Bate e volta de Curitiba é a quela viagem curtinha pra você fazr turismo de um dia só ou passar uma noite fora.
Para conhecer num bate e volta de Curitiba, fim de semana, feriado, ou uma viagem mais longa a Curitiba!
Tem passeio de trem, tem cachoeira, passeio de balão e até praia perto de Curitiba.
Se você tá dentro de algum desses casos, pode usar as dicas da Curitibana aqui pra fugir da rotina e fazer passeios lindos que nem imaginava estarem tão perto de Curitiba.
Se você tem dúvidas sobre locais abertos ou fechados, se liga no instagram @aosviajantes em que te conto tudo sobre a nossa atual situação!
16 cidades perto de Curitiba pro seu fim de semana
Os destinos são legais para passar para um bate e volta de Curitiba no mesmo dia mas para alguns vale a pena passar o fim de semana ou ficar mais dias em Curitiba.
Vai muito além do passeio de trem pela Serra da Graciosa! Também tem cachoeiras e uma pequena Holanda com direito a moinho e tudo.
1. Passeio de trem em Curitiba: Morretes e Serra da Graciosa
O passeio mais famoso da lista vem logo no início e pode ser feito num bate volta de Curitiba a Morretes.
Distância de Morretes a Curitiba: 70 km
Como ir: Você pode pegar o trem na ida ou na volta, mas não faça a bestera de ir e voltar de trem, é repetitivo e longo demais.
O trecho de trem de Curitiba Morretes leva cerca de 4 horas e é feito pela Serra Verde Express.
Minha sugestão é ir de onibus e voltar no último trem, pois pega o por do sol chegando na cidade, é muito bonito! Além disso o trem da manhã pode ter muita neblina e dificultar a bonita vista da Serra da Graciosa.
Você também pode ir e voltar de carro e curtir a serra de forma mais rápida (de carro leva cerca de 1h a 1h e meia cada trecho) para curtir mais a cidade de Morretes.
O que fazer:
Em Morretes, o clássico é comer o Barreado (que eu já falei bastante no instagram do Blog @aosviajantes) mas também há opções de pratos com peixes e frutos do mar.
Farei um post completo só de Morretes pra dar todos os detalhes desse passeio. Mas preciso saber se querem, deixe nos comentários seu pedido pra mim. 😉
2. Bate e Volta de Curitiba para o Parque de Vila Velha em Ponta Grossa-PR
Uma caminhada pela natureza de milênios, com arenitos, furnas e lagos pertinho de Curitiba. Legal pois dá pra conhecer em um dia.
Distância de Vila Velha a Curitiba: 90 km
Como ir: De carro ou de onibus, se quiser esticar o passeio até a cidade de Ponta Grossa pode pernoitar lá e voltar no outro dia a Curitiba.
O que fazer:
Esse parque tem uma das formações rochosas mais antigas do nosso Brasil -sil-sil mas pouco conhecida. Os arenitos de Vila Velha formados datam de cerca de 300 milhões de anos e já foram fundo de mar.
No Parque estadual de vila velha você pode fazer caminhadas que levam pelas formações rochosas e também para as lindas furnas e lagos. Pode por na sua lista!
Leia também: Tudo sobre o Natal em Curitiba e como aproveitar melhor!
3. Bate e Volta de Curitiba até o Buraco do Padre
Mais um destino perto de Ponta Grossa e com uma das cachoeiras e grutas mais impressionantes que já estive! Cabe em um bate e volta. (reavaliando a possibilidade de abertura com as recomendações do Ministério da Saúde)
Distância do Buraco do Padre a Curitiba: 100 km
Como ir: De carro até o Parque. Mas quando chegar lá é preciso seguir uma trilha de 1km para chegar a furna.
O que fazer:
A primeira vez que visitei esse destino não conheci as cachoeiras, (e que pena!), apesar disso fui na gruta e confesso que senti um medinho por ser escuro (era criança, me da um desconto), mas é inegável a beleza!
