 ?

10 – Observe faça fotos e se encante com a engenharia centenária da Tower Bridge (ponte da torre), construída em 1894! [ grátis ]

11 – Se além de observar você quiser ter uma aulinha de história de Londres ligada a ponte (não é pouca) faça a visita guiada pela Ponte de Londres.

12 – Caminhe no entorno da enorme Torre de Londres, há várias imagens monstrando o que era feito aqui e ali na Torre, como por exemplo os enforcamentos. [ grátis ]

13 – Se preferir faça a visita guiada pela Torre de Londres e veja onde são guardadas as jóias reais e outros tesouros.

14 – Ainda sobre a gigante Torre de Londres, faça passeio mais interessante ao meu ver que é a cerimônia de trancamento da Torre. Exige cadastramento com antecedência para assistir mas é totalmente [ grátis ].

15 – Você pode fazer um tour guiado pelo Palácio Real de Buckingham.

16 – Faça a visita guiada pela Catedral de St. Paul, e curta vista maravilhosa da cidade, além da história da igreja que resistiu as guerras na capital.

17 – Na Catedral de St. Paul também é possivel acompanhar missas e o coral da igreja em horários definidos (e mostrados no encarte à porta).  [ grátis ]

18 – Conheça a Catedral mais antiga de Londres, a Southwark Cathedral. [ grátis ]

19 – Pode visitar a plataforma 9 ¾ do filme Harry Potter, dentro da estação de trem Kingcross. Essa atração é gratuita mas entrar na estação custará uma passagem.

20 – Outro ‘must-see’ de Londres é a loja de departamentos Harrods. Mesmo quem não compra nada pode observar a arquitetura imponente e a bonita região. Há também um andar só com vendas de antiguidades, ou com instrumentos musicais por exemplo. Se você não comprar nada, é [ grátis ].

21 – Londres e Rock estão ligados intimamente e se voce quiser pode passar o dia andando em símbolos do rock ingles. Um dos passeios divertidos é atravessar a famosa Abbey Road ( capa do disco dos Beatles ) ou Visitar “Tin Pan Alley”, onde os Rolling Stones gravaram seu primeiro disco. Ou uma foto em Marylebone, em frente ao apartamento de John Lennon e Yoko Ono. [ grátis ].

22 – Por falar em música, o Royal Albert Hall é um lugar que me deixou sem palavras e vai te deixar também. Além de bonito, há apresentações de músicos notórios. Um dos melhores sanatórios de música fica bem em frente, então só podemos esperar uma produção e exibição de música de alta qualidade. Confira os shows que estiverem acontecendo quando você estver na cidade.

o-que-fazer-em-londres-ate-de-graca-royal-albert-hall
o Imponente Royal Albert Hall

23 – Aproveite para ir voltar do Royal Albert Hall com um dos onibus da cidade e ir curtindo o visual. Se tiver 2 andares vá em cima e na frente! (essa região está relativamente “longe” das linhas de metrô).

24 – Agora, música ao vivo e de graça em Londres tem aos montes. Tem nas galerias de metro, tem no Southbank Center (sextas as 13hrs), Tem concertos na Igreja St. Martin (as 13 hrs, segundas, terças e sextas), artistas de rua em Covent Garden ou recitais na igreja St. James’s Piccadilly (segundas, quartas e sextas a 13:10).  [ grátis ]

o-que-fazer-em-londres-ate-de-graca-onibus-em-londres
Pegue um desses e vá em cima, na frente

25 – Atualmente é possível ver muitos gatos nos metros de Londres frutos da Campanha Citizens Advertising Takeover Service (CATS), que visa diminuir a publicidade/poluição visual nos metros. Fofo.  [ grátis ]

26 – Veja a cidade do alto com o “Emirates Air Line London” . O Bondindo de Londres por todo o rio Tâmisa !

27 – O Hamptom Court Palace é uma das construções medievais mais lindas da cidade! Se você curtiu a ideia da Tower of London (Torre de Londres) e a Tower Bridge (Ponte da Torre), dê uma passada aqui.

Passeios a pé

28 – Muito do roteiro pode ser feito em um tour guiado grátis, ( walking tours). A empresa autoridade nesse assunto e com várias opções de roteiro é a London Walk. [ grátis ]

29 – Outra opção muito interessante é baixar os roteiros em audios (em ingles) e ir andando pela cidade guiado por eles. É um walking tour exclusivo e personalizado pro seu tempo. Veja todos os disponíveis na Walk Talk Tours. [ grátis ]

30 – Se quiser andar por toda a cidade vendo os pontos turísticos mas sem descer em todos vá no famoso Hop-on-Hop-off da cidade. O passeio todo leva 3 horas e são mais de 50 paradas. Duas empresas oferecem esse serviço, a The Original Tour e a London Big Bus Tour.

