O que Abril tem de bom, onde ir?

Desde Fevereiro e até o fim do ano, terei uma super lista para te mostrar onde estar em cada dia do ano. 

A lista de Fevereiro voce confere aqui, e a de março, aqui. 

Grande parte desses eventos são relacionados a natureza, pela simples razão de que algumas das coisas mais interessantes e grandiosas acontecem num dia, ou mês em particular. Essa lista é super indicada para quem curte um turismo de aventura e lugares diferentes do mundo para explorar.

Os 366 lugares que irão surgir aqui até o fim do ano vem do livro da Lonely Planet chamado The Best Place to be Today: 365 Things to do & the Perfect Day to do Them”, ainda sem tradução para o português e que só vende por encomenda. Seria algo como: O melhor lugar para se estar hoje: 365 coisas para fazer e o dia perfeito para fazê-las, na minha tradução livre, em português e de graça. 


Para não perder posts como esse você pode se inscrever aqui ou no formulário que aparece no final desse post. 😉


Calendário de Abril

Abril não poderia ser diferente e possui grandes atrações na natureza, tem ainda o feriado de Tiradentes, em 21 de Abril e por essa razão, há chances de você viajar sempre nesse mês. Shows e eventos grandiosos também acontecem esse mes como a Tomorrowland Brasil, o show do Coldplay e a Maratona de Londres. Boa época pra praticantes de esqui e caminhadas. O Pantanal brasileiro também está na melhor época para ser visitado.  

01 de Abril (mentira!) – Pantanal, BRASIL.

02 de Abril – Parque Nacional Sinharaja, Sri Lanka.

03 de Abril – Curitiba, Paraná, Brasil.

04 de Abril – Monterey, Califórnia, EUA.

05 de Abril – Pemberton, Austrália.

06 de Abril – Parque Nacional Soomaa, Estónia.

07 de Abril – Pyongyang e outros, Coréia do Norte.

08 de Abril – Chamonix para Zermatt, França, Itália, Suíça.

09 de Abril – Arizona-Utah, EUA.

10 de Abril – Rio de janeiro, Brasil.

11 de Abril – Tokushima, Shikoku, Japão.

12 de Abril – Floresta de Abernethy, perto da ponte de Nethy, Escócia.

13 de Abril – Tailândia.

14 de Abril – Khalna Tole, Bhaktapur, Nepal.

15 de Abril – Parque Nacional Bialowieza, Polônia.

16 de Abril – Wadi Mujib, Jordânia.

17 de Abril – Sevilha, Espanha.

18 de Abril – Reserva Natural Wolong, perto de Chengdu, China.

19 de Abril – Somerset, Devon, Cornwall e Dorset, Inglaterra.

20 de Abril – Gombe, Tanzânia.

21 de Abril (Tiradentes, feriado nacional) – Fazenda Maeda, Itu – São Paulo, Brasil.

22 de Abril – Ilha de Pentecoste , Vanuatu.

23 de Abril – Lhasa para Kathmandu, Nepal e China.

24 de Abril – Londres, Inglaterra.

25 de Abril – Keukenhof, sul da Holanda, Holanda.

26 de Abril – Fair Grounds, Nova Orleans, EUA.

27 de Abril – Parque Nacional Paklenica, Croácia.

28 de Abril – 20 km ao largo da costa leste de Northland, Nova Zelândia.

29 de Abril – Lícia Coast, Turquia.

30 de Abril – Brocken, Montanhas Harz, Alemanha.


Onde ir em Abril – Dia a Dia

01 de Abril (mentira!)
Pantanal, BRASIL.

Porque agora: Melhor momento para conhecer o Pantanal devido a estação seca.

onde-ir-em-abril-pantanal

A Amazônia pode ter fama mas é no Pantanal que se pode observar a vida selvagem com mais facilidades, até março a chuva é abundante na região mas a partir de Abril até Outubro inicia-se a estação seca, abundante de verde formado no fundo dos rios, agora secos, perfeito para a caminhada. O Pantanal não tem muitos habitantes mas tem melhorado e muito seu turismo, é recomendado contatar um guia de turismo para as atividades por lá. Voce pode fazer safaris, passeios a cavalo, se hospedar em fazendas , comer um Pacu ou Linguado assado, ver jacarés, a iconica onça-pintada e uma variedade de fauna e flora, um misto de Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado, charco e Mata Atlântica. Ecoturismo perfeito e único.

