O que Maio nos reserva, onde ir?

Desde Fevereiro e até o fim do ano, terei uma super lista para te mostrar onde estar em cada dia do ano. 

As listas dos outros meses você confere na sessão:  Onde ir em cada mês?

Os 366 lugares que irão surgir aqui até o fim do ano vem do livro da Lonely Planet chamado The Best Place to be Today: 365 Things to do & the Perfect Day to do Them”, ainda sem tradução para o português e que só vende por encomenda. Seria algo como: O melhor lugar para se estar hoje: 365 coisas para fazer e o dia perfeito para fazê-las, na minha tradução livre, em português e de graça. 


Para não perder posts como esse você pode se inscrever aqui ou no formulário que aparece no final desse post. 😉


Calendário de Maio

ONDE IR EM MAIO? CALENDÁRIO

Maio é um bom momento para conhecer Cuzco, no Peru, para fazer o caminho de Santiago de Compostela, para conhecer e participar das Cavalhadas no Brasil e para explorar o Himalaia. Para curtir o feriado no dia 26 de maio. O clima já está mais ‘firme’ e você pode até fazer um turismo diferente que acompanha e ver de perto os tornados nos EUA. Também tá legal pra tentar algum Cruzeiro pelas Bermudas.  Tá Curioso? Então dê uma olhadinha no mês todo… Maio é um ótimo mês para viajar!

01 de Maio – Oxford, Inglaterra.

02 de Maio – Yunnan, sudoeste da China, China.

03 de Maio – Dinamarca.

04 de Maio – Butão.

05 de Maio – Cocullo, Abruzzo, Itália.

06 de Maio – Alice Springs para Mt Sonder, Austrália.

07 de Maio – El-kelaa M’Gouna, Marrocos.

08 de Maio (Dia das mães <3) – Parque nacional, no Sul de Luangwa , Zâmbia.

09 de Maio – Veneza, Itália

10 de Maio – Andalucía, Espanha.

11 de Maio – Parque Nacional Cueva del Guácharo, Venezuela.

12 de Maio – Oceano Atlântico, perto do triangulo das Bermudas.

13 de Maio – Palais des Festivals, Cannes, França.

14 de Maio – Parque Nacional de Kruger, África do Sul.

15 de Maio – Gubbio, Umbria, Itália

16 de Maio – Cavalhadas, Pirenópolis, Brasil.

17 de Maio – Reserva de Mashatu Game, Botswana .

18 de Maio – Parque Nacional de Komodo, na Indonésia.

19 de Maio – Parque Nacional Durmitor, Montenegro.

20 de Maio – Wadi Rum, Jordânia.

21 de Maio – Grandes Campos, EUA.

22 de Maio – Narcisse Cobra Dens, Manitoba, Canadá.

23 de Maio – Região de Cusco, Peru.

24 de Maio – Roncesvalles a Santiago de Compostela, Espanha.

25 de Maio – Aksu-Dzhabagly Reserva Natural, Cazaquistão.

26 de Maio – Hay-on-Wye, Powys, Wales.

27 de Maio – Costeiras do leste do Cabo e Kwazulu-Natal, África do Sul.

28 de Maio – Himalaya, Nepal.

29 de Maio – Comunidade ‘Baboon Sanctuary’, Belize.

30 de Maio – Cooper Hill, Brockworth, Gloucestershire, Inglaterra.

31 de Maio – Reunion, no Oceano Índico.


Onde ir em Maio – Dia a Dia

01 de Maio
Oxford, Inglaterra.

Porque agora: Universitários fazem uma festa enorme em comemoração ao início do calor.

Acorde bem cedo. A partir das 6 da manhã em Oxford, uma cidade bastante universitária, comemora-se com tudo que tem direito a chegada do verão. Barraquinhas de comida, música, danças e tudo que uma boa festa jovem tem por direito e que costumamos ver em filme (é tudo real). Se estiver pelo reino unido nessa data, de uma passada por lá e confira (e faça um brinde por mim). 

02 de Maio
Yunnan, sudoeste da China, China.

Porque agora: Caminhada em meio a colinas com plantas e flores silvestres.

