Se você está se preparando para estudar fora do Brasil e precisa de ajuda para escolher seu seguro saúde, esse post é pra você!

Seja você do ciências sem fronteiras, doutorado sanduiche, ou intercambista de ingles nos EUA – Quem possui bolsa CNPq, Capes ou visto J1 precisa ter seguro viagem para estudante.

Eu fiz mestrado há pouco tempo e ajudei vários amigos a escolher o melhor seguro saúde. Existem detalhes bem específicos para seguro estudante sabia?

AH! Se você é bolsista Capes ou CNPq, saiba que o seguro saúde é exigido para liberar a bolsa de estudos. Ou seja, não dê bobeira!

Vem comigo e escolha qual o melhor seguro viagem para você e no final desse posts você ainda ganha desconto no seu seguro.


O que você precisa saber sobre Seguro para estudante

  1. É o estudante que precisa comprar o seguro saúde, mesmo que alguns programas paguem depois.
  2. Cada programa de intercâmbio ou especialização fora do Brasil tem suas regras específicas.
seguro-saúde-ou-seguro-viagem Seguro viagem para estudante - Guia definitivo Capes/CNPq

O problema é que os manuais não usam a mesma linguagem que as agencias de seguro. A começar pelo nome, o que os manuais chama de seguro saúde as agencias chama de seguro viagem.

Na hora de escolher o seguro saúde você acaba mais confuso e sem saber exatamente o que o programa exige.

Por ter sido também uma estudante e por ter esse blog de viagens eu consegui traduzir essas exigências e te ajudar nessa missão.

Exigências para bolsista Capes ou CNPq

No caso de um estudante Capes ou CNPq as exigências são que o próprio estudante contrate o seguro viagem ou seguro saúde.

Além disso há regras mais específicas como as do Manual para bolsistas da Capes:

“O seguro escolhido deve contemplar situações extremas, como cobertura para repatriação funerária e acompanhamento de pelo menos um familiar em caso de ocorrências graves.”

– Trecho do “Manual para bolsistas – CAPES”

Ou seja, um seguro viagem de estudante Capes precisa ter cobertura para itens como “Translado médico” e “Translado de corpo” e também sugerem que o seguro viagem do estudante tenha cobertura para “passagem aérea ida e volta para um familiar”.

Também é importante lembrar que o seguro deve ir do dia que você sai do Brasil até o dia que você chega ao Brasil (não o dia que você saiu do país que estava).

Exigências para bolsista nos Estados Unidos (Visto J1)

Se você vai fazer seu doutorado sanduiche ou mesmo intercâmbio nos Estados Unidos precisa seguir regras extras para contrato do seguro viagem.

Se você não contratar o seguro viagem para estudante de acordo com o visto J1 ( de estudante) pode não conseguir entrar no país. O governo americano exige o seguro saúde para emissão do Visto J1.

E esse tipo de visto exige coberturas de valores mais altos do que o comum, ou seja, não é todo seguro viagem que serve para visto J1.

Por exemplo, as coberturas médicas totais e de repatriação tem os seguintes valores mínimos:

“- Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem devem possuir franquia de US$ 100.000 (no mínimo). Franquia de repatriação funerária: U$25.000,00 (no mínimo) e Repatriação Médica: U$50.000,00 (no mínimo)”

– Recomendações do governo americano para visto J1

Você está quase pronto para escolher seu seguro viagem

Para comparar cada item de seguro, fiz avaliação de 5 seguros viagem na seguros promo.

Os 5 seguros viagem avaliados foram: TA 20 especial plus – internacional (Travel Ace), Affinity 150 Student, Affinity 60 Student, GTA 130 Student Global e GTA 35 Students Euro Assist.

Circulei em cores diferentes os principais itens que precisamos observar.

Itens obrigatórios pela Capes e CNPq ou J1 para seguro saúde (em vermelho)

É importante é avaliar se o seguro cobre os valores e as específicações mínimas pedidos.

Para bolsista que vai aos Estados Unidos (visto J1) as despesas médicas do seguro devem ser no mínimo 100 mil dólares. Ou seja, somente os vistos Affinity 150 Student, GTA 130 Students Global e GTA 35 Student Euro Assist seriam válidos.

seguro-viagem-para-estudante-capes-cnpq-j1-obrigatorio Seguro viagem para estudante - Guia definitivo Capes/CNPq

Para bolsistas Capes ou CNPq em geral não há valor mínimo de despesas totais exigidas.

