O que fazer na Ilha Grande: Roteiro, restaurantes e dicas.
A Ilha grande é um paraíso do Rio de Janeiro localizado na região de Angra dos Reis.
Esse destino atrai muitos turistas e com toda a razão!
Há muito o que fazer na Ilha Grande e para todos os gostos: Casais ou viagem solo, trilheiros, praieiros, gente que quer acampar, gente que quer ficar em pousadas, mergulhar, etc, etc.
A Ilha é grande em beleza, com cerca de 200m², repleta de trilhas e mais de 100 praias quase intocadas. A mata atlântica (nativa) e o fato de não entrar carros deixa o clima ainda mais natural.
Vou te mostrar uma ideia do que fazer na Ilha Grande, além de dicas para você mostar seu roteiro e restaurantes interessantes a conhecer.
Lembre-se que cada experiência é única e a minha visão é apenas uma das diversas possibilidades de passeios para se fazer por lá.
Se você já esteve na Ilha, conte suas experiência nos comentários pois isso ajuda a todos!
Nesse post você saberá: (clique para ir direto):
Para fazer todos os passeios da Ilha você precisaria passar uns 15 a 20 dias! Sobretudo se fizer todas as trilhas, (sem exagero).
Mas se você quiser conhecer umas trilhas e as principais praias sugiro permanecer no mínimo 4 dias inteiros e acrescentar dias a gosto! Fique o quanto puder.
Quem tem oportunidade e mora perto da Ilha Grande pode ir conhecendo aos poucos, em finais de semana.
( ! ) Preveja um dia “de folga” devido a tempo chuvoso. Quando chove as trilhas ficam um pouco perigosas ou inviáveis por estarem molhadas, e não é possível chegar a algumas partes da Ilha devido ao mar alto ou agitado., provavelmente será um dia “perdido”.
Ao todo são 16 trilhas “oficiais” sendo que a maioria pode ser feita num bate e volta e outras exigem paradas.
O legal das trilhas é que por meio delas você chega a quase todas as praias. Em algumas das praias só se chega pela trilha e em outras praias somente de barco.
É fundamental que você decida quais as praias quer conhecer e descubra como irá fazer isso, pela trilha ou de barco.
Leia também: Onde se hospedar e como chegar a Ilha Grande
– A praia de Lopes Mendes é considerada uma das mais belas do mundo! Então sim, você precisa conhece-la.
Cada cantinho da Ilha Grande parece ter sua própra identidade, não se engane ao achar que será igual, elas (as praias) muitas vezes nem se parecem.
São 113 praias na Ilha Grande e eu não posso te falar de todas porque não conheci todas. Deixe seu comentário contando a sua experiência!
Araçatiba, Aventureiro, Bananal, Caxadaço, Praia e Cachoeira da Feiticeira, Dois Rios, Enseada das Estrelas e Saco do Céu, Japariz, Lagoa Azul, Lagoa Verde, Lopes Mendes, Matariz, Sítio Forte, Parnaioca, Praia Vermelha, Palmas Dois Rios, Provetá, Praia da Longa, e Ilha de Jorge Grego.
é onde havia um antigo presídio, o Ecomuseu Ilha Grande, é bem interessante uma visita lá há também aIgreja de N.S. do Bom Despacho.
é uma das praias mais famosas e a mais bonita da Ilha, e você a conhece por conta do seu “coqueiro torto”.
Você pode visita-la em volta de barco (saindo da vila do Abrãao pela volta completa) ou se acampar por lá. A região é bem nativa, não há eletricidade, e há limite máximo de pessoas que podem estar ali.
– A outra praia nessa mesma linha é a Parnaioca, a mais distante de todas da Ilha, aqui não há pousadas.
Levam esse nome pois isso as representa totalmente! O Saco do céu reflete o céu estrelado nas suas águas e a Enseada das Estrelas possui muitas estrelas do mar.
Para quem gosta da veia histórica da Ilha, outro local interessante são as Ruínas do Lazareto, local que abrigava viajantes e prisioneiros em quarentena e posteriormente serviu de presídio.
Também por aí você conhecerá a Praia da Areia Preta, que leva esse nome devido a areia escura, proveniente dos minerios da região. Olha só:
é uma praia quase isolada e pequena, dizem que os piratas escondiam seus barcos por lá, ótima pra um momento de paz e sossego.
não devem em nada para o paraíso. Água calma, piscina, (por vezes bem gelada também) mas dá vontade de passar o dia ali admirando e curtindo a água.
