Como chegar a Ilha Grande e onde se hospedar (em detalhes!)
*Atualizado em 2019
Uma das maiores dúvidas dos viajantes que decidem desbravar a Ilha Grande é: Como chegar a Ilha Grande? E Onde se hospedar?
A Ilha Grande está localizada na região de Angra dos Reis, a 125 Km do Rio de Janeiro (capital) e a 425 Km de São Paulo (capital).
Ótimo destino pra viagens de fim de semana e feriado para quem parte do Rio, mas quem sai de São Paulo pode precisar de mais uns dias.
Vou te ajudar a entender melhor como chegar até a Ilha e a importância de escolher onde ficar, pois isso define sua viagem.
Ao fim da leitura você poderá entender melhor o que esperar da Ilha Grande e visita-la assim que possível!
Nesse post você saberá: (clique para ir direto):
Como chegar a Ilha Grande e Onde se hospedar
Como chegar a Ilha Grande
Primero passo – escolhA de onde você quer sair
Você deverá ir até um dos quatro pontos de saída de embarcações para a Ilha Grande: Mangaratiba, Angra, Paraty ou Conceição do Jacareí.
Mas primeiro deve escolher de onde quer sair. Isso depende de alguns fatores e os principais são de onde você vem (norte, sul) e onde vai se hospedar na Ilha.
O mapa abaixo vai ajudar a termos uma visão dos pontos de saída e chegada, abaixo explico como é cada um deles:
Saída de Mangaratiba: Chega na Vila do Abraão.
O ponto mais próximo do Rio mas com menos opções de horário de barcos para a Ilha Grande.
O transporte é feito de barca operada pela CCR e custa 14,00 reais e o trajeto leva cerca de 2 horas.
Se for de carro pode tentar combinar horários para chegar a tempo de alguma das embarcações.
O ponto negativo é que a embaracção demora cerca de 2 horas para completar a travessia. O ponto positivo é que embarcç~es maiores podem ser melhores para quem sente enjoo em alto mar.
Saída do Cais Conceição de Jacareí (minha escolha): Chega na Vila do Abraão.
Também é a opção com mais horários de barcos e lanchas e com a viagem mais rápida.
O transporte é feito de lancha, custa 30,00 reais e leva cerca de 20min. Independentemente da hora que chegar, você vai esperar em média uns 40 min pela próxima embarcação. Há opções de lanchas ou barcos maiores e mais lentos (se sente enjoo prefira esse).
Se for de carro, poderá estacionar seu carro aqui, se for de onibus saiba que ele para bem na entrada do Cais (foi a minha opção).
Saída de Angra: Há opções com destino a Vila do Abraão, Praia do Aventureiro, Bananal e Araçatiba.
Transporte de Lancha e Barco, depende de qual local você irá. Para o aventureiro custa de 60 a 80 reais e demora de 1 a 2 horas.
Opta por sair de Angra quem vem de São Paulo, Paraty e ponto de saída obrigatório para quem quer acampar na praia do Aventureiro. Há opcões de estacionamento também para quem vem de carro.
Saída de Paraty: Chega na Vila do Abraão.
Opção possível porém bastante desvantajosa. O valor acaba ficando muito alto pois o praticado é aplicar um valor fixo de 2 mil reais mais o combustível gasto (totalizando cerca de 3 mil reais). Se estiver em Paraty, pode ir até Angra dos Reis e pegar as barcas lá.
( ! ) Lembre-se: a barca, catamarãs e embarcações maiores são mais estáveis, bom para quem enjoa fácil no mar. A lancha é menor e mais rápida mas está sujeita as movimentações do mar.
Segundo passo: Carro ou onibus
Não vai entrar de carro na Ilha, terá que estacionar em algum dos locais para isso. Por outro lado o carro permite mais flexibilidade de horários.
Se for de onibus: há opções de hora em hora ao Rio de Janeiro partindo para Angra pela Costa Verde. Comprando passagem para Angra pode descer em Conceição do Jacareí, mas pergunte na rodoviária se o onibus para lá ou se é direto.
Eu não comprei com antecedência, somente fui a rodoviária (Novo Rio) e comprei o próximo horário disponível, mas vale lembrar que estava na baixa temporada.
Para época de verão eu recomendo que você verifque os horários com antecedência para garantir que encontrará o melhor horário a você com disponibilidade.
Se for de carro, poderá estacionar nas cidades de Angra e Cais Conceição de Jacareí. A diária do estacionamento custa cerca de 30,00 reais mas pode subir na alta estação (de novembro a janeiro).
Onde se hospedar na Ilha Grande – Escolha seu estilo de viagem
Há opções para vários gostos só não espere da Ilha Grande um resort de luxo, o charme do lugar é justamente a cara rústica que possui e as pousadas tranquilas e de simplicidade.
Outra observação é que nem todas as praias são próprias para banho ou possíveis de se hospedar. O que signfica que a escolha da hospedagem determina como serão seus passeios.
Para escolher bem a hospedagem, defina seu perfil de viagem:
O lado “mais urbano” e prático – Pousadas da Vila do Abrãao.
Onde há mais comércio, restaurantes e pousadas. Algumas pousadas ( são mais de de 170 opções) tem restaurantes também pra ficar com o pé na areia, muito bom!
Abraão também é um ponto central para se deslocar a outros pontos da Ilha, para trilhas e praias principais. Algumas das praias só se chega de barco e aqui há várias agências e horários de passeios disponíveis.
Hospedei-me na Pousada Lounier da praia que está bem na entrada da vila e de frente para o mar.
