A Ilha grande é um paraíso do Rio de Janeiro localizado na região de Angra dos Reis.

Esse destino atrai muitos turistas e com toda a razão!

Há muito o que fazer na Ilha Grande e para todos os gostos: Casais ou viagem solo, trilheiros, praieiros, gente que quer acampar, gente que quer ficar em pousadas, mergulhar, etc, etc.

A Ilha é grande em beleza, com cerca de 200m², repleta de trilhas e mais de 100 praias quase intocadas. A mata atlântica (nativa) e o fato de não entrar carros deixa o clima ainda mais natural.

Vou te mostrar uma ideia do que fazer na Ilha Grande, além de dicas para você mostar seu roteiro e restaurantes interessantes a conhecer.

Lembre-se que cada experiência é única e a minha visão é apenas uma das diversas possibilidades de passeios para se fazer por lá.

Se você já esteve na Ilha, conte suas experiência nos comentários pois isso ajuda a todos!


Nesse post você saberá: (clique para ir direto):


O que fazer na Ilha Grande

Dicas que você precisa saber para fazer seu roteiro

O que fazer na Ilha Grande roteiro restaurantes e dicas praia da julia

Quantos dias ficar na Ilha Grande?

Para fazer todos os passeios da Ilha você precisaria passar uns 15 a  20 dias! Sobretudo se fizer todas as trilhas, (sem exagero).

Mas se você quiser conhecer umas trilhas e as principais praias sugiro permanecer no mínimo 4 dias inteiros e acrescentar dias a gosto! Fique o quanto puder.

Quem tem oportunidade e mora perto da Ilha Grande pode ir conhecendo aos poucos, em finais de semana.

( ! ) Preveja um dia “de folga” devido a tempo chuvoso. Quando chove as trilhas ficam um pouco perigosas ou inviáveis por estarem molhadas, e não é possível chegar a algumas partes da Ilha devido ao mar alto ou agitado., provavelmente será um dia “perdido”.


O que fazer na Ilha Grande ( trilhas, praias e passeios)

Ao todo são 16 trilhas “oficiais” sendo que a maioria pode ser feita num bate e volta e outras exigem paradas.

O legal das trilhas é que por meio delas você chega a quase todas as praias. Em algumas das praias só se chega pela trilha e em outras praias somente de barco.

É fundamental que você decida quais as praias quer conhecer e descubra como irá fazer isso, pela trilha ou de barco.


Leia também: Onde se hospedar e como chegar a Ilha Grande


O que fazer na Ilha Grande roteiro restaurantes e dicas L10

As Praias

A praia de Lopes Mendes é considerada uma das mais belas do mundo! Então sim, você precisa conhece-la.

Cada cantinho da Ilha Grande parece ter sua própra identidade, não se engane ao achar que será igual, elas (as praias) muitas vezes nem se parecem.

São 113 praias na Ilha Grande e eu não posso te falar de todas porque não conheci todas. Deixe seu comentário contando a sua experiência!

O que fazer na Ilha Grande roteiro restaurantes e dicas lopes mendes
Lopes Mendes, bonita até com nuvens

 ( ! ) Anote: os principais locais da Ilha são:  Araçatiba, Aventureiro, Bananal, Caxadaço, Praia e Cachoeira da Feiticeira, Dois Rios, Enseada das Estrelas e Saco do Céu,  Japariz, Lagoa Azul, Lagoa Verde, Lopes Mendes, Matariz, Sítio Forte, Parnaioca, Praia Vermelha, Palmas Dois Rios, Provetá, Praia da Longa, e Ilha de Jorge Grego.

– Dois Rios é onde havia um antigo presídio, o Ecomuseu Ilha Grande, é bem interessante uma visita lá há também aIgreja de N.S. do Bom Despacho.

– Aventureiro é uma das praias mais famosas e a mais bonita da Ilha, e você a conhece por conta do seu “coqueiro torto”.

Você pode visita-la em volta de barco (saindo da vila do Abrãao pela volta completa) ou se acampar por lá. A região é bem nativa, não há eletricidade, e há limite máximo de pessoas que podem estar ali.

A outra praia nessa mesma linha é a Parnaioca, a mais distante de todas da Ilha, aqui não há pousadas.

O que fazer na Ilha Grande roteiro restaurantes e dicas aventureiro
O famoso da Ilha Grande

– Saco do Céu e Enseada das Estrelas: Levam esse nome pois isso as representa totalmente! O Saco do céu reflete o céu estrelado nas suas águas e a Enseada das Estrelas possui muitas estrelas do mar.

Para quem gosta da veia histórica da Ilha, outro local interessante são as Ruínas do Lazareto, local que abrigava viajantes e prisioneiros em quarentena e posteriormente serviu de presídio.

Também por aí você conhecerá a Praia da Areia Preta, que leva esse nome devido a areia escura, proveniente dos minerios da região. Olha só:

 

O que fazer na Ilha Grande roteiro restaurantes e dicas praia da areia preta

– Caxadaço é uma praia quase isolada e pequena, dizem que os piratas escondiam seus barcos por lá, ótima pra um momento de paz e sossego.

