Roteiro em Belo Horizonte 4 dias (Incríveis!)

Belo Horizonte é uma das cidades mais queridas do Brasil e turistar por aqui é incrível!

Nesse roteiro vou te mostrar em detalhes o que fazer em 4 dias incriveis em Belo Horizonte, BH, Belô, Beagá ou Beozonte! (O cidade com apelido sô!)

Permanecendo na cidade um final de semana ou até 4 dias você consegue conhecer o básico e essencial da capital mineira mas se puder ficar mais tempo inclua outras cidades vizinhas como: Ouro Preto, Inhotim, Tiradentes e Capitólio (só pra começar).

Então vamos juntos ver essa cidade deliciosa, qualquer dúvida, deixe a sua pergunta nos comentários. 😉


Nesse post você saberá: (clique para ir direto)

Conheça Belo Horizonte em imagens (um vídeo de BH)

O Roteiro de 4 dias em detalhes! 

Onde se hospedar em Belo Horizonte

Um mapa com os principais pontos turísticos de Belo Horizonte


Roteiro em Belo Horizonte em 4 dias incríveis!

Estive na cidade na ocasião do encontro da RBBV e fiquei uns dias a mais pois sempre quis conhecer a cidade.

Cheguei pelo Aeroporto de Confins e peguei um onibus (R$ 24 reais) de lá até o Aeroporto da Pampulha, Bairro onde me hospedei. O Hotel era pertinho do aeroporto da Pampulha e pude ir a pé de lá até o hotel. Essa opção é ótima, os onibus funcionam bem, chegam rápido e como o aeroporto de Confins é distante da cidade, você economiza o uber para outros momentos.

Para você ter uma noção, veja o video curtinho com um resumo de tudo dessa viagem e depois te ajudo a fazer tudo isso:

Vou apresentar o roteiro em dias inteiros e você pode mudar a ordem dos dias como preferir, atente-se aos dias de funcionamento de museus e restaurantes. Ao final de cada dia, um resumo com horários e outros links úteis.


Dia 1 – Passeio pelo Conjunto Arquitetônico da Pampulha + Mineirão

Eu estava muito curiosa para conhecer esse lugar!

Fazem parte do complexo Igreja São Francisco de Assis, Iate Tênis Clube, Casa do Baile e Museu de Arte da Pampulha.


roteiro em Belo Horizonte 4 dias incriveis igrejinha bike itau bh( ! ) Sugiro que você faça esse passeio de bicicleta, assim como eu e o casal, Larissa e Carlos, do Vida Cigana fizemos.

A área a ser explorada é enorme porém plana, fácil e boa de ser curtida de bicicleta. Pegue a bicicleta no caminho entre a Casa Museu de Juscelino e a Igrejinha.

Há uma estação das bikes do Itau (estação 10).


roteiro em Belo Horizonte 4 dias incriveis pampulha

Linda vista da Pampulha

Para você entender a importância do lugar, senta que lá vem história:

O arquiteto Oscar Niemeyer recebeu um pedido de Juscelino Kubitschek para quatro projetos e Juscelino o deixou livre para criar, o que não acontecia com frequência para Niemeyer. Liberdade e arte andam juntas, e foi assim que a igreja mais diferente do mundo surgiu, por exemplo, a Igrejinha da Pampulha.

Hoje, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha é Patrimônio da humaninade e marco da arquitetura moderna.

Igreja São Franscisco de Assis (Igrejinha)

Você pode começar pela Casa Museu de Juscelino Kubitschek e de lá ir para a Igreja São Franscisco de Assis, a famosa e diferente Igrejinha.

roteiro em Belo Horizonte 4 dias incriveis igrejinha 2

Linda Igrejinha!

Observe toda a arquietura, é bonita por dentro e por fora com seus murais de Portinari. Toda a obra e desenhos de dentro da Igreja possuem um motivo de ser. Vale a visita!

Iate Tenis Clube

Daí continue para o Iate Tenis Clube. O Conjunto da Pampulha foi construido para que todas as classes sociais tivessem entreterimento e o Iate Clube era o lugar para convivío com a familia, um clube.

roteiro em Belo Horizonte 4 dias incriveis iate clube

O lugar tem forma de “barco atracado” e seus jardins são projetados pelo paisagista Burle Marx. Muito bonito!

roteiro em Belo Horizonte 4 dias incriveis iate clube interno

 

Casa do Baile

A Casa do Baile tem uma arquitetura ainda mais deslumbrante.

roteiro em Belo Horizonte 4 dias incriveis casa do baile

Não sei se o arquiteto queria isso, mas as formas curvas do local são fluidas como música e dança. Esse era o lugar em que a classe mais popular fazia suas festas e também havia um restaurante.