02 de Abril
Parque Nacional Sinharaja, Sri Lanka.

Porque agora: O início da estação chuvosa em abril traz vida ao lugar.

O Parque Nacional Sinharaja do Sri Lanka é preservado desde 3 a.c., um feito inédito pra qualquer lugar na terra. Conta lenda que o local era protegido por um leão que tinha o local como sua morada e governo , a casa de Sinharaja, ‘o Rei Leão’. Anos e anos depois, 1875, os colonos holandeses declararam área de reserva e mais tarde o governo de Siri Lanka reforçou a proteção devida a forte atividade madeireira do local. Lá voce encontra macacos, aves variadas, leopardos, especies de sapos diferentes e as maiores borboletas do mundo. No início de Abril até não muito depois disso a temporada chuvosa garante que a vida retorne a esse local, mas não demore muito, ao longo da estação chuvosa as trilhas viram rios e perde-se parte da diversão.

03 de Abril 
Curitiba, Paraná, Brasil

Porque agora: Aproveitar o Festival de Teatro de Curitiba antes que acabe

A ideia do Festival surgiu de dois amigos em uma mesa de bar após assistirem a peça “New York, New York” e em 20 16 o Festival de Teatro de Curitiba completa 25 anos. Hoje é referencia cultural do país e reune outras formas de arte como circo, stand-up e gastronomia mas tem o teatro como base. Ao longo de todos esses anos tornou-se referência no cenário teatral brasileiro, com espaço reservado na agenda cultural do país atraindo mais de 2,5 milhões de pessoas. Escolha suas peças preferidas e bom espetáculo!

( ! ) Para comprar ingressos e conferir a programação do Festival de Teatro , veja aqui. Não esqueça de conferir a mostra Fringe e outros festivais que acontecem simultaneamente.

04 de Abril
Monterey, Califórnia, EUA.

Porque agora: Você pode desfrutar o clima agradável e observar os filhotes de lontra

A Califórnia tem um clima agradável o ano todo mas nessa época se torna ainda mais. Quando a primavera surge, as temperaturas aumentam e tudo fica colorido pela região. Em Monterey ainda mais pois é lá que está concentrada um dos maiores grupos de lontras. Nessa época os filhotes aparecem. Não há melhor lugar para observar as lontras do mar do que da encantadora vila de Pacific Grove. Para observar mais de perto, não deixe de visitar o Aquário de Monterey.

05 de Abril
Pemberton, Austrália.

Porque agora: Melhor mês para a prática de arvorismo, escalada em árvores e caminhada sob elas pois é quando menos venta.

As árvores “Karri” da Austrália crescem até 90 m de altura. Oito dessas árvores foram escolhidas como pontos de vigia, plataformas foram construídas nos seus topos e meios de escala-las também. Hoje, como parte de turismo da região, 3 dessas árvores foram designadas como “como árvores de escalada” e os turistas podem ter essa emoção. Imagine estar a 61 m de altura, na árvore Gloucester, ou a 71 m, na árvore bicentenária Dave Evans? Essa é a  mais alta das tres (na foto). Venha preparado para altura e com bons sapatos anti-derrapantes. 

06 de Abril
Parque Nacional Soomaa, Estónia.

Porque agora: Há uma boa chance de ver filhotes de suricatis.

Se está com vontade de conhecer a Estônia talvez essa seja uma boa época (e única). Dizem que lá não tem 4 estações mas sim uma quinta estação climática. Uma união de águas da neve derretida elevam os níveis de água (em até 5m) e transformam a paisagem. Este parque nacional de rios, zonas úmidas e pântanos é temporariamente submerso sob o dilúvio. Um dos passeios imperdíveis é a viagem de canoa guiada pela oportunidade única para remar em “terra seca”.

07 de Abril
Pyongyang e outros, Coréia do Norte.

Porque agora: Melhor momento para visitar a Coréia do Norte, com temperaturas amenas e flores.

A Coreia do Norte é um lugar marcado pela Guerra Fria, são admitidos apenas 2000 turistas por ano em Pyongyang e os visitantes são acompanhados todo o tempo por guias. Não há acesso à Internet para os turistas. Essa diferença gritantes com nossas culturas fazem com que a Coréia do Norte atraia aqueles que procuram uma aventura cultural. E é nessa época , de abril a maio que as temperaturas estão mais agradáveis e a paisagem também . Visite a Zona Desmilitarizada e planeje uma viagem para Mt Paekdu, o pico mais alto na Coréia (2744m).

