Conhecer Paris de casa é a nossa solução de viagem para tempos de quarentena.

Paris é cidade dos sonhos de viagem de muita gente! Mas antes de poder pegar um voo até lá, só há uma forma de viajar para a capital Francesa:

Viajando a Paris sem sair de casa!

Nesse momento não podemos viajar mas se você estiver com saudades de Paris ou pensando em ir até a cidade luz, esse é post imperdível.

Calma, você está no site certo sim! O Aos Viajantes foi todo atualizado pra ficar ainda melhor pra você, espero que goste. Qualquer dúvidas ou sugestão pode falar comigo. Aproveite e assine o recebimento de notícias para não perder postagens e notícias como essa assim que forem postadas!

Aqui você terá uma lista incrível com 25 dicas para quem ama Paris e sonha em conhecer a cidade.

Seja em referências de filmes e séries (pra ver na Netflix), receitas francesas fáceis pra fazer casa, livros sobre Paris (essa dica tá especial), museus como o Louvre e tour virtuais, e muito mais!

Sejam bem vindos a essa viagem para Paris gratuita, segura e a prova de coronavírus!


Veja também: 21 dicas para viajar a Nova York sem sair de casa.


(clique para ir direto)

Conhecer Paris de Casa, por todas as partes da casa.

A primeira etapa da viagem é a inspiração e ela é tão importante quando a viagem em si.

Nesse momento a gente pode e deve viajar de casa por Paris e por todos os destinos dos nossos sonhos.

A gente vai conhecer paris de casa, por toda a casa.

Assine o Amazon Prime com 30 dias grátis e garanta vários benefícios como livros e filmes citados nessa lista.

Na sala tem dica de filmes e séries de Paris, no quarto tem dica de livro pra ler na cama, na cozinha te levo receitas francesas fáceis e por aí vai.

Essa categoria do blog é a Cenários e Séries em versão 2.0.

Nessa categoria de Cenários e Séries dou dicas de filmes e séries com cenários reais de mas também dicas de livros, perfis pra seguir, vários tours virtuais em Paris e até receitas.


O mais lido dessa categoria é: Game Of Thrones e os seus cenários reais.


10 Filmes e Séries para conhecer Paris da sala de TV

conhecer-paris-de-casa-nos-filmes-netflix 30 dicas para conhecer Paris de casa: de filmes a receitas

1. Emily in Paris (2020)

Série Netflix. Essa Emily fez um sucesso! Eu devorei a série em poucos dias e você também irá. São episódios curtos (de 30 minutos cada) que te levam pela cultura do Parisiense pelos olhos de uma americana. Você vai descobrindo a cidade com ela, os costumos, paisagens e tem muito lugar incrível! O bom de ser uma série atual, é que você pode ver passeios e atrações de Paris que estão ativos nesse momento. Recomendado!

2. PELAS RUAS DE PARIS (2019)

Disponível na Netflix. Esse filme é o mais fraco da lista em termos de história, mas é um dos melhores para conhecer Paris de casa por conta dos seus cenários. O filme gira em torno de Anna e seu namoro complicado. Mas o que é mais legal são ascenas em primeira pessoa, em que a gente ve a cidade pelos olhos da Anna, como se estivesse andando pelas ruas de Paris mesmo. Pode por o filme no mudo e ver as imagens, é muito gostoso viajar por Paris nele.

dicas-de-filmes-sobre-paris-amazon-prime 30 dicas para conhecer Paris de casa: de filmes a receitas

3. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

Disponível na Netflix. Um dos filmes mais fofos da lista. É o ideal pra um dia de filme sozinha em casa, uma tarde de sábado. A Amélie quer encontrar um amor, ela tem uma mente fantasiosa que é alimentada a cada passeio pelas ruas de Paris. Diversos cenários do filme de Amelie virarm pontos turísticos em Paris, como por exemplo o bairro Montmartre, a Sacré Coeur e o Café da Amélie Poulain, o Des Deux Moulins. É pra conhecer Paris de casa com a Amélie.