Há duas trilhas através do desfiladeiro – o percurso mais elevado é mais velho e conhecido como o caminho ’24-bend’, enquanto a rota mais baixa é mais adequada ao turismo mais despretensioso. Reserve 2 a 4 dias para concluir a rota, e curtir adequadamente todas as paisagens estonteantes. Voce verá campos de arroz, aldeias, paredões de rochas, campos de pasto e rebanhos. Uma delícia de lugar. 

03 de Maio 
Dinamarca

Porque agora: Ande de bicicleta em um dos ligares mais felizes e bonitos para a prática. 

Nessa onda que invade nosso país promovendo a utilização de bicicletas, ainda temos muito o que aprender com a Dinamarca. Não só a população é educada para andar de bicicleta, como os ciclistas também respeitam todos os espaços. É um modelo que funciona. Funciona porque tem sinais de transito exclusivos a ciclistas, estradas também estão adequadas com sinais e espaços. Para um passeio clássico, combine ambas as rotas nacionais e locais de bicicleta para seis ilhas, (Ilhas Zelândia). Reserve entre 10 dias e 3 semanas para curtir todas. Copenhagen também sempre é uma boa pedida.

04 de Maio
Butão

Porque agora: O clima é ótimo e é quando florescem deslumbrantes flores.

Você é budista? Mesmo não sendo, vai gostar desse local, mas caso seja vai amar e deve visitar. Para voce ter ideia, o país proibiu a caça e extração de madeira e mantem 60% das suas terras com florestas de acordo com a crença de que um ambiente saudável é essencial felicidade espiritual. Isso torna um paraíso natural. Butão é o lugar em que o natural e o urbano se mesclam em habitat e animais selvagens, incluindo espécies raras como o leopardo branco. De março a maio as belas árvores e plantas estão em floração , mantendo o ambiente ainda mais encantador. *Imperdível*

Butão, relaxante
Butão, relaxante
05 de Maio
Cocullo, Abruzzo, Itália.

Porque agora: Para conhecer as serpentes que prevem o futuro. 0o

Há todo um ritual. Estátuas, jóias, cobras, dinheiro e serpentes vivas. As festividades começam por volta das 10 e um desfile se inicia ao meio – dia. Além das cerimonias, há o momento em que as ações das cobras sã lidas mais ou menos como se leem as folhas de chá. Se elas se contorcem em torno da cabeça da estátua, teremos um boa colheita, mas se não fizerem isso… Deus nos proteja!

06 de Maio
Alice Springs para Mt Sonder, Austrália.

Porque agora: Melhor época para fazer caminhadas por lá, clima ameno e poucas chances de chuva.

Até março ninguém aguenta o calor desse local para se fazer a caminhada. Mas a partir de Maio o clima está mais ameno. Voce precisará de 12 a 16 dias para caminhar e prepare-se para belas paisagens, estamos na Austrália afinal de contas! Há trechos (cerca de 12) dividios ao longo do percurso com a possibilidade de se fazer paradas. Mais uma caminhada interessante para a lista dos amantes de trekking. 

07 de Maio
El-kelaa M’Gouna, Marrocos.

Porque agora: Para curtir uma festa em meio a pétalas de flores no deserto.

A gente (eu pelo menos) esquece que o Marrocos é um lugar incrível e super diferente e acaba não colocando na lista de lugares a se conhecer na vida. Pois anote o local e o mês de maio para cumprir essa meta! Nas dobras secos do Alto Atlas, aproximando-se do deserto do Saara, há um lugar inesperado chamado Vallée des Roses. Nesse lugar é possível ver florecer rosas cor-de-rosa. (Essas flores também são utilizadas na produção da água de rosas!). As flores são colhidas em maio, no Rose Festival, que atrai cerca de 20.000 pessoas. São 3 dias de música e dança, festa e comidas e uma chuva de pétalas de rosa. Lindo demais!

08 de Maio (Dia das mães <3)
Veneza, Itália

Porque agora: Apreciar a arte contemporânea em Veneza.

Todo mundo conhece Veneza pelo ar romântico, mas nem só de amor vive a cidade histórica mas também de arte, e dita tendências. A Bienal de Veneza é uma celebração da arte contemporânea; desde a sua inauguração em 1895, concentrou-se em apresentar artistas que rompem fronteiras. A Bienal acolheu o expressionismo abstrato nos anos 1950, a arte pop na década de 1960, as obras pós-modernas na década de 1970. O evento dura da primavera ao outono, inclui uma série de exposições, centrada no Giardini, uma área de parque na Bacino di San Marco. Além dos quadros e expsições há música, dança, teatro e outras festividades ligadas a arte.