Pra curtir mais esse lugar o ideal é passar o dia, você pode combinar esse passeio com o de Villa Velha colocando uma pernoite em Ponta Grossa entre eles.
4. Ilha do Mel litoral Paranaense em um fim de semana
Praia em um destino quase intocado pelo homem, essa é a barca para a Ilha do Mel. Esse destino pode ser feito em bate e volta de Curitiba, mas fica bem melhor quse você puder passar o fim de semana.
Distância de Ilha do Mel a Curitiba: 90 km
Como ir: Vá até Pontal do Paraná (praia Pontal do Sul) e de lá pegue um barco para a Ilha. São cinco saídas diárias de barco: 7h40, 10h20, 14h40, 17h20 e 20h40.
A disponibilidade varia de acordo com o número de visitantes da ilha. Há limite e por ordem de chegada, vá cedo.
O que fazer:
O Legal da Ilha do Mel é que ela é pequena e ainda preserva bastante de sua natureza intocada.
Trilhas e passeios são bem aproveitados se feitos de dia, e com a maré baixa. Por isso é interessante se você puder passar o fim de semana por lá.
Reserve sua pousada na Ilha do Mel pelo melhor preçoVisite o Farol das conchas, a praia de encantadas e a gruta super interessante dela. Nova Brasília e o forte também vale sua caminhada.
5. Bate e Volta de Curitiba rápido: Colônia Witmarsum – A Alemanha perto de Curitiba
A culinária é o forte aqui mas as paisagens são de babar. Dá pra fazer um book fotográfico com o destino bucólico e calmo da estrada até a Colônia Witmarsum onde o wanderlust é lei.
Distância da Colônia Witmarsum a Curitiba: 60 km
Como ir: A melhor opção é ir de carro pela BR-277.
O que fazer:
A Colônia Witmarsum é uma área rural, majoritariamente formada por agricultores descendentes de alemães, por isso, espere tudo de bom dessa cultura!
Chegue cedo pra pegar a feirinha local e fazer seu estoque de queijos, geléias e muitos itens da culinária alemã, além de artesanatos.
Depois a sugestão é ir para os restaurantes e prepare-se para comer muito bem! Muita comida típica por aqui também e em abundância. A maioria dos restaurantes funciona como buffet livre. Eu conheci o restaurante Frutilhas Lowen que como o nome já indica, tem muitas frutas gostosas de plantação local.
Outra sugestão MARA é o restaurante Bierwit, pra quem quer uma comida típica alemã inquestionável.
A tarde você pode conhecer o museu de história Witmarsum ou conhecer a Ponyland, um tipo de sítio com pedalinhos, passeios a cavalo e ponei e mais atividades.
Outra sugestão muito legal é fazer os piqueniques na Colonia Witmarsun, mais especificamente o PicNic da Lecker Witmarsun. Eles reservam pelo site e com 110 reais você tem um verdadeiro banquete!
O Centro de Informações Turísticas fornece um mapa com mais informações e dicas do que fazer pela cidade, quando chegar passe por aqui.
6. Guaraqueçaba e Reserva Natural de Salto Morato
Um pouco mais distante da capital do Paraná e com direito a estrada de terra, a natureza desse lugar encanta. É Reserva Particular do Patrimônio Natural da fundação Boticário e possui porções de Mata Atlântica.
Distância de Curitiba até Salto Morato: 162 km
Como ir: Carro ou ainda com tour guiado saindo de Curitiba. Vá até a PR-405.
O que fazer:
Encante-se com o aquário natural de Salto Morato. São quedas de água, trilhas e até mesmo um observatório de pássaros. Uma natureza inesperada.
Minha sugestão é passar por aqui sábado a tarde, pernoitar em Morretes e passear na cidade de manhã, comer o barreado e voltar de trem.