Eu não sei vocês, mas eu queria ser classe baixa nessa época, olha que riqueza:

roteiro em Belo Horizonte 4 dias incriveis casa do baile 2

Museu de Arte da Pampulha

Se estiver de bicicleta, pode continuar até aqui, ou voltar, devolver a bicicleta e continuar com um uber por exemplo. O fato é que esse ponto está um pouco mais distante do que os demais, então veja bem no mapa (lá no final do post) e decida como quer continuar.

roteiro em Belo Horizonte 4 dias incriveis map

Museu de Arte da Pampulha

O hoje museu era na verdade um cassino, a obra é toda em vidro e muitos espelhos e um jardim enorme na frente. A região toda é muito bonita e isso chega a ser mais interessante que as obras do local, um ponto falho do museu.

roteiro em Belo Horizonte 4 dias incriveis map 2

Lindo o jogo de espelhos!

Uma curiosidade é a acústica do salão hoje utilizado para eventos, que amplia todo o som quando se está no centro da sala. Mesmo se estiver fechado peça para entrar (eles deixam) e experimente falar lá dentro.


roteiro em Belo Horizonte 4 dias incriveis pão de queijo mineiroSugestão de almoço: Quando estive por aí havia um Food Truck com maravilhosos pães de queijo recheados!

Foi meu almoço, mas se você não der essa sorte, almoce por ali ou pelo Minerão, o nosso próximo destino.

Ah e muita gente recomenda A Pão de Queijaria para comer esse tipo de delícia!


Mineirão

Opção para quem gosta de futebol, assim como eu! O museu do futebol possui vários detalhes da história de grandes jogadores e é um dos maiores do país. Infelizmente eu não o conheci nesse visita, mas fica a sugestão para esse dia porque cabe bem!

O Minerão está próximo de todos complexo da Pampulha e dependendo de como estiver seu horário você pode parar aqui antes de ir ao Museu. Mais uma vez vale a dica do mapa ao final para você ajustar o roteiro conforme seu dia.


roteiro em Belo Horizonte 4 dias incriveis maria das trançasSugestão de Jantar – Restaurante Maria das Tranças . Esse restaurante é mais uma indicação de “tem que conhecer” do que meramente uma sugestão de jantar. O lugar mantem a tradição e parece mesmo uma casa de vó. Lá provei o famoso Frango ao Molho Pardo, um dos pratos típicos mineiros.

Eu comi sem saber do que se tratava, e gostei! Mas se você não curtir a ideia do molho (pergunte ao garçom), peça outros pratos com frango igualmente bons e abuse da polenta, deliciosa!


Importante: Horários de funcionamento.
  • Casa Juscelino Kubitcheck  funciona de 3ª,4ª, 6ª, sáb. e dom. das 9h às 17h, 5ª das 9h às 21h.
  • Igreja de São Franscisco de Assis funciona 2ª a sáb. das 8h às 17h, dom das 12h às 17h, feriados das 8h às 17h. Há missas Domingos as 10h e terças as 20h.
  • Iate Tenis Clube funciona de 3ª a domingo das 9h às 17h para visitas guiadas, mas abre segundas para visitas comuns.
  • Casa do Baile funciona de 3ª, 4ª,6ª, sáb, dom. das 9h às 17h, 5ª das 9h às 21h.
  • MAP – Museu de Arte da Pampulha funciona de 3ª a dom. das 9h às 17h.
  • Mineirão (Museu do Futebol) verifique o funcionamento no site, os horários e dias alternam em função dos jogos.
  • Restaurante Maria das Tranças bairro São Francisco atende de segunda à sábado: 11h às 22h.  Domingo: 11h às 18h.

Dia 2 – Mercado Municipal e Savassi

Aquele dia delicioso voltado a culinária mineira! O Mercado municipal de Belo Horizonte é muito gostoso, diversificado e um dos melhores do Brasil! Você pode comprar comidas e bebidas, comer e encontrar artigos de decoração.

Lista de compras: doce de leite, pimenta, cachaça, café, goiabada e coma o pão de queijo ou o fígado com jiló!