31 – Se puder, esteja pela região ou mesmo na London Eye para ver o por do sol. Eu garanto que é uma das melhores vistas e experiências da cidade. A Ponte Westminster tem uma boa área de pedestres e boa vista. [ grátis ]

o-que-fazer-em-londres-ate-de-graca-london-eye-por-do-sol
London Eye no por do sol

32 – Passeie as margens do Rio Tâmisa, da London Eye até a Millenium Bridge ou vice-versa. Esse é um dos passeios MAIS LINDOS de Londres e o custo é absolutamente zero! Ao longo do caminho há exposições, o Teatro Nacional, feiras de livros, foodtruck, etc… [ grátis ]

33 – Assista a cerimônia da troca da guarda real. Acontece em frente ao Palácio de Buckingham às 11:30hr no inverno em dias alternados).  [ grátis ]

34 – Ainda sobre a família real e perto do Palácio de Buckingham, saiba que o escritórios de Willian e Harry ficam no Palácio St. James e que a Clarence House (avenida The Mall) é onde mora o principe Charles.  [ grátis ]

35 – Conheça a Trafalgar Square. É o centrão de Londres e na praça algumas coisas muito interessante podem ser vistas. Por exemplo, procure os padrões de medida como pés, polegadas e etc que estão representados nos degraus da escadaria perto ao café. Há também shows e apresentações em datas especiais bem no centro da praça.

Observe as 3 estátuas em bronze icônicas do local: duas de generais britânicos e uma do rei George IV, vencedores da batalha de Trafalgar. [ grátis ]

36 – Em matéria de cenários de filmes Londres é Hollywood viva. Você pode andar pelos cenários de Notting Hill como se fosse Julia Roberts e Hugh Grant.  [ grátis ] 

Museus de Londres 

Uma dica para curtir Londres e a baixo custo é ir aos diversos Museus; Ciencias, História, Tecnologia, Artes. Muito mais do que você imagina saber (sobre basicamente tudo) você encontra nos museus de Londres, não tenha preconceito com eles.

37 – Visite o Museu Britânico, um dos maiores e melhores museus do mundo e com diversidade inclusive alvo de polêmica. Tudo está aqui, a Pedra de Rosetta e até os Moais da Ilha de Páscoa. Há alguns países que alegam serem os verdadeiros donos mas o museu não liga. Com cerca de 8 milhões de peças bem conservadas em 90 salas contando muito da história. Imperdível o setor das múmias e as exposições temporárias. Pode ser que um dia apenas seja pouco. Há tour guiado de graça ou pago. [ grátis ]

38 – Um dos museus que eu mais gostei na vida foi o Museu de História Natural, onde foi gravado o filme “Uma Noite no Museu” , sabe? Todo mundo quer ver a ala dos dinossauros e a fila pode ser grande, comece por esse setor. Não deixe de ir ao Centro Darwin que fica ao fim das exposições e mostra a ciência sendo feita. Ah! Há Wifi aqui e você pode baixar o mapa do Museu para ir se localizando ao longo do caminho. [ grátis ]

39 – No inverno há patinação de gelo na Somerset House e também no Museu de História Natural.

40 – Vá ao iterativo Museu de Ciências, fica ao lado do museu de História Natural. Pra você ter ideia da coisa, aqui fica partes da Apollo 10, originais. O último andar é onde há maior iteração sempre. [ grátis ]

41 – Em frente ao Museu de Ciencias há o Museu Victoria & Albert, o maior museu de design do mundo (como se auto-intitula). A dica aqui é escolher uma rota no balcão de entrada e percorre-la pois é impossível ver tudo em um dia e pode ser que você não queira ver tudo.

42 – Visite o Tate Modern , museu de arte moderna e arte contemporânea. [ grátis ]

43 – Se voce curte museu ainda há mais alguns pra lista: Museu Imperial da Guerra, Wellcome Collection (Medicina e ciências), Museu de Londres (esse vale muito a pena), Museu do Design e o Geffrey Museum (design de interiores). A maioria com entrada franca.

44 – Na praça Trafalgar há a gigantesca Galeria Nacional. Nela estão expostas grandes artes dos maiores pintores renascentistas: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Boticelli, Caravaggio, Rembrandt, Vermeer , Monet e Van Gogh, só pra começar. [ grátis ]

45 – Uma galeria só de retratos logo ali do lado é a National Portrait Gallery[ grátis ]

46 – Também lá na National Portrait Gallery é possível assistir apresentações musicais nas sextas-feiras a noite. (18:30 às 21:00). [ grátis ]

47 – Visite a casa do Sr. Sherlock Holmes.  Há itens na casa como a faca do crime Jack Estripador e as seringas que sherlock usava (ele era usuário de heroína) além de outras referências aos crimes solucionados pelo detetive mais excêntrico de todos. Eu sou super fã da história e Amei demais! Na lojinha de souvernir é possível adquirir livros, jogos de enigmas e outros itens bem Sherlock.

