DICAS DE DESTINOS

Dicas de viagem para feriados do Brasil em 2020

Dicas de viagem para feriados do Brasil

Hoje vou mostrar sugestões e dicas de viagem para os feriados no Brasil de acordo com o melhor preço (avaliando a passagem aérea média para cada destino) e também melhor época.

A hora”certa” para conhecer cada destino de acordo com o clima e os dias disponíveis.

A ideia é dar opções mais viáveis para se conhecer em 3 ou 4 dias incluindo seu tempo para chegar lá! Vamos focar no possível gente!

Importante dizer: é impossível a gente conseguir citar todos os destinos possíveis e vai “faltar” lugar na lista, fique a vontade pra comentar sua sugestão ok?


Calendário de feriados de 2020:

Esse ano são vários feriados! A quantidade varia por estado,  mas teremos no minimo 8 feriados.

Alguns deles caem em terças ou quintas, ou seja, há uma chance de você ter um recesso e o feriado virar 4 dias ao invés de um.

Anote as datas e duração de cada um dos feriados! Logo abaixo estarão minhas sugestões para cada um.

24 e 25 de Fevereiro (Segunda e Terça) – Carnaval (facultativo)

26 de Fevereiro (Quarta) – Quarta-feira de Cinzas (facultativo)

10 de Abril (Sexta) – Paixão de Cristo e Páscoa

21 de Abril (Terça) – Tiradentes

23 de Abril (Quinta) – Só no Rio de Janeiro! – Dia de São Jorge

1º de Maio (Sexta) – Dia do Trabalho

11 de Junho (Quinta) – Corpus Christi (facultativo)

9 de Julho (Quinta) – Só em São Paulo! – Data Magna do Estado

7 de Setembro (Segunda) – Independência do Brasil

8 de setembro (Terça) – Só em Curitiba! – Dia da Padroeira de Curitiba

12 de Outubro (Segunda) – Nossa Senhora de Aparecida

2 de Novembro (Segunda) – Finados

20 de Novembro (Sexta) – Somente em alguns estados! – Dia da Consciência Negra

25 de Dezembro (Sexta) – Natal

1º de janeiro 2020 (Sexta) – Dia Mundial da Paz


Menor preço de passagem e a época ideal para cada destino

Quando se trata de feriado, não deixe sua viagem para última hora. O ideal é comprar passagens aéreas o quanto antes (mas não antes de 6 meses).

Outra dica legal para feriados é privilegiar destinos em que se possa chegar com apenas um transporte, ou seja: os que possuem aeroporto ou os que você chega de carro rapidamente.

Justamente porque o feriado é um período curto demais. Cabe a ressalva: cidades muito próximas as capitais também são boas pedidas.

Feriado de Fevereiro – Carnaval e Quarta-feira de Cinzas

Se você ama carnaval provavelmente já sabe onde ir, mas eu recomendo os blocos de rua do Rio de Janeiro, mas saiba que a Bahia foi escolhida uma das regiões do ano pela Lonely Planet.

Blocos de rua, eu te amo

Agora, se você busca paz, o melhor destino para o carnaval é Curitiba!

A capital do Paraná é o melhor lugar para passar um carnaval tranquilo com gastronomia boa, natureza e cultura. O funcionamento do comércio e museus é normal mas durante o carnaval rola um desfile de zumbis (oi!?), pois é. Você também pode fazer passeios próximos a Curitiba como Morretes, Lapa, Vila Velha e o Buraco do Padre.

Já para tarifa com melhor preço serve qualquer viagem por terra perto da sua cidade é o melhor que você pode fazer a essa altura.


Feriado de Abril – Sexta-feita Santa e Páscoa

São somente 3 dias e está se aproximando, o que pode ser um bom modo de conhecer São Paulo. Essa é uma época boa para conhecer Ibitipioca que está na época de seca, Florianópolis que ainda está quente mas mais vazia e o Rio de Janeiro pelo mesmo motivo.