– Lagoa Azul e Lagoa Verde não devem em nada para o paraíso. Água calma, piscina, (por vezes bem gelada também) mas dá vontade de passar o dia ali admirando e curtindo a água.

Aqui é um local para mergulhar, há snorkel também ara quemprefere ficar na superfície só olhando lá pra baixo no fundo do mar.

O que fazer na Ilha Grande roteiro restaurantes e dicas lagoa verde

– A Praia e a Cachoeira da Feiticeira são locais imperdíveis também, dá pra chegar por trilha ou com os passeios de barco mas reserve algum dia para ir!

Um local não tão falado mas legal pra mergulho é em Helicóptero, onde caiu um helicoptero e você pode mergulhar pra ver (embora esteja em águas profundas). Eu não mergulhei, mas acreditei!

Um dos locais que não fui e amaria ter conhecido é a Ilha de Jorge Grego, por exemplo, onde se pode mergulhar e ver tartarugas e peixes. Dentre todas as praias que não conheci, essa é a que mais sinto!


As Trilhas

Pensar nas praias que você quer cohecer ajudam na hora de fazer um roteiro. Boa parte das praias pode ser acessada via trilhas, que também são a forma de se chegar ao Pico do Papagaio, o ponto alto da Ilha com uma vista incrível.

Há um mapa na Ilha (esse da foto bem no centrinho da Vila do Abrãao) com todas as trilhas, por onde passam e o tempo que se leva para caminha-las. Muito útil! Dá uma olhada:

Não vou detalhar aqui em quais praias cada trilha passa, essa informação pode ser obtida na Ilha.

O que vou deixar aqui é uma lista de quais trilhas são feitas a partir de onde e se é possível ir e voltar no mesmo dia. Também vou dar dicas de quais trilhas são legais de se fazer a partir do Abrãao.

O que fazer na Ilha Grande roteiro restaurantes e dicas trilhas cachorro
Os cães vão te acompanhar nas trilhas! Tá seguro!

Dentre essas trilhas, veja as que podem ser feitas a partir de onde, lembra que eu comentei quão importante era saber onde você se hospedará na Ilha? Então, olha o motivo:

– Trilhas que podem ser feitas a partir da Vila do Abraão indo e voltando no mesmo dia:

T1 (praia da areia preta, ruínas, trilha bem curta e provavelmente a mais fácil de todas). T2 (caminho para praia e cachoeira da Feiticeira). T10 (Linda trilha até Lopes Mendes, a vista ao longo do caminho são tão lindos quanto a praia), T11, T13 (trilha ao Pico do Papagaio), T14.

O que fazer na Ilha Grande roteiro restaurantes e dicas trilhas 3
A sinalização das trilhas é muito boa

– Trilhas que podem ser feitas a partir da Vila do Abraão mas parando no caminho:

T12, T15 (Dois Rios e Caxadaço), T16 (Dois Rios e Parnaioca)

– Trilhas com ponto de saída em Araçatiba indo e voltando no mesmo dia

T6 (Lagoa verde e Cachoeira), T7 (Araçatiba), T8 (Araçatiba e Provetá), T9 (Provetá e Aventureiro)

– Trilhas com ponto de saída em Bananal indo e voltando no mesmo dia

T3 (Saco do Céu), T4 (Lagoa Azul), T5.


Passeios de Barco ou Lancha e sugestão de roteiro

A minha sugestão de roteiro, sobretudo para quem se hospeda a vila do Abrãao é fazer as trilhas próximas (quantas puder sendo a T10 , T1 e T13 as mais interessantes) e conhecer outras partes da Ilha com os passeios de barco preferencialmente o de Volta Inteira.

O que fazer na Ilha Grande roteiro restaurantes e dicas passeios

Há passeios que fazem a meia volta da Ilha e outros a volta inteira. As praias visitadas mudam sazonalmente pelas empresas mas uma ideia de locais é essa:

– Acesso por Passeio da Volta Completa a Ilha: Praia de Caxadaço, Praia de Parnaioca, Praia de Aventureiro, Praia de Meros, Lagoa Verde, Lagoa Azul, Saco do Céu, Praia do Amor. Dura o dia todo, saí as 8hrs e volta as 18hrs.

( ! ) Só é realizado em dia de maré normal ou baixa.

– Acesso por Passeio de Meia-volta a Ilha : Lagoa Verde, Lagoa Azul, Saco do Céu, Praia do Amor, Praia de Japariz, Praia de Freguesia de Santana do Leste. Saí as 10:00 volta 16:30hrs.

São inúmeras empresas que os oferecem e o preço praticado é quase o mesmo em todas. Cabe a você negociar e conferir se a empresa oferece as condições de segurança (coletes por exemplo).

