- por Maíra Silveira
8 Lugares para viajar no inverno (o 5 é surpreendente!)
Lugares para viajar no inverno que vão te trazer a melhor parte dessa estação!
Desde o dia 21 de junho que estamos curtindo a estação mais fria do ano no Brasil. *Brrr*.
Há quem torça o nariz mas a verdade é que essa é a melhor estação do ano pra curtir um bom vinho, fondue, e cobertas quentinhas com seu amor sem suar ou precisar de ar condicionado! Não é verdade?
Mas e viajar? dá? Mas claro que dá! Não só é possível como há diversos lugares para viajar no inverno. – Com direito a NEVE e tudo!❄
Eu já te contei por aqui sobre considerar presentear seu amor com uma viagem a cidades mais frias né?
Então hoje eu te conto porque cada uma das 8 cidades entrou no ranking e porque voce não pode deixar de ir até elas pra conhecer.
1. Viagem para Gramado e Canela (Rio Grande do Sul)
Porque viajar para Gramado e Canela?
Certamente voce já ouviu falar nessas cidades e elas são mesmo um dos lugares mais procurados pelos turistas.
O diferencial das cidades gaúchas é bem….. a comida! Fondue, queijos, sopas, vinhos (visitas a vinícolas também!), carnes e chocolate quente! E humm, o café colonial, delícia!
Quase tudo igual a outras cidades frias mas só quem já esteve no Sul sabe como se come bem por ali a preços bastante agradáveis.
Ah sim, por vezes chega a nevar na serra gaúcha, fique esperto!
Gramado foi eleito o destino preferido dos brasileiros no inverno, se voce não foi ainda, está na hora de conhecer 😉 Reserve o hotel com antecedencia.
O Turismo: Lago Negro, Mini Mundo, Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, Vinícola Ravanello, Gramado Zoo, Casa do Colono, Igreja do Relógio, são só alguns dos pontos turísticos.
Como Chegar? Porto Alegre é a capital mais próxima (aeroporto Salgado Filho). E fica a cerca de 2 horas de carro até Gramado. Canela está logo ao lado.
2. Campos do Jordão (São Paulo)
Porque ir a Campos do Jordão no inverno?
A cidade tem uma vida noturna bem agitadinha. Há o turismo diurno e a noite a cidade cresce mais com seus bares e restaurantes.
Uma desvantagem aqui é que no inverno, a alta temporada, costuma lotar não só hotéis mas também restaurantes, então saia cedo se quiser garantir o badalado bar da Baden Baden por exemplo.
( ! ) Em Julho acontece o Festival de Inverno, um evento de música que atrai renomados artistas do Brasil e do Exterior.
Não deixe de ler: O que levar na mala de inverno (versátil e pequena)
O que fazer em Campos do Jordão: Amantikir, Museu Felícia Leirner, Parques Jardins, Horto Florestal, Palácio Boa Vista, Mosteiro De Sao Joao, Belvedere Vista Chinesa, Teleférico (morro do Elefante), bondinho, são alguns dos pontos turísticos.
Como Chegar? São Paulo é a capital mais próxima (aeroporto Guarulhos ou Congonhas). Fica a 194km de São Paulo e a 340 km do Rio de Janeiro. Aproximadamente 2, a 3horas de carro.
3. Petrópolis (Rio de Janeiro)
Porque ir?
Aqui no blog tem um roteiro completo e detalhado de Petrópolis.
Além de dicas sobre o que fazer por lá em cada época.
A cidade recebe o nome de Petrópolis que significa “Cidade do Pedro”, aquele mesmo que proclamou a independência do Brasil as margens do Ipiranga. Abriga o museu imperial onde viveu a família real e muitas outras construções dessa época.
Mais do que isso, a cidade é muito bem estruturada para o turismo, e mesmo em alta temporada parece comportar os seus muitos visitantes sem stress.
Está próxima ao Rio de Janeiro, que de frio não tem quase nada mesmo no inverno e assim, Petrópolis surge como boa opção para os amantes do cobertor.
Menção honrosa a fábrica da Bohemia que conta com uma visita iterativa que não perde em nada para outras cidades do mundo com o mesmo tipo de passeio. A culinária alemã é o forte do local.
( ! ) Não tem como não se encantar com o pedaço da história presente na cidade que vai de coroa real a curiosa casa de Santos Dumont. Além disso, poucas cidades oferecem tamanha estrutura turística de maneira tão perfeita.
O Turismo: Museu Imperial, fábrica da Bohemia,Casa do Santos Dummond (imperdível), Palácio de Cristal, Palácio da Quitandinha, Igreja Luterana, Museu de Cera, Casa do alemão, são alguns dos pontos turísticos.
Como Chegar? Rio de Janeiro é a capital mais próxima a 66 Km. A apenas uma hora do Rio de Janeiro e a 40 minutos do Aeroporto Internacional Tom Jobim.
4. Curitiba (Paraná)
Porque ir?
Como não falar da capital mais fria do país e também a minha cidade de coração?
A primeira da lista que não está em cidadezinhas mas sim numa cidade-capital com toda a infraestrutura que grandes cidades possuem. E bem por isso você deve ir, é fácil.
O turismo é rico culturalmente, mas parques e vida noturna não faltam. Visite os parques, coma nas feirinhas típicas e gastronômicas, e curta os bares e restaurantes da cidade. A cada ano que passa a cidade se torna mais voltada a experiência gastronômica. Bom destino pra ficar bem mais que um fim de semana, vai por mim!
