turismo chile parte 1

Como decidir o que fazer? E em quantos dias?

É difícil decidir onde ir primeiro quando se trata do Chile e quanto tempo passar em cada local. Será que cabe em um feriado? Quando é a melhor época para ver neve?

O Chile tem uma característica geográfica bastante única: apesar de não ser um país continental como o Brasil, ele é comprido, são 4630 km de norte a sul no comprimento, com largura máxima de 430 km.

Seus extremos são bastante distintos e é bem provável que você precise de no mínimo umas 3 viagens para lá até que descubra seu extremo preferido e desvende todos os sabores do país.

O Chile é organizado, bonito e convidativo. Não tenho dúvidas de que é um dos melhores países da América Latina para se visitar e também para viver. Por isso digo e repito, você irá mais de uma vez para lá.

Apesar de tudo, ele não está tão pertinho de nós, umas 5 horas de avião saindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro e não há voôs a todo momento, o que significa que um fim de semana é pouco pra ir, mas um feriado de páscoa ou carnaval já pode encaixar bem (talvez).

< Para saber mais: O Chile apareceu na lista de 15 melhores lugares do mundo para viajar sozinho(a) >

Ou seja, problemão é decidir por onde começar a viagem ao Chile. É uma combinação de tempo disponível com objetivos e época do ano. E depois disso ainda tem muitos detalhes para acertar, é planejamento e muita pesquisa! Por esse motivo, resolvi dividir os assuntos aqui e a vamos juntos definindo a sua viagem.


Posts da série Chile

Parte 1: Turismo no Chile, o que fazer? DECIDIR O DESTINO e comprar a passagem (é esse post!) Vou te ajudar a escolher onde ir dentre os mil lugares possíveis no Chile e quanto tempo ficar. Ao final do post voce vai conseguir comprar sua passagem sem dúvidas.

Parte 2: Santiado do Chile, dicas e primeiros passos. Os detalhes obrigatórios.

Parte 3: Roteiro épico 7 a 10 dias em Santago e região. Completíssimo, como eu gosto de fazer.

Parte 4: Guia Gastronômico em Santiago. Por bairro, valores e culinária!

Hoteis: Dicas de Hospedagem em Santiago. Melhores bairros e custo-benefício!

Guia de compras (futuramente). Assine o blog para não perder nenhum post.


Curtiu? Eu to empolgada!

Inscreva-se no Blog para receber posts no email e SABER TUDO dessa série Chilena.


quantos dias ficar verão ou inverno

A melhor resposta para um destino de diferentes climas é: depende.

Depende de quantos dias você tem disponível e do que você quer conhecer. Sim, porque uma boa época para conhecer o Deserto do Atacama não é a mesma boa época para conhecer a Patagônia, e se você quer combinar esses locais com a capital Santiago, vai precisar de mais que um feriado.

Para comprar a passagem, umas das primeiras coisas que precisamos definir é o número de dias e o mês de viagem não é? Não precisamos ainda de um roteiro detalhado, mas do que queremos ver na viagem.

Então bolei um esquema para te ajudar na sua escolha ( e depois a gente fala de cada destino em detalhes):

Opção 1: Visitar o Chile na época “quente”

De meados de outubro a meados de abril. Para ver neve aqui só se São Pedro quiser. Não há estações abertas de novembro até abril, se nevar é um milagre, então essa é a época de conhecer o Chile quente!

Viagem curta (3 a 5 dias):

• Santiago

• Lagos Andinos

Viagem Média/ Longa (6 a 10 dias):

• Santiago +  Isla Negra, Valpariso e Viña del Mar

• Santiago + Cajon del Maipo

• Ilha de Páscoa

• Santiago + Lagos Andinos

• Atacama + Santiago

• Patagônia Chilena

( ! ) Para mais de 10 dias vá combinando as opções acima, se puder ficar 2 semanas dá pra fazer a Patagônia Completa.

Opção 2: Visitar o Chile na época “fria”

Meados de maio a início de setembro. Neve em alta!  De Julho a meados de setembro as estações de esqui estão abertas e funcionando.

Variações na data de abertura das estações ocorrem em virtude do tempo, com o aquecimento global (sim , ele!) tem demorado a nevar e as estações demoram a abrir ou adiam em semanas a abertura.

No fim de maio, junho, fim de setembro até meados de outubro há possibilidade das estações abertas, mas vai depender da sorte.