10 de Maio
Andalucía, Espanha.

Porque agora: Cavalgada com os mestres da região, os cavalos puro-sangue ou Andaluz.

Quem leu o post sobre os 30 lugares de gravação de Game Of Thrones já viu Andalucía aqui no Blog. E se você leu com atenção, já sabe porque esse lugar está aqui. O local é famoso por caminhadas a cavalo! O cavalo tem sido parte da vida rural e da região sendo mais comumente encontrado o puro-sangue espanhol, também conhecido como o Cartujano ou andaluz. Entendeu? Quando visitar os cenários de gravação de Game Of Thrones já sabe que vai fazer uma parada também para cavalgar 😉

11 de Maio
Parque Nacional Cueva del Guácharo, Venezuela.

Porque agora: Melhor época para observar as corujas e seus filhotes.

Lembra quando eu te contei sobre o fenômeno das borboletas gigantes lá no mês de Fevereiro ? Então, é quase isso, mas mais fofo porque se tratam de corujas. Do fundo da caverna saem milhares de aves , a noite. Durante o dia as aves hibernam e cuidam dos cerca de 15 mil filhotes que nascem nessa época. A partir do por do sol já é possível encontra-las e para garantir o encontro, vá de abril a junho.

12 de Maio
Oceano Atlântico, perto do triangulo das Bermudas.

Porque agora: Navegar em mar calmo, boa época para fazer um cruzeiro

Quem sente enjoo em alto mar normalmente sente isso pelo balançar do navio. Os de cruzeiro são grandes o suficiente pra que a gente mal sinta qualquer movimentação, mas há épocas de mar mais agitado e de mar mais calmo. Se quer o mar calmo pro seu cruzeiro nas Bahamas, esse é o momento. Até maio o tempo esta bom e ameno para navegar, velejar ou fazer uma travessia mas não demore! A partir de junho é temporada de furacões nas bermudas e o mar pode ser mais traiçoeiro. 

13 de Maio
Palais des Festivals, Cannes, França.

Porque agora: Una-se as superestrelas de Cannes num dos festivais do cinema mais badalados do mundo.

De 11 a 22 de maio de 2016 um dos maiores festivais do cinema acontecerá. Por 12 dias, sempre em maio, Cannes – na chamada Côte d’Azur – reune produtores, distribuidores, diretores e estrelas para promover mais de 2000 filmes. O festival é dividido em ‘na competição’ e ‘fora da competição’; cujo objetivo é ganhar a prestigiada Palma de Ouro, atribuído ao filme que melhor ‘serve a evolução da arte cinematográfica “. Voce consegue até entradas grátis para alguns filmes após a primeira triagem, mas dificilmente conseguirá alguma entrada para os filmes no tapete vermelho. Por lá, contente-se em ir até o local, no Palais des Festivals, e apreciar a entrada das estrelas.

Festival de Cannes
Escadaria do Festival de Cannes
14 de Maio
Parque Nacional de Kruger, África do Sul.

Porque agora: Temperatura boa (em torno de 25°C) e ausência de chuvas.

Com suas vastas savanas e abundante vida selvagem, Parque Nacional Kruger é um dos melhores pontos safari do mundo. Famoso por ser o Safari Africano com maior variedade de espécies! Esquece aquele safari de carro, aqui voce pode andar pelas savanas, obviamente acompanhados de guias experientes em pequenos grupos, e ter um contato ainda mais próximo com a vida selvagem. São 147 mamíferos registrados e 507 espécies de aves. Há sete trilhas no parque, cada um com suas atrações exclusivas: o Trail Napi , por exemplo, é conhecido por suas oportunidades de ver os grandes mamíferos. Reserve de 3 a 5 dias para curtir os passeios.

15 de Maio
Gubbio, Umbria, Itália

Porque agora: Assista a corrida dos santos no Corsa dei Ceri.

