Belo Horizonte é uma das cidades mais queridas do Brasil e turistar por aqui é incrível!
Nesse roteiro vou te mostrar em detalhes o que fazer em 4 dias incriveis em Belo Horizonte, BH, Belô, Beagá ou Beozonte! (O cidade com apelido sô!)
Para um roteiro de 4 dias ou mesmo um final de semana.
Você consegue conhecer o essencial da capital mineira mas se puder ficar mais tempo inclua outras cidades vizinhas como: Ouro Preto, Inhotim, Tiradentes e Capitólio (só pra começar).
Então vamos juntos ver essa cidade deliciosa, qualquer dúvida, deixe a sua pergunta nos comentários. ?
OPA Tem mais!
Eu estive em Belo Horizonte recentemente e mostrei essa viagem no Instagram @AosViajantes! Corre lá e pocure a #AosViajantesBH
Nesse post você saberá: (clique para ir direto)
Conheça Belo Horizonte em imagens (um vídeo de BH)
O Roteiro de 4 dias em detalhes!
Onde se hospedar em Belo Horizonte
Um mapa com os principais pontos turísticos de Belo Horizonte
Estive na cidade duas vezes e amei ! Tem muito o que fazer em Belo Horizonte
Para você ter uma noção, veja o video curtinho com um resumo de tudo dessa viagem e depois te ajudo a fazer tudo isso:
Vou apresentar o roteiro em dias inteiros e você pode mudar a ordem dos dias como preferir, atente-se aos dias de funcionamento de museus e restaurantes.
Ao final de cada dia, um resumo com horários e outros links úteis.
Cheguei pelo Aeroporto de Confins e peguei um onibus (R$ 24 reais) de lá até o Aeroporto da Pampulha.
O Hotel era pertinho do aeroporto da Pampulha e pude ir a pé de lá até o hotel. Essa opção é ótima, os onibus funcionam bem, chegam rápido e como o aeroporto de Confins é distante da cidade, você economiza o uber para outros momentos.
Eu to com muito conteúdo novo pra escrever sobre Belo Horizonte, então me conta o que você mais quer saber: Detalhes do Mercado Central, detalhes do Tour no Mineirão ou um guia gastronômico de Belo Horizonte?Outras sugestões são bem vindas também! Me conta nos comentários, terei o maior prazer em saber e poder atender.
Eu estava muito curiosa para conhecer esse lugar!
Fazem parte do complexo Igreja São Francisco de Assis, Iate Tênis Clube, Casa do Baile e Museu de Arte da Pampulha.
A área a ser explorada é enorme porém plana, fácil e boa de ser curtida de bicicleta. Pegue a bicicleta no caminho entre a Casa Museu de Juscelino e a Igrejinha.
Há uma estação das bikes do Itau (estação 10).
Para você entender a importância do lugar, senta que lá vem história:
O arquiteto Oscar Niemeyer recebeu um pedido de Juscelino Kubitschek para quatro projetos e Juscelino o deixou livre para criar, o que não acontecia com frequência para Niemeyer. Liberdade e arte andam juntas, e foi assim que a igreja mais diferente do mundo surgiu, por exemplo, a Igrejinha da Pampulha.
Hoje, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha é Patrimônio da humaninade e marco da arquitetura moderna.
Você pode começar pela Casa Museu de Juscelino Kubitschek e de lá ir para a Igreja São Franscisco de Assis, a famosa e diferente Igrejinha.
Observe toda a arquietura, é bonita por dentro e por fora com seus murais de Portinari. Toda a obra e desenhos de dentro da Igreja possuem um motivo de ser. Vale a visita!
Daí continue para o Iate Tenis Clube. O Conjunto da Pampulha foi construido para que todas as classes sociais tivessem entreterimento e o Iate Clube era o lugar para convivío com a familia, um clube.
O lugar tem forma de “barco atracado” e seus jardins são projetados pelo paisagista Burle Marx. Muito bonito!
A Casa do Baile tem uma arquitetura ainda mais deslumbrante.
Não sei se o arquiteto queria isso, mas as formas curvas do local são fluidas como música e dança. Esse era o lugar em que a classe mais popular fazia suas festas e também havia um restaurante.