Arizona-Utah, EUA

Porque agora: Melhor época para visitar os parques e fazer caminhadas nos Canyons devido ao clima.

Se voce é um viajante desacompanhado vai gostar de saber disso, essa é a melhor época para estar nos grandes canyons americanos do Arizona, aliás esse é o melhor dia e esse é um dos destinos mais legais para se visitar por quem viaja sozinho, como voce pode ler no post Os 15 melhores lugares do mundo para se viajar sozinho (a).

Além de tudo que já foi dito sobre esse destino no post citado, essa época favorece a  caminhada pelo “Wire Pass” e “Buckskin”, uma caminhada de 5 dias até a Lees Ferry, o cânion mais longo/profundo e, por isso, mais propenso a inundação em outras épocas, mas não em abril.

10 de Abril
Rio de janeiro, Brasil.

Porque agora: Assista ao show do Coldplay no Rio de Janeiro.

(foto do show do Foo Fighters no Maracanã em 2014)
(foto do show do Foo Fighters no Maracanã em 2014)


Você pode não ser fã número 1 do grupo Coldplay mas com certeza já cantarolou alguma música deles. Existem artistas que, independentemente de qualquer fanatismo, agradam que os assiste. São os shows espetáculo. É nessa linha que segue também o Coldplay. Esse ano farão show em São Paulo (dia 7 de Abril) e no Rio de janeiro (dia 10 de Abril) trazendo a trunê ‘A Head Full Of Dreams Tour’ . Além das músicas do cd A Head Full of Dreams, as faixas clássicas como “Yellow”, “The Scientist”, “Fix You” e “Paradise” farão parte do setlist. Para curtir o show no Rio, no Maracanã, compre ingressos aqui. Para o show em São Paulo, no Allianz Parque, compre aqui.

( ! ) O Aos Viajantes trouxe pra você mais de 40 dicas do que fazer no Rio de Janeiro, que tal aproveitar o show e turistar pela cidade?

11 de Abril
Tokushima, Shikoku, Japão.

Porque agora: Melhor época para uma caminhada na região (antes que o sol torne isso impossível).

Uma caminhada espiritual não tão explorada quanto o caminho de Santiago, mas ainda sim interessante e renovadora. A peregrinação pelos 88 templos budistas, na ilha de Shikoku, representam o número de paixões humanas mal definidas pela doutrina budista; completar o circuito significa livrar-se delas. Diz a história budista que Kōbō Daishi, o santo mais venerado do Japão, foi quem escolheu a rota de 1400 km. o que daria cerca de 2 meses de caminhada. Alguns dos templos são apenas algumas centenas de metros de distância; outros mais do que 100km. Essa é a época em que voce pode completar o circuito com o clima ainda ameno. 

12 de Abril
Floresta de Abernethy, perto da ponte de Nethy, Escócia.

Porque agora: Para ver esquilos bebê da primavera

onde-ir-em-abril-12-escócia

Uma curiosidade: O número de sites e grupos de discussão sobre o esquilo vermelho (o da foto) é tão grande na Grã-Bretanha que só pode significar quão amado esses animais são por lá. É fácil ver esquilos nos parques de toda a região mas os esquilos vermelhos estão perdendo lugar para a população de esquilos cinzas. Algo que pode causar um problema ambiental e extinção desse animal. São cerca de 140mil esquilos vermelhos versus 2,5milhões de esquilos cinza. Você ainda pode encontrar o esquilo vermelho na Escócia, local em que essa população atinge números mais expressivos, e em abril é quando os filhotes nascem,  aumentando a chance de ver algum por lá.

13 de Abril
Tailândia.

Porque agora: É ano novo lunar na Tailândia. 

A exemplo do que acontece em março, na India, a Tailândia também tem sua festa molhada (só não é com tinta como a da India). A festa marca o ano novo lunar e momento em que imagens de Buda são “banhadas”, ou benzidas com água perfumada. Os jovens buscam a bênção dos mais velhos vertendo água perfumada sobre suas mãos. Depois disso, é guerra de água, e uma oportunidade para o país se refrescar. O ano novo lunar acontece dos dias 13 a 15 de abril. 