Voce pode ler tudo sobre esse museu em: Museu de Sherlock Holmes em Londres e cenários da série

48 – Não longe daí está o Madame Tussand de Londres, uma galeria de pessoas de cera quase reais. Quem nunca esteve em um museu da rede saiba que esse é um dos mais populares do mundo. De uma olhada no catálogo do site pois sempre há atualizações das celebridades em cera.

49 – Sabia que dá pra fazer uma visita ao Museu do Banco da Inglaterra? Vá lá, segure uma barra de 13 kg de ouro e mande sua foto aqui para o @aosviajantes !

Conheça os Parques de Londres

Os links nos parques levam ao site oficial que além de informações sobre horário de funcionamento mostram mapas com detalhes sobre o parque. Atenção: os parques fecham e cuidado pra não ficar preso lá dentro.

50 – Os parques da cidade são incríveis. Vá ao Hyde Park e aprecie o memorial Lady Di, faça um piquenique, ande de bicicleta ou faça um passeio de barco. Ao lado do museu está o Palácio de Kesington, onde morou a Lady Diana.  [ grátis ]

51 – A maioria dos Parques possui bicicletas para alugar e andar por lá. A de londres é a bike do Santander e para usa-la deve-se fazer um cadastro prévio no site.  Há o valor de cadastro e uma taxa cobrada a cada hora, mas os primeiros 30min são de graça.

52 – Outro parque legal é o Kensington Gardens. Nele você pode encontar a estátua do Peter Pan. [ grátis ]

53  – No Richmond Park há vários veados soltos! Sente e observe hahaha. [ grátis ]

54 – Assista a peças de Teatro de Shakespeare no Regent Park (nas noites de verão).  [ grátis ]

55 – Ainda no gigante Regent Park, você pode conhecer o local em que foi filmada a cena do filme “O discurso do Rei”.  [ grátis ]

56 – O parque que leva ao Palácio de Buckingham é o Green Park, o parque é pequeno, mas cheio de esquilos e um bom atalho do metro Green Park até a cerimônia de troca da guarda, 😉 [ grátis ]

57 – Se sobrar tempo e vontade de mais parques há ainda o Kew Gardens (o jardim botânico Real) , o enorme Holland Park[ grátis ]

Mercados, PUBS e Baladas

58 – Passeie por Camdem Town, há feiras de roupas, produtos e comidas nos mercados. Há também uma estátua da cantora Amy Winehouse, pois lá era a casa dela. [ grátis ]

59 – Em Camdem, visite o The Harley Arms, onde a Amy dava suas palhinhas ao vivo. [ grátis ] Há uma amostra desse pub em video no instagram @aosviajantes, confira.

60 – Coma Paella no Camdem Market ou ainda os hamburgueres maravilhosos. Nhami!

61 – Por falar em mercados, visite o mercado Borough Market e se procurar bem pode provar alimentos, sempre rola degustação.

62 – O mercado de antiguidades é o Portobello Road, além disso há comidas e feira de roupas usadas. Fica em Nothing Hill.

63 – Londres como disse é cheia de cenários reais de filmes, no mercado vitoriano Leadenhall Market, há a entrada para o pub The Leaky Cauldron , “O Caldeirão Furado” do Harry Potter.

64 – Pubs, vários deles espalhados pela cidade! Conheça o Pub mais antigo de Londres, o Ye Olde Cheshire Cheese, o divertidissimo The Pilot (só vá!), ou o histórico Euston Tap. O O’neills do Soho é animado e o ELK é dedicado ao público que curte música eletrônica e pop atual. Descubra um também, todos reservam surpresas.

65 – Quem quer balada vai gostar da The Picadilly Institute, até as 21hrs a entrada é free. Na região também há um bar de gelo, Ice Bar, como o que inspirou o de Foz do IguaçuUma festa não tão perto mas altamente recomendada é a Oceana Kingston, em Winbledon.

Alimente-se como um Inglês

66 – Vários dos chefes de cozinha mais reconhecidos do mundo tem restaurante em Londres. Que tal conhecer o Fifteen , do Jamie Oliver ?

67 – Quando o assunto é comida, você tem que provar o clássico Fish and Chips (peixe frito com batatas) e o Sunday Roast Beef, meu preferido, (Carne assada com molhos, legumes e um Yorkshire Pudding).