Viagem curta (3 a 5 dias):

• Santiago (ou bate volta muitos rápidos pelas cidades próximas, mas não recomendo)

• Atacama (se voce quer fugir do calor)

• Chillan ou outras cidades Andinas para prática do esqui

Viagem Média/ Longa (6 a 10 dias ou mais):

• Santiago +  Isla Negra, Valpariso e Viña del Mar + Estação de esqui próxima de Santiago

• Santiago + Estação de Esqui ao Sul do Chile (neve mais garantida)

• Ilha de Páscoa

• Atacama + Santiago

Para mais de 10 dias vá combinando as opções acima.

( ! ) Particularmente, acho que a melhor opção para quem quer conhecer o Chile é ir nos meses de outono/inverno e ficar de 7 a 15 dias ou mais.   


conheça cada um dos destinos

Tá aqui um mapa lindo pra você entender como é complicado escolher pra onde ir quando se trata do Chile, engana-se muito quem pensa que ir a Santiago basta.


Santiago, a capital

santiago do chile
Santiago <3

Eu sempre digo que moraria em Santiago.

E digo isso porque a cidade é limpa, organizada, linda, moderna, tem parque, tem vistas lindas, tem seu lado rústico,tem uma culinária rica e cultura também, tem tudo. É uma capital gostosa de se estar.

O transporte público funciona e te leva a todo lugar. É uma das cidades que você tem que conhecer será provavelmente seu destino/base para conhecer outras cidades do Chile.

A rede de hotéis e hostels é farta, há vinículas pertinho, estações de esqui e pegar um onibus para visitar algumas cidades próximas é bem interessante.

Voos direto saindo de São Paulo e Rio de Janeiro.

Considere de 5 dias inteiros apenas para Santiago. Para conhecer cidades próximas também, considere 7 a 10 dias de viagem (minha opção preferida).

( ! ) Estou incluindo aqui os passeios as vinículas, há opções em Santiago e outras bem próximas.


Deserto do Atacama

O Deserto árido do Atacama
O Deserto árido do Atacama

O Deserto do Atacama fica na cidade de San Pedro, ao norte do país. Para chegar até lá voce deve pegar um avião até Calama, e de lá pegar um transporte até San Pedro.

São umas 3 horas de viagem a partir de Santiago até o Atacama.

O Deserto do Atacama é considerado o deserto mais árido do mundo (em algumas localidades não chove há mais de 400 anos) e as paisagens são de tirar o folego! Para que a viagem seja boa é necessário se programar, agende passeios com agencias saindo do aeroporto ou alugue um carro.

Não se hospede em San Pedro pois vai ficar cansativo ir e vir do Atacama todos os dias. Voce pode sofrer um pouco com a altitude e com o clima seco, mas a paisagem vai compensar.

Não há voos diretos, considere de meio a um dia de translado.

Há quem prefira o inverno para não sentir tanto calor e ver neve, a maioria prefire o verão e primavera para fazer as caminhadas e passeios.

Considere de 6 dias inteiros para fazer todos os passeios no Atacama.

Site oficial: www.sanpedroatacama.com


Patagônia Chilena

Para apreciar toda a Patagônia Chilena ( e também a argentina) voce vai precisar de uns 10 a 14 dias. A melhor época é no verão pois os dias estão mais longos e os passeios continuam existindo pois há neve.

A logística é um pouco mais complexa e normalmente perde-se o dia de chegada pois dificilmente voce conseguirá marcar um passeio.

Assim, vou dividir esse tópico em Lagos Andinos (Puerto Montt e Puerto Varas), que são perfeitamente combináveis em uma viagem a Santiago e dão um gostinho da Patagônia, e a Patagônia completa, algo que voce precisará reservar mais dias e provavelmente uma viagem exclusiva a esse destino. Fica a seu gosto:

Lagos Andinos ( Puerto Montt e Puerto Varas)
Lagos Andinos
Lagos Andinos

Essa é uma região linda e se você estiver pensando em ir ao Chile na época de verão ou primavera, tem que conhecer esse lugar! Os chamados Lagos Andinos por nós incluem as regiões de Puerto Montt e Puerto Varas.

Hospede-se em Puerto Varas que é um lugar mais bonitinho.

Por lá voce verá a belíssima vista de lagos ao norte da Patagônia Andina, também verá de perto do Vulcão Osorno e poderá fazer caminhadas pela região.

Ainda dá pra fazer um bate volta ao arquipélogo de Chiloé , onde inúmeros pinguins vivem com seus filhotes (de setembro a março). Pode ser interessante atravessar os lagos andinos e ir a Bariloche, somando mais um destino a viagem.

