O que março tem de bom, onde ir?

Desde Fevereiro e até o fim do ano, teremos uma super lista para te mostrar onde estar em cada dia do ano.

Grande parte desses eventos são relacionados a natureza, pela simples razão de que algumas das coisas mais interessantes e grandiosas acontecem num dia, ou mes em particular (Como o nascimento de baleias azuis e a possibilidade de voce assitir isso em Março).

Outros dias são dedicados a grandes festas, grandes eventos do esporte que pr algum motivo chamam a atenção do mundo.

Se voce quer saber de onde esses lugares surgiram e o que é o projeto 30 dias e 30 lugares, leia nosso post de fevereiro 😉

Os 366 lugares que irão surgir aqui até o fim do ano vem do livro da Lonely Planet chamado The Best Place to be Today: 365 Things to do & the Perfect Day to do Them”, ainda sem tradução para o português e que só vende por encomenda. Seria algo como: O melhor lugar para se estar hoje: 365 coisas para fazer e o dia perfeito para fazê-las, na minha tradução livre, em português e de graça. 


Para não perder posts como esse voce pode se inscrever aqui ou no formulário que aparece no final desse post. 😉


Calendário de Março

Março tem mudança de estação e com isso mudanças de paisagens e eventos no mundo animal. Alguns festivais interessantes aparecem por aqui, como o 3o maior festival de comédia do mundo, em Melbourne e um dos maiores festivais de música do mundo, no Texas. Continua havendo uma boa chance de caminhadas r não só o nosso carnaval mas outros carnavais pelo mundo. Também é um mês ótimo para caminhadas e montanhismo.
01 de Março –  Yala National Park, Sri Lanka.
02 de Março –  Oeste de Uganda, Uganda.
03 de Março –  Rio das cavernas (Caves Branch), Belize.
04 de Março –  Auckland, Norte da Ilha, Nova Zelândia.
05 de Março –  Nome-Anchorage (ou vice-versa), Alaska, EUA.
06 de Março –  Parque Nacional dos Elefantes Addo, África do Sul.
07 de Março –  Pulau Gulisan, Sabah, Bornéu, Malásia.
08 de Março –  Niseko, Hokkaido, Japão.
09 de Março –  Bali, Indonésia.
10 de Março –  Milford, Fiordland, South Island, Nova Zelândia.
11 de Março –  Praia de Matura, a 50 km do Porto da Espanha, Trindade.
12 de Março –  Tel Dan para Taba, Israel.
13 de Março –  Austin, Texas, EUA.
14 de Março –  Paulaner Keller, Munique, Alemanha.
15 de Março –  Arquipélago de Anavilhanas, Manaus, Brasil.
16 de Março –  Montserrat, Ilhas de Sotavento.
17 de Março –  Dublin, Irlanda.
18 de Março –  Extremo norte da Escandinávia.
19 de Março –  Valência, Espanha.
20 de Março –  Chichén Itzá, Yucatán, México.
21 de Março –  Golfo de Corcovado, Chile.
22 de Março –  Parque Aquático Ningaloo, Austrália.
23 de Março –  India.
24 de Março –  Província de Lao Cai, noroeste do Vietnam.
25 de Março –  Suécia.
26 de Março –  Japão.
27 de Março –  1.000 km a oeste do Equador continental.
28 de Março –  Península Valdés, Argentina.
29 de Março –  Melbourne, Victoria, Austrália.
30 de Março –  Parque Nacional de Yosemite, Califórnia, EUA.
 
 
 

Onde ir em Março? Dia a Dia

01 de Março
Yala National Park, Sri Lanka.

Porque agora: Pois é o melhor momento para ver os leopardos e elefantes do parque.

São 1270 m² de parque, incluindo lagoas e uma diversidade incrível de animais. Uma das maiores populações de leopardos vivem aqui. O fim da estação seca (Março a Abril) é a melhor época para visitar: quando ainda está seco, os leopardos e outros animais ficam concentrados perto da água que ainda há, o que não acontece nas estações de chuva. Outras animais desse universo incluem elefantes, bichos preguiça, raposas, javalis , crocodilos, búfalos e macacos. 

02 de Março

Oeste de Uganda, Uganda.

Porque agora: Melhor época para o turismo de aventura, escaladas e caminhadas da região.

