bate e volta de Curitiba ilha do mel

Bate e volta de Curitiba – top 16 cidades turismo

Bate e volta de Curitiba é a quela viagem curtinha pra você fazr turismo de um dia só ou passar uma noite fora.

Para conhecer num bate e volta de Curitiba, fim de semana, feriado, ou uma viagem mais longa a Curitiba!

Tem passeio de trem, tem cachoeira, passeio de balão e até praia perto de Curitiba.

Se você tá dentro de algum desses casos, pode usar as dicas da Curitibana aqui pra fugir da rotina e fazer passeios lindos que nem imaginava estarem tão perto de Curitiba.

Se você tem dúvidas sobre locais abertos ou fechados, se liga no instagram @aosviajantes em que te conto tudo sobre a nossa atual situação!

16 cidades perto de Curitiba pro seu fim de semana

Os destinos são legais para passar para um bate e volta de Curitiba no mesmo dia mas para alguns vale a pena passar o fim de semana ou ficar mais dias em Curitiba.

Vai muito além do passeio de trem pela Serra da Graciosa! Também tem cachoeiras e uma pequena Holanda com direito a moinho e tudo.

1. Passeio de trem em Curitiba: Morretes e Serra da Graciosa

O passeio mais famoso da lista vem logo no início e pode ser feito num bate volta de Curitiba a Morretes.

bate e volta para morretes passeio de trem
Morretes: O passeio de trem do pôr do sol é lindo!

Distância de Morretes a Curitiba: 70 km

Como ir: Você pode pegar o trem na ida ou na volta, mas não faça a bestera de ir e voltar de trem, é repetitivo e longo demais.

O trecho de trem de Curitiba Morretes leva cerca de 4 horas e é feito pela Serra Verde Express.

Minha sugestão é ir de onibus e voltar no último trem, pois pega o por do sol chegando na cidade, é muito bonito! Além disso o trem da manhã pode ter muita neblina e dificultar a bonita vista da Serra da Graciosa.

Você também pode ir e voltar de carro e curtir a serra de forma mais rápida (de carro leva cerca de 1h a 1h e meia cada trecho) para curtir mais a cidade de Morretes.

O que fazer:

Em Morretes, o clássico é comer o Barreado (que eu já falei bastante no instagram do Blog @aosviajantes) mas também há opções de pratos com peixes e frutos do mar.

Farei um post completo só de Morretes pra dar todos os detalhes desse passeio. Mas preciso saber se querem, deixe nos comentários seu pedido pra mim. 😉


2. Bate e Volta de Curitiba para o Parque de Vila Velha em Ponta Grossa-PR

Uma caminhada pela natureza de milênios, com arenitos, furnas e lagos pertinho de Curitiba. Legal pois dá pra conhecer em um dia.

vila velha -pr
Vila Velha, perto de Ponta Grossa-PR

Distância de Vila Velha a Curitiba: 90 km

Como ir: De carro ou de onibus, se quiser esticar o passeio até a cidade de Ponta Grossa pode pernoitar lá e voltar no outro dia a Curitiba.

O que fazer:

Esse parque tem uma das formações rochosas mais antigas do nosso Brasil -sil-sil mas pouco conhecida. Os arenitos de Vila Velha formados datam de cerca de 300 milhões de anos e já foram fundo de mar.

No Parque estadual de vila velha você pode fazer caminhadas que levam pelas formações rochosas e também para as lindas furnas e lagos. Pode por na sua lista!


Leia também: Tudo sobre o Natal em Curitiba e como aproveitar melhor!

3. Bate e Volta de Curitiba até o Buraco do Padre

Mais um destino perto de Ponta Grossa e com uma das cachoeiras e grutas mais impressionantes que já estive! Cabe em um bate e volta. (reavaliando a possibilidade de abertura com as recomendações do Ministério da Saúde)

buraco do padre parana
As imagens não captam a beleza do lugar <3

Distância do Buraco do Padre a Curitiba: 100 km

Como ir: De carro até o Parque. Mas quando chegar lá é preciso seguir uma trilha de 1km para chegar a furna.

O que fazer:

A primeira vez que visitei esse destino não conheci as cachoeiras, (e que pena!), apesar disso fui na gruta e confesso que senti um medinho por ser escuro (era criança, me da um desconto), mas é inegável a beleza!