De avião são 2 horas de Santiago a Puerto Montt, de onibus são 14 horas pela TurBus.

Considere de 3 a 4 dias inteiros na região incluindo ou não Bariloche.

Patagônia Completa

Além dos lagos Andinos há diversos outros locais que integram a região da Patagônia, que envolve os países Chile e Argentina. Bariloche na Argentina já é região da Patagônia, e de lá até Ushuaia ( a terra do fogo) são 2200 km. Tem noção?

Para agrupar todas as regiões em uma viagem só é necessária logística e um sistema de transporte inteligente.

Também não adianta ficar pouco tempo em cada local pois muitos deles dependem de boa visibilidade para se aproveitar, e ficando um dia apenas pode ser que não haja condição climática adequada para o passeio.

Você pode ir de avião, onibus ou navio. Carro não é recomendado pois a navegação é complicada, GPS sem sinal, pouca sinalização, poucos postos de gasolina, frio. Ir de carro pode até parecer boa ideia a princípio, mas requer conhecimentos e cuidados aos quais eu não poderei te ajudar e não recomendo.

Os principais locais, além dos lagos andinos, são: Bariloche (na Argentina), Ushuaia (Argentina), Punta Arenas, (Chile), Torres del Paine ( Chile) e El Calafate (Argentina).

O que voce precisa saber sobre a Patagônia antes de comprar sua passagem é que pode ir direto até ela do Brasil ou pode combinar esse destino com Santiago no Chile, ou Bariloche na Argentina e até mesmo Buenos Aires.

Se quiser combinar destinos vai precisar de mais dias, se for direto a Patagônia, menos dias. Simples.

( ! ) As ideias de dias e destinos estão na próxima sessão desse post…continue lendo 😉


Ilha de Páscoa

A mística Ilha de Páscoa
A mística Ilha de Páscoa

A maneira mais próxima de se chegar a Ilha de Páscoa é a partir do Chile.

O destino é um pouco caro, há apenas 2 voos no verão e um no inverno e somente a LATAM faz o trecho ( por isso é caro), mas a verdade é que a Ilha de Páscoa é um dos lugares mais místicos do mundo.

Para quem gosta de cultura, história e misticismo é um destino perfeito. O clima é bom o ano todo, mas no verão costuma ser ainda mais agradável.

A ideia é relaxar também e tudo é bem informal, as pessoas receptivas e a culinária rica. O passeio imperdível envolve a visita aos Moais e a visita ao Vulcão Orongo, um dos que originou a ilha.

De avião são 6 horas a partir de Santiago pela LATAM. Há 2 voos por dia no verão e  1 no inverno.

Considere 4 noites ( 3 dias) para fazer todos os passeios ( e descansar).


Valparaíso e Viña del Mar

Viña del Mar, Valparíso é surpresa
Viña del Mar, Valparíso é surpresa

Da para conhecer ambas a cidades no mesmo dia mas eu não recomendo sair tarde de Santiago para isso. É meio corrido dessa forma.

Se quiser pode até separar as cidades em dois passeios. Valparaíso é uma cidade da UNESCO e ela é única, só estando lá para saber como é, apenas vá. Viña del Mar é uma cidade fofa demais, litoranea, paisagem linda.

De ônibus são 1h 30 min e tem a todo momento. Entre as duas cidades dá pra ir de ônibus de linha.

1 dia para as duas cidades é corrido mas possível, com 2 dias aproveita-se mais.


Isla Negra

Casa (preferida) de Pablo Neruda, em Isla Negra
Casa (preferida) de Pablo Neruda, em Isla Negra

O motivo para ir a Isla Negra é tão somente visitar uma das casas do Neruda mais legais e divertidas, a que ele viveu mais tempo e morreu também. Vale a visita mesmo que seja por isso

De ônibus são 2h saindo de Santiago.

1 dia. O Bate e volta é perfeitamente possível e não há nada na cidade além da casa do Pablo Neruda.


Cajón del Maipo

Lugar excelente para quem curte caminhadas, rafting, tirolesas e outros.

Vá para curtir mesmo, os lugares mais visitados são o cânion El Morado e a represa Embalse el Yeso. E ainda dá pra relaxar em águas termais como Colina, Morales e El Plomo.

Não adianta ir para explorar a cidade, não ‘o objetivo lá, a ideia é curtir um turismo aventura perto de Santiago e num lugar ainda pouco explorado pelos turistas e agencias. Vale a pena ir no verão e primavera para fazer os passeios mas a vista no inverno é linda.