7. Lapa e o cerco histórico militar pertinho de Curitiba
De todos os locais a Lapa é o que mais visitei, mas vale a pena pro almoço diferente com a família e um bate e volta com passeio pela cidade.
Distância de Curitiba até a Lapa: 79 km
Como ir: Onibus ou carro, esse destino é fácil de chegar pela BR-476.
O que fazer:
Meu passeio pela Lapa é muito parecido sempre! Eu almoço por lá e passeio pela cidade a pé conhecendo a história do local e também do Brasil.
Minha dica de onde comer na Lapa são os restaurantes Lipski e o Casarão (vou mais nesse).
O teatro São João é muito bonito e recebeu a visita de Dom Pedro II na época do império, visite também o Museu Histórico, Museu de Armas e a diferentona casa Lacerda.
8. Castrolanda as Colônias Holandesas – Castro e Carambeí
É uma Holanda no Paraná! Tem a mesma ideia de passeio da colonônia Witmarsum, então fica como outra opção. Pode seer interessante passar o fim de semana entre Castro, Buraco do Padre e Vila Velha.
Distância de Curitiba até a Castro: 179 km
Como ir: Onibus ou carro, pela BR-376.
O que fazer:
Castrolanda é uma região da cidade de Castro famosa pela sua produção de leite!
Seguindo uma cultura e tradição holandesa aqui está um dos maiores moinhos fora da Holanda, o De Immigrant, ou “O Imigrante”. Dentro dele há um museu, o Memorial da Imigração Holandesa, em homenagem aos imigrantes holandeses no Paraná.
Outro fato super legal da cidade é que em carambeí está o Maior museu histórico a céu aberto do Brasil com cerca de 100 mil metros quadrados de área. Tem noção? A ideia é mostrar em “tamanho real” a vida e cultura dos Holandese imigrantes.
Outra cidade super legal com a mesma pegada é Holambra, veja as Dicas de Holambra no Turistando com Lu.
9. Gruta do Bacaetava em Colombo, cidade vizinha de Curitiba
A entrada é franca e as grutas do Bacaetava tem cerca de 600 milhões de anos
Distância de Curitiba até Colombo: cidade vizinha, cerca de 30min do centro de Curitiba.
Como ir: Melhor se for de carro, pela rodovia da uva, as margens da BR-417.
O que fazer:
Caminhadas por uma trilha feita em passarelas, seguro e super bem preparado para turistas. Bom para ir com crianças também no seu bate e volta de Curitiba e leva apenas 40 min.
O passeio é feito com guias de quarta a domingo. Cada pessoa ganha uma lanterna para ver as formações rochosas e detalhes dentro da gruta. Muito legal!
10. Passeio de Balão em Campo Largo cidade vizinha de Curitiba
Sobrevoar os campos e as cidades em um balão pode ser um passeio memorável para seu fim de semana em Curitiba.
Distância de Curitiba até Campo Largo: cidade vizinha, cerca de 30min do centro de Curitiba.
Como ir: Melhor se for de carro, pela BR-376.
O que fazer:
O mais legal desse passeio é poder sobrevoar os campos e observar relevos e cores em um balão sem precisar ir até a Capadócia. XD Minha sugestão é ir no outono ou inverno, pois é quando o céu tem as cores mais lindas por aqui.
O passeio dura cerca de 3,5 h pois o turista pode ver a montagem do seu bação e saber mais sobre o voo. O voo dura cerca de 1 hora e termina com brinde de champagne!
Existe uma empresa que realiza o passeio: A Snap Voos Turísticos, que fica na Estrada do Rio Verde, 4000 – Campo Largo. Telefone: (41) 3555-2427 e 41 9154-5835.
11. Cave Colinas de Pedra em Piraquara o bate e volta de Curitiba sem carro
Um passeio para quem ama vinho e espumantes.
Distância de Curitiba até Piraquara: cidade vizinha, cerca de 35 km do centro de Curitiba.
