Antes de tudo quero dizer que esse post não é publicitário, conto aqui minha experiência e pesquisa.

Provavelmente voce vê as agencias como vendedoras de pacotes quadrados e sem personalidade, e que ainda cobram (caro) por isso, to certa?

Pois eu te JURO! Há certos casos em que a agência pode sim ser uma vantagem mas a maioria das pessoas NEM COGITA isso.

A maioria dos viajantes hoje recorre a internet para descobrir tudo sobre seu destino e quase sempre se resolve sozinho.

{Esse é o propósito do Aos Viajantes e motivo de voce estar aqui}.

Eu também pensava assim, achava que viajar utilizando uma agencia de turismo era somente um comodismo. Mordi a língua ao usar o serviço em uma viagem e me surpreender até com o preço.

( ! ) EU ECONOMIZEI 35% NO PREÇO DA PASSAGEM AÉREA UTILIZANDO AGÊNCIA!

Convido voce a ler o texto pra saber quando ir a uma Agência de Viagem é um ponto a se considerar.

agência de viagem-por que usar-2

Agências de viagem ou turismo podem sim te ajudar na economia.

Quando voce deve considerar visitar uma (boa) Agência de Viagens?

MOTIVO Número 1: Período de viagem desejado muito próximo

Suas férias estão se aproximando e voce não sabe o que fazer ainda.

Cuidar de casa, estudos, trabalho, e umas férias sem data definida. Pela primeira vez em anos eu não dei conta de por meu planejamento e o prazo estava apertando, (quem nunca?). Eu recorri a uma agência de turismo nessa época, mas o que me motivou a buscar essa alternativa foram os problemas que encontrei quando tentei fazer tudo sozinha…

Assim como eu, voce terá que encarar tres problemas principais:

  • FALTA DE TEMPO (fator pessoal)
  • POUCA OFERTA , e por isso…
  • PREÇO ALTO ,lei da oferta e da procura.

Decidir uma viagem em cima da hora seja por motivos pessoais ou a trabalho pode ser uma grande barreira no planejamento E no orçamento. Alguns dados:

Passagens aéreas podem ficar até 10x mais caras ao longo de um período de início de vendas até o momento do voo.

Hotéis com melhores custo-benefício e até mesmo os de luxo mais procurados podem estar sem reservas disponíveis, sobretudo se o momento for de feriado ou alta temporada.

E porque as agências seriam vantagem?

As agências de viagem conseguem fechar pacotes vantajosos com os hotéis e empresas aéreas além de possuírem reservas quando ninguém mais possui.

Quando pesquisei minhas passagens elas já estavam bastante caras, e para dias nem havia mais voo disponível.

Foi aí que a moça da agência me contou O PULO DO GATO!

Sempre que você faz uma reserva em cruzeiros e passagens ela fica lá no site aguardando seu pagamento por muitos dias.

Se esse pagamento não ocorrer o sistema demorará a atualizar a situação de “esgotada” para “disponível” para os compradores.

Na prática, há poltronas e cabines de cruzeiro disponíveis, mas elas ainda não foram atualizadas no sistema, e você, pobre comprador desiste e nem cogita mais a viagem. NÃAAOOO!!!

O que o agente faz é entrar em contato com a companhia em questão e falar que você está só esperando essa reserva surgir para fechar o negócio, a companhia libera a vaga, o agente de viagem pega antes de todo mundo  e magicamente sua viagem se torna possível de novo.

Paguei mais por isso? Não.

Aliás, a economia da passagem foi de 35% no meu caso.

Queria também fazer um cruzeiro, que já estava esgotado no site da empresa.

Sabe a emoção que foi ver o ESGOTADO virar uma reserva depois do telefonema da fofa da agência? Incrível.

Paguei a mais por isso? NADA.

O cruzeiro saiu pelo mesmo valor que seria se eu comprasse no site.

O hotel foi indicado pela agência mas resolvi pesquisar antes de fechar.

Qual não foi a surpresa ao vê-lo numa promoção do tipo “reserve sem direito a cancelamento” e assim:

Economizei 50% em relação ao preço original do hotel.
O segredo!
O segredo!

O fato é que com a indicação da agente de viagens eu já sabia qual a região da cidade seria a melhor pra me hospedar, e isso foi essencial pra que eu decidisse o hotel no mesmo minuto que o vi em promoção. =) AE!

Resumindo, paguei menos pela passagem, vi surgir uma vaga no cruzeiro dos sonhos sem pagar mais por isso e pude “arriscar” numa compra de hotel sem cancelamento pois eu já sabia que havia grandes chances de ser bom.

Pergunto a você agora, valeu a pena ou não? Eu que jamais entraria em agência me vi com todos os mitos quebrados num só dia.

A palavra chave é: PESQUISE E COMPARE.

