Undertourism está cada vez mais chamando a atenção dos viajantes. As buscas pelo termo cresceram mais 100 x no último ano no Google.

Porque o undertourism está em alta e porque eu digo que é o futuro em viagens?

O termo significa turismo a locais não-populares, ou ainda turismo responsável, e surgiu pra explicar um novo hábito dos turistas.

Com essa análise do post de hoje, provo pra você que o undertourism é umas das melhores soluções para as viagens pós pandemia e pra quem quer planejar viagem no futuro.

PS: Sabemos que viajar nesse ano de 2020 é improvável devido ao Coronavírus. Vários destinos nacionais e internacionais estão com as fronteiras fechadas, em quarentena ou lockdown e permanecerão assim por tempo indeterminado. Entretanto, você ainda pode utilizar esse post para planos futuros. Os sonhos não podem ficar pra trás. Desejo que você esteja bem, se precisar de mim pode enviar um email para: contato@aosviajantes.com.br. Ass: Maíra.

Mais detalhes e dicas de destinos inusitados estão nesse texto e você pode clicar para ir direto, mas eu recomendo que você leia tudo e depois me conte o que achou.


O que é undertourism ?

O Undertourism é um termo que surgiu após a observação de hábitos dos viajantes em preferir lugares diferentes.

O-que-é-undertourism Undertourism é o futuro das viagens pós pandemia

A busca por esse termo e tudo relacionado a ele cresceu em quase 100x o volume de buscas desde 2019, mas ganha cada vez mais força com a pandemia.

A tradução de undertourism em português tem mais de um nome: turismo a lugares escondidos, lugares diferentes para viajar, lugares inexplorados, turismo a locais inusitados e ainda, lugares pouco conhecidos para viajar.

Em exemplos: Paris, Nova York e Londres são o oposto do undertourism (são overtourism). Destinos turísticos populares, que recebem bilhões de turistas ao longo do ano todo.

Saiba como realizar a viagem dos seus sonhos em 5 passos iniciais.

Mas considerar um lugar diferente ou popular depende do referencial.

Para nós Brasileiros, o Rio de Janeiro é um destino de viagem popular, mas se pensarmos no contexto mundial, ele ainda é considerado undertourism.

Aliás, o Brasil todo é visto no mundo como parte do undertourism, pois apesar de inúmeros locais turísticos e incríveis, nosso país ainda recebe poucos turistas do exterior.

Qual a relação do Undertourism com o Turismo sustentável ?

O turismo sustentável e o undertourism quase se confundem.

undertourism-e-turismo-sustentavel Undertourism é o futuro das viagens pós pandemia

Mas a minha conclusão é que o undertourism faz parte de um dos 7 princípios do turismo sustentável, que são:

  1. Respeitar a legislação vigente:
  1. Garantir os direitos das populações locais:
  1. Conservar o ambiente natural e sua biodiversidade:
  1. Considerar o patrimônio cultural e valores locais:
  1. Estimular o desenvolvimento social e econômico dos destinos turísticos:
  1. Garantir a qualidade dos produtos, processos e atitudes:
  1. Estabelecer o planejamento e a gestão responsáveis:

Quando a gente pensa que um dos pilares do turismo sustentável é estimular o desenvolvimento social e econômico, eu entendo que o undertourism tem tudo a ver!

O turismo é uma das formas de melhorar a situação econômica de um local, e se a gente considerar que um lugar novo consegue crescer devido ao turismo, bingo!

É nesse contexto que o turismo a lugares inusitados se encaixa.


Por que você deve fazer undertourism na sua próxima viagem ?

Veja alguns dados sobre o turismo:

porque-viajar-para-lugares-diferentes-lado-b Undertourism é o futuro das viagens pós pandemia

Hoje 90% das viagens no Brasil foram canceladas para 2020, isso soma R$ 3,9 bilhões em adiamentos e cancelamentos de acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.

Além disso, a FGV publicou um estudo sobre os impactos do Covid no turismo, a projeção é 1 ano pra recuperação do setor e 40% de redução no faturamento com relação ao ano passado, isso é muito!

Nesse momento você pode pensar que não tem nada a ver com isso, mas tem sim.

O turismo é um dos grandes redistribuidores de renda do mundo, pois uma pessoa rica não viaja somente para países ou locais ricos, ela viaja para onde tem turismo.

Saiba ainda, que alguns lugares no mundo conseguiram se reerguer de guerras com a ajuda do turismo, como a Alemanha por exemplo.

Hoje, alguns outros precisam de turistas, pois viveram situações recentes de guerras ou terrorismo (estã na lista do fim do post).

Undertourism resolve 2 problemas no turismo causados pela pandemia

Isso porque o turismo a locais diferentes e pouco populares “resolve” dois dos problemas que a pandemia gerou no turismo: a necessidade de isolamento e a crise econômica.

Se você busca um lugar menos popular para viajar, ele certamente será mais vazio, o que é preocupação de muita gente em viagem daqui pra frente, mesmo com o fim da pandemia.

E esse lugar por ser menos procurado, ou “menos turístico” tem grandes chances de ser uma viagem barata, o que ajuda todo mundo que está está buscando economizar após a pandemia.