Polêmica desde o século 12, é uma grande competição (de grandes proporções). A festa/corrida é realizada para comemorar santo padroeiro da cidade, São Ubaldo, e funciona assim: Três equipes correm até as encostas do Monte Ingino à Basílica de São Ubaldo, onde o corpo do santo se encontra. Cada equipe carrega uma espécie de vela (ceri), que é na verdade um pilar de madeira de 4 m e 400kg (credo) tendo uma estátua de um dos três santo ‘rival’ (Ubaldo, George e Anthony).  A corrida começa às 18:00 com uma bênção pelo bispo, em seguida, há uma corrida ao redor da cidade e da subida para a basílica, a 300m acima. é uma festa! Mas nem tente torcer para alguém, essa competição só em um vencedor e todo mundo sabe o final, o São Ubaldo sempre ganha.

16 de Maio – Cavalhadas
Pirenópolis, Brasil

Porque agora: Para participar das Cavalhadas, a festa do Divino.

A festa do Divino em Pirenópolis é uma das grandes festas folclóricas do nosso país. Foi trazida pelos jesuítas com objetivo de mostrar a imponência e força da fé católica aos escravos e tem uma raiz nos torneios medievais. Ao longo dos anos a característica de catequizar foi sendo esquecida e dando lugar apenas ao prazer da montaria e a festa em si. No Brasil e em Pirenópolis são 3 dias seguidos de festa, os personagens principais das Cavalhadas são os cavaleiros, (vestidos de azul representando os cristãos) ou vermelho ( representando os mouros) e armados de lanças e espadas. Representa-se também a corte, com rei, o general, príncipes, princesas, embaixadores e lacaios, todos vestidos com ricas fantasias. As Cavalhadas, propriamente dita, iniciam-se no Domingo às 13:00 no campo oficial construído para este fim, o Campo das Cavalhadas. Há música, comida e bebida! 

17 de Maio
Reserva de Mashatu Game, Botswana .

Porque agora: Clima ideal coincide com melhor momento da vida selvagem para se conhecer andando de bicicleta.

A reserva, localizada na África, é uma das mais interessantes para se observar elefantes. Fica entre o Zimbabwe e África do Sul, e está aberta apenas com reserva e para os hospedes de um dos 2 locais de alojamento, ( que estão entre os mais luxuosos em Botswana). O diferencial aqui, além do luxo e hostentação da acomodação, é a chance de fazer um Safari em cima de uma bicicleta. São mais de 250km quadrados para se explorar na bike. Vai encarar?

18 de Maio
Parque Nacional de Komodo, na Indonésia.

Porque agora: Encontrar dragões de Komodo, a lenda.

Os dragões de Komodo são um dos animais ainda existentes de origem pré-histórica. Esses lagartões pesam mais de 170 kg, com comprimento de 3 metros e são capazes de matar um búfalo sem grandes problemas. isso inclui seres humanos como suas presas e ajuda a fomentar as lendas que cercam esse animal. Talvez seja a partir deles que criamos os dragões que voam e cospem fogo.  Os visitantes das ilhas tem grande chances de vê-los, nessa época de maio ocorre o acasalamento, um evento tão bruto que o macho deve conter a fêmea que praticamente lutam ao acasalar, a fim de manterem-se vivos. (MEDO!)

19 de Maio
Parque Nacional Durmitor, Montenegro.

Porque agora: Melhor momento para navegar pelo rio Tara, época de cheia.

O Rafting e a bela visão pelo rio Tara atrai milhares de turistas todo ano. O canal apresenta paisagens por meio de um desfiladeiro de 1300 m de profundidade (quase tanto quanto o Gran Canyon, 200m mais profundo que o Tara). As viagens acontecem de maio a outubro – mas é no mês de maio que a neve derretida faz com que o rio esteja mais cheio e emocionante. Prefira o passeio longo ( de 2 dias) pois o passeio curto mostra apenas o fim do trecho (18 km) e não contempla os canyons, bonita mas não é o ideal ;).

20 de Maio
Wadi Rum, Jordânia.

Porque agora: Evite calor do verão e frio do inverno

Foi aqui que aconteceu a revolta árabe de 1917-18, Wadi Rum oferece um cenário extraordinariamente deserto. Bem como todo clima de deserto, é frio demais a noite e quente demais no verão (sempre lembro da música do Alladin quando se fala de clima do deserto =D). Nesse período o clima fica mais “equilibrado” e por isso é a melhor época para se estar aqui. A paisagem do deserto é pontuada por imponentes montes (jebels), a boa para os amadores é subir até a Jebel Rum (1754m), o pico mais alto da Jordânia. Excursões para o deserto pode ser feita por camelo. Bacana.

