melhores-praias-do-parana-e-onde-se-hospedar Melhores praias do Paraná: descubra a melhor pra você

Melhores praias do Paraná: descubra a melhor pra você

Praias do Paraná é um post feito por uma Curitibana com anos e anos de litoral!

Melhores praias do Paraná, mas espera! Paraná tem praia boa assim que vale a pena?

Ô se tem! Há verdadeiros tesouros escondidos como Atami, no Pontal do Paraná, outros mais famosos como Ilha do Mel, Guaratuba, Matinhos e Caiobá e alguns menos conhecidos como a praia de Santa Terezinha.

Nesse post vou te falar cada uma dessas praias no Paraná, o que fazer, as vantagens e desvantagens, e algumas dicas de onde ficar hospedado com base no que já aluguei. Vem comigo!

Ei você! Gosta de dicas de passagem aérea barata e promoções? Então me siga no @aosviajantes lá no instagram! Está rolando um Mini Curso de Passagem Aérea! Aproveite e assine o recebimento de notícias para não perder notícias como essa!

Nesse post você vai ver:

Porque você precisa conhecer as praias do Paraná

Eu frequento as praias do Paraná desde criança mas de uns anos pra cá, 2016, 2017 mais ou menos, percebi uma grande mudança no litoral.

as-praias-do-parana-e-onde-ir Melhores praias do Paraná: descubra a melhor pra você

Todas a 2 horas de Curitiba em média e excelentes.

Mas a distância curta é só uma das vantagens, as praias hoje em dia tem muito mais estrutura pro turismo.

Mais hospedagens, mais pessoas treinadas a receber bem o turista, restaurantes, mercados, sistema de abastecimento de água.

Antes era certo que faltaria água do banho no ano novo, hoje em dia isso é coisa do passado pra 90% das regiões.

Como chegar as praias do Paraná?

O Litoral do Paraná também está pertinho de Curitiba, a cerca de 2 horas de carro, ou 120 km, o que torna a viagem super viável até pra um bate e volta.

A estrada pedagiada é tranquila e bem sinalizada. Se você precisar parar pode usar dos postos de parada que oferece banheiro limpo, café chá e água.

Para Pontal do Paraná há um pedágio de 21,90.

Para Guaratuba são 2 pedágios de 4,90.

O acesso as praias é pela BR-277, PR-407 e PR-412.

Mas para chegar a Ilha do mel tem mais um trecho que deve ser feito de barca, com desembarque em Nova Brasília ou Encantadas.

Vamos ver como cada uma das praias pode nos atender, e assim ajudar a sua escolha.

Onde se hospedar no litoral Paranaense? Airbnb ou Hotel?

Já estive no litoral do Paraná muitas e muitas vezes e pude me hospedar em diferentes tipos de locais.

praias-do-parana-melhores-lugares-para-se-hospedar Melhores praias do Paraná: descubra a melhor pra você

Já fiquei em pousadas, airbnb ou casa alugada de amigos.

A grande maioria das hospedagens são no estilo pousada. Não há hoteis de luxo, mas você pode encontrar airbnb bastante sofisticados dependendo da praia.

Pois, quando se trata de litoral paranaense, o estilo da praia e o tipo de hospedagem estão super ligados.

Por isso, eu deixei a indicação de hospedagem dentro de cada uma das praias. Assim você faz a melhor escolha pro seu estilo!

Top 5 cidades do litoral paranaense e suas 17 praias.

Cada praia do litoral do Paraná tem uma característica própria.

praias-do-parana-como-chegar-e-porque-ir Melhores praias do Paraná: descubra a melhor pra você

Umas são mais agitadas e festeiras, e outras; desconhecidos paraísos.

As principais cidades praias do Paraná são: A praia de Matinhos, a de Guaratuba, Pontal do Paraná e a Ilha do Mel. Apesar de próximas, existem diferenças sutis entre elas.

Por isso, separei 17 praias do Paraná pra você escolher.

1. Pontal do Paraná: melhores praias e onde se hospedar

Pontal do Paraná tem 48 Balneários! Alguns mais agitados como a Praia de Leste e Ipanema, ou tranquilos como Shangri-lá e o balneário de Pontal do Sul, que é ponto de partida para Ilha do Mel.

atami-uma-das-melhores-praias-do-parana Melhores praias do Paraná: descubra a melhor pra você

Balneário Atami

Essa foi minha última descoberta do litoral Paranaense e eu não poderia ter sido melhor surpreendida.

O balneário Atami é uma praia fechada, em condomínio, e justamente por isso escolhi esse destino pra passar uns dias de dezembro, pois ainda estamos em quarentena e pandemia.

O bom de Atami é ter esse controle, o que significa que a praia não enche muito. Pra falar a verdade eu via praia mais cheia no dia 24 de dezembro e imagino que nos feriados também tenha mais turistas, mas está longe de lotar!