Mercado Municipal

Minha sugestão é tomar café da manhã aqui, em uma das padarias de lá como a Dona Diva, ou a Du Pain . Ah também recomendo que você vá com roupas frescas, principalmente se estiver calor no dia pois o mercado é muito quente.

Ele é considerado o 3o melhor do mundo e com certeza a diversidade e qualidade das opções conta muito.

Você pode fazer o tour guiado pelo mercado, eu fiz! Quem apresentou o mercado foi a Mariana, uma mineira super simpática que te leva as lojas famosas, mais amadas e conta várias curiosidades.

roteiro em Belo Horizonte 4 dias incriveis mercado municipal bh pimenta

São vendidos cerca de 200 toneladas de queijo por dia!! E num fim de semana cheio, 50 a 80 mil toneladas. Sério!  A marca registrada de Minas é queijo Canastra mas basicamente todo queijo mineiro é maravilhoso.

Não esqueça também da cachaça mineira! No mercado são mais de 900 rótulos e tipos diferentes de cachaça!

Também é possíve comer! O que é um mercado municipal sem as provinhas?? Olha aí a gente comendo o queijo canastra!

roteiro em Belo Horizonte 4 dias incriveis mercado municipal queijo

Uma das panificadoras mais legais e uma boa opção para seu café da manhã é a Du Pain. O forte de lá é o croissant e ele acaba rápido sempre que sai. Outros sucessos são o cciabatta, o bolo de milho e o pão recheado de gorgonzola e nozes. Ai que fome!

Nem só de comida o mercado é feito, há muito artesanato também e achei artigos muito bonitos.

roteiro em Belo Horizonte 4 dias incriveis artesanato

Outra opção para comer no mercado é o famoso figado com jiló! Essa é a iguaria do Mercado e se você encarar peça um acompanhado de cerveja para o almoço. Se não for a sua, recomendo comer na próxima parada, na Savassi.

Savassi

Se for uma quinta-feira você poderá ver a feirinha da Savassi. Com frutas, feijão tropeiro e doces típicos. A rua possui o melhor pão de queijo da cidade, A Pão de Queijaria! Todo mineiro que eu conhecia me recomendou ir a esse local! O único problema é que não consegui ir e tenho que voltar a Belo Horizonte. Mas a dica foi dada e só pode ser bom viu!
Lá o pão de queijo é feito cada dia com um tipo de queijo diferente. Muito legal!
( ! ) Veja o mapa ao final do post para mais dicas

Importante: Horários de funcionamento.
  • Mercado Municipal de Belo Horizonte: Funciona de Segunda a sábado, das 7h às 18h. Domingos e feriados, das 7h às 13h.
  • A Pão de Queijaria (Savassi):  Abre de Segunda a Sábado, das 11h30 às 23h30.

Dia 3 – Praça da Liberdade + Museus + Bar

Um dia mais cultural mas que acaba no Bar ( o mar do mineiro)! Já aviso que são vários museus na região e depende de você querer conhecer todos ou passear por alguns apenas.

Praça da Liberdade

Acorde cedo e vá para a Praça da Liberdade, um lugar com ares de Paris. Sim você leu certo. Há fonte, coreto e jardins inspirados no Palácio de Versailes. Além dessa fonte, quando eu fui estava rosa!

roteiro em Belo Horizonte 4 dias incriveis praça da liberdade

Da praça também se vê O Edifício Niemeyer, um prédio que homenageia às linhas das Serras mineiras com suas curvas sinuosas. O Prédio moderno faz um ótimo contraste com a clássica fachada do CCBB, o Centro Cultural do Banco do Brasil, nossa próxima parada.

roteiro em Belo Horizonte 4 dias incriveis edificio niemeyer

Centro Cultural do Banco do Brasil

Normalmente ocorrem exposições muito legais em museus do CCBB. Na ocasião estava acontecendo a amostra hiperrealista de Patricia Piccinini.

roteiro em Belo Horizonte 4 dias incriveis ccbb

Fachada CCBB

Além disso, se você não tomou café da manhã, pode comer no café do Museu, super gostoso. Adorei meu bolo de cenoura com cobertura de chocolate de lá e o café, tá aprovadíssimo!