É hábito parar em um restaurante conveniado a empresa do passeio, na praia de Maguariquessaba, então gostando você ou não vai acabar parando pra comer onde te levarem.

Achei a comida boa, já o preço, nem tanto, mas não há outra opção.


Restaurantes na Vila do Abraão

Após trilhar e curtir a natureza durante o dia, uma das coisas mais agradáveis a se fazer é sair pela Vilinha e comer (quem não ama?).

A maioria deles está na Rua da Praia ou na Rua Getúio Vargas.

Os restaurantes são bons, e como contei no Instagram ( já segue o @aosviajantes ?) e os preços também são, muito melhores que os praticados no Rio.

Vou deixar sugestões aqui, mas é claro que você também pode opinar nos comentários.

Restaurante Lonier

Contei que fiquei hospedada na Pousada Lonier e a surpresa é que o Restaurante Lonier também e bom! Custo-benefício ótimo e o típico pé na areia. Acabei comendo duas vezes lá, uma para almoço e uma no jantar. Adorei!

O que fazer na Ilha Grande roteiro restaurantes e dicas lonier
Bom pro dia e pra noite

Restaurante Pé na Areia

Por falar em Pé na Areia, há um restaurnate com esse nome, super romântico e delicioso, há vários pratos. Pedi um bife a parmegiana porque não vivo só de peixe não.

Restaurante Lua e mar

Onde comi uma das melhores moquecas da vida! (perdeu só pra da minha mãe). O clima também é mais româtico, com velas nas mesas e um cardápio muito bom, o prato é farto! Comi bem mas poderia ter dividido.

O que fazer na Ilha Grande roteiro restaurantes pé na areia
A luz de velas, foto não tá boa mas a comida tava!

Sorveteria Finlandês (Rua da Praia, 16)

Se você for no verão há mais variedades ! Como fui no inverno o Finlândes estava fechado para reforma. A dica fica aqui pois sempre me dizem muito bem de lá.

Las Sorrentinas italiano

O ambiente aqui é super simples, parece que você entrou na cantina da nona. A decoração é super bonitinha e italiana e há vinho da casa também. Não é melhor vinho do mundo, mas combina super bem com os pratos italianos de massa caseira. Para variar o peixe e carnes, pode apostar nesse delicioso restaurante de massas.

Há outras opções e não há difculdades em achar restaurantes na região do Abrãao. Siga sua intuição que dá certo!


Dicas Gerais

  • Prefira mochila ou mala de ombro, o chão é areia e mala de rodinhas aqui não vai dar certo.
  • Chinelo e Tenis são suficientes e essenciais, aproveite o clima despojado do lugar.
  • As trilhas tem dificuldades diferentes mas há para todos os níveis, de iniciantes a experientes. Se você nunca fez uma trilha, também conseguirá fazer alguma da Ilha Grande.
  • Leve repelente e use sempre!
  • O clima da região tende a chuvas em diversas épocas do ano. Alguns passeios não podem ser feitos com chuva, trilhas podem ficar escorregadias e o mar revolto. Por isso, é interessante programar atividades com folga de  um dia para prever possíveis mudanças de planos. 
  • Não é necessário levar guarda-sol e cadeiras de praia. Leve sua canga e paroveite as sombras naturais, ou use as disponíveis nas praias.

 


O que você gostou mais na Ilha Grande ?

A ilha Grande é assim, descomplicada. Um lugar pra relaxar sem grandes preocupações ou planejamento.
É um destino perfeito para quem gosta de trilhas e esportes de aventura.
Se esteve na Ilha conta pra mim nos comentários?
E não esquece de inscrever no blog para sempre receber roteiros como esse 😉

 

Deixe seu comentário!

Loading Facebook Comments ...

15 Replies to “O que fazer na Ilha Grande: Roteiro, restaurantes e dicas

  1. 113 praias na Ilha Grande?!?! Isso são mesmo muitas praias!! Gostei muito do seu post. Dá ideia que a Ilha Grande é mesmo o lugar ideal para estender a toalha e simplesmente relaxar.

  2. Olá, Maíra! Adorei esse post com toooodas essas dicas de Ilha Grande – que é um local maravilhoso. Pode ter certeza que essas dicas serão muito úteis em minha próxima passagem por lá!

  3. Eu não fazia ideia que tivesse tanta coisa para fazer em Ilha Grande! o legal das trilhas é que tem para todos os níveis, do mais fácil ao mais experiente, eu acho que tem coisas para encher um roteiro de uma semana por lá! =)

  4. Um casal amigo visitou a Ilha Grande há dois anos e dizem que adoraram, as opiniões deles são muito boas também 🙂 Nunca fui ao Brasil, mas gosto muito de locais onde é possível fazer trilhas e hikes, acho que também iria gostar muito da Ilha Grande 🙂

  5. Dicas interessantes.. Estive em ilha Grande muitos anos atrás e pelo que pude perceber a infra-estrutura turística do local melhorou consideravelmente. Obrigado por compartilhar essas informações.

    Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Disqus Comments ...