Bem, e a praia em si? Mar surpreendentemente quentinho e calmo, larga faixa de areia e preservação natural da vegetação.

Em Atami são proibidas as construções de prédios, as ruas são pavimentadas, limpas e as casas são enormes em sua maioria. O que é bem legal pra viagem com amigos ou família.

Eu adorei Atami e super recomendo como uma das melhores praias do Paraná.

Balneário Shangri-lá

Shangri-la fica do ladinho de Atami, mas não é uma praia de condomínio fechado.

Ou seja, tem o mesmo mar quente e grande a faixa de areia, porém, é mais agitada! O mar aqui também pode fazer mais ondas o que atrai surfistas e o pessoal do parapente.

Tem muita estrurua e é uma parte do litoral bem organizada, ruas pavimentadas, muito restaurantes, lojas, sorveteria e atividades pra fazer a noite.

Aqui também acontece o Festival do Caranguejo, geralmente em janeiro de cada ano.

Praia de Ipanema (do Paraná, não a carioca)

O balneário Ipanema é possivelmente o mais famoso do Litoral. Vim muito aqui quando criança e posso dizer que tenho boas memórias.

É uma praia mais cheia, mais agitada e pode ter aquelas famosas filas de mercado em alta temporada sabe?

Tem atividades pra fazer a noite e pe bem agitado, um centrinho com lojas, barzinhos e restaurantes.

Como todo local mais popular, vai ter de tudo na praia. Famílias, jovens, casais, crianças.

Uma opção que tenho usado há muitos verões é se hospedar em Ipanema e curtir a praia vizinha, de Santa Terezinha, muuuuuito mais vazia e tranquila. Eu adorooo!

Praia de Leste

Já a Praia de Leste é um dos balneários mais tranquilos. Na temporada, recebe um número considerável de turistas, que aproveitam o lugar e suas águas mais calmas para tomar um bom banho de mar ou se divertir e caminhar na areia.

O Balneário possui uma boa estrutura, com mercados, pronto atendimento, farmácia, bares, baladas, mercados e pousadas. Porém, próximo à faixa de areia, não existe muita estrutura. Por isso, é indicado já levar para a praia os alimentos, bebidas e itens necessários para garantir um dia tranquilo e sem imprevistos.


Hospedagem em Pontal do Paraná:

melhores-praias-do-parana-atami Melhores praias do Paraná: descubra a melhor pra você

Em Atami, pra casais que buscam o conforto de um hotel, recomendo super a Pousada Caminho das Ilhas. Lugar limpo, com café da manha, wifi e quarto bem ajeitado. Se fosse hoje, eu iria lá! Bom para casal.

O Balneário Atami também tem hospedagens para grupos grandes, acho ideal!

Por exemplo, essa casa em Atami com piscina atende até 13 hospedes em 7 quartos. Definitivamente Atami é a melhor praia pra ir em família ou grupo de amigos!


2. A Ilha do mel: melhores praias e onde se hospedar

A Ilha do Mel possui praias incrivelmente lindas e diferentes. É um dos destinos mais bonitos do Brasil, e se você tiver a oportuidade de conhece-la, vá!

melhores-praias-do-parana-ilha-do-mel Melhores praias do Paraná: descubra a melhor pra você

As praias se dividem basicamente em áreas pro lado de dentro do litoral (de frente a Pontal) e as praias de frente ao oceano, algumas delas com acesso por trilhas.

Ou seja, o local de hospedagem na Ilha do Mel é muito importante!

Prainha na Ilha do Mel

A praia de chegada a Ilha do Mel, por isso mais cheia,com mais estrutura (como mercados, farmácia, restaurantes e pousadas) mas também mais agitada.

É uma boa opção pra quem tem crianças pois caminha-se menos e as águas são calmas. Pode, entretando ficar cheia, e com pouca faixa de areia devido a maré. Não é minha preferida pra hospedagem.

Praia do Limoeiro na Ilha do Mel

A praia do Limoeiro também tem águas calmas apesar de ventar muito, acaba sendo ideal pra quem quer praticar esportes como Stand up Paddle e vela.

Ela fica perto do desembarque de Brasília, e também tem estrutura como mercados, restaurantes, pousadas e etc. Considero um bom local pra se hospedar!

Praia de Fora ou Praia do Farol na Ilha do Mel

A Praia do Farol na Ilha do mel é passeio obrigatório. Você pode inclusive chegar até ela em um passeio de bike! Ela fica a poucos minutos de Brasília e do Trapiche.

O Farol das Conchas fica bem ao alto em um dos morros da Ilha na região da ilha de Brasília. O mar é bem limpo mas agitado, porém é um local que você vira com certeza, um dos símbolos da magia da Ilha do Mel.