21 de Maio
Grandes Campos, EUA

Porque agora: Os meses de primavera são os melhores para ver e fazer um tour guiado para ver ver as tempestades e tornados.

Sabia que existe excursão para ver tornados nos Estados Unidos? Juro! O famoso Tornado Alley se estende entre as Montanhas Apalaches, que abrange os estados norte-americanos centrais, como Oklahoma, Colorado, Arkansas, Texas e Nebraska. Primavera aqui é o tempo de tornados, (em torno de 400 no mes de maio! ) que giram com ventos de até 500 km/h. Fique tranquilo, no tour guiado os guias usam satélites e te deixam sempre em um local seguro.

( ! )  Um dos guias de turismo para o passeio é a Storm Chasing Adventure e também a Extreme Tornado Tour.

22 de Maio
Narcisse Cobra Dens, Manitoba, Canadá.

Porque agora: Conheça a origem do Bungy Jump em uma cerimônia para a mandioca.

Recomendo bastante sangue frio aqui. Se você tem pavor de cobras, não vá. O que acontece em Narcise Cobra Dens é o fenômeno de acasalamento de 10 ml cobras. Os machos e fêmeas se encontram saindo de todo buraco que há abaixo da terra e surgem na terra. Credo.

23 de Maio
Região de Cusco, Peru.

Porque agora: A paisagem  está perfeita e ainda não está tão cheio de turistas como o mes de junho é.

O El Camino Inca não é o único caminho para o sítio arqueológico de Machu Picchu, mas é o única que passa pelos três principais sitios Incas em bom estado de conservação; Sayacmarca, Phuyupatamarca ou Huinay Huayna. Para chegar até eles é preciso passar por uma trilha de 43 km, com subidas íngremes, e aventuras até que finalmente se chega ao Machu Picchu. Não se sabe ao certo motivo da existência desse local, os espanhóis não o mencionavam, e os arqueólogos só podem especular sobre sua função. Para visitar o local sem tantos turistas prefira o mês de maio, durante as manhãs e fins de tarde também pode se apreciar mais a paisagem.

Cuzco Peru

24 de Maio
Roncesvalles a Santiago de Compostela, Espanha.

Porque agora: Para fazer o caminho de Santiago em seu melhor momento.

Por mais de 1000 anos peregrinos tomaram ao Caminho de Santiago de Compostela para chegar ao túmulo do apóstolo no noroeste da Península Ibérica. Hoje, esse passeio é visto como peregrinação e também passeio puramente dito, turismo. Esteja preparado para caminhar cerca de 780 km de Roncesvalles, na fronteira com a França, a Santiago de Compostela, na Galiza. Reserve um mês para fazer a rota completa. No caminho você pode ficar em albergues. O bom de maio é que evita-se a alta da estação de verão, o que pode ser ruim para a caminhada. Além disso o clima está bom e a paisagem perfeita e verde. 

Caminho de Santiago de Compostela

25 de Maio
Aksu-Dzhabagly Reserva Natural, Cazaquistão.

Porque agora: Conheça os campos de Tulipas na Holanda no melhor momento

A Reserva Natural de Aksu-Dzhabagly é um belo campo de 1300 m² de vales e montanhas. Lá voce pode cavalgar e encontrar animais selvagens e do campo. Entre Abril e Maio os campos de tulipas se enchem, aumentando a sensação de paz no ambiente. Dentre os animais que você pode encontrar há ursos, ovelhas argali e águias douradas e ainda, leopardos da neve, o parque é ainda o lar desses animais.

26 de Maio
Hay-on-Wye, Powys, Wales.

Porque agora: Curta o maior festival Nerd – Cult do mundo.

Bill Clinton certa vez chamou esse festival de “A Woodstock da mente” . Hay-on-Wye é um festival cultural que ocorre durante dez dias de fim de primavera, na fronteira de Wales-Inglaterra. Palestras dos grandes serão ouvida, políticos ou poetas, escritores a cientistas, filósofos e músicos. À noite, um clima de festa toma conta, com bandas e comédia. É um grande evento nerd-cult.

27 de Maio
Costeiras do leste do Cabo e Kwazulu-Natal, África do Sul.

Porque agora: Para observar uma maravilha oceano, envolvendo milhões de peixes.