Entetando se o intercâmbio for na Europa, o seguro saúde precisa atender ao tratado de Schengen. Que exige um mínimo de 30 mil euros ou cerca de 40 mil dólares de despesa médica hospitalar total. Nesse caso todos os seguros do exemplo estariam ok.

Outra questão de seguro saúde que a Capes e o CNPq exigem é que hava cota para regresso sanitário, translado de corpo e acompanhamento de familiar.

Para essas cláusulas os seguros avaliados possuem cobertura porém com valores diferentes.

seguro-viagem-para-estudante-j1-cnpq-obrigatorio Seguro viagem para estudante - Guia definitivo Capes/CNPq

Itens recomendados pela Capes/ CNPq e J1 para seguro saúde (amarelo)

Uma recomendação da Capes é que o familiar tenha transporte caso seja necessário. Não é um item obrigatório, apenas sugerido.

Nesse caso somente o TA 40 Especial Plus – International (Travel Ace) não possui cobertura para o item. Isso pode ser um complicador na hora de conseguir o aceite da sua bolsa.

seguro-saude-para-estudante-capes-cnpq-obrigatorio Seguro viagem para estudante - Guia definitivo Capes/CNPq

Itens de seguro comuns de se utilizar em viagens (em verde)

Nesse item tem todas as condições que eu recomendo ter.

Problemas com bagagem são os mais frequentes em viagens, seja por extravio, perda e até mesmo bagagem quebrada. Com um seguro viagem você está coberto de tudo issopoupa muita dor de cabeça.

Por exemplo: Cancelamento de viagem e até atraso na chegada da bagagem podem ser indenizados se você fizer um seguro viagem.(Coisas que o seguro do cartão de créditos não oferece por exemplo.)

seguro-viagem-para-estudante-capes-j1-obrigatorio Seguro viagem para estudante - Guia definitivo Capes/CNPq

Para esse tópico os seguros variam: o TA 40 Plus é o único que não indeniza em caso de cancelamento de viagem total ou plus reason, mas possui uma indenização em caso de cancelamento de viagem comum. Coisa que nenhum dos seguros da Affinity possuem.

Afinal de contas, qual o melhor seguro viagem para estudante?

Você deve avaliar o destino da sua viagem e a sua necessidade. Vai pra Europa ou Estados Unidos? Quer assitência a bagagem e cancelamentos?

Se você tem dificuldades nessa tarefa, pode me mandar um email para contato@aosviajantes.com.br e assunto “seguro estudante”

Se você for para a Europa tem opções mais econômicas como o GTA 35 e o Affinity 60.

Já para um seguro mais completo ou destino EUA uma boa opção é o GTA 130 Student Global, mas ele também é o mais caro.

Quando comprar o seguro viagem?

O ideal é fechar o seguro viagem o quanto antes pra que sua apólice passe a valer. Assim, se você precisar cancelar a viagem, já tem direito a indenização.

Outro motivo é o processo burocrático dentro do sistema das universidades, que pode demorar a aprovar seu pedido e ressarcimento de valor.

Porém, você pode conseguir os menores valores de Seguro Viagem quando o dólar está em baixa ou ainda quando há promoção.

Aqui no blog Aos Viajantes você tem direito a até 10% de desconto com pagamento no boleto!

Com essas dicas você consegue comprar o seguro adequado para sua necessidade e exigências dos programas de ensino

A gente pode perceber que o seguro é algo muito pessoal, e cada um sabe mais as necessidades que tem.

Porém, quando se trata de bolsista ou estudante da Capes há alguns ites que precisamos saber ler nas apólices e ver se estão lá.

Esse post te ajudou a ver quais são esses itens e fazer sua escolha, mas você também pode pedir minha ajuda no email contato@aosviajantes.com.br com o assunto “seguro estudante”.

Eu aviso nas redes sociais quando há descontos maiores (me segue lá no @aosviajantes).

Receba as melhores dicas !
Economizar mais e planejamento de viagem
Somente meus segredos. Odiamos spam.
Comente, me fale o que achou!
Advertisements

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 9 =