A 7ª temporada de Game of Thrones começa em breve e você pode assistir na HBO as 22 horas mas sabia que, além de assistir, você pode visitar os cenários onde a série foi gravada?

E se voce pudesse estar no mesmo lugar em que Jon Snow esteve?

E se pudesse conhecer a ilha de Lokrum e a Fortaleza Lovrijenac?

Bem, você pode!

Os cenários não apenas são reais como podem ser visitados ! Para os fãs da série, é um passeio imperdível (e não muito divulgado ainda). Eu vou te mostrar onde ir e como fazer cada um desses tours ! =D


Saiu o post sobre Os Locais de Gravação de Sense 8 !

Assine o Blog e seja bem vindo a sessão: “CENÁRIOS E SÉRIES”.


A série Game Of Thrones

A série GOT é adaptada da obra de George R. R. Martin e a sua 6ª temporada é aguardada por mais de 13 milhões de espectadores. As temporadas estreiam na TV quase ao mesmo tempo que os livros são lançados (Agora, inclusive, tem mais história nas séries do que em livros).

Sim, o escritor George R. R. Martin escreve também os roteiros, o que contribuiu e muito para que a série tenha uma verdade e semelhança com os livros bastante particular.

Os locais em que a série é filmada e como fazer o Tour

E também aí entram os locais de filmagem, George Martin dá seus palpites e com certeza se inspira nos locais reais para escrever seu livro.

Esse é um dos diferenciais de Game of Thrones, o número de locações reais é muito maior que as locações em estúdio. Para se ter uma ideia, dos mais de 30 locais de gravação apenas 3 deles são estúdios cinematográficos, o restante todo é real.

Em alguns casos são inseridos efeitos especiais após a filmagem, por computação gráfica, mas nada que altere drasticamente o ambiente, você vai reconhecer a cena que foi gravada ali.

Veja o mapa de Game of Thrones na ficção (clique para ampliar).

Mapa Game of Thrones Ficção
Mapa Game of Thrones Ficção

E esse é o mapa exclusivo com TODOS os locais reais de gravação da série !

Experimente abri-lo e salvar os locais para o mapa da sua viagem, assim você descobre se vai passar por algum dos locais de gravação enquanto estiver viajando.

O mais incrível é que você pode conhecer vários desses lugares em um roteiro que te mostra a exata cena e local de diversos episódios. Imperdível! Vamos a cada um deles?


Croácia – PORTO REAL E QARTH

Dubrovnik, é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e serve de cenário para Kings Landing, a capital dos Sete Reinos presente na segunda temporada da série. Seja você fã ou não, é uma cidade que encanta pela beleza. É também nos arredores de Dubrovnik que fica o forte de Lovrijenac, o Castelo de Joffrey (Fortaleza Vermelha). E também a Ilha de Lokrum, local das filmagens da cidade de Qarth.

Se você fizer o tour com guia vai ouvir as histórias e curiosidades da série e dos bastidores enquanto caminha pelos locais em que as cenas foram gravadas. A medida que os lugares vão aparecendo, é mostrado a cena da série para relembrar os turistas de qual momento importante aconteceu ali. (Olhem as fotos para entender o que estou dizendo).

Muralhas de Dubrovnik – onde acontece a batalha da água negra
A morte de Joffrey
A Caminhada da Vergonha de Cersei – Escadaria Jesuíta

Outras cenas  importantes na série fazem parte da Croácia, local imperdível para os fãs de Game of Thrones mas também excelente para turismo e para relaxar. A Croácia possui uma das praias mais lindas do mundo, com águas cristalinas, e uma ‘atmosfera’ bem diferente do que estamos acostumados por aqui, vale a visita ;).

Como fazer o Tour guiado em Dubrovnik?