Floripa pode ser muito fria no inverno, vá nos meses de verão.

O Rio de Janeiro é um dos destinos com melhores preços pra essa época juntamente com a capital Brasília, que costuma ficar vazia nos feriados.

Anote essa dica e tente conhecer a capital esse ano em algum feriado (menos o de outubro, será época de eleições).

Related Post

Outro lugar com bons preços é Vitória no Espírito Santo.

3 dias na cidade garantem conhecer “o principal no turismo” e ainda curtir uma praia antes que o inverno chegue.

Atenção: Vitória não parece ter bons preços em feriado algum, mas em março o valor das passagens é o menor encontrado (até o momento da pesquisa, janeiro). Essa é uma das melhores dicas de viagem para feriados do Brasil dessa lista!

Feriados de Maio – Dia do trabalhador e Corpus Christie

Maio nos felicita com DOIS feriados longos de 4 dias (se emendar) e opções para esse mês não faltam! Essa é uma das melhores épocas para conhecer o Pantanal e Bonito pois as chuvas amenizaram, permitindo mergulhos e passeios mais agradáveis. Os Lençóis Maranhenses também são interessantes para a época e melhor ainda se for em feriado longo.

Se você não passou por Curitiba no carnaval e adora um frio, essa é a hora, com 4 dias o passeio fica perfeito na cidade que já estará com temperaturas baixas mas ainda habitáveis.

Porto Alegre é o destino barato do mês e o friozinho vai deixar essa viagem ótima!

Pode ficar só na capital ou dar um pulo nas cidades próximas. Esse é o último feriado com boas chances de preço para Porto Alegre, após junho os preços sobem muito.

Como o feriado tem 4 dias é legal conhecer as capitais, como por exemplo Belo Horizonte!

Outro destino bom de preço é Salvador na Bahia, que costuma ter os menores valores de passagem aérea em maio!

Seguindo a mesma dica, fique de olho também em Fortaleza, que tem bons preços em julho mas pode ter tarifas menores em maio também.

E ainda Maceió, destino lindo que tem as melhores tarifas do ano justamente em maio!


Feriado de Setembro – Independência 7 de setembro

Esse cai na sexta garantindo 3 dias de feriado, as dicas da páscoa vale aqui também mas caso você esteja com intenções sérias de aproveitar o feriado, saiba que Fernando de Noronha, as Chapadas (Guimarães, Veadeiros e Diamantina) estão em época ideal pra se conhecer.

Fernando de Noronha nunca tem passagens promocionais

Se você está tentando conhecer o Rio de Janeiro esse ano, deixe pra setembro ! Pra mim, visitar o Rio na primavera beira a perfeição, está quente mas não está impossível de viver, há flores, alegria e tudo de bom!

Já os melhores valores você tem em Campos do Jordão, pois ainda há um clima friozinho mas sem o boom turístico dos meses anteriores.

Outra boa dicas de viagem para feriados do Brasil é Belém do Pará, estará quente sim pois lá só faz verão mas os preços podem ser amigos nessa época.


Feriado de Outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida (e dia das crianças)

Esse feriado também de 3 dias tem muitas opções interessantes. Para quem quer curtir a data em reflexão do dia, a dica é a cidade de Aparecida a 170km de São Paulo combinada a Campos do Jordão. Esse também o mês da Oktoberfest em Blumenal, a maior festa alemã do Brasil! E quem tem crianças pode querer passar o dia delas em Foz do Iguaçú, ótima época pra fazer os passeios do Macuco Safari e ainda não estará superlotado de turistas.

Eu acho que qualquer época é boa para conhecer Foz do Iguaçú

Ainda sobre Blumenal, esse ano deve ter o maior público de todos os anos, justamente no fim de semana do feriado. #maiorSEXTOUdetodos. Você pode deixar a viagem a Campos do Jordão também para essa época e fazer o combo: Aparecida dia 12 + fim de semana em Campos do Jordão (foi o que eu fiz).