É um local simples, mas cumpre seu objetivo. Fui super bem atendida e o café da manhã era perfeito (ponto alto daqui). A vista do café da manhã também é bem bonita, de frente pro mar.
( ! ) Dica importante: Procure locais com ar condicionado e quartos dos fundos, que são mais silenciosos. A Pousada que fiquei também tinha Wi-fi, que nem sempre funciona bem na Ilha mas aqui foi satisfatório.
Uma outra opção é ficar em hostel com quarto privativo (ou coletivo se preferir).
A Ilha tem duas opções ótimas e que me deixaram bastante balançada na escolha sobretudo pelo preço convidativo, numa próxma visita escolherei um dos dois com certeza!
Um deles é o famoso Che Lagarto e o outro é o Holandês Hostel. Ambos com café da manhã incluso e Wi-fi e instalações melhores que muitas pousadas da Ilha. O interessante do hostel é a cozinha e áereas comuns compartilhadas, que te aproximam dos outros hospedes.
( ! ) Dica: Quem vai buscando fechar passeios por conta própria (sem agências) pode se unir a outros viajantes e dividir uma lancha privativa por exemplo.
Uma viagem especial e reservada – Pousada privativa (românticas):
Você não precisa estar em casal para se hospedar, mas o clima dessas pousadas é muito especial uma vez que elas estão em porções exclusivas de praia. Ou seja, são praias privativas. Você sai do quarto e põe o pé na areia, sabe? Demais!
A pousada a qual tenho referência é a Pousada Praia da Camiranga, olha a foto de lá pra você entender o que eu to falando:
Sugiro você dar uma olhada nas fotos do pessoal do Booking pra observar outros angulos dessa pousada!
Viagem mais natural – Acampar – Aventureiro, Parnaioca ou Vila do Abraão:
Dependendo do local que você escolher terá um tipo de experiência ou outro.
Se optar por Camping na Vila do Abrãao terá a infra-estrtura da vila, se optar pelo Aventureiro ou Parnaioca terá uma experiência de mais contato com a natureza.
O interessante (na minha opinião) para quem acampa é procurar os camping do Aventureiro.
Além de ser uma das praias mais lindas de todas, oferece uma profunda imersão na natureza.
( ! ) Atenção: Nas praias Aventureiro e Parnaioca não há energia elétrica, significa que você vai largar o celular, acordar com o sol e ver mil estrelas a noite.
Alguns camping tem barraca para alugar e a cobrança é geralmente feita por pessoa, e não por barraca. Há utensilios para cozinha e em alguns há a possibilidade de ficar em um quarto também ao invés de barracas.
Também é necessário fazer um cadastro pois há limite de pessoas permitidas nessas praias.
Esse registro é obtido em Angra e mais informações podem (e devem) se robtidas no site oficial da Ilha, o Ilha Grande.org
( ! ) Dica extra: como não há energia elétrica (sem ar condicionado) e a entrada só acontece mediante registro, pode ser muito mais fácil e confortável acampar na época de baixa estação, no inverno.
Mas acordar com essa vista acho que vale a pena né?
Uma comparação? A Ilha Grande me lembrou muito o ar despojado de Santa Catarina, as praias menos urbanas e nativas.
Espero que tenha ajudado a explicar essa questão de onde sair e como chegar na Ilha Grande. Definir isso fará toda a diferença na sua viagem.
Uma sugestão aos visitantes de primeira viagem é hospedar-se na Vila do Abraão. Fácil de chegar a outros pontos da Ilha e farta rede de pousadas.
Se acampar for seu estilo, vá logo pra Praia do Aventureiro.
E se o foco for você ( e sua companhia) vá pras pousadas privativas que são puro amor.
Onde você irá se hospedar? Deixe seu comentário!
E confira o roteiro completo e dicas de passeios e restaurantes nesse post 🙂
Posts Recomendados
10 comentários sobre “Como chegar a Ilha Grande e onde se hospedar (em detalhes!)”
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Seu post veio na hora certa! Tô sonhando com Ilha Grande. Tava na maior dúvida com relação às pousadas e curti muito as da Vila do Abraão. Só vou preparar o bolso para essas diárias de estacionamento, hein?
haha é verdade, sobretudo se for em alta estação. Eu ach que se você estiver saindo do Rio e ficar mais que um fds, vale a pena o onibus e aí não precisa pagar estacionamento. Ah! Aproveite e de uma olhada n outro post, com as praias roteiros e trilhas!
Olá, Maíra! Post super bem explicado! Fomos duas vezes por Mangaratiba e dormimos em Abraão. A cidade é uma gracinha e um ótimo ponto de partida para outros pontos da ilha. Parabéns pela matéria. Abraços
Verdade Cristina! ponto de partida pro restante da Ilha. Obrigada!
Essa região do Rio é demais, só praias maravilhosas e cenários paradisíacos!!!
Concordo, só de ver que existe isso aqui já fico super feliz!
Adorei o post. Tenho sempre a visão de quem chega a partir de SP, então foi levar ver como é para quem chega do Rio. E que pousada legal hein. Beijos.
Fábio, seu post complementa o meu! Pois a visao de São Paulo eu não vivi na pele hahah. A pousada é incrivel! Eu ja sei de pedidos de casamento feitos aí e até lua de mel, é super especial mesmo!
Excelente conteúdo, de grande valia e pra mim apareceu na hora certa, uma vez que estou indo a Ilha Grande no dia 11/09. Decidi por hospedar em Abraão e tentarei fechar os passeio com máxima de antecedência, a única dúvida ainda é com relação a logística de RJ a Ilha, se vamos de carro locado ou Ônibus. Vamos nos informar melhor quando tiver mais próximo! Muito obrigado pelas dicas.