4. Meia-Noite em Paris (2011)

Disponível no Telecine play. Comédia romântica com viagem no tempo. Mas não tem como falar de viajar a Paris de casa e não começar por esse filme! São muitos cenários pelas ruas de Paris. A história é sobre um escritor Gil (Owen Wilson) que vai com a noiva Inez e a família dela à Paris. A cada meia noite o escitor é levado para a Paris de 1920, época e lugar que considera os melhores de todos.

filmes-globoplay-conhecer-paris-de-casa 30 dicas para conhecer Paris de casa: de filmes a receitas

5. EU NÃO SOU UM HOMEM FÁCIL (2018)

Original Netflix. Um filme super despretencioso e original Francês. Nessa comédia o personagem principal vive um mundo de “machismo inverso”. O homem é que vive todas as situações que mulheres estão cansadas de viver, como serem cantadas na rua, ou com o corpo é usado para tudo, antes de qualquer ideia. É bem bobo mas com uma lição muito interessante. E sobre Paris? As ruas, o clima, os cafés! Pra conhecer Paris de casa e pelos olhos dos Franceses. Vale a pena!

6. Ratatouille – animação (2007)

Disponível na Netflix. Tudo bem que é animação mas é tão legal que vale a dica. Um filme sobre Paris pra ver com a família antes de viajar,que tal? A ratinho cozinheiro e seu amigo ou “mestre” em um restaurante famoso em Pari. O jovem vira um chef famoso por conta dos pratos feitos com a ajuda do mini-chefinho.

7. Paris, te amo

Disponível na ApplePlay. Romances com Paris de fundo, tem como dar errado? O Paris, Je t’aime é na verdade 21 curtas de 5 minutos cada um. Todos eles são sobre a cidade de Paris. Pra ver aos poucos ou de uma vez, pra ver até no avião a caminho de Paris.

dicas-de-filmes-sobre-paris-netflix 30 dicas para conhecer Paris de casa: de filmes a receitas

8. Coco Antes de Chanel (2009)

Disponível na ApplePlay. Esse filmes sobre a estilista Coco Chanel, desde sua infância e origem pobre, até o estabelecimento da marca Chanel, é pra você entender um pouco da cultura Parisiense e do mundo da moda. As atrizes são ótimas, a história é interessante e os cenários, idem.

9. Moulin Rouge (2001)

Disponível no TelecinePlay. Esse é um clássico e possivelmente um dos melhores musicais de todos os tempos. Pra quem curte o genero, é uma ótima opção de filme para conhecer Paris de casa, mais especificamente o cabaré Moulin Rouge, um dos pontos turísticos de Paris. Muitas cores vivas, energia, é um filme bem alto astral pra ver e rever, e pra conhecer de verdade quando estiver por lá.

10. ANTES DO POR SOL (2004)

Disponível no Telecine play. Clássico para amantes de viagens e de Paris. Esse filme faz parte de uma trilogia ( o segundo) então veja depois de “Antes do amanhecer” e antes de “Antes da Meia Noite”. Nesse filme aparece bem a livraria famosona de Paris, a Shakespeare and Company. A livraria é do início do século XX e fica às margens do Rio Senna.

8 Dicas de livros para conhecer Paris sem sair da cama

dicas-de-livros-sobre-a-França 30 dicas para conhecer Paris de casa: de filmes a receitas

Coloquei um dos livros dessa lista no instagram @aosviajantes e muita gente curtiu! Pois os livros sobre Paris são vários e vão desde histórias reais até ficções incríveis.

Saiba porque assinar Amazon é melhor que Netflix

Por que uma das melhores formas de viajar sem sair de casa é pelos Livros, mas claro, conhecer Paris de casa sem sair da sua cama, melhor ainda!

Escolha seu tipo preferido, mas se ler não for a sua preferencia, pule pra lista de receitas a seguir.

Todos os links de livros sobre Paris são da Amazon, que entrega na sua casa.

Lista de Livros de Paris

1. Notre Dame de Paris – por Victor Hugo 

Quem assistiu ao desenho do corcunda de Notre Dame e sua Esmeralda pode acabar se interessando pela história que deu origem ao filme da Disney. A história fala de Esmeralda e Quasimodo, o amor, mas também várias questões da história gótica de Paris e o romance Frances.

2. A história do brasil pelas ruas de paris – por Maurício Torres Assumpção

Esse livro foi o que mostrei no instagram e muita gente resolveu ler! Eu já estava relendo ele antes de pensar em escrever esse post de conhecer Paris de casa.

A história do Brasil pelas ruas de Paris conta diversas personalidades Brasileiras que se inspiraram em Paris e vice versa. Algumas das menções são Santos Dumond e Oscar Niemeyer. Além de todos os detalhes curiosos, o livro mostra fotos, mapa de lugares citados no livro pra você visitar em Paris e tudo mais.

É uma leitura que te prepara pra viajar a Paris de casa muito bem, e antes de comprar a passagem aérea.

3. o código da vinci – por dan brown

Esse livro é super gostoso e rápido de ler mesmo com suas 600 páginas.