Como ir: Onibus ou de carro, pela BR-116.
O que fazer:
Saiba que em Piraquara há uma maturação de vinho espumante em ambiente intrigante! Pois esse passeio é pra quem gosta de vinho e vinícolas e não tem como visitar o sul do Brasil, nem Argentina e nem Chile!
A cave é uma espécie de túnel com incríveis 429 m de extensão. O ambiente faz com que a temperatura do seu interior seja mantida constante ao longo do ano todo, facilitando o armazenamento das bebidas.
Essa e outras curiosidades você descobre visitando a Cave de Pedra que guarda, matura e finaliza processos do vinho espumante vindo da vinícola brasileira Cave Geisse, localizada no Rio Grande do Sul. Ao visitar você pode provar o vinho espumante Tunnel nas versões Nature, Brut, Extra Brut, Brut Rosé, Moscatel e Moscatel Rosé.
É necessário fazer agendamento da visita pelo whatsapp (41) 9 9667-5000. Aceita visitantes de quarta a sexta-feira e finais de semana (sob consulta) no email: [email protected].
12. Rota das cervejas de Pinhais (Curitiba sem carro heim!)
Agora um passeio para quem ama cervejas. Com direito até a passaporte de cervejeiro!
Distância de Curitiba até Pinhais: cidade vizinha, cerca de 30min do centro de Curitiba.
Como ir: Depende, se agendar com o guia ou nas cervejarias direto, mas de qualquer forma não dirija!
O que fazer:
O passeio da rota das cervejas de Pinhais é uma iniciativa da prefeitura da cidade de Pinhais e por isso o mais interessante é fazer o tour guiado. Que te leva de cervejaria em cervejaria com segurança, mas você também pode entrar em contato direto com as cervejaria participantes.
Você também recebe um “passaporte do cervejeiro” e a cada cervejaria visitada você recebe o selo e a assinatura. Quando visitar todas as cervejarias do país cerveja você ganha um brinde.
A rota passa pelas cervejarias Oner, Way Beer, Bastards Brewery, Ovelha e Don Gentilis.
Recomendo muito que você faça o tour guiado direto com a prefeirura de Pinhais. Reserve pelo DETUR: 41 3912-5634 ou e-mail: [email protected]
13. Prudentópolis, a terra das cachoeiras gigantes
Se você quer natureza num bate e volta ou fim de semana em Curitiba, Prudentópolis é seu lugar!
Distância de Curitiba até Prudentópolis: ~ 200 km.
Como ir: Onibus ou carro.
O que fazer:
Muita coisa! Ama ecoturismo? Mas então esse é seu destino!
As cachoeiras de Prudentópolis são as maiores quedas de água do sul do país, sabia? Só por conta disso já vale a visita. A mais famosa delas é a Salto São Francisco com 196m de altura! Além disso, há a cachoeira Salto Barão do Rio Branco, que possui uma vista incrível, Salto Manduri, Salto São Sebastião, Saltos Mlot, Sete, Gemeos (lindos para observação) e Salto São João. Para tomar banho de cachoeira a boa é ir no Recanto Perehouski.
As trilhas são também opções além de ser uma opção legal perto de Curitiba para a prática de rafting, canoagem e rapel!
14. Pico Paraná, Campina Grande do Sul e Antonina
Entre Campina Grande do Sul e Antonina está o Pico Paraná, o mais alto do estado.
Distância de Curitiba até o Pico Paraná: Cerca de 40 km pela BR-116.
Como ir: Onibus ou carro.
O que fazer:
Mais um destino para os amantes do ecoturismo.
O Pico do Paraná tem 1877 metros de altitude, e de lá de cima se vê Paranaguá, Antonina e Curitiba no conjunto de serra chamado Ibitiraquire, ou Serra Verde.
Além disso, o turismo da região tem crescido muito e a cada ano novos passeios ou locias surgem. A cidade também tem cachoeirias e rios e a represa Capivari Cachoeira,que é aberta a visitação.