14 de Abril
Khalna Tole, Bhaktapur, Nepal.

Porque agora: Celebrar o Ano Novo, no Nepal.

Mais uma festa de Ano novo, porque não? A cerimônia envolve símbolos sexuais femininos e masculinos em homenagem a fertilidade do ano que se inicia. Dentre as tradições, há batalhas, os símbolos masculino e feminino são colocados em uma base de pedra, no dia seguinte essa base é derrubada com um cabo de guerra e com tudo no chão, o ano novo começa. Loucura total. Festa garantida.

15 de Abril
Parque Nacional Bialowieza, Polônia.

Porque agora: Melhor clima possível na região. Vá depois que a neve, mas antes das chuvas de verão e dos mosquitos.

A grande, antiga floresta de Bialowieza, na fronteira da Polônia, é muitas vezes esquecida, embora seja uma espécie de deserto africano em plena Europa. Diferente e bastante peculiar. Este é o momento em que lobos, alces, linces, bizões, castores e lontras aparecem com mais frequência (e são vistos). 

16 de Abril
Wadi Mujib, Jordânia.

Porque agora: O desfiladeiro está aberto a caminhadas a partir de Abril, mas depois disso costuma estar tão quente e sol que você não vai conseguir ficar. 

Wadi Mujib, na Jordânia é um ótimo lugar para caminhadas, desde que seja em abril. Estende-se desde o deserto de Hwy até o Mar Morto – uma distância de mais de 70 km – Há quatro principais trilhas para caminhada mas a que é feita pelo desfiladeiro oferece a mais aventura. No caminho você faz rapel em uma cachoeira de 20m de altura e, por vezes, nada ou mergulha para passar por debaixo barreiras de pedra. A trilha pode levar até 12 horas e deve ser feita com um guia autorizado.

17 de Abril
Sevilha, Espanha.

Porque agora: Dançar, fazer amigos, festa numa das mais famosas festas da Espanha.

Duas semanas após a semana santa, a feira de abril é uma das festas mais animadas e coloridas de Andalucía. Uma cidade temporária é criada, com cerca de 1000 barracas. A maioria são privativas, mas há também as públicas e gratuitas. Dentro voce verá muita dança flamenca, rodas de conversas, e a manzanilla, a bebida típica.  A feira abre na segunda-feira à noite e dura seis noites em que se deve comer, beber, falar, vestir-se e dançar até o amanhecer. A tradição pede que se encerre a festa no último dia com um desfile pela cidade de carruagens e cavalos. 

18 de Abril
Reserva Natural Wolong, perto de Chengdu, China.

Porque agora: É a sua melhor chance de ouvir as canções de amor de pandas em acasalamento. Amantes de panda, amarão.

onde-ir-em-abril-18-reserva de pandas

O panda gigante é um dos animais em extinção mais emblemáticos do mundo. Cerca de 100 pandas vivem nas florestas montanhosas dos 2mil km² da Reserva Natural de Wolong, o mais conhecido dentre as 50 reservas de panda da China. Os pandas não vivem muito em sociedade, ou par, e é esse um dos maiores problemas na hora de acasalar e propagar a espécie. Em Abril ocorre o período fértil das fêmeas de pandas e nesse momento o panda macho tem chance de querer parar de comer para procriar. Um momento raro e muito esperado para os que lutam na manuntenção desse bichinho fofo. Voce pode visitar as resrvas de preservação de pandas. 

19 de Abril
Somerset, Devon, Cornwall e Dorset, Inglaterra.

Porque agora: É uma longa caminhada, explore o melhor da Grã-Bretanha no clima de primavera. 

São 15 trilhas de longa distância ao longo de 4400 km. Diz-se que há uma trilha a cada 80km de qualquer lugar da Ilha (caso você se perca por lá algum dia). A mais longa ( e mais interessante ) é a de South West Coast, que contorna a Grã-Bretanha pelo extremo sudoeste, a partir Minehead para Poole. Com pouco mais de 1000km entre subidas e descidas, leva cerca de 8 semanas para completar todo o seu comprimento 1.014 km. Se você completar o percurso terá subido 3 vezes um Everest ( de tanta subida e descida!) Venha preparado para belas paisagens, paz e…subidas!

20 de Abril
Gombe, Tanzânia.