Ocupando a fronteira de Uganda com a República Democrática do Congo, as Montanhas Rwenzori (ou “Montanhas da Lua”) e o terceiro ponto mais alto da África. Para praticantes de escalada esse é um lugar de desafios, exige experiência. Os caminhos são estreitos, o mato denso e os pântanos de profundidade. A principal cidade de acesso para caminhadas é Kasese, a cerca de 500 quilômetros a oeste da capital, Kampala.

03 de Março
Rio das cavernas (Caves Branch), Belize.
onde-ir-em-marco-3

Porque agora: Melhor época para praticar o “esporte” aventura de navegar em uma bóia.

Para voce que tinha o sonho de descer o rio sentado em uma bóia, seus problemas acabaram e seu sonho é real em Belize! Um país abençoado com muitos cursos de água. A idéia é descer o rio sendo levado pela correnteza, e a melhor época é a dos meses de fevereiro a abril, quando o rio está mais baixo e calmo, facilitando para os iniciantes. A única técnica que precisa ser aprendida é a de evitar ficar encalhado. O interessante do passeio é ir “navegando” por dentro das cavernas ao longo do curso do rio.

04 de Março
Auckland, Norte da Ilha, Nova Zelândia.

Porque agora: Para apreciar o Festival de Auckland (próximo em 2017)

A cada dois anos, Tamaki Makaurau (o nome Maori de Auckland) celebra a diversidade cultural em grande estilo. O evento de 2013 contou com mais de 1000 artistas, o programa do festival é diversificado mas voltado a cultura local. Você poderá ver performances Maoris e grupos favoritos da cidade, como a Orquestra Filarmônica de Auckland. Não perca a ‘Noite Branca’, quando muitos dos museus da cidade ficam abertos depois de horas.

05 de Março
Nome-Anchorage (ou vice-versa), Alaska, EUA.

onde-ir-em-marco-5

Porque agora: Para ver a corrida Iditarod, a mais difícil do mundo.

Ocorre todo primeiro sábado de Março de cada ano, a Iditarod é considerada a prova de longa distância mais importante do esporte e mais incríveis do planeta. Cada trenó é puxado por 16 cães e seus condudores (chamados Mushers), por um percurso de 1680 km. A corrida leva dias e não tem uma trilha muito fácil. em 2015 o vencedor levou 10 dias para completar a prova, na edição desse ano, o vencedor ainda não chegou (10/março).

06 de Março

Parque Nacional dos Elefantes Addo, África do Sul.

Porque agora: Há uma boa chance de ver filhotes de suricatis.

Poucos animais têm o carisma do Suricati. É um animal que faz graça, você lembra do Timão (Rei leão)? Então! É ELE! Para apreciar devidamente as suas palhaçadas, vá a um parque como Addo, na África do Sul. Nessa época do ano é possível ver os filhotes que saem das tocas depois de janeiro. Mas nem só de suricatis é feito o parque, na verdade a busca dos turistas aqui é pelos grandes animais da savana africana, leão, elefantes em um ambiente livre, uma ótima opção de Safari. a estrutura para o turismo impressiona e os restaurantes idem. Se estiver próximo a região de Port Elizabeth, aproveite e visite esse parque.

07 de Março
Pulau Gulisan, Sabah, Bornéu, Malásia.

Porque agora: Para ver as tartarugas colocando ovinhos.

O nome ‘Borneo’ é sinônimo da palavra “selvagem”, e nada é mais selvagem do que a província malaio de Sabah, uma região de altas montanhas (incluindo o pico mais alto entre o Himalaia e Nova Guiné). Na minúscula Pulau Gulisan, uma das três pequenas ilhas que compõem o Parque nacional das Tartarugas, você vai ver as tartarugas-de-pente colocando seus ovos. As fêmeas vão até a praia, cavam uma espécie de “caverna” com as nadadeiras e colocam seus ovos cubrindo-os com a areia, na esperança de manter sua preciosa carga segura até que estejam prontos para nascer. Achei fofo.

09 de Março
Bali, Indonésia

Porque agora: Curtir o místico Ano Novo de Bali e o “dia do silêncio”.

