passar-o-tempo no-aeroporto

Confesso.

Uma das coisas que mais me deixa indignada em aeroportos é a necessidade de chegar muitíssimo antes.

Seja por estar em uma conexão, escala, voo internacional ou por ter que sair mais cedo e fugir do trânsito (quem pega voo sexta-feira as 18:30 no Galeão-RJ sabe o que estou falando).

Enquanto esperamos o voo, muitas vezes nos cansamos sem saber o que fazer para passar o tempo no aeroporto.

Voo internacional e conexões com escala então, nem se fala, porque mesmo chegando em cima da hora que a companhia aérea pede ainda sobram umas 2 horas de bobeira em que a gente poderia aproveitar melhor nosso tempo.

Acredite, nem sua bateria do celular vai durar muito nem sua vontade de ficar no celular fazendo nada tanto tempo.

Por isso que essa lista vai te mostrar o que fazer no aeroporto além do celular.

Desconecte-se um pouco e aproveite melhor o tempo! (mas só depois de ler o post tá?).


Como passar o tempo no aeroporto (com maestria)

Foi em uma dessas horas entre uma conexão e outra (de humildes 6 horas) que escrevi essa lista.

Há coisas úteis a se fazer no aeroporto e outras não tão úteis mas bastante interessantes para já irmos entrando no clima da viagem.

São momentos importantes para relaxar também, seja a sua viagem a passeio ou a trabalho.

A dica número 1 ‘:


Ganhar dinheiro

Sim, você leu certo, ganhar dinheiro no aeroporto.

Já ouviu falar em cliente oculto? Funciona da seguinte forma: você se cadastra em um site especializado em analisar a qualidade dos serviços comerciais. Voce será um cliente aparentemente comum que ganhará dinheiro pelo serviço ou dinheiro convertido em produtos (ou os dois).

Em troca deverá avaliar o que se é pedido. Pode ser o atendimento, a organização dos itens expostos, a qualidade de um item ou comida, por exemplo.

O primeiro passo é se cadastrar no site Shopper Experiencedepois é só estar atento as oportunidades na data da viagem e no aeroporto em que voce irá passar. 😉

Fazendo esse tipo de serviço eu normalmente elimino o gasto que teria com transporte do aeroporto ao hotel ou vice-versa. E agora com o uber, o dinheiro dá e ainda sobra!


Ir a banca de livros e revista do aeroporto

Bancas de aeroporto sempre tem publicações diferentes. Não importa sua preferência, sempre vai haver uma revista top no assunto pra você. Moda, cinema, música.

Livros também merecem menção, normalmente os mais vendidos e últimos lançamentos. Se você esqueceu seu livro de viagem, pode adquirir um.

passar-o-tempo no-aeroporto-banca-de-revista

Ler

Claro, dica óbvia depois da anterior. Pode ser digital também mas eu sou da velha guarda e na maioria das vezes levo meu livro em papel. Há casos em que o legal é comprar um livro sobre deu destino e saber mais sobre ele.

É um bom momento para ir entrando no clima da viagem. Coloque um despertador para não esquecer de embarcar e boa leitura! (Zeca Camargo aprova essa atitude).

passar-o-tempo no-aeroporto-zeca-camargo
Só não vale dormir lendo. (Fonte revistaquem.globo.com)

Terminar roteiros, resolver alguma pendência de viagem.

Se você sabe que vai passar um tempo no aeroporto, deixe pequenos detalhes para resolver por lá.

Pesquise restaurantes pra conhecer, seja no livro que comprou, no Aos Viajantes ou no Google (aqui pode usar celular tá).

Eu gosto de salvar referências no meu Evernote e ir lendo nesses momentos, esse aplicativo de celular é meu principal método de slavar tudo que vejo ou penso (de ideias de posts a telefones de contato).

Para os “desmemoriados” como eu é perfeito, para viagens é ótimo também! (Se voce quer saber mais sobre o Evernote, deixe um comentário pra mim).

Dormir

Especialmente se sua conexão for longa e em fusos diferentes sugiro que você durma. Se for a chegada em algum lugar, melhor ainda, chegará renovado e pronto pra conhecer a cidade.

Normalmente há duas opções: dormir encostado na cadeira mais confortável que conseguir encontrar, ou usar hotéis dos aeroportos.