15. Joinville no fim de semana, passeio de Curitiba até Santa Catarina
Se você qusier explorar outro estado num bate e volta de Curitiba, comece por Joinville.
Distância de Curitiba até Joinville: ~ 130 km.
Como ir: Onibus ou carro. Tem saídas de ônibus em muitos horários.
O que fazer:
Se quiser mudar de ares Joinville pode ser um bom destino. Ela também é conhecida como cidade das flores, e é um dos locais da escola Bolshoi de ballet no Brasil.
Minha recomendação é passar o fim de semana pois um bate e volta pode ser puxado. Além disso, Joiville também é conhecida como choveville e seus passeios podem ser prejudicados
Um dos lugares que mais gosto de ir por lá é a Rua das Palmeiras, linda! Ela também e chamada de Alameda Brüstlein. Outro passeio interessante pode ser o pelas cervejarias da região como a OPA. Se sua intenção é mais verde e família, o parque Expoville pode ser um ótimo destino para um piquenique e passeio.
Para ver a cidade lá de cima vá até o Morro da Boa Vista mas não importa o que faça, não saia de lá sem passar em uma padaria e pdir um delicioso cuca de uva e uma torta de requeijão pra trazer pra Curitiba.
16. Caminho do Vinho em São José dos Pinhais o menor Bate e Volta de Curitiba
O verdadeiro bate e volta de Curitiba é o turismo no caminho do vinho, logo ali em São José dos Pinhais.
Distância de Curitiba até São José dos Pinhais: depende de onde você sair, mas em no máximo 30 km você está lá.
Como ir: Carro ou onibus turistico da região
O que fazer:
O Caminho do Vinho já é um velho conhecido dos moradores locais de São José dos Pinhais, e desde que sou criança costumamos visitar a região.
O Principal atrativo aqui não são apenas os vinhos (como diz o nome) mas a gastronomia local e o turismo quase que rural, de experiências tranquilas em meio a agitação da cidade.
Uma das atrações é o Colha e Pague de Morangos. Funciona da seguinte forma:
Você entra em uma estufa cheia de morangos por 15 R$ e esse valor te dá direito a colher 600 gramas de morango. Se você quiser colher mais também pode, e aí é gerado um valor por quilo de morango colhido a ser acrescido no seus 15 R$ de entrada.
Um passeio particularmente interessante não só pra quem ama morangos, mas também para as crianças, que podem ver o moranguinho lá onde ele nasceu.
Essa região possui inúmeras opções de bons restaurantes e cafés coloniais, entçao eu suf=giro que você reserve um passeio e um almoço por lá, e se quiser ainda mais, comece pelo café da manhã colonial.
Veja opções no site oficial de turismo do caminho do vinho.
Mais conteúdos sobre Curitiba e Paraná que podem ser interessantes pra você:
- Hotéis Românticos em Curitiba para fim de semana em casal
- Os 10 melhores Hotéis de Curitiba (e 1 bonus)
- Top 3 passeios diferentes perto de Curitiba, SJP
- Melhores praias do Paraná: descubra a melhor pra você
- Os melhores parques de Curitiba (top 15)
Essas foram as dicas de 16 lugares para você visitar num bate volta de Curitiba ou fim de semana!
Teve de cachoeira a cervejaria. Picos, passeio de trem em Morretes e até passeio de balão! Agora não tem desculpas pra ficar em casa se for Curitbano, mas se você for turista, pode passar vários dias em Curitiba e cidades próximas.
Qual sua preferida? Você conhece alguma delas? Me conte nos comentários!
Posts Recomendados
9 comentários sobre “Bate e volta de Curitiba – top 16 cidades turismo”
This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.
Sensacional essas dicas Mah! Eu comprei minha passagem de trem na ida antes de ler seu post , será que vale muito mais a pena a volta e trocar