Entre o final de maio e início de julho milhões de sardinhas se reúnem ao longo da costa leste da África do Sul formando uma massa prateada de até 15 km de comprimento, 3,5 km de largura e cerca de 40m de profundidade – tão grande que disse ser visível mesmo de satélite. UAU! As sardinhas nadam contra corrente para por suas ovas por até 1600 km enfrentando seus predadores no caminho, golfinhos, aves marinhas, peixes e orcas. O grupo de sardinhas também coincidem com a migração anual das baleias jubarte, que estão em movimento para o norte em águas mais quentes para acasalar e parir. Os visitantes que testemunham a agitação de alimentação vai lembrar por muito tempo a adrenalina ao ver as enormes baleias , golfinhos e a junção disso tudo no mar. Interessante. Ah! não considere mergulhar aqui tá, pode ser perigoso. Snorkel é permitido.

28 de Maio
Monte Everest, Himalaya, Nepal.

Porque agora: Esta semana mais provável da chamada ‘janela Everest’, quando os ventos dão uma pausa.

Final de maio é sempre um período importante para quem escala ou quer escalar o Everest. O Topo mais famoso do mundo. Em 29 de maio de 1953 aconteceu a primeira conquista e subida completa do monte. Outro motivo de maio ser especial é a chamada “janela Everest ‘- uma pausa em ventos no topo do Everest, provocada por monções mais ao sul, facilita aos alpinistas (ao menos um pouco). Se você quer escalar o Everest reserve cerca de 35mil dólares (siim!!!), mas se você não tem essa grana e nem aptidão, pode fazer caminhadas e acampar na base do Everest e fazer passeios pela região. A maioria dos passeios começam em Lukla, passando pela aldeia Sherpa de Namche Bazaar, e sobre ao acampamento base. Experiência para a vida, com certeza.

onde-ir-em-maio-29-Everest

29 de Maio
Comunidade ‘Baboon Sanctuary’, Belize.

Porque agora: Para explorar esta maravilha da vida selvagem antes das chuvas.

Em Belize, os macacos bugios preto são conhecidos como babuínos, e a Comunidade Baboon Sanctuary, a 40km de capital externo Belize City, é a única área estabelecida inteiramente para a sua conservação. A comunidade se uniu na conservação dessa espécie e a ideia se espalhou para aldeias vizinhas, resultando na concentração mais densa de bugios encontrados em qualquer lugar do mundo: até 250 indivíduos por hectare. Para conhecer o Santuário, vá de dezembro a maio,  período de seca.

30 de Maio
Cooper Hill, Brockworth, Gloucestershire, Inglaterra.

Porque agora: Correr atrás de um pedaço de queijo.

Um evento bizarro, voce literalmente vai rolar atrás do queijo enorme rolante. Han? Um queijo do tipo Double Gloucester de 3-4 kg é solto do alto de uma colina, o queijo desce rolando e as pessoas descem rolando em busca dele. Quem conseguir pegar, ganha o queijo. Claro, pessoas saem feridas, a inclinação dessa colina é alta mas todo mundo quer brincar disso aparentemente…bem, eu não brincaria.

( ! ) Acontece no feriado da primavera de cada ano em Gloucestershire.

31 de Maio
Reunion, no Oceano Índico.

Porque agora: É estação seca até outubro, maio e junho são os melhores para caminhada.

Com seus cafés que servem croissants e seus jogadores de bocha vestidos de boina, a ilha da Reunion é como uma fatia da França que mudou-se para o Oceano Índico. E que ilha! Como o Havaí, Réunion tem paisagens naturais e um vulcão em atividade. A ilha possui mais de 1.000 km de trilhas para caminhadas, que cruzam uma paisagem absolutamente inspiradora de montanhas irregulares, florestas e cachoeiras. Réunion também tem mais de 1,4 mil quilômetros de trilhas especiais bike, classificadas como pistas de esqui, de acordo com o nível de dificuldade.


E aí,  Vai pra algum lugar e quer contar aqui?

Para ver todas as listas primeiro, inscreva-se 😉

Os 30 lugares mais incríveis do mês no seu email
Quem já assina a nossa lista regular também irá receber, não se preocupe.
Somente meus segredos. Somos contra Spam.

Deixe seu comentário!

Loading Facebook Comments ...

One Reply to “Onde ir em Maio? | Série 30 lugares em 30 dias”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Disqus Comments ...