Porque agora: Encontrar chipanzés na Tanzânia

Gombe é o menor parque nacional da Tanzânia, possui apenas 52 km² mas é também o local de estudo de população selvagem ativo a mais tempo no mundo. Desde 1960 há estudos sobre os Chipanzés Selvagens e a pesquisa segue forte. Grandes chances de você encontrar um simpático desses parentes por aqui. (Lembrando que chipanzés tem 98% dos genes em comum conosco). Hospede-se no parque mesmo, de tenda a quarto de luxo, opções para todos.

21 de Abril (Tiradentes, feriado nacional)
Fazenda Maeda, Itu – São Paulo, Brasil

Porque agora: Para curtir a Tomorrowland, maior evento de música eletrônica do mundo.

onde-ir-em-abril-21-Tomorrowland-Brasil

Ano passado foi um sucesso e reuniu mais de 180mil pessoas na Fazenda Maeda, em Itu, interior de São Paulo, esse ano espera-se que esse número seja ainda maior. Entre as atrações confirmadas estão a dupla Axwell Ingrosso, Alesso, Steve Angello, Dimitri Vegas & Like Mike, W&W, Armin van Buuren, David Guetta, Nicky Romero e outros. O evento, originalmente Belga, criado em 2005 na cidade de Boom, trouxe 200 belgas para organizarem o evento desse ano no Brasil. Esse ano (2016) ele vai acontecer de 21 a 23 de Abril com ingressos ente R$ 199,50 a R$ 1449,50 que podem ser comprados no site oficial, nesse link, onde voce pode conferir também o lineup completo e aproveitar.

( ! ) Fique mais tempo em São Paulo e veja o que a cidade pode oferecer, nesse link falei um pouco sobre as atrações de Sampa.  

22 de Abril
Ilha de Pentecoste , Vanuatu.

Porque agora: Conheça a origem do Bungy Jump em uma cerimônia para a mandioca.

Todos os anos no início de Abril os residentes da Ilha de Pentecoste constroem torres de madeira de 16 m de altura. A ideia é iniciar a construção quando a primeira safra de mandioca fica pronta para colheita. Há toda uma cerimônia envolvendo esse salto: os nativos se penduram nas torres de madeira e mergulham na água para “estimular” uma colheita abundante, antes do salto algum segredo do mergulhador é dito por ele e a platéia ouve em silêncio e respeito, pois essas podem ser as últimas palavras do mergulhador. Essa foi a origem do Bungy Jump! ame. A região tem, obviamente, muitos locais de mergulho e salto para o turismo.

23 de Abril
Lhasa para Kathmandu, Nepal e China.

Porque agora: Para fazer um dos trajetos mais incríveis do mundo, do lado do Everest

O percurso pode ser feito de bicicleta também e é um dos mais incríveis do mundo. Ao longo dos 940 km você verá a maioria dos pontos turísticos do Tibete. Saindo por Lhasa ( o que a maioria faz) a viagem fica mais curta e mais fácil (mas não é fácil). Esse é o momento ideal também para ver a face norte do Monte Everest de maneira mais nítida e clara. Você pode se hospedar nas mesmas bases dos alpinistas que escalam o Everest e viver um momento inspirador ( lembra do filme ‘Livre’ ?).

24 de Abril
Londres, Inglaterra.

Porque agora: Para correr ou assistir a Maratona de Londres.

maratona de Londres

A maratona de Londres, disputada desde 1981 é uma das principais maratonas do mundo atraindo os atletas de elite. Muitos estão lá pela diversão, outros tantos pelo prêmio. São mais de 35mil inscritos se desafiando. A maratona é uma onda de inspiração e a maior do mundo. Os corredores são um detalhe a parte, além dos atletas de elite renomados, voce poderá ver muitos dos amadores fantasiados, é um carnaval. Venha como corredor ou para assistir e divirta-se. Mesmo sem competir, aproveitar os pontos turisticos e a atmosfera de bem-estar valem a pena. 

25 de Abril
Keukenhof, sul da Holanda, Holanda.

Porque agora: Conheça os campos de Tulipas na Holanda no melhor momento

De 20 de março até o fim de maio o maior jardim de flores do mundo está aberto a visitação. São as famosas tulipas holandesas ao alcance dos turistas em Keukenhof. Em meados de Abril as flores atingem seu ápice em florecimento. De lá, siga para um passeio de bicicleta no campo ou vá a Amsterdã, a apenas 35km de distância. 