Eu não sei vocês, mas eu queria ser classe baixa nessa época, olha que riqueza:
Se estiver de bicicleta, pode continuar até aqui, ou voltar, devolver a bicicleta e continuar com um uber por exemplo. O fato é que esse ponto está um pouco mais distante do que os demais, então veja bem no mapa (lá no final do post) e decida como quer continuar.
O hoje museu era na verdade um cassino, a obra é toda em vidro e muitos espelhos e um jardim enorme na frente. A região toda é muito bonita e isso chega a ser mais interessante que as obras do local, um ponto falho do museu.
Uma curiosidade é a acústica do salão hoje utilizado para eventos, que amplia todo o som quando se está no centro da sala. Mesmo se estiver fechado peça para entrar (eles deixam) e experimente falar lá dentro.
Foi meu almoço, mas se você não der essa sorte, almoce por ali ou pelo Minerão, o nosso próximo destino.
Ah e muita gente recomenda A Pão de Queijaria para comer esse tipo de delícia!
Opção para quem gosta de futebol, assim como eu! O museu do futebol possui vários detalhes da história de grandes jogadores e é um dos maiores do país.
Eu já visitei muito Museu e fiquei impressionada com a riqueza desses, no fim do tour ainda comprei uns souvenirs de tanto que gostei (hahah).
O Minerão está próximo de todos complexo da Pampulha e dependendo de como estiver seu horário você pode parar aqui antes de ir ao Museu. Mais uma vez vale a dica do mapa ao final para você ajustar o roteiro conforme seu dia.
Eu comi sem saber do que se tratava, e gostei! Mas se você não curtir a ideia do molho (pergunte ao garçom), peça outros pratos com frango igualmente bons e abuse da polenta, deliciosa!
Aquele dia delicioso voltado a culinária mineira! O Mercado municipal de Belo Horizonte é muito gostoso, diversificado e um dos melhores do Brasil! Você pode comprar comidas e bebidas, comer e encontrar artigos de decoração.
Lista de compras: doce de leite, pimenta, cachaça, café, goiabada e coma o pão de queijo ou o fígado com jiló!
Minha sugestão é tomar café da manhã aqui, em uma das padarias de lá como a Dona Diva, ou a Du Pain . Ah também recomendo que você vá com roupas frescas, principalmente se estiver calor no dia pois o mercado é muito quente.
Ele é considerado o 3º melhor do mundo e com certeza a diversidade e qualidade das opções conta muito.
Você pode fazer o tour guiado pelo mercado, eu fiz! Quem apresentou o mercado foi a Mariana, uma mineira super simpática que te leva as lojas famosas, mais amadas e conta várias curiosidades.
São vendidos cerca de 200 toneladas de queijo por dia!! E num fim de semana cheio, 50 a 80 mil toneladas. Sério! A marca registrada de Minas é queijo Canastra mas basicamente todo queijo mineiro é maravilhoso.
Não esqueça também da cachaça mineira! No mercado são mais de 900 rótulos e tipos diferentes de cachaça!
Também é possíve comer! O que é um mercado municipal sem as provinhas?? Olha aí a gente comendo o queijo canastra!
Uma das panificadoras mais legais e uma boa opção para seu café da manhã é a Du Pain. O forte de lá é o croissant e ele acaba rápido sempre que sai. Outros sucessos são o cciabatta, o bolo de milho e o pão recheado de gorgonzola e nozes. Ai que fome!
Nem só de comida o mercado é feito, há muito artesanato também e achei artigos muito bonitos.
Um dia mais cultural mas que acaba no Bar ( o mar do mineiro)! Já aviso que são vários museus na região e depende de você querer conhecer todos ou passear por alguns apenas.
Acorde cedo e vá para a Praça da Liberdade, um lugar com ares de Paris. Sim você leu certo. Há fonte, coreto e jardins inspirados no Palácio de Versailes. Além dessa fonte, quando eu fui estava rosa!
Da praça também se vê O Edifício Niemeyer, um prédio que homenageia às linhas das Serras mineiras com suas curvas sinuosas. O Prédio moderno faz um ótimo contraste com a clássica fachada do CCBB, o Centro Cultural do Banco do Brasil, nossa próxima parada.
Normalmente ocorrem exposições muito legais em museus do CCBB. Na ocasião estava acontecendo a amostra hiperrealista de Patricia Piccinini.