Agora, há OUTROS MOTIVOS SIM para se optar por uma agência ou não, vamos a eles:

Motivo 2: Em caso de possível cancelamento (incertezas de viagem)

Não sei se vou ou se fico
Não sei se vou ou se fico

Em alguns casos ou para algumas pessoas definir com antecedência a data de uma viagem é quase impossível. Nesse caso não se trata nem de falta de tempo para organizar a viagem mas sim da falta de uma agenda bem definida de folgas (por exemplo) ou por um motivo pessoal imprevisto que te impede de viajar. São os acasos da vida.

Se voce contatar uma agencia poderá ter seu dinheiro de volta em boa parte. Depende do contrato! (Leia bem as letras miúdas).

De qualquer forma, cancelar uma passagem comprada por conta própria pode fazer com que voce perca tudo ou até tenha que pagar para remarcar, vai depender do tipo de passagem que comprou mas quase ninguém compra passagem com data flexível! Por serem mais caras, acabam sendo consideradas só pelos pessimistas ou por quem já tem uma agenda bastante incerta.

As agencias também podem vender passeios, e se voce comprou e não usou, anda pode ter seu dinheiro de volta. Também é válido para casos em que o clima não permitiu a realização do passeio.

Motivo 3: Comodidade

Sombra e água fresca
Sombra e água fresca

Essa continua pois ela é o resumo de todas as demais. As agencias não só irão providenciar tudo que voce quiser como ainda vão te ajudar a definir um roteiro, dias de estadia e reservas.

Os agentes ainda podem te lembrar de datas importantes e documentos necessários.

Enquanto pensa nas malas, o agente trabalha por voce.

( ! ) Vale lembrar que as (boas) agencias vão tentar saber o seu perfil. Idade, prioridades e assim personalizar sua viagem dos sonhos com a realidade.

Motivo 4: Idade, mobilidade reduzida, não conhecimento da língua, segurança. 

Vem todo mundo!
Vem todo mundo!

E seus avós? Não gostaria que eles tivessem todo o conforto do mundo, e zero preocupações? E crianças? como fazer para melhorar a segurança em caso de viagens sozinhos dos pimpolhos?

A segurança e confiança de uma boa empresa que se preste a oferecer esse serviço propicia uma experiencia agradável e a sua paz de espirito também para acompanhar pessoas de idade e crianças.

No caso de mobilidade reduzida, pessoas cadeirantes, ou cegas, surdas, mudas e etc podem precisar de intra-estruturas as quais os hotéis, pousadas, passeios não estão preparadas. Imagine que chato se voce quiser fazer um passeio e não houver um guia, ou um tradutor de sinais, ou mesmo o simples rebaixamento nas ruas necessários para os cadeirantes e que ainda não vemos em todos os lugares? Infelizmente, ainda encontramos situações limitadas a um grupo de pessoas, deixando todas as outras sem acesso.

Já presenciei um caso em que uma garota cadeirante não pode fazer um passeio de barco porque a largura da cadeira de rodas era maior que a largura da entrada para o barco. Sem contar que não haveria de forma alguma um lugar pra posicionar a cadeira dela. E sabe em que momento ela descobriu isso? Quando chegou, lá na cara do gol. Sacanagem né?

As agencias podem e saberão como encontrar informações confiáveis relativas a infra-estrutura oferecida.

Há também a situação em que a língua estrangeira seja assustadora ao viajante. Rússia, China, Japão e outros podem até te entender no ingles mas nem sempre conterão cartazes traduzidos ou explicações em ingles.

Dá pra se virar sem agente? Claro, sempre dá! Mas há também a opção para quem quer muito conhecer um país e sente receio. A língua falada não é um impeditivo. 

Motivo 5: Fazer novos amigos!

Oi
Oi

Pode ser uma viagem sozinho, pode ser em casal, não importa! Sempre é legal fazer amizades quando estamos viajando, trocar experiências com quem está vivendo o mesmo que voce sob um outro ponto de vista.

Bom pra criar um grupo, sair e quem sabe se reencontrar pra mais viagens.

Há pacotes de turismo ou de passeios que podem ser comprados em agencias previamente, formam-se grupos que podem ou não ter algum guia da própria agencia.

Ah sim! Pra voce que não tem pau-de-selfie essa e uma boa solução pra sair nas suas fotos (ao invés de possuir apenas fotos de paisagens ou selfies!).

atencao

ATENÇÃO

Nem tudo são flores, claro. Preste atenção no que pode acontecer e os tipos de agência que voce deve fugir!

A Falta de flexibilidade pode acontecer

No caso de contratar passeios há chances de que seu horário seja restrito. Pode ser que o tempo determinado pela agência seja curto, do tipo “tirou foto e acabou” e pode ser que seja longo demais e o faça perder um precioso tempo. Também pode ser que não haja grupo para o passeio todos os dias da semana. Isso pode acontecer sim.