Cidade praiana pra esse mês é Porto Seguro, outubro é a época de baixa temporada aqui e há chances de bons preços na passagem aérea, fique atento!

Saiba mais dicas de viagem para feriados do Brasil em:
O que fazer em Foz do Iguaçú
Roteiro de 4 dias em São Paulo

Feriados de Novembro – Finados

São DOIS feriadões de 4 dias (se emendar). A sugestão é escolher um destino por perto e um mais distante, pra esse mês. Começando por Maceió, o destino que pode aparecer com bons preços ou mesmo pacotes de viagem. O melhor valor de passagem foi encontrado em maio, mas novembro ainda tem preços interessantes e um feriado com mais dias. Pode valer a pena!

Procure passagem para Maceió com frequência, os preços variam bastante.

Se até essa altura você não conheceu Florianópolis, Foz do Iguaçú, Belo Horizonte, Brasília, o Nordeste, saiba que a maioria deles encaixa bem aqui.

Já é quase verão no Brasil e a época de seca está quase acabando. Então são várias dicas de viagem para feriados do Brasil.


Feriados de Dezembro – Natal e Ano Novo

Muita gente trabalha entre Natal e Ano Novo e não está de férias, então porque não curtir os 4 dias emendáveis desses feriados e viajar?

Se ainda não passou por Porto Alegre, que tal conhecer a Cidade do Natal?

Curitiba também se destaca com uma das cidades mais natalinas do Brasil. Saiba tudo sobre o Natal de Curitiba nesse post.

As apresentações no palácio avenida atraem turistas do Brasil todo

Essa época é a que possui valores mais altos de passagem e é uma oportunidade de usar suas milhas para viajar no Brasil ou pra fora dele.

Lembre-se de comprar o quanto antes pois promoções de passagem essa época são praticamente inexistentes e os preços já iniciam em alta.

Se não quiser fazer grandes viagens ou arcar com o custo elevado da passagem aérea, minha dica é viajar de carro em algum dia do feriado de Natal para uma cidade próxima da sua e passar o dia por lá.

E no Ano Novo, alugue uma casa na praia e me chame! As dicas de destinos para passar o ano novo estarão em outro post, então assine o recebimento deles para não perder quando esse e outros posts saírem.


Dica bônus: Como encontrar um destino barato no feriado?

Você também pode pesquisar mais destinos com a ferramenta de Quando Viajar do Viajanet e do “Explore” do site Kayak (que ensinei você a usar nesse post).

Outro destino barato e sempre em alta é a nossa própria cidade. Explore algo diferente nela, sempre há algo novo, acredite!

Com muita busca é possivel encontrar a sua viagem para feriados no Brasil ideal.


Se você gostou do post dicas de viagem para feriados do Brasil

não esqueça de comentar e compartilhar para que mais posts assim sejam escritos 🙂

Maíra Silveira

Leave a Comment

View Comments

Recent Posts

5 dicas imperdíveis em Cartagena para uma viagem perfeita

5 dicas imperdíveis de Cartagena reune tudo que você precisa visitar pra fazer dessa viagem…

2 semanas ago

Quanto custa viajar a San Andres e Cartagena (Atualmente!)

Quanto custa viajar a San Andres e Cartagena? Foi a pergunta que mais recebi desde…

2 semanas ago

Cartagena e San Andres saiba tudo antes de ir!

Cartagena e San Andres saiba tudo antes de ir para que não tenha nenhuma surpresa…

2 semanas ago

Mulheres começam as férias mais estressadas

Mulheres começam as férias mais estressadas. Um retrato da sociedade e divisão de funções que…

1 ano ago

O que fazer em Junho: Checklist de Viagem

O que fazer em Junho é parte integrante de um projeto para ajudar a planejar…

2 anos ago

O que fazer em Maio: Checklist de Viagem

O que fazer em Maio é parte integrante de um projeto para ajudar a planejar…

10 meses ago