Se você não gosta das tradicionais festas de Ano Novo tradicionalmente agitadas, Bali pode satisfazer você. Um dia antes de ‘Nyepi’, é o “Dia de grandes sacrifícios ‘. Às 4 da tarde os moradores se reúnem em centros de cidade, tocando música e oferendas aos ogoh-ogoh, enormes bonecos de monstro com dedos ameaçadores e os olhos esbugalhados, os moradores caminham em simbolismo de espalhar os maus espíritos pela cidade. No dia seguinte ocorre o Nyepi, um dia de inatividade total, os maus espíritos que desceram a Bali no dia anterior devem pensar que a ilha é desabitada e deixa-la sem levar ninguém. É o “Dia do Silêncio”, e toda a atividade humana para, ninguém está autorizado a deixar a sua casa ou hotel. Depois das orações, os bonecos são queimados em um gesto simbólico final. Muita folia começa.

Essa data varia pois depende da Lua. O ano novo acontece na primeira lua nova de Março (21 de março de 2015; 09 de março de 2016; 28 de março de 2017; 17 de março de 2018)

10 de Março

Milford, Fiordland, South Island, Nova Zelândia.

Porque agora: As condições climáticas são ideais e a temporada de férias acabou, ou seja, você tem mais só pra você e com mais calma.

Esse destino é tão popular que na temporada de alta da caminhada (final de outubro a abril) licenças são necessárias e apenas 40 podem começar cada dia. Além disso, o alojamento é em cabanas, você deve seguir o roteiro de 4 dias e caminhar em uma direção. Todas essas regras servem para que você seja bem tratado em um local quase selvagem do Parque Nacional Fiordland, Patrimônio da Humanidade. Ao final dos 53,5 km de caminhada voce pode descer de caiaque pelo rio Arthur e curtir a aventura.

11 de Março
Praia de Matura, a 50 km do Porto da Espanha, Trindade.

Porque agora: É o início da época de desova das tartarugas marinhas.

Talvez voce já tenha visto o grupo TAMAR de preservação das tartarugas marinhas agindo em favor das tartarugas no momento da desova. Muitas pessoas se revezam no cuidado desses animais para com predadores e vândalos que por ventura decidam destruir os ovos das tartarugas ou matar as recém nascidas antes de chegarem ao mar. Um grupo como esse se formou em Trinidade, houve protesto por parte dos moradores da região que perderam sua praia favorita e ainda é uma luta para que a preservação aconteça as toda noite o grupo se forma e observa cerca de 150 tartarugas de 500kg fora do oceano. E o que voce pode fazer? Unir-se ao grupo, nessa época até abril.

12 de Março
Tel Dan para Taba, Israel.

Porque agora: Pelo clima, é possível fazer uma caminhada no deserto antes do calor do verão chegar.

São 900 km te esperando para uma caminhada. Quem quiser atravessar todo o deserto levará entre 45 e 60 dias de trilha. Nessa época é possível caminhar sem o sol escaldante e andar por áreas menos povoadas e mais bonitas de Israel. A trilha começa a partir de Tel Dan, perto da fronteira libanesa, no norte, até Taba, no Mar Vermelho, no sul. É extremamente variado e bonito. No caminho há cachoeiras e áreas de camping, aproveite a visita e caminhe até Nakhal Gishron, um desfiladeiro na fronteira com o Egito.

13 de Março
Austin, Texas, EUA.

Porque agora: Para assistir a um dos maiores festivais de música do mundo, o SXSW (South by Southwest Music & Media Conference).

O festival de música na cidade de Austin é tão grande e importante para a cidade que quase a torna conhecida somente por isso, “capital da música ao vivo do mundo”. Durante 10 dias mais de 1200 artistas se apresentam por cerca de 50 ruas e avenidas da cidade, atualmente também há um festival de cinema e um de midias interativas ocorrendo em paralelo. Muitas são bandas novas e isso atrai os produtores. Todo artista iniciante quer tocar lá. Imagine ainda que se as bandas se apresentam espalhadas pela cidade, voce terá uma feliz surpresa a cada esquina, a imersão na música é um dos diferenciais.

14 de Março
Paulaner Keller, Munique, Alemanha.

Porque agora: Conheça o irmão mais novo da Oktober Fest e para apreciar cervejas.

A OktoberFest ocorre em outubro mas se voce amar cerveja e estiver na Alemanha em Março (o clima favorece) pode participar do festival Paulaner Keller em Munique, com a vantagem extra de não ser tão cheio. Para os apreciadores de cerveja, essa época marca o início de um outro tipo de cerveja, produzida para o verão. As preferidas alemãs são as mais fortes e encorpadas, chamadas doppelbocks, teor alcoólico de 7% ou mais (estranho, acho que gostamos de encorpadas e fortes aqui no inverno). O festival relembra a época dos monges Paulaner do século 17 que fabricavam a doppelbock durante a quaresma.