A história mistura realidade e teorias conspiratórias com base em realidade. Um assassinato acontece dentro do Museu do Louvre em Paris e um segredo existente desde a época de Jesus é revelado. A história fala também de Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton e tem diversas cenas em Paris. Pra quem também gostou do filmes e quer se aprofundar na história, vale bastante a pena.

4. Os crimes de Paris – por Dorothy Hoobler e Thomas Hoobler

Esse livro é muito interessante pois conta sobre o roubo da Mona Lisa do Museu do Louvre em 1911. Durante dois anos o quadro ficou na mão dos ladrões até ser recuperado depois de muita investigação.

Poderia ser ficção mas aconteceu, pra animar e motivar sua visita ao Louvre, esse é um ótimo livro. (pule para conhecer Paris de casa em tour virtual para saber mais sobre o Louvre.)

5. Como Ser Uma Parisiense Em Qualquer Lugar Do Mundo – De Sophie Mas, Audrey Diwan, Caroline de Maigret e Anne Berest

Estilosas, cultas, mandonas, mas também românticas… São muitos os adjetivos geralmente atribuídos às mulheres de Paris. Nesse livro as autoras falam de forma franca, informal e bem-humorada sobre vários temas (filhos, relacionamentos, trabalho, entre outros), revelando sentimentos e comportamentos complicados, e até mesmo seus segredos e defeitos.

6. Paris. Biografia de uma cidade – de Colin Jones

Paris é uma cidade super antiga e nesse livro as suas guerras, invasões e revoluções são descritas. É um livro pra viajar a Paris culturalmente com muita riqueza de detalhes. É uma versão mais histórica desde os Romanos até os dias de hoje. Para quem vai a Paris futuramente, pode ser muito interessante esse livro como complemento nos passeios.

7. A História Secreta de Paris – por Andrew Hussey

Essa indicação de livro é como o anterior, com histórias ao longo dos tempos, mas é contada por personagens. Pra quem gostou do anterior e quer algo mais pra conhecer Paris de casa, vale a pena.

8. Paris Paris: Conheça a cidade luz utilizando o metrôRodrigo Rodrigues

Esse livro é super fininho e eu ganhei no mesmo ano que o livro História do Brasil pelas ruas de Paris (curiosidade apenas). Esse é um guia mais prático pra você comprar e ler durante a viagem ou quando estiver quase indo.

Paris é a cidade com o maior número de estações de metrô da Europa e o livro te ajuda a explorar a cidade toda só utilizando o metrô. Muito bom! Turismo desde museus e locais mais clássicos de turismo, como também restaurantes famosos e tudo mais. Ganhe tempo e por um preço ótimo!

4 Receitas para conhecer Paris de casa na cozinha

conhecer-paris-de-casa-receitas-francesas-faceis 30 dicas para conhecer Paris de casa: de filmes a receitas

A nossa memória é muito afetada pelo paladar, por isso, nada mais justo do que pensar em pratos franceses na hora de viajar a Paris, principalmente se for de casa mesmo.

No mês passado eu fiz as panquecas americanas em homenagem a NYC e mostrei no meu instagram, também já fiz risoto de pinhão em homenagem a Curitiba, e esse mês quero que você escolha a receita francesa que farei dentre as 3 abaixo (socorro).

Uma das coisas mais fáceis pra trazer Paris pra dentro de casa é lembrar que pratos franceses tem todo um charme, e muitos pratos!

Pra considerar a refeição francesa, você precisa de: aperitivo; entrada; prato principal com carne ou peixe e acompanhamento; queijo; sobremesa; digestivo.

Os doces franceses como macarrons, peti gateau, creme brulé, são todos pratos super característicos, mas a ideia é que você possa fazer em casa, então vou dar 3 sugesões de pratos franceses mais fáceis de se fazer na quarentena:

1. Croque monsieur:

Uma receita simples e diferente pro seu pãozinho de lanche. O croque monsier é um sanduiche quente com presenuto, queijo e molho bechamel, por isso, é ótimo pros dias que tem pouco ingrediente na geladeira. Olha só a receita que fácil:

Como fazer seu croque monsieur em casa:

Para o molho Bechamel junte farinha e cozinhe com um fouet ou colher grande, junte o leite aos poucos até engrossar, tempere com sal pimenta do reino e o principal: noz-moscada.

Depois derreta manteira e toste fatias de pão, a receita pede brioche, mas use as que tiver. Com o pão tostado, passe mostarda, o molho bechamel e, coloque presunto e queijo. Feche o sanduiche e coloque o restante do molho bechamel e mais um pouco de queijo.