Pra curtir mais esse lugar o ideal é passar o dia, você pode combinar esse passeio com o de Villa Velha colocando uma pernoite em Ponta Grossa entre eles.

4. Ilha do Mel litoral Paranaense em um fim de semana

Praia em um destino quase intocado pelo homem, essa é a barca para a Ilha do Mel. Esse destino pode ser feito em bate e volta de Curitiba, mas fica bem melhor quse você puder passar o fim de semana.

ilha do mel bate e volta de Curitiba
O farol, e é de graça

Distância de Ilha do Mel a Curitiba: 90 km

Como ir: Vá até Pontal do Paraná (praia Pontal do Sul) e de lá pegue um barco para a Ilha. São cinco saídas diárias de barco: 7h40, 10h20, 14h40, 17h20 e 20h40.

A disponibilidade varia de acordo com o número de visitantes da ilha. Há limite e por ordem de chegada, vá cedo.

O que fazer:

O Legal da Ilha do Mel é que ela é pequena e ainda preserva bastante de sua natureza intocada.

Trilhas e passeios são bem aproveitados se feitos de dia, e com a maré baixa. Por isso é interessante se você puder passar o fim de semana por lá.

Reserve sua pousada na Ilha do Mel pelo melhor preço

Visite o Farol das conchas, a praia de encantadas e a gruta super interessante dela. Nova Brasília e o forte também vale sua caminhada.

5. Bate e Volta de Curitiba rápido: Colônia Witmarsum – A Alemanha perto de Curitiba

A culinária é o forte aqui mas as paisagens são de babar. Dá pra fazer um book fotográfico com o destino bucólico e calmo da estrada até a Colônia Witmarsum onde o wanderlust é lei.

o restaurante da colonia witmarsum - PR
Ich habe hunger

Distância da Colônia Witmarsum a Curitiba: 60 km

Como ir: A melhor opção é ir de carro pela BR-277.

O que fazer:

A Colônia Witmarsum é uma área rural, majoritariamente formada por agricultores descendentes de alemães, por isso, espere tudo de bom dessa cultura!

Chegue cedo pra pegar a feirinha local e fazer seu estoque de queijos, geléias e muitos itens da culinária alemã, além de artesanatos.

Depois a sugestão é ir para os restaurantes e prepare-se para comer muito bem! Muita comida típica por aqui também e em abundância. A maioria dos restaurantes funciona como buffet livre. Eu conheci o restaurante Frutilhas Lowen que como o nome já indica, tem muitas frutas gostosas de plantação local.

Outra sugestão MARA é o restaurante Bierwit, pra quem quer uma comida típica alemã inquestionável.

A tarde você pode conhecer o museu de história Witmarsum ou conhecer a Ponyland, um tipo de sítio com pedalinhos, passeios a cavalo e ponei e mais atividades.

Outra sugestão muito legal é fazer os piqueniques na Colonia Witmarsun, mais especificamente o PicNic da Lecker Witmarsun. Eles reservam pelo site e com 110 reais você tem um verdadeiro banquete!

O Centro de Informações Turísticas fornece um mapa com mais informações e dicas do que fazer pela cidade, quando chegar passe por aqui.

6. Guaraqueçaba e Reserva Natural de Salto Morato

Um pouco mais distante da capital do Paraná e com direito a estrada de terra, a natureza desse lugar encanta. É Reserva Particular do Patrimônio Natural da fundação Boticário e possui porções de Mata Atlântica.

Guaraqueçaba salto morato bate e volta curitiba

Distância de Curitiba até Salto Morato: 162 km

Como ir: Carro ou ainda com tour guiado saindo de Curitiba. Vá até a PR-405.

O que fazer:

Encante-se com o aquário natural de Salto Morato. São quedas de água, trilhas e até mesmo um observatório de pássaros. Uma natureza inesperada.

Esse passeio vai bem se colado com Morretes e Antonina pois é pertinho dessas cidades.

Minha sugestão é passar por aqui sábado a tarde, pernoitar em Morretes e passear na cidade de manhã, comer o barreado e voltar de trem.