Praia das Conchas e Gruta das Encantadas na Ilha do Mel

Mais um destino super turístico da Ilha. Nessa parte também se encontra uma praia de areia fina e mar agitado pois é uma parte da olha com mar aberto.

Agito esse que abriu uma fenda no paredão rochoso, formando a gruta das encantadas.

A gruta tem esse nome devido a lenda da região das Encantadas. Conta a lenda que mulheres cantavam ao amanhecer e entardecer, e sua beleza encantava quem ouvia. Um dia um índio se apaxonou por uma das mulheres e juntos desapareceram no mar. Ficou somente os ecos dos cantos na gruta que podem ser ouvidos até hoje.

Entre lá no amanhecer ou entardecer, de um grito pra entender o eco, e curta a imagem linda do sol contornando a entrada da gruta.

Praia da Fortaleza na Ilha do Mel

Essa praia fica láaa no outro lado da Ilha e se você estiver fazendo um bate e volta, provavelmente será seu último destino.

A caminhada leva 1 hora a parte de Brasília e cerca de 3h se sair das encantadas, passando pelo morro do sabão (que escorrega mesmo viu!, eu quase morri aqui!).

Está quase sempre vazio por ser mais distante, mas é muito impressionante.

Da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres (construção do século 18) temos a vista de toda a porção da Ilha, do mar e a larga faixa de areia fazem a gente querer ficar aqui meditando, na paz.

Praia do Miguel na Ilha do Mel

Uma das praias mais fáceis de chegar e com variedade de emoções! Muita preservação natural do ambiente, mar agitado bom pra surfar e em alguns momentos água super calma, sendo um destino pra toda a família.

Fica a cerca de 30 minutos de Brasília e de Encantadas, mas não possui a estrutura que esses locais tem, com restaurante e etc. Ou seja, pra passar uma manhã aqui precisa levar sua água e comidas na caminhada.


Onde se hospedar na Ilha do Mel:

ilha-do-mel-hospedagem-barata Melhores praias do Paraná: descubra a melhor pra você

A Pousada Caraguata Pousada fica na Praia das Encantadas. Tem café da manhã incrível e um quarto limpo e bem decorado. Garantia de sucesso.

Perto do Farol há opções mais economicas. Uma das melhores sem dúvidas é a Pousada das Meninas. De decoração linda e bem cuidado, limpo e com um super café da manhã.


3. Guaraqueçaba: melhores praias e onde se hospedar

Na região de Guaraqueçaba temos a Ilha do Superagui, considerada pela Unesco como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade.

melhores-praias-do-parana-guaraquecaba-ilha-do-superagui Melhores praias do Paraná: descubra a melhor pra você

Ilha do Superagui

O turismo na Ilha do Superagui é ideal pra quem quer águas limpas e calmas, e muito ecoturismo! O ambiente é rústico com opções simples de pousadas e pouca infra estrutura.

Na Ilha do Superagui podemos ver botos, andar de bike, fazer trilhas ecológicas e ver muitos animais, alguns até ameaçados de extinção, como o mico-leão-da-cara-preta e papagaio-de-cara-roxa.

4. Praia de Matinhos: melhores praias e onde se hospedar

Matinhos é a praia do Paraná com alguns dos balneários mais agitados, como Caiobá. Também possui um ambiente mais caseiro como Praia Grande, repleto de pousadas e veranistas.

Pra quem quer um fim de ano com festa, um verão com atrações, Matinhos é a sua praia.

melhores-praias-do-parana-matinhos-caioba Melhores praias do Paraná: descubra a melhor pra você

Praia de Caiobá e Praia dos Amores

Caiobá é um Balneário um pouco maior, e se divide em Praia Brava de Caiobá e Praia Mansa de Caiobá, uma de um lado e outra de outro lado do Morro do boi.

A Praia Brava de Caiobá é a que tem mar agitado! Adorada por surfistas mas também por turistas que lotam a areia. Há eventos acontecendo e essa é aquela praia agito de verão.

Já a praia Mansa de Caiobá, Matinhos, é a que tem mar calmo. Mas, possui menos faixa de areia. Bom pra crianças e pra curtir esportes como caiaque, standup paddle e etc.

Ambas possuem estrutura boa pro banhista sem perrengue! Vendedores, restaurantes, chuveiros, calçadas, etc.

Entre elas está a praia dos Amores de Matinhos, que possui um estretito de rochas e por isso é bem bonita, mas não tão de banho.

Você pode conhecer essas tres praias em Matinhos em uma caminhada.

Assim como a maioria dos Balneários do Paraná, essa praia possui muita estrutura em suas proximidades, como mercados, restaurantes, farmácias e bares, mas é indicado levar os itens necessários em um passeio na praia.