Vá até a praça principal, Old Town, e agende seu passeio em uma das várias agências que atendem ali. Se quiser garantir seu passeio a todo custo e até pagar adiantado, pode reservar no Dubrovnik Walking Tours (o tour que aparece nesse post). Ou ainda no Musement, o interessante aí é que dá pra agendar para outros locais além de Dubrovnik e sair com o passeio completo disponível: Split e Dubrovnik na Croácia e o tour pela Islândia. Outra agência bastante recomendada é a Dubrovnik Tourist GuidesHá outras várias opções, trouxe apenas aqui apenas as que tenho referências 😉

O tour dura em torno de 2 horas ( por local ) e custam entre 30 dólares e 100 dólares.

( ! ) Importante: O tour guiado não está disponível o ano todo, apenas de março a outubro. Em época de gravação (novembro a fevereiro) os locais são reservados para a produção da série.


Espanha – Dorne, o lar da Casa Martell

Na quinta temporada a Espanha serviu de paisagem para as cenas de Dorne, onde vive a família de Oberyn Martell. Outros lugares já foram utilizados pela produção de GOT, como o Real Alcázar de Sevilha, no sul do país, e na cidade andaluza de Osuna, por seus castelos do século XVI e igrejas de altas torres. Osuna inclusive possui um museu com peças utilizadas na gravação da série e integra um roteiro  maior oficial entre as cidade espanholas que fazem ou fizeram parte dos cenários da série.

Osuna, Museu e locações – a arena em Meereen

Em Sevilha, o monumental complexo de jardins e palácios é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e foi transformado na capital de Lançassolar e nos Jardins de Água.

*Ao final do post você encontra mais locações da Espanha (com spoiler), cenário da sexta temporada de Game Of Thrones.

Como fazer o tour guiado na Espanha

É possível conhecer as locações da série presente em Sevilha e Osana em um mesmo tour. A Viator oferece o passeio com duração de 2 a 3 horas em Sevilha ou o dia todo se optar por visitar Osuna e Sevilha. Outros guias de turismo tem seus roteros também mas talvez esse seja um dos locais em que guias são dispensáveis. As cenas são as mais recentes, vistas na quinta temporada, e os locais abertos ao público.

Se tiver interesse, o roteiro de Sevilha sai em torno de 70 dólares.


Irlanda do Norte – WESTEROS

A Croácia é linda mesmo e momentos importantes se passam ali, mas não é uma locação tão fácil de se conseguir pelos produtores da série, diferentemente da Irlanda do Norte, que além de paisagens incríveis possui muito mais locais e Reinos de Game of Thrones.

É lá que estão Westeros e Winterfell.

O Parque Nacional Florestal de Tollymore é o cenário da família Stark e dos lobos gigantes. 

Belfast, capital da Irlanda do Norte é local de diversos episódios de Game of Thrones incluindo a casa de Lord varys ( o famoso eunuco) em Ballyscastle.

Saindo de Belfast e dirigindo por 1 hora você pode conhecer Dark Hedges, um longo caminho de árvores centenárias que criam uma paisagem incrível. Na série, o corredor de árvores foi criado a pedido da família Stuart para impressionar os visitantes que chegavam à mansão Gracehill House.

Por lá também vale visitar a praia de Downhill Strand e o Porto de Lordsbourt.

As cavernas em Cushendun são de uma formação geológica e climática de 400 milhões de anos! Elas foram usadas para uma cena bem chocante da 2ª temporada; o parto de Melisandre a uma criatura das sombras.

O Balneário de Ballintoy, é uma pequena vila que apareceu muito na 2ª temporada como paisagem dos GreyJoy, na Ilha de Ferro. Ballintoy é um dos locais mais visitados do país, conhecido por sua beleza e localização remota e após a série atrai ainda mais turistas.

Outros locais de gravação da série na Irlanda do Norte são: Carrick-a-Rede, no Condado de Antrim, Pedra do Dragão: Downhill Beach, no Condado de Londonderry, Terras Fluviais: Inch Abbey, Rio Quoile, no Condado de Down, Acampamento de guerra de Robb Stark: Audley’s Field, Strangford Lough, Esconderijo de Beric Dondarrion: Pollnagollum Cave, Marble Arch Caves e Global Geopark, no Condado de Fermanagh.