Conheça o café do viajante, uma amostra do clima da cidade e perfeito pra nós!
( ! ) Boa para se visitar a qualquer época, Curitiba é uma cidade que não depende do inverno para se turistar. Ótima para quem não quer curtir o frio sem sair de um centro urbano com suas facilidades e infraestrutura.
O Turismo: Jardim Botânico, Ópera de Arame, Pedreira Paulo Leminski, Bosque do Papa, Parques Tanguá e Tingui, Teatro Guaíra, Bares e Restaurantes da Av. Batel, Rua XV, Feira gastronômica da Ucrânia, são alguns dos pontos turísticos.
Como Chegar? A Capital recebe voos diretos de todo o país.
5. Guaramiranga (Ceará)
Porque ir?
Nem só de cidades no Sul e Sudeste é que se faz inverno.
Guaramiranga é carinhosamente conhecida como a Suíça do Ceará, localizada na região serrana do estado e a elevada altitude fazem com que a cidade possua uma das temperaturas mais baixas do Nordeste. Um lugar de bastante paz e sossego com paisagem diferenciada.
( ! ) Se voce é morador do Norte e Nordeste essa é a sua cidade de inverno. Quem gostar pode visita-la no carnaval quando ocorre festival de jazz na região.
O Turismo: Mosteiro dos Jesuítas, parque ecológico do Guaramiranga, trilhas, chalés. cachoeiras.
Como Chegar? A Capital mais próxima é Fortaleza (aeroporto Pinto Martins), que fica a 100km ou cerca de 1hora de carro.
6. Monte Verde (Minas Gerais)
Porque ir?
Um dos destinos mais românticos da lista, Monte Verde, localizada na Serra da Mantiqueira, também é boa de garfo com culinária rica e cheia de sopas e fondues e chocolates.
Um destino bom também para aventureiros pois possuiu passeios de off-road e arvorismo. Os hotéis e pousadas possuem quase todos, banheiras de hidromassagem e lareiras além de pacotes especiais de casais que ajudam a valorizar ainda mais o destino como lugar para casais.
Ah! Monte verde tem temperaturas frias o ano todo, e mesmo no verão pode se atingir os 5 C. UAU!
( ! ) Uma cidade que aposta no romance e se estruturou para isso mas mantendo esportes radicais no roteiro turístico. Diversos jovens casais passam lua de mel em Monte Verde.
O Turismo: Tirolesa, Pedra Redonda, Arsenal da Cerveja, Parques, SPA, Passeio de Off-Road são alguns dos passeios por lá.
Como Chegar? A Capital mais próxima é São Paulo, que fica a 166km ou cerca de 2,5 horas de carro.
7. Domingos Martins (Espírito Santo)
Porque ir?
Destaque para o Parque Estadual da Pedra Azul, TOP paisagem da cidade.
A Pedra azul é uma rocha de mais de 1800 metros de altura famosa por mudar de cor dependendo do sol, ou hora do dia.
A cidade é conhecida como Alemanha do Espírito Santo é uma ótima opção para os capixabas dispostos a sentir um friozinho no inverno. Também interessante para passeios estilo fazenda por apiários, haras e sítios de agroturismo.
( ! ) Possui um preço acessível e um turismo bastante voltado a atividades típicas de fazenda. A Pedra azul é passeio obrigatório.
O Turismo: Parque Estadual da Pedra Azul, Passeios de Trem, Cavalgada Ecológica Pedra Azul ,Sítio Herança Agroturismo, Apiário Florin, Casa Cultural Domingos Martins ,Museu da Colonização Alem, Sítio dos Palmitos e mais diversos passeios.
Como Chegar? A capital mais próxima é Vitória, a 40km, (aeroporto Eurico de Aguiar Salles).
8. São Joaquim (Santa Catarina)
Porque ir?
Pois provavelmente é aqui que você verá neve com mais facilidade no Brasil.
A cidade de São Joaquim está a 1353 metros de altitude, então espere MUITO frio para a região.
Todo ano turistas lotam o local esperando a neve. Sem dúvidas mais uma cidade com forte gastronomia, vinhos e frutas com destaque para as maçãs. São Joaquim faz parte do triângulo, Urupema e Urubici, com temperaturas baixas e paisagens incríveis. Urubici tem o centro mais bombadinho.
( ! ) O Parque Nacional de São Joaquim já foi o quarto mais visitado do país. Hoje tem passado por mesas de debates a fim de preservar a área do parque e proibir a visitação e turismo chegando a abrir e fechar algumas vezes desde 2012.
O Turismo: Entre as tres cidades pode voce visitar Pedra Furada, Parque Nacional de São Joaquim, Cachoeiras, Morro do Campestre, são só alguns dos pontos turísticos.
Como Chegar? De acordo com o site oficial da cidade, o Aeroporto mais próximo é o situado no município de Florianópolis, distante cerca de 222 km do Município de São Joaquim. Mas Lages, com aeroporto pequeno e situado a 90km de São Joaquim pode ser uma opção.
E então, já escolheu onde ir nesse inverno?
Com certeza não é tarefa fácil mas opções nacionais não faltam.
Quer saber mais sobre alguma das cidades? Pede pra mim nos comentários ou na página do blog do facebook. 😉
2 comentários sobre “8 Lugares para viajar no inverno (o 5 é surpreendente!)”