Praia Grande de Matinhos

Um ambiente bem familiar, e sei disso pois passeios muitos anos das minhas férias de tempo da escola por aqui.

Na Praia Grande há muitas pousadas e a praia não é tão cheia, por outro lado o mar pode ser agitado, então pra ir com crianças pode exigir um cuidado a mais.

Há opções de mercado, comércio, bares e restaurantes pra ir a noite, tudo muito simples. A região não é pra quem busca luxo, mas pode ser uma alternativa da região a sempre cheia Caiobá.

Onde se hospedar em Matinhos, Caiobá

melhores-praias-do-parana-matinhos Melhores praias do Paraná: descubra a melhor pra você

Sem sombra de dúvidas, Matinhos é a cidade do litoral do Paraná com a maior quantidade de opções em estilos de hospedagens.

Tem hotel, resort, tem aibnb e casa de veranista. Vou sugerir algumas aqui que considero escolhas acertadas!

Pra quem busca um Hotel estilo resort com super piscina e estrutura familia tem o Mata Atlântica Parkk Hotel ele não fica perto da praia, mas tem estrurua pra se curtir também suas dependencias. Boa opção pra ir com os filhos.

Hospedagem na Praia Mansa: Com um dos melhores custos benefícios dessa lista toda está a Pousada Gaúcha Caiobá, bem pertinho da Praia Mansa. O lugar é super fofo, com bom atendimento e um café da manhã gostoso. Perfeito pra viajantes a passeio!

Apartamento na Praia Brava: Pra quem prefere um apartamento só seu, considero essa uma boa opção. Está a 4 quadras da praia e é super bem equipado, importante em apto.


5. Praia de Guaratuba: melhores praias e onde se hospedar

A praia de Guaratuba tem umas das melhores estruturas ao turista e eventos de verão, com shows, ginástica na praia e etc.

Devido a sua região, pode chover mais que nas praias vizinhas. Por isso, Guaratuba também é conhecida como Guarachuva hahah

praias-do-parana-pontal-do-parana-ilha-do-mel Melhores praias do Paraná: descubra a melhor pra você

Praia Central de Guaratuba

A praia que tem um ar mais urbano de todas.

Na praia Central de Guaratuba há chuveiros, restaurantes, comércio e muitas opções para passeios, bares e sorveterias.

Praia de Brejatuba

No momento em que estamos vivendo uma pandemia e buscamos o turismo seguro, a praia de Brejatuba é a melhor opção de praia em Guaratuba.

O mar pode aé ser agitado mas a praia em si é calma e e com grande faixa de areia.

Por ser mais afastada, a praia de Brejatuba não possui tanta infraestrutura e a gente tem que levar o isoporzinho com o que quiser consumir.

As casas pra alugar também são mais simples, confira sempre o que está disponível na casa e resesrve o quanto antes.

Barra do Saí

A Barra do Saí em Guaratuba fica na divisa entre Paraná e Santa Catarina.

(Por lá também acontece o encontro de mar e rio).

A praia é sim é tranquila mas na alta temporada é bastante popular. Na verdade é um clima diferente das demais praias do Paraná, talvez por estar bem do lado de Santa Catarina.

Tem uma estrtura mais simples, e não tantos restaurantes e etc. A minha sugestão é que você visite e depois decida se gostaria de se hospedar na Barra do Saí.


Guaratuba, as melhores hospedagens do tipo hotel

guaratuba-hotel-santa-clara Melhores praias do Paraná: descubra a melhor pra você

Se você está buscando aquele lugar pra relaxar na hospedagem, Guaratuba é seu destino.

Como citei, é uma praia mais urbana, com hospedagens mais interessantes!

O Hotel Santa Paula é um oásis! Vale demais a hospedagem, tem café da manhã incluso e tá pertinho da praia.

Outra opção legal, principalmente pra curtir a piscina é o Hotel Villareal Praia Caieiras


Vale a pena ir pras praias do Paraná?

Na minha opinião vale a pena sim! Se estiver em dúvida, vai pra Pontal e seus Balneários!

As praias do Paraná oferecem um ambiente super agradável e estão com uma infra estrutura ótima ao viajante.

Confira os melhores hoteis do Booking no litoral do Paraná.

A estrada é boa e aproxima Curitiba do Litoral em poucas horas, é a distãncia mais curta entre Curitibanos e uma praia.

O que pode ser desvantagem é a presença de chuvas e do frio que chega em meados de abril, sendo uma região ideal pra gente visitar no verão!

Tem praias pra todos os gostos, desde as mais rústicas ou simples como a Ilha do mel e Barra do Saí, como as mais agitadas como Caiobá ou ainda as mais urbanas como Guaratuba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 14 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nosso Guia de Viagem
Assine nossa Newsletter
Back to top