Leve ao forno médio preaquecido (180°C) para assar até o queijo derreter e dourar. Sirva quente, no prato. 

2. Batatas e ALIGOT :

Desde batatas gratinadas, batatas em pirê, aligot (purê com um queijo), batata sauté com alho, enfim, tudo que tiver batata, põe na sua mesa! eu sugiro testa o aligot, que é diferente e fácil de fazer. Receita de Aligot do chefe Alex Atala no blog Sonoma

3. Ratattouille:

Um prato principal simples com berinjela, abobrinha, tomate e pimentão amarelo, tudo cortado em fatias. Depois, eles vão ao forno em um refratário que é forrado com molho de tomate bem temperadinho. Não tem erro e é um jeito clássico de conhecer Paris de casa sem sair da cozinha.

4. Sopa de Cebola

Nada melhor pro friozinho que uma sopa creme (eu só gosto dessas), mas saiba que a sopa de cebola é um clássico Francês. Você precisa apenas de manteiga, cebolas, vinhos branco e do porto e queijo gruyére. Confira a receita de Sopa de cebola aqui.

3 Tours virtuais pra conhecer Paris pelo computador

conhecer-paris-de-casa-tour-virtual-louvre 30 dicas para conhecer Paris de casa: de filmes a receitas

De todos os lugares que vi tour virtual e tudo mais, Paris é um dos mais completos, complexos e divertidos. Você pode passear pela Torre Eiffel, Museo do Louvre, Catedral de Notre Dame
Palacio de Versalles, Basílica de Sacré Coeur e mais.

Eu posso dizer que estamos bem em visitar Paris de casa com essas 3 dicas aqui:

1. Pelo museu do Louvre em Paris com o app Monalisa

Eu compartilhei no instagram a dica de um dos melhores tour virtuais que já fiz, e por sorte é lá em Paris, no museu do Louvre.

Instale o app MonaLisa: Beyond the glass e curta uma experiencia de aproximadamente 10 minutos pela parte externa e interna do museu do Louvre em Paris. Curiosidades e uma forma muito única de visitar Paris, mesmo para quem já conhece.

2. Pelas catacumbas de Paris

Eu vi coisas aqui nesse site que jamais imaginei poder ver sem estar em Paris. Tem sido muito interessante todas as experiências virtuais e essa nas catacumbas é muito boa!

3. Videos on real time de Paris

Mas não é só de tour virtual que se vive. Uma extensa galeria de videos e fotos em panorama de Paris podem ser vistos no 360 cities.

4 Perfis pra acompanhar Paris sem sair do celular

conhecer-paris-de-casa-instagram 30 dicas para conhecer Paris de casa: de filmes a receitas

1. @PARIS

O perfil @paris é o portal oficial da cidade, não só fotos e vistas incríveis mas também notícias, novidades e tudo de relevante da cidade.

2. @Paris Je t’aime

Esse também é um perfil oficial, mas do setor de turismo da cidade. Nem precisa de explicações pra seguir né?

3. @Parisinfourmonths

Para quem gosta de moda e de arquitetura eu recomendo seguir a Cari Olsson, ela é fotógrafa profissional e blogueira e tem um feed invejável pra gente conhecer paris de casa e querer transformar nossa casa em Paris também! 

4. @conexãoparis

O Conexão Paris é nossa ligação Brasileira com diretamente em Paris. O Rodrigo Lavalle nos stories e a Lina Hauteville, brasileira que vive em Paris desde 1983, cuidam carinhosamente de todas as informações e fotos do perfil.  O instagram @conexaoparis tem mostrado como está abertura dos locais em Paris pós confinamento, inclusive. É muito interessante de acompanhar e além de tudo é em portugues né? Recomendo muito!

Conclusão: é possível conhecer Paris sem sair de casa

E de quebra animar sua quarentena, te motivar a viajar no futuro e trazer um pouco de viagem no nosso dia a dia.

Com as 30 dicas aqui da pra ir a Paris da sala de tv com as dicas de filmes, da cama com as dicas de livros, do computador com os tours virtuais e claro, da palma da nossa mão, nos smartphones e perfis de instagram.

Para quem se animou a cozinhar algum dos pratos Parisienses, já me segue no instagram e vamos fazer essa culinária juntos!

E você? Gostou? Me conta o que achou desse post e qual cidade gostaria de ver aqui no Cenários e Séries – Livros, Filmes e Viagem

Deixe seu comentário! Pergunte!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nosso Guia de Viagem
Assine nossa Newsletter
Back to top