Dicas e eventos da serra Fluminense Petrópolis e Teresópolis

As Dicas e eventos da serra Fluminense Petrópolis e Teresópolis, cidades próximas ao Rio de Janeiro, são ótimas pedidas para fugir do agitado ritmo da capital, e também para conhecer mais dessa região tão bonita e diversificada.

Aqui há história, natureza e muitos eventos que acontecem todos os anos! 

Claro que não são apenas essas 3 cidades que nos chamam a atenção na hora de pensar em um rotieor fora da capital fluminense, mas essas três são as que mais reunem atividades culturas e turísticas no entorno do Rio.

Vamos a agenda do que você pode curtir mes a mes e dicas das cidades, que podem ser curtidas em todos os meses!


Petrópolis, a cidade Imperial e Itaipava

Aqui no blog eu já mostrei um roteiro completíssimo do que fazer em um fim de semana nessa cidade tão bonita, limpa e diferente do restante do estado, e próxima, a 65km do Rio.

Dicas e eventos da serra Fluminense Petrópolis e Teresópolis -4

Pra você ter ideia, o museu imperial está lá, além da fantástica e curiosa casa de Santos Dumont. Visite também a cervejaria Bohemia, uma das visitas mais legais do mundo em cervejarias! Ah claro o Palácio de vidro tem que estar no seu roteiro, assim com diversos restaurantes com um toque alemão, super deliciosos!

 

Itaipava é na verdade um distrito de Petrópolis, mas cada ano mais única e independente da cidade imperial. É uma região ótima pra curtir uma casa de campo, gastronomia, natureza, descanso, cervejarias e comprinhas de artigos da região, relaxar é obrigação! Não deixe de conhecer o Castelo de Itaipava e a feirinha de artesanato.

 

A agenda cultural e turística de eventos em Petrópolis tem pra todos os gostos, festa alemã, festa do chocolae (nhami!) e até festa de Portugal, além do tradicional natal na cidade, confira as datas desse ano (2018).


A agenda cultural e turística de eventos em Petrópolis

A agenda cultural e turística de eventos em Petrópolis

atualizado em 2018

Festa de Portugal – de 21 a 25 de março

Apresentações musicais e teatrais, gastronomia e produtos típicos portugueses. A festa contribui para valorizar as tradições e a cultura portuguesa tão presentes na cidade.

Festa do chocolate (páscoa) – de 28 de março a 01 de abril

Teatro, festas, pratos típicos da páscoa. Realizada no palácio de cristal.

Bauernfest – de 22de junho a 1 de julho

Festa típica da colonização alemã na cidade, que recebeu forte influência.

Bunka-Sai – de 1 a 5 de agosto

O festival japonês na cidade, promete ser um grande encontro dessa cultura na cidade com venda de produtos típicos, apresentações e gastronomia.

Serra Serrata – de 18 a 23 de setembro

Não poderia faltar a festa que celebra os italianos na cidade, minha preferida pois amo os pratos típicos dessa cultura, já quero!

Natal Imperial – de 01 de dezembro a 6 de janeiro

Não poderia faltar a festa que celebra os italianos na cidade, minha preferida pois amo os pratos típicos dessa cultura, já quero!


Teresópolis, o Dedo de Deus na natureza

A cidade que recebe esse nome em homenagem a Imperatriz Teresa Cristina está pertinho do Rio, a 90km. Cheia de aventuras cachoeiras e parques.

Dicas e eventos da serra Fluminense Petrópolis e Teresópolis -1

Quem vai a Teresópolis tem que tomar a famosa certeza de Terê, pros íntimos. Visite também o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e não deixe de parar no Mirante do Soberbo, para uma vista bonita do Dedo de Deus.

 

Teresópolis tem muitas trilhas (cerca de 180km delas incluindo uma que une as cidades Teresópolis e Petrópolis) as mais famosas são a do Poço dois Irmãos, a Suspensa, os Castelos do Açu, a Pedra do Sino, Escalavrado e Agulha do Diabo e a Cartão Postal (confira todas as trilhas no site oficial do parque). Você também pode conhecer a Granja Comary, lugar famoso por ter sido a concetração da seleção brasileira durante a nossa Copa do mundo. Outro lugar legal é o Orquidário Aranda, a Igreja Matriz Santa Teresa e o Palacete Granado e o histórico Palácio Teresa Cristina.

Para associar esse banho de natureza há aqui uma das agendas mais cheias de eventos da serra fluminense, confira as datas desse ano (2018).