Aqui é um local para mergulhar, há snorkel também ara quemprefere ficar na superfície só olhando lá pra baixo no fundo do mar.
são locais imperdíveis também, dá pra chegar por trilha ou com os passeios de barco mas reserve algum dia para ir!
– Um local não tão falado mas legal pra mergulho é em Helicóptero, onde caiu um helicoptero e você pode mergulhar pra ver (embora esteja em águas profundas). Eu não mergulhei, mas acreditei!
– Um dos locais que não fui e amaria ter conhecido é a Ilha de Jorge Grego, por exemplo, onde se pode mergulhar e ver tartarugas e peixes. Dentre todas as praias que não conheci, essa é a que mais sinto!
Pensar nas praias que você quer cohecer ajudam na hora de fazer um roteiro. Boa parte das praias pode ser acessada via trilhas, que também são a forma de se chegar ao Pico do Papagaio, o ponto alto da Ilha com uma vista incrível.
Há um mapa na Ilha (esse da foto bem no centrinho da Vila do Abrãao) com todas as trilhas, por onde passam e o tempo que se leva para caminha-las. Muito útil! Dá uma olhada:
Não vou detalhar aqui em quais praias cada trilha passa, essa informação pode ser obtida na Ilha.
O que vou deixar aqui é uma lista de quais trilhas são feitas a partir de onde e se é possível ir e voltar no mesmo dia. Também vou dar dicas de quais trilhas são legais de se fazer a partir do Abrãao.
Dentre essas trilhas, veja as que podem ser feitas a partir de onde, lembra que eu comentei quão importante era saber onde você se hospedará na Ilha? Então, olha o motivo:
– Trilhas que podem ser feitas a partir da Vila do Abraão indo e voltando no mesmo dia:
T1 (praia da areia preta, ruínas, trilha bem curta e provavelmente a mais fácil de todas). T2 (caminho para praia e cachoeira da Feiticeira). T10 (Linda trilha até Lopes Mendes, a vista ao longo do caminho são tão lindos quanto a praia), T11, T13 (trilha ao Pico do Papagaio), T14.
– Trilhas que podem ser feitas a partir da Vila do Abraão mas parando no caminho:
T12, T15 (Dois Rios e Caxadaço), T16 (Dois Rios e Parnaioca)
– Trilhas com ponto de saída em Araçatiba indo e voltando no mesmo dia:
T6 (Lagoa verde e Cachoeira), T7 (Araçatiba), T8 (Araçatiba e Provetá), T9 (Provetá e Aventureiro)
– Trilhas com ponto de saída em Bananal indo e voltando no mesmo dia:
T3 (Saco do Céu), T4 (Lagoa Azul), T5.
A minha sugestão de roteiro, sobretudo para quem se hospeda a vila do Abrãaoé fazer as trilhas próximas (quantas puder sendo a T10 , T1 e T13 as mais interessantes) e conhecer outras partes da Ilha com os passeios de barco preferencialmente o de Volta Inteira.
Há passeios que fazem a meia volta da Ilha e outros a volta inteira. As praias visitadas mudam sazonalmente pelas empresas mas uma ideia de locais é essa:
– Acesso por Passeio da Volta Completa a Ilha: Praia de Caxadaço, Praia de Parnaioca, Praia de Aventureiro, Praia de Meros, Lagoa Verde, Lagoa Azul, Saco do Céu, Praia do Amor. Dura o dia todo, saí as 8hrs e volta as 18hrs.
( ! ) Só é realizado em dia de maré normal ou baixa.
– Acesso por Passeio de Meia-volta a Ilha : Lagoa Verde, Lagoa Azul, Saco do Céu, Praia do Amor, Praia de Japariz, Praia de Freguesia de Santana do Leste. Saí as 10:00 volta 16:30hrs.
São inúmeras empresas que os oferecem e o preço praticado é quase o mesmo em todas. Cabe a você negociar e conferir se a empresa oferece as condições de segurança (coletes por exemplo).
É hábito parar em um restaurante conveniado a empresa do passeio, na praia de Maguariquessaba, então gostando você ou não vai acabar parando pra comer onde te levarem.
Achei a comida boa, já o preço, nem tanto, mas não há outra opção.