68 – Tome um chá ingles nos tradicionais café. O The Ritz é um deles, o chá e museu da Twinings é outro, que além da comida oferecem uma aula de história sobre chá, tipos e origem. Mas é claro, há vários na cidade, escolha um e aproveite.

69 – Outro tipo de culinária muito apreciada na cidade é a indiana, há vários restaurantes excelentes na cidade. Cuidado para não pedir muito spicy (apimentado). Recomendo o Dishoom.

Passeios para cidades e países próximos a Londres

70 – Londres pode ser um ponto de partida para várias cidade e países. Há trens para muitos lugares interessantes…

71 – Visite Bath, o Castelo de Windsor e o monumento Stonehenge, um dos passeios mais populares dos londrinos pode ser feito em um dia. Se tiver mais tempo sugiro passear mais pelo cidade de Bath, muito fofa. De trem saindo de Londres a cidade está a 1,5hrs.

o-que-fazer-em-londres-ate-de-graca-bath
Piscina e termas romanas de Bath

72 – Vá a Paris de trem. Isso mesmo, Paris está a cerca de 2 horas de trem de Londres. Se não conhece ainda. é uma ótima oportunidade de sentir um gostinho!

o-que-fazer-em-londres-ate-de-graca-paris
Paris de trem

73 – O mesmo trem que te leva a Partis pode te levar a Escócia. Se quiser provar os famoso Whiskys siga esse caminho.

74 – Conheça Oxford, Woodstock e Blehheim. A universidade de Oxford está a 1,5hr de carro de Londres. Além da universidde, há ainda passeio por cenários do filme Harry Potter (vários deles). De Oxford siga para Blehheim, a 20min de onibus dali e pare em Woodstock, a famosa cidade dos shows de rock que marcaram uma década.

75 – Ainda para quem gosta de Harry Potter, um passeio legal é pelos estúdios da Warner. O passeio deve ser agendado com meses de antecedência mas é o melhor dos mundos para quem é fã. O estúdio pode ser acessado de trem ou carro e está próximo a Londres.

76 – Conheça a simpática Bristol. Achei parecida com Curitiba, é pequena, tem cafés muito bons e um centro comercial fofo. Fica a 2 horas de trem de Londres e pode ser combinada também a cidade de Bath, a meia hora dali.

77 – Quer conhecer a praia dos ingleses? Vá a Brighton, a 1 hora de trem a partir de Londres. Prefira ir em um dia de sol e calor para aproveitar melhor a cidade e a praia.

o-que-fazer-em-londres-ate-de-graca-royal-brighton-pier
Partiu praia de roupa?

78 – Conheça a cidade universitária de Cambridge. Está a 1,5hrs de Londres de carro, onibus ou trem. É uma cidade tão ou mais bonita que Oxford.

79 – Outro passeio de barco é a visita a Greenwitch, o ponto zero do globo por definição. Um passeio bem interessante! O barco você pega na London Eye e para tirar foto dos dois lados do marcador universal e visitar o museu de atronomia é necessário pagar.

80 – O passeio te levará a Greenwich. Lá é possível fazer a visita ao veleiro Cutty Sark. O veleiro transportava chá para o comércio do Império no século 19, está aberto para visitas do público.

81 – Visite um dos estádios ingleses e sinta-se um Hooligan! Sugestão: Estádio do Chelsea (adoro), mas há várias opções.


Tem fôlego ainda? O que achou da lista?

Londres é linda e pode ser visitada e revisitada muitas vezes na vida. Se não conseguir fazer tudo d euma vez, não se preocupe, a cidade não vai sair do lugar e você poderá voltar.

Faz assim, me diz quantos dias você vai passar na cidade aqui nos comentários.

Increva-se no blog para não perder dicas de transporte, como comprar os ingressos e roteiros por onde fui!

Deixe seu comentário!

Loading Facebook Comments ...

11 Replies to “O que fazer em Londres até de graça (mais de 80 Dicas!)

  1. Ameeei !! Meu sonho é conhecer Londres, isso pq sou uma fã de carteirinha de Harry Potter kkkk Um dia quem sabe eu não realizo esse sonho

  2. Caramba.. Quanta dica! Londres é incrível por isso, né? Opções de coisas para fazer não faltam e tem para todos os tipos de bolso. Cada vez que vou para lá, descubro uma Londres nova! Bateu a saudade agora.

  3. Ótimas dicas, e fotos super inspiradoras. Ainda não conheço Londres, e ter tantas opções grátis pra fazer na cidade parece bem bom! Super obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Disqus Comments ...