A agenda cultural e turística de eventos em TeresópolisA agenda cultural e turística de eventos em Teresópolis

atualizado em 2018

Via Crucis – de 23 a 25 de março

Evento já tradicional na cidade que acontecerá no São José. Anote dias e horários: dia 23 de março, às 19:30 h – dia 18, às 18 h – dia 24, às 19:30 h e no dia 25, às 18 h.  A festa também inclui gastronomia portuguesa e recebe cada vez mais turistas a cada ano.

Blues festival – de 30 de março a 01 de abril

A segunda edição do Festival de Blues acontecerá no Teresópolis Golf Club. A ideia aqui é mais diferente dos demais eventos e trás cervejas artesanais e churrasco como cardápio. Claor que a música é o ponto forte, com shows de Blues, Rock e Jazz. Ah sim! tem área kids!

Série Concertos de Gala e Exposições de Arte –  último sábado do mês de março a outubro

Exposições, apresentações poéticas e recital musical. Muita arte e cultura no Centro Cultural FESO Pro Arte.

Teresópolis Gourmet – de 10 a 27 de maio

Esse é o que mais gostei! Comida e cinema juntos! O festival apresenta pratos criados especialmente para homenagear o cinema e acontecerá dentro do período da realização do Brazil Internacional Film Festival.

Brazil International Film Festival – 23 a 26 de Maio

Pra completar o evento anterior tem esse! Classificado como um dos 100 melhores festivais de cinema do mundo! Uau! Grandes filmes com suas equipes, artistas e cineastas do mundo inteiro. Há sessões gratuitas abertas ao público.

ATM – Abertura da Temporada de Montanhismo – 19 de Maio

Com tanta natureza não é de se espantar que Teresópolis seja considerada a capital nacional do montanhismo. Atividades esportivas e recreativas, sorteios, apresentações musicais, exposições, palestras e oficinas farão parte desse evento.

36ª Exposição de Autos Antigos – 7 a 8 de Julho

As ruas ficam enfeitadas e cheias de carros antigos, interessante se você estiver pelacidade e quiser ver algo diferente. É a feira de carros antigos mais antiga do Brasil e a edição de 2018 tem novidades para o público!

Festa do Chocolate – 27 a 29 de julho

A exemplo da festa de Petrópolis, Teresópolis também temsua versão da festa do chocolate em julho, são cerca de 20 expositores de chocolate artesanal e doces finos, além de programação cultural. No inverno e friozinho, é perfeito!

Vinho nas Alturas – 3 a 5 de agosto

O festival ocorre na Serra dos Órgãos no clima veranico de inverno. A vista invejável segue acompanhada de vinho. Chique.

Festival Teresópolis Gourmet – 20 de setembro a 7 de outubro

O Festival Teresópolis Gourmet possui pratos diversos criados especialmente para a estação, imperdível também!

Festival de Cervejas Especiais de Teresópolis – 12 a 14 de outubro

O evento mais famoso da cidade! Dispensa apresentações, reuna os amigos e vá pra lá, o evento acontece no Teresópolis Golf Club.

Serra Ink Tattoo – 12 a 14 de outubro

O evento diferentão e complementar ao festival de cervejas e que combina bem com quem está na cidade de buscando aventura. Tatuadores, chefes gourmet, cervejeiros, esportes radicais e muito rock.

Natal Encantado de Teresópolis – 3 de novembro a 7 de janeiro

O Natal tem seu espaço aqui também, dá pra combinar a visita com Petrópolis quem também tem sua versão do natal. Ótima dica pro fim do ano em um bate e volta!

Festival XVIII PoÊterÊ – 24 de Novembro

É uma maratona artística. Ao longo de 12 horas artistas locais e convidados de todo o país exercem diversas formas de expressão. também há venda de livros e artesanato.

Confira os demais eventos no site oficial do ministério do turismo


E aí? gostara da agenda?

Quando quer conhecer cada cidade?

Em visita ao Rio de Janeiro ou carioca essa agenda será útil pra conhecer essas cidades quando ocorrerem eventos especiais! Tem festival de música, de chocolate e claro, de cerveja!

Eu aproveitaria os festivais de vinho e cerveja, mas o de chocolate e o do natal nas datas de páscoa e natal são muito especiais também. A verdade é que dá pra ir pra região serrana fluminense o ano todo e curtir eventos diferentes o ano todo!

Comente, me fale o que achou!
Advertisements

2 Replies to “Dicas e eventos da serra Fluminense Petrópolis e Teresópolis

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.