7. Lapa e o cerco histórico militar pertinho de Curitiba

De todos os locais a Lapa é o que mais visitei, mas vale a pena pro almoço diferente com a família e um bate e volta com passeio pela cidade.

imagem da lapa pr
A fofa cidade da Lapa-PR

Distância de Curitiba até a Lapa: 79 km

Como ir: Onibus ou carro, esse destino é fácil de chegar pela BR-476.

O que fazer:

Meu passeio pela Lapa é muito parecido sempre! Eu almoço por lá e passeio pela cidade a pé conhecendo a história do local e também do Brasil.

Minha dica de onde comer na Lapa são os restaurantes Lipski e o Casarão (vou mais nesse).

O teatro São João é muito bonito e recebeu a visita de Dom Pedro II na época do império, visite também o Museu Histórico, Museu de Armas e a diferentona casa Lacerda.

8. Castrolanda as Colônias Holandesas – Castro e Carambeí

É uma Holanda no Paraná! Tem a mesma ideia de passeio da colonônia Witmarsum, então fica como outra opção. Pode seer interessante passar o fim de semana entre Castro, Buraco do Padre e Vila Velha.

bate e volta de Curitiba a Castrolanda
O moinho!

Distância de Curitiba até a Castro: 179 km

Como ir: Onibus ou carro, pela BR-376.

O que fazer:

Castrolanda é uma região da cidade de Castro famosa pela sua produção de leite!

Seguindo uma cultura e tradição holandesa aqui está um dos maiores moinhos fora da Holanda, o De Immigrant, ou “O Imigrante”. Dentro dele há um museu, o Memorial da Imigração Holandesa, em homenagem aos imigrantes holandeses no Paraná.

Outro fato super legal da cidade é que em carambeí está o Maior museu histórico a céu aberto do Brasil com cerca de 100 mil metros quadrados de área. Tem noção? A ideia é mostrar em “tamanho real” a vida e cultura dos Holandese imigrantes.

Outra cidade super legal com a mesma pegada é Holambra, veja as Dicas de Holambra no Turistando com Lu.

9. Gruta do Bacaetava em Colombo, cidade vizinha de Curitiba

A entrada é franca e as grutas do Bacaetava tem cerca de 600 milhões de anos

Gruta Bacaetava em Colombo turismo Curitiba
Colombera city

Distância de Curitiba até Colombo: cidade vizinha, cerca de 30min do centro de Curitiba.

Como ir: Melhor se for de carro, pela rodovia da uva, as margens da BR-417.

O que fazer:

Caminhadas por uma trilha feita em passarelas, seguro e super bem preparado para turistas. Bom para ir com crianças também no seu bate e volta de Curitiba e leva apenas 40 min.

O passeio é feito com guias de quarta a domingo. Cada pessoa ganha uma lanterna para ver as formações rochosas e detalhes dentro da gruta. Muito legal!

10. Passeio de Balão em Campo Largo cidade vizinha de Curitiba

Sobrevoar os campos e as cidades em um balão pode ser um passeio memorável para seu fim de semana em Curitiba.

viagem de balão em campo largo
Campo Largo

Distância de Curitiba até Campo Largo: cidade vizinha, cerca de 30min do centro de Curitiba.

Como ir: Melhor se for de carro, pela BR-376.

O que fazer:

O mais legal desse passeio é poder sobrevoar os campos e observar relevos e cores em um balão sem precisar ir até a Capadócia. XD Minha sugestão é ir no outono ou inverno, pois é quando o céu tem as cores mais lindas por aqui.

O passeio dura cerca de 3,5 h pois o turista pode ver a montagem do seu bação e saber mais sobre o voo. O voo dura cerca de 1 hora e termina com brinde de champagne!

Existe uma empresa que realiza o passeio: A Snap Voos Turísticos, que fica na Estrada do Rio Verde, 4000 – Campo Largo. Telefone: (41) 3555-2427 e 41 9154-5835.

11. Cave Colinas de Pedra em Piraquara o bate e volta de Curitiba sem carro

Um passeio para quem ama vinho e espumantes.

Distância de Curitiba até Piraquara: cidade vizinha, cerca de 35 km do centro de Curitiba.

Como ir: Onibus ou de carro, pela BR-116.