O cuidado aqui é dirigir nas Cordilheiras, no inverno é mais complicado e o ideal seria ir com alguma agência de turismo.

De carro ou onibus são cerca de 1 – 2 horas.

Considere 1 dia de bate e volta.


Estações de Esqui

Valle Nevado
Valle Nevado

O Chile possui várias estações de esqui e definir qual delas voce deve ir depende basicamente do seu perfil. Uma dica importante é: não queria conhecer todas as estações em uma viagem, é cansativo e sem sentido.

Quer ir apenas para curtir a neve? Pretende dormir no local ou quer um bate e volta ? Quer esquiar e nunca esquiou? Ou esquia , tem experiência e quer desafios maiores? Respondendo essas questões voce pode definir onde irá, pois cada local tem uma característica.

Há 5 estações de esqui em Santiago: Valle Nevado, Farellones, El ColoradoLa Parva e Portillo. Outras 3 estão mais afastadas da capital, ao sul do país, são elas: ChillánCorralco e Pucón.

Valle Nevado é a mais bombada, chegar até ela é parte da aventura mas o motivo eu te contarei quando falarmos de roteiro (inscreva-se para não perder). Por ser mais moderninha é também uma das mais cheias principalmente no fim de semana.

A Pista é ok para quem quer começar esquiar mas um praticante do esporte com mais experiência vai se cansar. Farellones é mais antiga e mais próxima de Santiago, estrutura bem adequada a iniciantes e indicada para quem quer brincar e se divertir e não necessariamente esquiar, também é a mais popular e visitada por famílias, assim como El Colorado que segue mais ou menos essa ideia. Chillán, ao Sul, é mais garantia de neve no inverno, tem uma estrutura muto legal pra esqui e hotéis. Está mais longe, você precisa voar até a cidade próxima e ainda pegar um carro ou onibus e viajar cerca de 2 hras. Não é bate e volta entende?

Eu vou falar em detalhes sobre os locais, mas por enquanto, só o que voce precisa saber é seu objetivo:

Quer ver neve e esquiar? Quer só ver neve? Vai em que época?

Vai pensando aí e a gente continua essa discussão nos próximos tópicos, por hora, saiba:

De carro ou onibus são cerca de 2 a 3 horas para as estações próximas de Santiago. E cerca de 5 horas para as estações ao Sul do Chile.

Quanto tempo ficar é bem pessoal, se voce for esquiar vai querer ficar mais dias (mesmo que seja iniciante pode ser legal ficar 2 dias ao menos). Se não quiser esquiar pode até fazer bate e volta pelas estações de Santiago mas não conseguirá fazer isso se quiser ir até as estações do Sul. 

( ! ) A neve é mais garantida nas estações do sul na época do inverno. Em Santiago e região nem sempre neva ou não neva em quantidade suficiente para a prática do esqui. Ultimamente tem sido uma supresa encontrar neve cedo na região.


o clima

As temperaturas são bem definidas e costumam manter esse padrão. É um clima seco, voce sente isso na pele, nos lábios, na sede que sente.

O Sol aparece quase sempre mesmo no inverno, então não se iluda pois voce vai continuar usando protetor solar e óculos mesmo no frio (sobretudo na neve).

O verão é quente e seco, com temperaturas na casa dos 25-35 graus.

A primavera é agradável e faz em torno de 15 a 25 graus.

Inverno pode chover mas é difícil, tempo pouco úmido. Temperaturas – 5 a 10 graus dependendo da região.

Outono faz entre 5 e 15 graus, dificilmente ver neve aqui (embora eu tenha dado essa sorte), é no inverno que voce pode ter mais confiança nisso.

( !) Confira sempre a previsão do tempo antes de ir.


Chegamos ao fim da primeira parte!

Espero que ao ler esse post voce consiga pesquisar sua passagem, sabendo quantos dias vai ficar e a época que quer ir, dependendo do seu objetivo.

Se voce tem ainda alguma dúvida, não deixe de perguntar aqui nos comentários! Também é legal tirar suas dúvidas sobre os próximos assuntos sobre o Chile para que eu responda nos posts relacionados!

Dá uma lidinha sobre o que já foi falado sobre o Chile aqui e aqui. E até breve!

Advertisements

Deixe seu comentário!

Loading Facebook Comments ...

6 Replies to “Turismo no Chile, o que fazer? ( Parte 1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Disqus Comments ...