Os 20 estádios mais legais do mundo + Calendário da Copa 2018

Copa do mundo da Rússia tá chegando e eu que adoro futebol não quero perder nenhum jogo!

Pra entrar nesse clima, hoje trago uma lista com 20 estádios incríveis e um bônus pra quem ama futebol!

Sim! Ao final do post você encontra um link para o Calendário Google com os jogos da Copa do Mundo 2018 prontinha pra sua agenda e pro bolão com os amigos!

Divita-se (e que venha a revanche do 7×1!)


Os 20 estádios mais legais do mundo

Os estádios mais legais do mundo são muitas vezes confundidos com os mais bonitos do mundo.

Vários foram construídos para as Copas do Mundo, outros deles estão na lista por serem afetivamente queridos por todo Brasileiro, mas em comum todos tem o fato de serem incríveis e a emoção que causam nos torcedores.

Você arrisca um palpite antes de começar a ler?

Ah! Preferi deixar de fora os estádios Brasileiros (aaaaah). Com certeza ia dar briga aqui! (e o Couto Pereira seria o número 1 na minha opinião). Se você quer uma edição com estádios Brasileiros, comente esse post e Confira a lista!


Allianz Arena de Munique – Alemanha

estádios mais legais do mundo Calendário da copa allianz

Quando eu leio em voz alta o nome desse estádio já me vem imagem da copa de 2006 na Alemanha. Ao fundo, uma imagem noturna do Allianz Arena mudando de cor. Esse é o primeiro centro esportivo do mundo que muda a cor das suas paredes externas, de acordo com o time ou evento. Muito legal! Esse estádio é utilizado pelo Bayern de Munique mas o projeto original é de arquitetos suíços.

Sapporo Dome – Japão

estádios mais legais do mundo Calendário da copa saporo

Se está no Japão deve ser incrível certo? Mais que certo nesse caso. Esse estádio tem um sistema para cobrir e recolher a grama ou para deixa-la tomando um solzinho. Isso mesmo, a grama e o estádio inteiro saem para passear de acordo com o clima.

Veltins Arena – Alemanha

estádios mais legais do mundo Calendário da copa Veltins

Mais uma vez a Alemanha na lista gente (é todo dia um 7×1). O Veltins Arena é super tecnológico e foi feito de última hora! Assim como o estádio do Japão, o campo sai do estádio para tomar um ar fresco e o teto é retrátil.

Century Link Field – Estados Unidos

estádios mais legais do mundo Calendário da copa eua

Os estádios americanos são entre gigantes e enormes. Esse tem capacidade para 67 mil pessoas e foi considerado pelo Guiness Book o estádio mais barulhento do mundo. Imagine as 67 mil pessoas gritando ao mesmo tempo.

Matmut-Atlantique de Bordeaux – França

estádios mais legais do mundo Calendário da copa bordeaux

Devo dizer que esse não é meu preferido, mas certamente eu seria julgada se não colocasse o Frances de Bordeaux na lista. Já recebeu prêmio de melhor implantação esportiva, é todo retangular e apoiado por 900 mil colunas de aço brancas.

Wembley Stadium de Londres – Inglaterra

estádios mais legais do mundo Calendário da copa wembley

Mais um estádio com grande capacidade o Wembley aceita até 90 mil pessoas e é o segundo maior da Europa. O mais legal desse estádio é o teto retrátil (parcialmente) e a arquitetura.

Estádio Nacional de Pequim – China

estádios mais legais do mundo Calendário da copa ninho do passaro

Estádio nacional de Pequim ninguém sabe o que é mas se você disser “ninho de pássaro” as memórias são ativadas. Esse estádio impressiona pela beleza e a imagem diz mais que mil palavras, ou que os 91 mil torcedores que ele é capaz de receber.

Nizhny Novgorod – Rússia

estádios mais legais do mundo Calendário da copa russia 2018

É claro que os estádios da Copa da Rússia não poderiam ficar de fora dessa lista. Um dos mais interessantes e complexos é o Nizhny Novgorod, que simboliza a água e vento. Não tem esse movimento? O interno do estádio conta com cores de branco e azul que deixam a luz passar de forma difusa, como a água. Já adorei e to louca pra ver o Messi jogando aí!

Moses Mabhida – África do Sul

estádios mais legais do mundo Calendário da copa africa moses

A África do Sul sediou uma das copas mais bonitas das últimas gerações e mais um estádio está nessa lista. Esse foi o grande símbolo da copa e o estádio por si só é cheio de simbolismos. O seu arco representa a bandeira da África do Sul, já o seu nome seu nome é inspirado em um dos maiores ativistas do Apartheid.

Pancho Arena – Hungria

stádios mais legais do mundo Calendário da copa pancho

O tamanho dele não é o forte (capacidade é de apenas 3,4mil pessoas) mas a beleza sim e ele já foi eleito o estádio mais bonito do mundo. O estádio é quase todo feito numa estrutura de madeira, que se mistura a paisagem.

