Quanto levar para Cape Town? Qual o custo de viagem para Cidade do Cabo?
Anotei todos os gastos da minha viagem de 14 dias por Cape Town e região e hoje trago todos os valores separados por tipo de gasto.
Dá pra adaptar facilmente para os seus gostos e necessidades de viagem.
O resultado é uma média bem próxima de quanto dinheiro levar para Cidade do Cabo e o quanto custará o total de uma viagem a Cape Town.
Sei que cada tipo de viajante tem sua média de gastos pessoais em uma viagem, mas certamente minhas dicas servirão para a maioria. Fiz vários passeios, andei bastante pelo país e comi e bebi bem! vem comigo!
Anoto tudo que compro e guardo notas fiscais. Separo os gastos por tipo e preencho uma super planilha, que resulta nesse post.
Somando todos os itens da lista e dividindo pelo número de dias, chego no valor médio gasto por dia de viagem.
Eu levei cerca de 1000 Rands em dinheiro e troquei mais uns 1500 Rands por lá. O restante das compras foram pagas no cartão de créditos e de débitos (sim!)
A parte do dinheiro fica para alguns passeios e gorjetas, que precisam ser pagos em espécie.
Usei também o cartão de débito, devido a forte desvalorização do Rand no dia. Fique de olho na cotação do Rand pro Real e se estiver abaixo da média, use o débito para garantir o valor.
A resposta é não em 99,9% dos casos!
Ter dinheiro em espécie é importante mesmo se você não liga muito para economia, tanto para gorjeta, quanto para pagar passeios, pois alguns lugares não aceitam cartão (principalmente em cidades fora da capital).
Além disso, pagar em espécie te livra de ter que pagar IOF do cartão.
O Rand é o dinheiro usado pelos Sul Africanos e é bastante desvalorizado frente ao Real e outras moedas.
A cada 230 Reais trocados tem-se 1000 Rands. O suficiente pra fazer todos os passeios famosos da Capital OU jantar umas 10 vezes em bons restaurantes.
A cotação mais favorável é trocando o dinheiro na Cidade do Cabo, e não no Brasil. A maioria dos estabelecimentos aceita cartão de créditos e débito.
Também é interessante levar dólar, libra ou euro. Valem mais na troca do que o Real mesmo considerando a taxa de câmbio duas vezes.
Essa é a melhor maneira de economizar.
Quando eu fui tive uma sorte absurda também com o câmbio e em alguns dias valia mais apena pagar no cartão em débito automático do que trocar dinheiro por lá.
Isso porque a cotação estava variando bastante e as casas de câmbio não atualizavam, mantendo o valor alto. Já o cartão fazia a conversão na hora, e mesmo com IOF valeu a pena!
Ou seja, eu usei cartão e dinheiro.
*inclui: alimentação, transporte, seguro viagem, passeios e compras. (Hotel e passagem aérea estão calculados separadamente).
Gosto de comer bem, na ocasião da minha viagem participei de um casamento e eventos em grupo em que muitos dos restaurantes mais renomados (e caros) foram visitados. Isso aumentou a minha média com alimentação.
Ou seja, dá pra gastar menos? Dá sim, dá pra ser uns 40 reais por dia tranquilamente.
A melhor maneira de gastar pouco em comida na Cidade do Cabo é apostar nos mercados.
Tem desde café da manhã a refeições completas por cerca de 25 reais. No dia que cheguei comprei vários tipo de salgados e pães diferentes e isso me custou 2 reais! Um chocolate 5 star sai a 2,40 reais. E uma coca, 3,80 reais.
Já os restaurantes mais renomados e melhores pratos saem a partir de 50 reais até 250 reais ou mais. Incluindo vinhos e tudo que se tem direito.
Para a África do Sul é recomendável ter seguro viagem.
O que eu fiz foi o plano que cobria problemas com bagagem.
Foi fundamental ter feito seguro viagem para África do Sul pois precisei aciona-lo pois minha mala chegou quebrada.
O valor depende de quantos dias dura a sua viagem.
O meu da Travel Ace saiu por 7,11 reais por dia com o desconto do blog (também uso meu desconto!)
Com a Seguros Promo e o cupom AOSVIAJANTES5 você ganha 10% de desconto no boleto em qualquer seguro viagem.
Esse item é bastante importante pra saber quanto dinheiro levar para Cidade do Cabo pois a maioria das entradas tem que ser pagas em dinheiro (espécie).
As entradas para museus, castelos e em geral custam entre 20 e 50 rands.
Os passeios mais caros da viagem ficam por conta do Cabo da Boa Esperança, a 145 Rands (37 reais) e a Rota dos Vinhos a 360 Rands (90 reais).
A Internet na Cidade do Cabo não é das melhores e o Wi-fi quase nunca dá conta do recado. Por isso, você vai precisar investir em um chip internacional comprado por lá ou por aqui.
Eu, como vocês devem imaginar, uso muito a internet em viagens, até pra mostrar tudo pra vocês pelo instagram (@aosviajantes), por isso, acabei utilizando o chip que havia levado e testei um chip local (tudo pelo blog!).
O Chip local, da Vodacom, saiu por 250 Rands no pacote de 2G e acabou em uns 5 dias! Cada recarga de 1G sai por 100 Rands e uma recarga de 2G saia a 150 rands. O que resultou em 130 reais em média pra 2 semanas, eu achei caro.
Outra opção, principalmente para quem usa muito, é o chip internacional da Easysim4u, parceria aqui do blog (com frete grátis ao usar o link do blog e o cupom RBBVGRATIS). Um plano para 5 dias com internet ilimitada sai por 50 dólares ou 60 dólares para 10 dias. Isso dá cerca de 180 reais sem limite de uso.