Além disso, se você não tomou café da manhã, pode comer no café do Museu, super gostoso. Adorei meu bolo de cenoura com cobertura de chocolate de lá e o café, tá aprovadíssimo!
Outros museus
Essa região é rica de museus interessantes, então se sobrar tempo e for de interesse recomendo o Memorial Minas Vale e o não tão famoso mas interessante e lindo Museu da Moda.
Eu gostei muito! Comida, atendimento e claro, do Chopp!
Esse dia é o dia de relaxar. Se for seu último dia na cidade, é o tempo de “passar” pelos locais citados e se despedir em grande estilo. Mas se fizer o roteiro desse dia em um momento mais traquilo pode passar o dia nos parques e curtir um piquenique cheio de pão de queijo e goiabada.
Quando se olha acidade de cima, você entende o nome dela pois é de fato um Belo Horizonte.
Outra opção, para quem passar o dia é passear pelo parque do Mangabeira e assitir ao por do sol ou nascer do sol no Mirante. O fato é que dá pra passar o dia todo nesse local.
Você também pode passear pelo parque e zoológicos nesse dia.
Próximo ao Mirante está a Praça do Papa (marcado no mapa). O local também é um ponto para ver a cidade de cima. A praça recebeu esse nome depois que o Papa João Paulo II realizou uma missa, em sua vista ao Brasil em 1980. Foi daqui que o Papa exclamou: “Que belo horizonte!”
E se estiver por ali, vá até a rua do Amendoim ! Ela dá uma ilusao de ótica muito interessante. Se você parar na subida, o carro sobe ao invés de descer. Vá lá fazer o teste e vem me contar como você acha que isso funciona!
Essa só funciona se for domingo! E é a feira hippie é pioneira no Brasil!
Há mais artesanato aqui que no mercado municipal (que já tem bastante e bem bonito). Um ponto legal pra levar a lembrancinha pra casa e voltar mais mineiro.
Eu me hospedei em dois hotéis durante minha estadia, o Quality Pampulha no bairro Pampulha e no Ibis Liberdade no bairro mais central da Liberdade.
Recomendo outras três regiões para se hospedar em Belo Horizonte
Já falei de todos os locais e as minha dicas no post: Minhas dicas de onde se hospedar em Belo Horizonte.
Nesse mapa estão todos os pontos citados e mais alguns para te insipirar. Clique no mapa e salve cada ponto para você usar durante a viagem.
Belo Horizonte foi a primeira cidade planejada do Brasil e passear pela cidade é um show de arquitetura e história. Além desse estímulo, nunca conheci um mineiro chato na vida, então sabia que a cidade e as pessoas só poderiam ser ótimas, e assim foi.
Com certeza dá pra passar muitos dias nessa cidade gostosa e super interessante! A comida então? Nem se fala!
Eu não vejo a hora de ir de novo a capital mineira e matar as saudades desse lugar.
Roteiro Cartagena e San Andres 7 a 10 dias inclui dia a dia com dicas…
Ter um voo cancelado pela cia aérea pode ser uma dor de cabeça, mas você…
Hotéis Românticos em Curitiba para fim de semana em casal é um post com dicas…
5 dicas imperdíveis de Cartagena reune tudo que você precisa visitar pra fazer dessa viagem…
Quanto custa viajar a San Andres e Cartagena? Foi a pergunta que mais recebi desde…
Cartagena e San Andres saiba tudo antes de ir para que não tenha nenhuma surpresa…
View Comments
Adorei as dicas! Pretendo conhecer BH em breve. Quero conhecer o bairro Santa Tereza, mais precisamente o museu do clube da esquina. Acho que fica próximo e deve caber nesse roteiro. Tem informações sobre esse bairro?
Oi Katia! Legal que gostou do rotero, BH é uma cidade muito gostosa. ;) Pra conhecer o museu do Clube da esquina, eu tentaria ri no mesmo dia do mercado municipal, esse bairro é próximo ao centro da cidade, que coincide com a região do dia 3 no roteiro (e os museus), mas justamente por já ter muito museu e coisas pra fazer, eu colocaria o bairro Santa Tereza num dia mais vazio, que é o dia 2. Se você não fizer o passeio de bicicleta no dia 1, também pode colocar o museu nesse dia ;)