15 de Março
Arquipélago de Anavilhanas, Manaus, Brasil.

Porque agora: O bom tempo coincide com altos níveis de água, uma condição que permite um contato com a fauna local.

A Lonely Planet olha pro mundo todo e nesse mes trouxe Manaus a sua lista de lugares imperdíveis. A viagem de barco pela região amazônica é um dos itens a se fazer antes que seja tarde demais. Muitos barcos equipados com cozinha e tudo mais saem de Manaus mas a sugestão mais querida é pegar uma embarcação menor e navegar pelo Rio Negro até a Estação Ecológica de Anavilhanas. De novembro a abril do rio está no seu ápice, e algumas faixas de vegetação estão inundadas, isso protege o arquipélago da invasão humana, tornando-se um refúgio para a fauna, os animais perdem o “medo” de estar por ali e voce pode observa-los de perto. Além disso, em que outro lugar do mundo voce poderá conhecer um boto cor de rosa?

Voce já esteve em Anavilhanas? Conta pra gente sua experiência!
16 de Março
Montserrat, Ilhas de Sotavento.

Porque agora: O mês ideal para observar o vulcão de Montserrat.

Montserrat sofreu um grande BUM de popularidade quando seu adormecido vulcão entrou em atividade após 400 anos, em 18 de Julho de 1995. Sua capital, Plymouth, foi abandonado e os turistas desapareceram. Em 1997, o vulcão entrou em erupção novamente. Ele ainda deixa uma atmosfera vulcânica no ar mas a vida recuperou alguma normalidade, com 5000 pessoas que vivem no norte da ilha. O vulcão em si não é acessível, mas há bons pontos de visualização, incluindo o Observatório do Vulcão de Montserrat. Mergulhadores podem praticar o esporte no que restou da parte sul da ilha, e ao que dizem, é uma experiência lendária. Ah sim, os habitantes da ilha adoram o St Patricks Day, tradicional na Irlanda e do mes de março.

17 de Março
Dublin, Irlanda.

St. Patricks Day

Porque agora: Para  fazer um brinde ao dia de São Patrício na maior festa do mundo para o santo (St. Patricks Day).

A melhor maneira e mais autêntica para celebrar o santo padroeiro da Irlanda é na capital do país, Dublin. A a festa celebra o santo que expulsou as serpentes da Irlanda. Você vai encontrar o teatro de rua, um parque de diversões e um festival de música, com desfile de rua dia do famoso St. Patrick em 17 de março para completar as festividades. O desfile começa ao meio-dia, a partir da Rua Parnell até a catedral de St Patrick. E enquanto você estiver na cidade, pode visitar uma das responsáveis pela festa e fazer uma excursão a cervejaria da Guinness.

18 de Março
Extremo norte da Escandinávia.

Porque agora: A aurora mais impressionante ocorre frequentemente em torno do equinócio da primavera, em 20 de Março.

Já falamos dela aqui, quando te contei sobre lugares para se viajar sozinho(a), a aurora boreal é um espetáculo da natureza só possível nas regiões mais ao norte do planeta e em condições climáticas bem específicas. Auroras são formadas a partir de partículas solares expulsas por explosões no sol, quando estas partículas estão perto de terra, elas são atraídos para os pólos magnéticos, onde colidem com gases atmosféricos e emitem fótons de uma gama de cores e formas variadas. Seu movimento é fascinante, a visualização é melhor na zona auroral, perto do Círculo Polar Ártico. Isso inclui os alcances superiores da Noruega, Suécia e Finlândia, bem como o Alasca, norte do Canadá, Rússia, Islândia e Groenlândia. Como ninguém compra passagem da noite pro dia, o legal é ir pra lá com alguma garantia de ver o céu colorido. Essa data é março! Quando se aproxima a mudança de outono para primavera no norte da Escandinávia.

19 de Março

Valência, Espanha.

Porque agora: Curta a festa mais louca de Valência.