Gospin Dolac – Croácia

estádios mais legais do mundo Calendário da copa gospin

A Croácia é conhecida pelas paisagens surreais e aí os Croatas tiveram a moral de colocar um estádio em meio a natureza. O Gospin Dolac está construído em meio a montanhas, lagos e rochas. Corra pra pegar o seu lugar pois apenas 4mil torcedores são permitidos.

Samara Arena – Rússia

estádios mais legais do mundo Calendário da copa Samara

A vontade é de colocar todos os estádios da Rússia sim mas vou nos poupa para apenas dois. O Samara parece uma nave espacial e foi o que demorou mais tempo a ficar pronto. A cidade de Samara é historicamente conhecida pela exploração espacial (alô Americanos!) e é isso que o estádio representa. A cúpula é formada de 32 vigas radiais e cada uma delas pesa 277 toneladas. UAU!

Parc Olympique Lyonnais – França

estádios mais legais do mundo park olimpique

O estilo desse estádio pode não ser o mais inovador do mundo mas é o tipo de estádio que emociona o torcedor. Ele tem capacidade para 60 mil pessoas torcerem em coro e um teto triangular.

Juventus Stadium de Turim – Itália

estádios mais legais do mundo Calendário da copa juventus arena

O mais legal desse estádio são os mais de 7 mil painéis metálicos em tons de cinza e branco que criam um efeito de bandeira em movimento. O projeto é de 2011 e ainda não foi copiado (a altura) por ninguém.

Estádio Centenário – Uruguai

 

estádios mais legais do mundo Calendário da copa uruguai 1930

O estádio da primeira copa do mundo, de 1930, só poderia aparecer aqui como apego emocional aos amantes do futebol. O estádio é sim legal, mas esta super mal cuidado (estive lá há alguns anos). Com a história que tem, merecia uma reforma.

Kaohsiung – Taiwan

estádios mais legais do mundo Calendário da copa taiwan

Se não tem tecnologia envolvida não foi oriental que fez. Esse estádio é o primeiro do mundo que produz a energia que consome. São cerca de 9 mil painéis solares fotovoltaico cobrindo o estádio para fornecer essa energia. Legal e sustentável.

FBN Stadium de Joanesburgo (ou Soccer City) – África do Sul

estádios mais legais do mundo Calendário da copa africa do sul

Esse estádio tá na lista não só por sua beleza e tals mas por um caráter afetivo. O local recebeu o primeiro discurso de Mandela após a liberdade. A ideia do estádio é lembrar um vaso de argila no fogo, não é que é? Esse mosaico de fora do estádio é uma das obras mais lindas da África do Sul e certamente marcou a copa de 2010. Ele consegue receber 91 mil torcedores, haja ouvido pra tanta vuvuzela.

Nuevo San Mamés – Espanha

estádios mais legais do mundo Calendário da copa eurocopa 2020

Mais um premiado na lista! Esse estádio reformado a partir do San Mamés, recebeu o prêmio de melhor arquitetura em 2015 e será um dos estádios da Eurocopa 2020. O legal desse estádio é que a acústica dele melhora e enaltece ainda mais os gritos dos torcedores. Ele suporta cerca de 54 mil torcedores (mas que devem soar como 100mil com essa acústica!)

Narodowy – Polônia

estádios mais legais do mundo Calendário da copa polonia

Olhando assim até parece um circo moderno. O estádio da Euro 2012 tem mosaico representando a bandeira do país por fora e por dentro. Já o teto, a parte mais legal, é como uma lona (falei que parecia um circo) movida com granes cabos de aço.

Friends Arena – Suécia

estádios mais legais do mundo Calendário da copa friends

Faz parte da história do futebol nacional. Foi numa versão antiga desse estádio que o Brasil conquistou o primeiro título Mundial. A versão moderna tem fachada metálica, muita luz e um teto retrátil.


Calendário da Copa da Rússia 2018 no Google Agenda

Para colocar todos os jogos da copa diretamente na sua agenda ou Calendário Google é fácil.

Pegue esse link da Agenda da Copa 2018 e siga as instruções na tela para salvar os jogos no seu celular.

Se você preferir pode partir do seu Google Calendar, acessar o caminho: adicionar agenda/ do URL. E aí colar o link: https://goo.gl/wgq5mb

Compartilhe com os amigos e que venham os jogos! (e os bolões da copa!)


Menções Honrosas

Signal Iduna – Muralha amarela do Borússia Dortmund (Alemanha, 80 mil)

Municipal de Braga (Portugal, 2003, 30 mil)

St. Jakob Park (Suíça, 2001, 38 mil)

Emirates (Inglaterra, 2006, 60 mil)

Donbass Arena (Ucrânia, 2009, 52 mil)

Comente, me fale o que achou!
Advertisements

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.