O que fazer:

Saiba que em Piraquara há uma maturação de vinho espumante em ambiente intrigante! Pois esse passeio é pra quem gosta de vinho e vinícolas e não tem como visitar o sul do Brasil, nem Argentina e nem Chile!

A cave é uma espécie de túnel com incríveis 429 m de extensão. O ambiente faz com que a temperatura do seu interior seja mantida constante ao longo do ano todo, facilitando o armazenamento das bebidas.

Essa e outras curiosidades você descobre visitando a Cave de Pedra que guarda, matura e finaliza processos do vinho espumante vindo da vinícola brasileira Cave Geisse, localizada no Rio Grande do Sul. Ao visitar você pode provar o vinho espumante Tunnel nas versões Nature, Brut, Extra Brut, Brut Rosé, Moscatel e Moscatel Rosé.

É necessário fazer agendamento da visita pelo whatsapp (41) 9 9667-5000. Aceita visitantes de quarta a sexta-feira e finais de semana (sob consulta) no email: [email protected].

12. Rota das cervejas de Pinhais (Curitiba sem carro heim!)

Agora um passeio para quem ama cervejas. Com direito até a passaporte de cervejeiro!

rota das cervejas de pinhais turismo curitiba
Saúde !

Distância de Curitiba até Pinhais: cidade vizinha, cerca de 30min do centro de Curitiba.

Como ir: Depende, se agendar com o guia ou nas cervejarias direto, mas de qualquer forma não dirija!

O que fazer:

O passeio da rota das cervejas de Pinhais é uma iniciativa da prefeitura da cidade de Pinhais e por isso o mais interessante é fazer o tour guiado. Que te leva de cervejaria em cervejaria com segurança, mas você também pode entrar em contato direto com as cervejaria participantes.

Você também recebe um “passaporte do cervejeiro” e a cada cervejaria visitada você recebe o selo e a assinatura. Quando visitar todas as cervejarias do país cerveja você ganha um brinde.

A rota passa pelas cervejarias Oner, Way Beer, Bastards Brewery, Ovelha e Don Gentilis.

Recomendo muito que você faça o tour guiado direto com a prefeirura de Pinhais. Reserve pelo DETUR: 41 3912-5634 ou e-mail: [email protected]

13. Prudentópolis, a terra das cachoeiras gigantes

Se você quer natureza num bate e volta ou fim de semana em Curitiba, Prudentópolis é seu lugar!

Salto São Francisco Guarapuava Prudentópolis
Salto São Francisco

Distância de Curitiba até Prudentópolis: ~ 200 km.

Como ir: Onibus ou carro.

O que fazer:

Muita coisa! Ama ecoturismo? Mas então esse é seu destino!

As cachoeiras de Prudentópolis são as maiores quedas de água do sul do país, sabia? Só por conta disso já vale a visita. A mais famosa delas é a Salto São Francisco com 196m de altura! Além disso, há a cachoeira Salto Barão do Rio Branco, que possui uma vista incrível, Salto Manduri, Salto São Sebastião, Saltos Mlot, Sete, Gemeos (lindos para observação) e Salto São João. Para tomar banho de cachoeira a boa é ir no Recanto Perehouski.

As trilhas são também opções além de ser uma opção legal perto de Curitiba para a prática de rafting, canoagem e rapel!

14. Pico Paraná, Campina Grande do Sul e Antonina

Entre Campina Grande do Sul e Antonina está o Pico Paraná, o mais alto do estado.

Pico Parana o que fazer em curitiba
Pico Parana o que fazer em curitiba

Distância de Curitiba até o Pico Paraná: Cerca de 40 km pela BR-116.

Como ir: Onibus ou carro.

O que fazer:

Mais um destino para os amantes do ecoturismo.

O Pico do Paraná tem 1877 metros de altitude, e de lá de cima se vê Paranaguá, Antonina e Curitiba no conjunto de serra chamado Ibitiraquire, ou Serra Verde.

Além disso, o turismo da região tem crescido muito e a cada ano novos passeios ou locias surgem. A cidade também tem cachoeirias e rios e a represa Capivari Cachoeira,que é aberta a visitação.

15. Joinville no fim de semana, passeio de Curitiba até Santa Catarina

Se você qusier explorar outro estado num bate e volta de Curitiba, comece por Joinville.