O melhor a fazer nesse sentido é buscar informação com pessoas que usaram aquela agência e fizeram o passeio e analisar se vale a pena. Há casos e casos, isso é fato.

Paga-se taxa de administração viajando por agências.

A taxa de administração é uma porcentagem aplicada em cima do valor do que voce contratou. Chama-se OVER e é regulamentado como 10% + 4%.

Na prática significa que se o que voce contatou custa 100,00 reais, a taxa será de: 10,40 reais (10% de 100,00 = 10,00. Somados a 4% de 10,00 que é 40 centavos).

Leia sempre o contrato para verificar essa taxa e compare com os valores de mercado pra saber se vale a pena.

FATO: Pode-se dizer que há enormes chances de que seu passeio saia mais caro se voce utilizar a agência.

Normalmente o transporte está incluído no preço do passeio e é aqui que a empresa tira vantagem.

Há alguns casos em que um pacote com alimentação + entrada + transporte é oferecido e voce acaba sem saber separar o valor de cada coisa pra saber se vale a pena.

Minha dica é reservar passeios com agência com base nas vantagens que eu citei ali em cima (como comdidade e segurança), se para voce isso não for relevantes, pode reservar tudo por conta própria e ser feliz.

MITO: Para compra de passagens e reservas de hotéis e cruzeiros paga-se mais que reservas feitas pessoalmente.

A Agência recebe uma comissão da companhia aérea, ou cruzeiro ou hotel. Essa taxa varia de empresa para empresa e o máximo que pode acontecer é o agente de viagem (se mal intencionado) querer te oferecer uma empresa que paga mais comissão a ele em detrimento dos seus objetivos.  Como combater isso? Pesquise antes! Tem que comparar.

Por exemplo, há empresas aéreas que não pagam comissão aos agentes de viagem, entre elas: LUFTHANSA, IBERIA, BRITISH, AIR FRANCE, SWISS AIR.

A maioria das cias aéreas pagam comissão de 6%, entre elas: TAM, GOL, EMIRATES, SOUTH AFRICAN, AMERICAN AIRLINES, AEROMEXICO, UNITED AIRLINES, CONTINENTAL, EMIRATES, COPA. (Poucas, como a PLUNA, pagam comissão de 1%).

No meu caso a passagem aérea saiu por valores menores e o pacote de cruzeiro não estava mais a venda no site da empresa, só consegui via agência e pelo mesmo preço que estava antes. Já o hotel, fiz por conta, para mim foi o que valeu mais a pena.

BONUS: A lei que assegura o viajante em emergências 

Outra situação que pode ocorrer é do consumidor ter adquirido uma viagem para locais que estejam passam por situações de emergência comprovada (furacões, pandemias, enchentes etc.) Nesse caso a lei do consumidor protege o viajante que contratou os serviços com ou sem agência;

De acordo com o artigo 6º, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece a proteção da vida, saúde e segurança como direitos básicos do consumidor, o consumidor com viagem agendada para um local nesta situação pode optar por trocar o pacote para outra data e local, sem custos adicionais ou cancelar o contrato e pedir a restituição da importância paga, monetariamente atualizada, sem ônus.

Ou seja, se for o seu caso, não importa se está viajando com ou sem agência, a lei vai te ajudar a remarcar sua passagem sem ônus. 😉

E para resumir…

Considere visitar uma agência em caso de:

  • Comodidade
  • Viagem em cima da hora ou falta de tempo de planejar
  • Pessoas idosas, com mobilidade reduzida
  • Fazer amigos
  • Desconhecimento da língua estrangeira
  • Para recuperar o investimento (ou parte dele) em caso de cancelamento da viagem por motivos pessoais.

 Desvantagens possíveis:

  • Falta de flexibilidade de horários e dias
  • Custo mais elevados para passeios
  • Má fé de alguns agentes que podem te oferecer serviços mais caros ou fora do seu perfil

Então é isso! Nada te impede de sempre fazer seu roteiro e reservas sozinho, mas não tenha preconceitos mais quando o assunto for agencia de viagens! Repito a palavra chave é: PESQUISE.

Ah sim!

SEMPRE Confira se a operadora ou agência tem cadastro na Embratur ou é membro da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem).

E voce? Prefere viajar com agência de viagens ou nunca faz isso? Porquê? 

E para ver os Roteiros que já estão disponíveis aqui no Aos Viajantes é só ir na aba Roteiros!

Receba as melhores dicas !
Economizar mais e planejamento de viagem
Somente meus segredos. Odiamos spam.

Deixe seu comentário!

Loading Facebook Comments ...

5 Replies to “Agência de Viagem, USE (Mitos e vantagens)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Disqus Comments ...