Existem aeroportos que possuem hotéis sim. Você reserva um quarto, dorme, toma banho, troca de roupa se for o caso. E tudo isso sem sair do aeroporto!

O site Sleeping in airports possui um guia dos melhores aeroportos para tirar uma sonequinha.

Os 3 melhores são os de: Zurick na Suiça, Vancouver no Canadá, Helsinique na Finlândia (que é esse aí da foto).

passar-o-tempo-no-aeroporto-helsinquia
Melhor que muita cama de hotel

Conectar-se a outras pessoas

Mas não é conectar-se no celular, é olhar ao seu redor. Viver o momento.

Isso é mais legal se você está num aeroporto fora da sua cidade. Vai reparar em pessoas diferentes, nacionalidades, costumes, e tudo de mais rico que estar ligado ao mundo todo pode te trazer.

Também é um momento ótimo pra achar famosos e ser um stalker com classe. =D Piadinhas a parte, já vi muitos famosos, já dei informações e treinei meu ingles e isso me ajudou a passar o tempo com qualidade.

Conhecer restaurantes exclusivos

Normalmente comer no aeroporto não é a opção mais econômica ou de melhor custo benefício mas pode ser uma necessidade ou uma oportunidade! Explico: No Brasil os aeroportos são um pouco limitados, mas no exterior eu já fiz uns achados.

No aeroporto Heathrow de Londres há restaurantes dos chefes de cozinha Jamie Oliver, Heston Blumenthal, e do fundador da Hell´s Kitchen, e do Masterchef, o Gordon Ramsay. Tá aí uma boa forma de se alimentar e ainda conhecer a culinária dos chefes sem precisar se deslocar na cidade ou pegar filas, normalmente esses restaurantes são mais tranquilos que os restaurantes dos chefes na cidade.

passar-o-tempo no-aeroporto-restaurante-jamie-oliver
O restaurante do Jamie Oliver fica dentro do Terminal 5 do Heathrow de Londres.

Responder emails e ligações

Uma colher de chá para a tecnologia, ver emails!

Normalmente a gente pega o celular e vê o whatsapp, só. Email tá se tornando obsoleto pra muita gente mas ainda serve pra conversas sem a urgência imediatista do whatsapp.

Ou ainda, pra te avisar sobre alguma vaga de emprego, alguma promoção que voce estava esperando.

Que tal jogar fora aquele monte de propaganda e responder uma amiga? Garanto que vai se sentir melhor.

Comprar presentes diferentes (ou não)

Nem sempre é mais caro comprar no aeroporto, e sempre há a chance de achar presentes diferentes e com a cara da cidade, mas sem sem brega, entende o que quero dizer?

O aeroporto de Curitiba (Afonso Pena) tem uma loja chamada Leve Curitiba, nela encontram-se diversos itens com a cara de Curitiba mas muito além de chaveiros e imã de geladeira, não! Você pode comprar uma ecobag com a estampa laranja dos táxis curitibanos ou uma capivara de pelúcia com filhotinho, um dos animais mais famosos da cidade.

Mas não é só isso, sempre tem perfumaria, ou alguma loja regional que pode garantir um presente interessante.

Para mim você pode dar um chocolate da Kopenhagen que tá ótimo. =D

passar-o-tempo no-aeroporto-comprar-presentes


Espero ter te mostrado que dá pra gente aprveitar melhor as horas no aeroportoe asism você pode não achar tão ruim aquelas horas de escalas e conexões.

Imagina que além de pagar menos na passagem (normalmente escalas e conexões são mais economicas) você ainda paga o transporte fazendo um trabalho de cliente oculto como te mostrei?

Demais não é?

Espero que essa lista tenha te ajuda a se distrair por aí um pouco, vai que voce está no aeroporto nesse exato momento!


Tem alguma dica extra pra nos dar? Conta pra mim!

Eu se fosse você assinava nossa lista de emails e já ficava sabendo de novidades assim antes de todo mundo, aposto que você não conhecia o shopper experience e já perdeu muito dinheiro por isso! 😉 

Receba as melhores dicas !
Economizar mais e planejamento de viagem
Somente meus segredos. Odiamos spam.

Deixe seu comentário!

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Disqus Comments ...