Exuberante e anárquica, essencialmente um show de marionetes – os Fallas – enormes esculturas de papel maché e madeira construídas por artistas locais (muito parecidos com os nossos bonecos de Olinda). Cada bairro patrocina seu próprio Falla, são mais de 350 atingindo até 15m de altura, e que custam até € 350.000. Os fallas satirizam temas atuais e são colocados em vários locais ao redor da cidade, além de festas de rua, concursos de culinária, desfiles ao ar livre, concertos e touradas. À meia-noite do último dia – 19 de março, Dia de São José – cada Falla é colocado em chamas. Sim! Os meses de trabalho se transformam em cinzas.

20 de Março
Chichén Itzá, Yucatán, México.

onde-ir-em-marco-20

Porque agora: Testemunhar um golpe de mestre da arquitetura maia.

Na cidade em ruínas de Chichén Itzá, os criadores maias da pirâmide El Castillo produziram uma peculiaridade que vive há séculos. Durante o equinócio da primavera – quando o dia e a noite tem mesmo número de horas – Uma ilusão entre luz e sombras produzem a impressão de que há uma serpente subindo e descendo as escadarias da pirâmide El Castillo. É um momento espetacular e vale a visita quando estiver pelo México.

21 de Março
Golfo de Corcovado, Chile

Porque agora: Garantia de ver bebes baleias.

Esse local foi descoberto por acaso. Cientistas marinhos encontraram um grupo de 40 baleias a 4mil km da costa chilena em sua expedição mas quando estavam retornando fizeram a maior descoberta. , pegaram O caminho de volta atravessava o Golfo do Corcovado e foi nesse caminho que encontraram 60 baleias azuis em 4 horas e descobriram o mais importante berçário dessa espécie. As águas cristalinas do Golfo são o refúgio ideal para as baleias grávidas, que vêm aqui para parir durante o verão chileno. Os bebes baleia nascem com 90kg e encantam os turistas.

22 de Março
Parque Aquático Ningaloo, Austrália.

Porque agora: Há uma boa chance de ver a desova coral e maior peixe do mundo.

Todos os anos, em uma única noite alguns dias após as luas cheias de março e abril, o recife inteiro de Ningaloo dá “cria”. Esta desova em massa acontece de repente, sem aviso prévio. Por algumas horas, o oceano fica rosa com ovos de coral inundando as águas. Isso atrai multidões de zooplâncton e isca de peixe para uma alimentação em massa, aumentando o espetáculo. Este, por sua vez atrai um grande número de tubarões-baleia, águas-vivas e raias. Ningaloo é o maior recifes de coral da Austrália, abrangendo 260 km de costa e em todo lugar que você olhe há grupos de corais e peixes.

23 de Março
India.

Porque agora: Particpe do Holi, o festival das cores Hindu

A festa é um adeus ao inverno e cheia de cores. Mais comemorado no norte da Índia é conhecido como o festival das cores, dura 3 dias sendo que o último é o mais agitado. Voce turista também será alvo, então é melhr estar preparado. Durante os 3 dias de festa crianças e os adultos vão às ruas jogando um pó colorido uns sobre os outros, água tingida é disparada de seringas, lançada a partir de baldes e de balões, que são então atirados para todo lado. Na noite do segundo dia, enormes fogueiras são acesas numa grande encruzilhada em cidades o demônio Holika é quiemado para simbolizar o triunfo do bem sobre o mal. As origens de Holi são pouco conhecidas, mas as referências a ele foram datada em torno do século 3 aC. Uau.

24 de Março

Província de Lao Cai, noroeste do Vietnam.

Porque agora: Caminhada a província nos meses mais secos, quando as flores silvestres florecem.

Habilidades técnicas não são obrigatórias para se chegar ao cume do pico mais alto do Vietnã, 3143 m Fansipan – o ‘telhado da Indochina “- mas a resistência, e um guia, são úteis. Apesar da curta distância (19 km), a caminhada de ida e volta leva cerca de três a quatro dias. Não há abrigos ao longo da montanha, então nesse sentido voce precisa se virar. A região é rica em aldeias minoritárias, mas após o primeiro dia você não vai ver qualquer sinal de civilização; apenas a floresta, golpeando as paisagens montanhosas e cachoeiras.

25 de Março (sexta-feira Santa)
Suécia.

Porque agora: Celebre o Dia do Waffle!

Suécia em março celebra o dia do Waffle (Våeldag), sim! Um dia todo para essa delícia. Embora pareça jogada publicitária de uma grande marca a verdade é que essa data marca o dia da anunciação, quando o anjo Gabriel disse a Maria que ela estava grávida de Jesus; ‘ senhora’ em sueco (VAR Fru) soa um pouco como Våfflor – waffle. Uma mistura linguística até que virou um dia santo. Adoradores de Waffle, adorarão.