26 de Abril
Fair Grounds, Nova Orleans, EUA.

Porque agora: Curta o maior festival de Jazz na casa do Jazz, o Jazz Fest

O maior festival de Jazz exatamente onde o Jazz nasceu. Quer melhor?? O Festival Jazz & Heritage – Jazz Fest – é o maior motivo de Nova Orleans para festejar, uma miscelânea musical ao longo de dois fins de semana. Jazz Fest começou como uma celebração do 250º aniversário da cidade em 1968, um evento que atraiu músicos como Louis Armstrong, Duke Ellington e Dave Brubeck. O evento cresceu e continua trazendo artistas da cena atual do Jazz como Norah Jones, Rod Stewart, Van Morrison, ZZ Top, Harry Connick Jr e Steely Dan. Além do Jazz, conheça o Parque Histórico Nacional do Jazz que conta a historia do estilo incrivelmente rico.

27 de Abril
Parque Nacional Paklenica, Croácia.

Porque agora: Para escalar um grande desfiladeiro.

Voce tem dois motivos para estar aqui em Abril, o primeiro como platéia para a competição de escalada profissional, ganha quem chegar primeiro. O outro motivo é para escalar esse desfiladeiro de 145 km e um paisagem de rocha e mar. É um dos locais da Europa mais explorados para escalada, são 72 possibilidades de rotas de curta duração e outras 250 rotas mais longas, com níveis de dificuldade para todos os gostos. A escalada mais dificil fica na região de Anica Kuk, com mais de 100 rotas a uma altura de 350 m do solo. Não venha se tiver medo de altura.

28 de Abril
20 km ao largo da costa leste de Northland, Nova Zelândia.

Porque agora: Mergulhar em um dos melhores lugares do mundo pra o esporte.

onde-ir-em-abril-nova zelandia

As ilhas de Poor Knights na Nova Zelândia são feitas de restos de antigos vulcões, mar de água quente e fundo de mar cheio de corais, cavernas de peixes, falésias subaquáticas e tudo mais que um mergulhador procura em um só lugar. Não a toa, Jacques Cousteau classificou o lugar como um dos 10 melhores lugares do mundo para se mergulhar. Se não tiver curso ou prática de mergulho, pode praticar sknorkel e apreciar esse fundo de mar também. Além disso, é um bom tempo para visitar a N. Zelândia em geral, quando o clima está mais fresco com a chegada do outono e as colheitas de vinhos oferecem o melhor a baixo custo.

29 de Abril
Lícia Coast, Turquia.

Porque agora: Caminhar por onde Alexandre, o grande, caminhou.

Imagine trilhar o caminho que Alexandre, o grande, trilhou? É o que voce consegue a Turquia. São 509 km ao longo de montanhas onde os persas, Alexandre, o Grande e os romanos exploraram e você pode observar provas destas civilizações pelo caminho. É necessário um nível intermediário de caminhada, se fizer o caminho todo, leva de 25 a 30 dias, mas a trilha pode ser percorrida em trechos menores. Sai de Oludeniz, Kas, Adrasan ou Olympos. Vai encarar?

30 de Abril
O Brocken, Harz, Alemanha.

Porque agora: Curtir a festa das bruxas Alemã.

Diz a lenda que em 30 de Abril as bruxas e magos da região se reunem no topo da montanha de Harz. Lá elas ocntam histórias sobre as maldades qe fizeram no último ano e depois seguem em suas vassouras a 1142m de altura até Brocken. Durante esses dias os moradores penduram cruzes e ervas nas portas para proteger o gado. Mas no fim, o que importa é a festa de Walpurgisnacht, em que mais de 35mil pessoas se fantasiam de bruxos e saem pela cidade. É o Halloween alemão! 


E aí,  Vai pra algum lugar e quer contar aqui?

Para ver todas as listas primeiro, inscreva-se 😉

Os 30 lugares mais incríveis do mês no seu email
Quem já assina a nossa lista regular também irá receber, não se preocupe.
Somente meus segredos. Somos contra Spam.

Deixe seu comentário!

Loading Facebook Comments ...

3 Replies to “Onde ir em Abril? | Série 30 lugares em 30 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Disqus Comments ...