A melhor opção? Vai de gosto e de uso, mas você vai precisar.
Para quem é turista, o melhor é usar as linhas de turismo no estilo Hop-On Hop-Off e uber, foi o que eu fiz.
A linha de turismo abrange quase que todos os locais de interesse a um preço modesto e o uber valia a pena por ser bastante barato.
Para quem prefere ônibus de linha sai ainda mais em conta.
O MyCiti Bus varia entre 8 Rands e 13 Rands, depende da distância percorrida.
Esse valor de 35 por dia também inclui as mini viagens que fiz para as cidades mais próximas, lembrando que parte da viagem fiquei hospedada em Stellenbosch.
Isso me ajudou a economizar no transporte também e é por isso que eu insisto tanto pra você considerar se hospedar na região por uns dias.
Outra ótima opção é o aluguel de carro por lá, se você estiver em um grupo ou casal pode sim ser a opção ideal já que a diária custa baratin, cerca de 300 Rands.
Eu também usei bastante o Uber e achei bem tranquilo! o valor é bom, e se quiser economizar o ideal é pagar em espécie para não ter IOF. É um item que interfere em quanto dinheiro levar para Cidade do Cabo.
Ainda assim, é um transporte que vale a pena quando você quer chegar rápido, os onibus de linha costumam demorar.
Consegui esse voo por uma promoção da TAAG mas o valor mais comum para esse voo é cerca de 2200 reais.
Faz parte de gastos fixos, o melhor para dissolver esse valor é permanecer vários dias no mesmo país.
Minha dica é ler todos os posts aqui sobre compra de passagens, tem muita dica legal e você também fazer seu achado.
Só não demore muito a comprar, o período ideal é cerca de 2 e 3 meses antes da sua viagem e o quanto antes se for viajar em feriado.
Eu já contei para vocês que me hospedei em 4 locais diferentes né? Esse é mais um gasto fixo ques que pode variar muito de valor.
Esse custo foi calculado com a média dos locais que fiquei, que foram desde hostel até um hotel vinícola super refinado.
A vantagem é que a qualidade das hospedagem na Cidade do Cabo é muito boa! É o país dos Hostels e o que eu fiquei, o Once in Cape Town, possuia quartos individuais, uma ótima opção!
Roupas, condimentos e itens de decoração são os que eu trouxe e o que traria de novo numa próxima visita. Também trouxe várias lembrancinhas e nem sempre as comprei nos locais mais baratos.
Foram cerca de 450 reais comigo e com presentes, o que achei um ótimo valor! Eu voltei sentindo que deveria ter trazido mais condimentos hahhaha.
Mas se você quiser pagar tudo em dinheiro com papel moeda, quanto levar?
A minha sugestão é:
Some os valores que gastará em passeios, Uber e alimentação, esses serão os maiores gastos em que vale a pena pagar com dinheiro!
Somando tudo dessa lista e sendo bastante generosa com alimentação, compras e hotel, você precisa reservar cerca de 6000 reais para uma viagem a Cidade do Cabo, já incluindo o valor de passagem aérea.
Vale lembrar que esse valor pode variar bastante dependendo da hospedagem, se você dividirá com alguém, passeios, restaurantes e etc.
O ideal é somar dessa lista o que você acha que tem a ver com você para estimar a média de gastos da viagem mais próxima da sua realidade.
Se você quer saber mais detalhes sobre algum desses itens, deixe nos comentários!
Assine também a lista de emails para não perder nenhum post sobre a África do Sul 🙂
Roteiro Cartagena e San Andres 7 a 10 dias inclui dia a dia com dicas…
Ter um voo cancelado pela cia aérea pode ser uma dor de cabeça, mas você…
Hotéis Românticos em Curitiba para fim de semana em casal é um post com dicas…
5 dicas imperdíveis de Cartagena reune tudo que você precisa visitar pra fazer dessa viagem…
Quanto custa viajar a San Andres e Cartagena? Foi a pergunta que mais recebi desde…
Cartagena e San Andres saiba tudo antes de ir para que não tenha nenhuma surpresa…
View Comments
oieee, estou querendo ir pra cape town ano que vem e você me ajudou muito!! em questão de esportes radicais tipo Bang Jump, paraquedismo e surf você tem noção dos valores? vi que lá tem trilhas muuito legais pra fazer também
Oi Ana Júlia! Tudo bem? Que bom que o post ajudou! Pra mim foi super importante na hora de organizar a viagem e não tinha achado nada assim na internet, por isso fiz esse post de custos em Cape Town. Sobre sua dúvida, bem, eu não fiz esportes radicais por lá, mas é super comum ver nas praias e nas montanhas. O grupo que eu estava fez uma escalada na Table Mountain, e o valor era cerca de 2x maior que o do ingresso. Mas claro, tem o instrutor junto e etc. Sobre esportes na praia, tem skyboard, sandboard, etc etc e todos em média custando R$ 150 a R$ 200 reais. Alguns mais caros que outros. Se precisar de ajuda específica me mande um email e a gente vê entre os parceiros quais passeios conseguimos com desconto!
Maíra, é necessário visto para Angola no caso de seguir para Cape Town
Oi Suellen, tudo bem? Bem, depende. Se seu voo tiver mais de 6 horas de escala precisa sim, se não, não precisa. Dá uma olhada também no post da TAAG: https://aosviajantes.com.br/como-e-voar-com-a-taag-para-luanda-e-cape-town/ Bjs