Como fazer o tour guiado em Belfast 

Primeiro decida o que quer ver, norte ou sul de Belfast. Se puder faça os dois locais, são diferentes cenários igualmente interessantes em cada um deles. Por exemplo, ao Norte estão as as cavernas em Cushendun, enquanto que ao Sul está Winterfell. As caminhadas são de 2 km (norte) e 3 km (sul) e não é recomendado que pessoas com mobilidade reduzida façam esse trajeto.

Sugiro agenciar com a Game Of Thrones Tour, que também possui roteiros para Dublin.

O tour dura em torno de 8 horas ( por local )  e custam cerca de 40 Libras a 60 Libras, incluindo o translado até a Ilha.


Malta – PORTO REAL E PENTOS

Malta é imperdível por si só. Mdina, cidade de Malta, serviu de base para a capital dos Sete Reinos, Porto Real.  Veja se não é um lugar imponente:

Lugares de gravação de Game of Thrones - Malta-Mdina

Algumas cenas importantes foram realizadas pela cidade, veja:

O Portal

Convento Utilizado como Fortaleza Vermelha

O Palácio de San Aton, residência presidencial, serve de retrato para a Fortaleza Vermelha.  Já o Palácio de Verdala representa a cidade de Pentos, casa de Daenerys e Viserys Targaryen.

Malta tem uma estrutura muito boa para receber o turismo, seja pela cidade, seja por Game of Thrones. Se estiver por perto, considere incluir Mdina no seu roteiro e não se arrependa.

Como fazer o tour guiado em Malta

Malta tem um dos tour maaaais legais e lindos de todos! Disputa acirrada com a Croácia. Acho que um bom início é ver os que a Viator oferece, parceira da TripAdvisor,possui tours para as demais cidades e sets de gravação. Outro interessante e bem completinho é o Malta Film Tours GOT, e voce ainda pode procurar um Walking Tour com os locais, nesse link aqui.

Com tantas opções, o passeio sai a cerca de 40 Euros a 70 Euros.


 Islândia – A MURALHA

Islândia e guerra na neve de Game of Thrones
Islândia e guerra na neve

Já perdi as contas de quantas vezes escrevi sobre a Islândia, se você nunca cogitou visitá-la, talvez seja melhor repensar a respeito. Não só obrigação para qualquer fã de GOT mas também para qualquer fã da natureza, a Islândia é arrebatadora e mística. 

A visita começa por Reykjavík, com parada em Thingvellir, onde ocorreu a batalha entre Brienne e Sandor Clegane, o Cão.

batalha épica fim da 4a temporada de GOT

Thingvellir é um local de formações rochosas e vulcânicas responsável por representar a porção norte de Westeros. (mesmo local da proclamação da independência Islandesa).

Geysir, que dá nome a toda formação de mesma forma no mundo e ao próximo local de vista, é uma fonte que jorra água fervente e vapor a mais de 20 m. Assim como Jon Snow, você pode se aquecer nessas águas.

Jon Snow e Você aqui

Lugares de gravação de Game of Thrones - geysir_islandia

A terceira atração do passeio é a Gullfoss, cachoeira gigantesca cujo rio forma um cânion.

Outros locais da série igualmente lindos são as Praias de areia negra cercada por penhascos, lembra de quando Jaime Lannister e Bronn iniciaram o resgate de Myrcella?  Ao redor do lago Myvatn, estão paisagens que serviram de locação para a 3a temporada, como a caverna Grjotagja, (onde Jon Snow perdeu a virgindade com Ygritte).

Como fazer o tour guiado na Islândia

Aqui também são dois caminhos a se seguir, o chamado roteiro Golden Circle. A partir da capital, Reykjavík, ele passa pelo parque Thingvellir, pelos Geysir e a cachoeira Gullfoss. Leva cerca de 8 horas e as distâncias são longas, se resolver fazer o Tour por conta própria, alugue um carro!