Após trilhar e curtir a natureza durante o dia, uma das coisas mais agradáveis a se fazer é sair pela Vilinha e comer (quem não ama?).
A maioria deles está na Rua da Praia ou na Rua Getúio Vargas.
Os restaurantes são bons, e como contei no Instagram ( já segue o @aosviajantes ?) e os preços também são, muito melhores que os praticados no Rio.
Vou deixar sugestões aqui, mas é claro que você também pode opinar nos comentários.
Contei que fiquei hospedada na Pousada Lonier e a surpresa é que o Restaurante Lonier também e bom! Custo-benefício ótimo e o típico pé na areia. Acabei comendo duas vezes lá, uma para almoço e uma no jantar. Adorei!
Por falar em Pé na Areia, há um restaurnate com esse nome, super romântico e delicioso, há vários pratos. Pedi um bife a parmegiana porque não vivo só de peixe não.
Onde comi uma das melhores moquecas da vida! (perdeu só pra da minha mãe). O clima também é mais româtico, com velas nas mesas e um cardápio muito bom, o prato é farto! Comi bem mas poderia ter dividido.
Se você for no verão há mais variedades ! Como fui no inverno o Finlândes estava fechado para reforma. A dica fica aqui pois sempre me dizem muito bem de lá.
O ambiente aqui é super simples, parece que você entrou na cantina da nona. A decoração é super bonitinha e italiana e há vinho da casa também. Não é melhor vinho do mundo, mas combina super bem com os pratos italianos de massa caseira. Para variar o peixe e carnes, pode apostar nesse delicioso restaurante de massas.
Há outras opções e não há difculdades em achar restaurantes na região do Abrãao. Siga sua intuição que dá certo!
Leia também: O que fazer em Salvador, pela Grasi do Tá na Minha Rota
Ter um voo cancelado pela cia aérea pode ser uma dor de cabeça, mas você…
Hotéis Românticos em Curitiba para fim de semana em casal é um post com dicas…
5 dicas imperdíveis de Cartagena reune tudo que você precisa visitar pra fazer dessa viagem…
Quanto custa viajar a San Andres e Cartagena? Foi a pergunta que mais recebi desde…
Cartagena e San Andres saiba tudo antes de ir para que não tenha nenhuma surpresa…
Mulheres começam as férias mais estressadas. Um retrato da sociedade e divisão de funções que…
View Comments
113 praias na Ilha Grande?!?! Isso são mesmo muitas praias!! Gostei muito do seu post. Dá ideia que a Ilha Grande é mesmo o lugar ideal para estender a toalha e simplesmente relaxar.
Com certeza! esse é o espirito da coisa!
Ilha Grande é incrível ! Praias lindas e paradisíacas ! Ótimas dicas ! ;)
Obrigada!
Apesar de trilha não ser a minha praia, achei bem interessante. Fui algumas vezes, mas não lembro quais praias pois saía de barco da casa do meu primo, em Angra, ancoravamos em alguma praia, almoçavamos por lá e voltavamos à tardinha. Paraíso!
Ah mas essa é uma opção legal também, trilha é apenas um dos aspectos né?
Olá, Maíra! Adorei esse post com toooodas essas dicas de Ilha Grande - que é um local maravilhoso. Pode ter certeza que essas dicas serão muito úteis em minha próxima passagem por lá!
Obrigada Guilherme, que bom que poderá aproveitar as dicas!
Eu não fazia ideia que tivesse tanta coisa para fazer em Ilha Grande! o legal das trilhas é que tem para todos os níveis, do mais fácil ao mais experiente, eu acho que tem coisas para encher um roteiro de uma semana por lá! =)
Com certeza, segundo as trlhas e placas e também com citei no post, são necesarios 20 dias pela Ilha
Um casal amigo visitou a Ilha Grande há dois anos e dizem que adoraram, as opiniões deles são muito boas também :) Nunca fui ao Brasil, mas gosto muito de locais onde é possível fazer trilhas e hikes, acho que também iria gostar muito da Ilha Grande :)
Então quando vier ao Brasil inclua esse lugar na sua lista!
Dicas interessantes.. Estive em ilha Grande muitos anos atrás e pelo que pude perceber a infra-estrutura turística do local melhorou consideravelmente. Obrigado por compartilhar essas informações.
Abs
Melhorou sim! E cada dia mais, mas sem perder o charme rústico da Ilha.