Outros museus

Essa região é rica de museus interessantes, então se sobrar tempo e for de interesse recomendo o Memorial Minas Vale e o não tão famoso mas interessante e lindo Museu da Moda.


roteiro em Belo Horizonte 4 dias incriveis chopperia albanosSugestão de bar: ALBANOS. “Se não tem mar, vamo pro bar”. É o lema de cidades não praianas do Brasil e em Minas isso se intensifica. A rua emque o Albanos está é cheia de opções legais mas esse é um dos mais tradicionais da cidade e seu Chopp é ano após ano paontado como o melhor da cidade.

Eu gostei muito! Comida, atendimento e claro, do Chopp!

 


Importante: Horários de funcionamento.
  • CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil: Funciona de Quarta a Segunda (fecha apenas as terças) das 9h as 21h.
  • Museu da Moda de BH: Funciona de Terça a Sexta, das 9h às 21h. Sábados e Domingos, das 10h às 14h.
  • Museu Memorial Minas Vale: Funciona de Terças, quartas, sextas-feiras e sábados das 10h às 17h30. Quintas das 10h às 21h30e Domingos das 10h às 15h30.
  • Chopperia Albanos: Funciona de Segunda a Sexta, das 18h às 1h. Sábados e Domingos, das 16h às 1h.

Dia 4 – Mirante do Mangabeiras + Praça do Papa + Feira Hippie

Esse dia é o dia de relaxar. Se for seu último dia na cidade, é o tempo de “passar” pelos locais citados e se despedir em grande estilo. Mas se fizer o roteiro desse dia em um momento mais traquilo pode passar o dia nos parques e curtir um piquenique cheio de pão de queijo e goiabada.

Mirante do Mangabeira e Praça do Papa

Quando se olha acidade de cima, você entende o nome dela pois é de fato um Belo Horizonte.

roteiro em Belo Horizonte 4 dias incriveis mirante do mangabeiras

Outra opção, para quem passar o dia é passear pelo parque do Mangabeira e assitir ao por do sol ou nascer do sol no Mirante. O fato é que dá pra passar o dia todo nesse local.

Você também pode passear pelo parque e zoológicos nesse dia.

Próximo ao Mirante está a Praça do Papa (marcado no mapa). O local também é um ponto para ver a cidade de cima. A praça recebeu esse nome depois que o Papa João Paulo II realizou uma missa, em sua vista ao Brasil em 1980. Foi daqui que o Papa exclamou: “Que belo horizonte!”

E se estiver por ali, vá até a rua do Amendoim ! Ela dá uma ilusao de ótica muito interessante. Se você parar na subida, o carro sobe ao invés de descer. Vá lá fazer o teste e vem me contar como você acha que isso funciona!

Feira Hippie, Avenida Afonso Pena

Essa só funciona se for domingo! E é a feira hippie é pioneira no Brasil!

Há mais artesanato aqui que no mercado municipal (que já tem bastante e bem bonito). Um ponto legal pra levar a lembrancinha pra casa e voltar mais mineiro.


Importante: Horários de funcionamento.
  • Mirante do Mangabeira: Permite visitas todos os dias de 10h as 22h.
  • Feira Hippie de BH: Domingos (somente) de 6h as 14h.

Onde se Hospedar em Belo Horizonte, dicas por bairro

Eu me hospedei em dois hotéis durante minha estadia, o Quality Pampulha e o Frimas Pampulha para conhecer e também pela questão de logística. Mas você não precisa fazer isso.

Fiquei na região da Pampulha mas recomendo outras três regiões ideias para hotel, hostel e airbnb. Já falei de todos os locais e as minha dicas no post: Minhas dicas de onde se hospedar em Belo Horizonte.

booking aos viajantes


Mapa completo de Belo Horizonte

Nesse mapa estão todos os pontos citados e mais alguns para te insipirar. Clique no mapa e salve cada ponto para você usar durante a viagem.



E aí, o que acharam do roteiro? É ou não é uma cidade incrível?

Belo Horizonte foi a primeira cidade planejada do Brasil e passear pela cidade é um show de arquitetura e história. Além desse estímulo, nunca conheci um mineiro chato na vida, então sabia que a cidade e as pessoas só poderiam ser ótimas, e assim foi.

Com certeza dá pra passar muitos dias nessa cidade gostosa e super interessante! A comida então? Nem se fala!

Eu não vejo a hora de ir de novo a capital mineira e matar as saudades desse lugar.

Qualquer dúvida deixe nos comentários e assine o blog para receber sempre os contéudos primeiro!

Deixe seu comentário!

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Um comentário sobre “Roteiro em Belo Horizonte 4 dias (Incríveis!)

Os comentários estão fechados.