O segundo caminho é chamado Myvatn Mystery and Magic. Nesse tour você conhece as praias de areia negra, e a caverna Grjotagja.

As empresas que fazem o passeio são muitas! A Gray Line, a Reykjavík Excursions, Islândia Brasil, TTV,

Com tantas opções, os passeios saem cerca de 70 Euros e 90 Euros.


Marrocos – YUNKAI E ASTAPOR e Escócia – CASTELO DE DOUNE

O Marrocos foi cenário do episódio Piloto de Game of Thrones além de ilustrar as cenas de Daenerys Targaryen na terceira temporada. Essaouira fica a oeste de Aït-Ben-Haddou, cerca de 100 quilômetros de Marrakech, e ilustra a cidade de Astapor.

Ait Benhaddou foi local de filmagens de vários filmes como “Lawarence da Arábia”, “A Última Tentação de Cristo”, “Alexandre” e “Gladiador”, além de ser Patrimônio da Unesco.

Já a Escócia é facilmente reconhecida pelos fãs da série. Ou vão dizer que não sabem como é o Castelo de Doune?

Cena em que o rei Robert Baratheon chega em Winterfell


Curiosidades (exclusivas) de gravação

  • Parte da cidade de Dubrovnik é fechada para gravação das cenas, por esse motivo, está cada vez mais difícil para os produtores da série conseguirem locações por lá, é necessário pagar o aluguel a Dubrovnik, que está cobrando alto por seus cenários.
  • Acontece também uma seleção de pessoas que irão participar da série como figurantes e se aplicar para o elenco. É um evento para os moradores, todos querem. Em julho é feita a seleção e em outubro começam as gravações.
  • Diz a lenda por lá que em alguma cena um dos figurantes gritou algo sobre o governo da Croácia (em croata) e que o áudio pode ser ouvido na cena (mas só os croatas entenderam).
  • Os figurantes que gravaram na Espanha, para essa sexta temporada, receberam 50 euros líquidos por dia de gravação.
  • Foram investidos mais de 15 milhões de dólares pelos produtores da série para que as gravações continuassem acontecendo na Irlanda do Norte e o turismo na região rendeu ainda mais de 120 milhões de dólares para o local.
  • Malta não gostou muito de ter filmagens por lá, a população reclamou que a produção alterava e prejudicava o meio ambiente e por esse motivo, a HBO preferiu sair logo da cidade.
  • A produção teve que mudar os locais de gravação do Marrocos para o o Norte da Africa para honrar o roteiro e jornada da Khaleesi para conseguir o seu exército.

 

*As imagens a seguir contém Spoiler da 6ª temporada.

A responsabilidade em prosseguir é sua.


Espanha – CENAS DA 6ª TEMPORADA

A 20 km de Almería, em Andaluza de Pechina, Sob muito sigilo e esquema de segurança foram gravadas algumas cenas da próxima temporada da série.

Lugares de gravação de Game of Thrones - 6a temporada 1

Aparentemente um grande incêndio deve acontecer e causado por Drogon e Daenerys.

Outra cena possível baseada nas imagens é uma grande batalha entre os clãs.

batalha entre clas possível
Ficou curioso? Eu também! Vamos aguardar pelo dia 24/04 pra ver!


Pois é! Muitos lugares!!! Mas sendo essa a série com um dos maiores investimentos e número de locações externas (reais) , esse post não poderia ser diferente.

Espero que tenham gostado e que se inscrevam no Aos Viajantes para ver todos os posts dessa série em que mostrarei como visitar os locais em que são gravadas várias série e filmes.  To ansiosa por isso =D

Comente! Qual a melhor cena/cenário de Game of Thrones na sua opinião?

Deixe seu comentário!

Loading Facebook Comments ...

5 Replies to “Visite os 30 lugares de gravação de Game of Thrones! (COM MAPA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Disqus Comments ...