Esse final de semana de Páscoa (2016) Petrópolis estará com programação especial assim como diversas cidades no Brasil, lojas abrem na maioria delas e festivais gastronômico inundam parques, não esqueça de consultar o guia da cidade que voce irá para saber o que fazer.

26 de Março
Japão.

cerejeiras no japão

Porque agora: Perfeito para piquenique sob uma árvore de cereja florida.

Uma das mais belas paisagens naturais no Japão são as cerejeiras floridas, símbolo do Japão. Esse evento é tão importante e aguardado no Japão que os noticiários nacionais falam sobre o progresso e mapeam os locais de florecimento. Na tradição japonesa esse é um momento de festejar a céu aberto, o Hanami (festa da flor) é a tradição de fazer piquenique entre as árvores. Você pode desfrutar de hanami em qualquer lugar há flor, mas alguns lugares se tornaram favoritos. Em Tóquio, Ueno-koen tem 1000 cerejeiras e é o marco zero para a explosão hanami. Em Kyoto, tente Maruyama-koen, onde a peça central é uma árvore de cereja weeping maciça. O ponto alto é a cidade Kansai de Yoshino, onde milhares de cerejeiras formam um tapete floral nas encostas das montanhas.

27 de Março (Páscoa)
1.000 km a oeste do Equador continental.

Porque agora: O mar é quente, as tartarugas estão colocando seus ovos e filhotes de focas já nasceram.

As Ilhas Galápagos serviram de trampolin no nosso estudo sobre genética quando Darwin estava passeando por lá e nenhum de seu encanto se perdeu ao longo dos séculos. Essa é a época em que as famosas tartarugas gigantes colocam seus ovos, leões-marinhos são vistos e outros grandes mamíferos marinhos estão as margens da praia. es são quase garantida interações próximos. Ao cruzar a ilha é possível ver os golfinhos e baleias. Entre março e abril, pode-se observar a dança de acasalamento curiosa do albatroz e atobás de patas azuis.

28 de Março
Península Valdés, Argentina.

Porque agora: As baleias assassinas chegam as praias para se alimentar com os filhotes de focas

As orcas (orcas) são um dos animais mais espetaculares do mundo, e a sua melhor aparição acontece na Argentina, na Península Valdés. Este Património Mundial da humanidade é um pedaço de terra no atlântico suficiente para reunir leões marinhos acasalando , orcas famintas e focas filhotes todos ao mesmo tempo.  Para o fim de março, os filhotes se alinham na praia e fazer suas primeiras incursões no oceano, quando as baleias assassinas chegam. As baleias pegam os filhotes sem esforço.

29 de Março
Melbourne, Victoria, Austrália.

Porque agora: Assistir o Festival Internacional de Comédia Melbourne

Melbourne tem uma notória expressão de arte em suas galerias de ruas pintadas mas o outro lado artístico do local se dá no festiva de comédia internacional. Esse é o terceiro maior festival de comédia do mundo (atrás de Montreal e Edimburgo) e durante três semanas, a cidade australiana é tomado por comediantes, artistas de cabaré, atores e artistas de rua, bem como exibições de filmes e transmissões multimídia.

30 de Março
Parque Nacional de Yosemite, Califórnia, EUA.

Porque agora: A Primavera e o Outono americanos são as melhores épocas para escalar o ‘El Cap’

A rota mais famosa sobre o mais famoso tipo de escalada no mundo surgiu no parque nacional de Yosemite, onde surgiu a escalada de grandes paredões de rocha. A primeira subida foi feita em 1958 e levou 45 dias , hoje a maioria dos escaladores leva cinco dias para fazer a subida. Essa é a melhor época para escalar o El Cap.


E aí, conseguiu escolher um lugar? Gostou da lista de março?

Para ver todas as listas primeiro, inscreva-se 😉

Os 30 lugares mais incríveis do mês no seu email
Quem já assina a nossa lista regular também irá receber, não se preocupe.
Somente meus segredos. Somos contra Spam.

Deixe seu comentário!

Loading Facebook Comments ...

3 Replies to “Onde ir em Março? – Série 30 lugares em 30 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Disqus Comments ...