Distância de Curitiba até Joinville: ~ 130 km.

Como ir: Onibus ou carro. Tem saídas de ônibus em muitos horários.

O que fazer:

Se quiser mudar de ares Joinville pode ser um bom destino. Ela também é conhecida como cidade das flores, e é um dos locais da escola Bolshoi de ballet no Brasil.

Minha recomendação é passar o fim de semana pois um bate e volta pode ser puxado. Além disso, Joiville também é conhecida como choveville e seus passeios podem ser prejudicados

Um dos lugares que mais gosto de ir por lá é a Rua das Palmeiras, linda! Ela também e chamada de Alameda Brüstlein. Outro passeio interessante pode ser o pelas cervejarias da região como a OPA. Se sua intenção é mais verde e família, o parque Expoville pode ser um ótimo destino para um piquenique e passeio.

Para ver a cidade lá de cima vá até o Morro da Boa Vista mas não importa o que faça, não saia de lá sem passar em uma padaria e pdir um delicioso cuca de uva e uma torta de requeijão pra trazer pra Curitiba.

16. Caminho do Vinho em São José dos Pinhais o menor Bate e Volta de Curitiba

O verdadeiro bate e volta de Curitiba é o turismo no caminho do vinho, logo ali em São José dos Pinhais.

coha e pague de morangos em sjp

Distância de Curitiba até São José dos Pinhais: depende de onde você sair, mas em no máximo 30 km você está lá.

Como ir: Carro ou onibus turistico da região

O que fazer:

O Caminho do Vinho já é um velho conhecido dos moradores locais de São José dos Pinhais, e desde que sou criança costumamos visitar a região.

O Principal atrativo aqui não são apenas os vinhos (como diz o nome) mas a gastronomia local e o turismo quase que rural, de experiências tranquilas em meio a agitação da cidade.

Uma das atrações é o Colha e Pague de Morangos. Funciona da seguinte forma:

Você entra em uma estufa cheia de morangos por 15 R$ e esse valor te dá direito a colher 600 gramas de morango. Se você quiser colher mais também pode, e aí é gerado um valor por quilo de morango colhido a ser acrescido no seus 15 R$ de entrada.

Um passeio particularmente interessante não só pra quem ama morangos, mas também para as crianças, que podem ver o moranguinho lá onde ele nasceu.

Essa região possui inúmeras opções de bons restaurantes e cafés coloniais, entçao eu suf=giro que você reserve um passeio e um almoço por lá, e se quiser ainda mais, comece pelo café da manhã colonial.

Veja opções no site oficial de turismo do caminho do vinho.


Mais conteúdos sobre Curitiba e Paraná que podem ser interessantes pra você:

Essas foram as dicas de 16 lugares para você visitar num bate volta de Curitiba ou fim de semana!

Teve de cachoeira a cervejaria. Picos, passeio de trem em Morretes e até passeio de balão! Agora não tem desculpas pra ficar em casa se for Curitbano, mas se você for turista, pode passar vários dias em Curitiba e cidades próximas.

Qual sua preferida? Você conhece alguma delas? Me conte nos comentários!

9 comentários sobre “Bate e volta de Curitiba – top 16 cidades turismo

  1. Sensacional essas dicas Mah! Eu comprei minha passagem de trem na ida antes de ler seu post , será que vale muito mais a pena a volta e trocar

    1. Oi Carla! Que honra te ver por aqui! Bem, eu fiz a rota ida e volta de trem Curitiba Morretes. O que eu penso é: na ida de trem para Morretes estamos mais descansados, e como o trajeto é longo, isso faz diferença na hora de aproveitar. Se optar por ir de trem, escolha um banco à direita (estando de frente para a direção de destino). Já a volta, tem essa beleza de vista do por do sol, ainda mais presente se você estiver a esquerda do trem! Mas é aquilo, se o tempo estiver muito nublado dificulta apreciar esse passeio. Eu acho que a decisão fica pela sua paciência no trem, se ela for curta, opte por ir de trem, se você estiver OK com as horas é possível cansaço, opte pela volta. Eu, escolheria a volta! Pois agrega muito ao passeio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nosso Guia de Viagem
Assine nossa Newsletter
Voltar ao Topo