Além disso, o Undertourism não tem barreiras, pode ser descoberto a poucos metros de casa.

Vantagens e Desvantagens de viajar a lugares pouco conhecidos e inusitados

A esse momento eu acredito que você está super consciente e engajado, pensando: “Legal, minhas ações podem ajudar o país com o turismo, mas eu perco algo com isso?

vantagens-e-desvantagens-de-viajar-a-lugares-inusitados Undertourism é o futuro das viagens pós pandemia

Vou listar algumas das vantagens e desvantagens do turismo inusitado, mas vale a pena dizer que é uma questão de ponto de vista.

O que é vantagem pra uns é um desespero pra outros:

LUGARES POPULARES X LUGARES VAZIOS

Se você é do tipo de turista que não perde os pontos principais pra se visitar em um destino e pouco se importa com filas enormes das atrações, talvez isso não seja uma vantagem.

Mas muita gente prefere fugir dos grande centros urbanos e explorar os destinos mais lado B, mais inexplorados.

O Undertourism tem essa característica, pois os locais menos populares… pra quem gosta de paz, é a solução ideal.

Aposta em serviços mais pessoais x ROTEIROS TURÍSTICOS PADRÃO

A prática leva a perfeição, mas o novo leva a intimidade.

Como é de se esperar, os destinos menos conhecidos recebem menos visitantes, por isso tem menos experiência em hospitalidade que os super destinos do mundo.

Isso pode ser uma desvantagem no sentido de experiência ao turista, em infra estrutura, mas ao mesmo tempo costuma ter um atendimento mais pessoal e único, voltado ao seu desejo.

Você provavelmente vai encontrar guias turísticos e passeios que trazem mais intimidade entre você e o destino. Bem diferente de comprar um ticket pra um ônibus de turismo, ouvir o audio em Portugues explicando os pontos turísticos do passeio e descer e subir onde deseja.

Nem melhor, nem pior, apenas pontos diferentes de uma experiência.

SURPRESA X RECONHECIMENTO

Você não precisa dizer que na Disney tem Mickey.

Quando você visita o destino dos seus sonhos, aquele que você viu em filmes, revistas, instagram e etc, você tem uma expectativa grande em se ver lá.

Você quer ver a torre de Londres e tirar sua foto com o Big Ben, os lugares e passeios podem não ser uma surpresa, mas você vive o sonho.

Quando sabemos pouco do destino, quase tudo é uma supresa, desde a pesquisa antes da viagem a cada experiência vivida. Você está ali como desbravador que vai contar pros amigos sobre o destino depois.

São ambas situações legais de se experimentar, mas a gente quase nunca tenta ir pro lugar diferente.

Leia mais sobre a influência do instagram e imagens na sua forma de viajar

INFRAESTRUTURA X INFRAESTRUTURA

Você precisa avaliar com pesquisas, e não necessariamente considerar que vai ter mais ou menos infraestrutura se escolher um destino menos popular ou mais pra viajar.

A Infraestrutura pode ser um ponto de vantagem ou desvantagem pra qualquer um dos tipos de turismo.

Assim, quando a gente pensa em Nova York, uma cidade turistíca o ano todo, sabemos que hotel, passeios, restaurantes e coisas a fazer, não vão faltar.

Mas Veneza, por exemplo, sofre com infraestrutura com o excesso de turistas, mesmo sendo uma cidade que sabe que precisa estar pronta pro turismo.

Assim como as cidades menos visitadas, que podem sofrer um colpaso e lotação se aumentarem seus turstas de forma muito rápida.

Ou seja, nesse ponto, dependemos uito mais de como a cidade enxerga o turismo e suas capacidades geográficas também de crescimento.

ALTO INVESTIMENTO X DESTINO ECONÔMICO

Esse ponto talvez seja o que mais nos ajudará na retomada do turismo como um todo.

Os destinos menos populares serão provavelmente os mais econômicos. Um hotel da 5ª avenida pode custar 1000 x mais que o melhor hotel de Jericoacoara.

Os passeios, hospedagem e alimentação costumam ser mais em conta em locais menos turísticos, mas o preço do transporte pode ser maior. Principalmente se for um destino fora do Brasil, com poucos voos e etc.

Vai valer a pena colocar na ponta do Lápis, mas se você preferir viajar para os destinos perto da sua casa, já pode considerar a economia feita.


Como descobrir lugares inusitados para viajar

Legal, você já sabe o que é o undertourism, ou os destinos pouco conhecidos, já está consciente da importância dele na retomada do turismo, também já avaliou os prós e contras dessa experiência.

Agora deve estar me perguntando como descobrir esses destinos e pra onde viajar.

Vou te dar uma lista de opções de destinos nacionais exóticos e destinos diferentes para viajar no mundo.

PS: Por mais que você conheça esse destino, acredite se eu te disser que ele está na lista de undertourim, ele provavelmente se enquadra nesses detalhes que eu falei lá em cima da definição do termo.

obrigada, de nada.

Salve a lista e o post e consulte futuramente, para alguns deles teremos posts com mais detalhes.

7 Lugares inusitados para conhecer no Brasil (dicas curtas)

Vou citar apenas 7 destinos diferentes pra conhecer no Brasil. Mas futuramente teremos posts com sugestões por região.

lugares-diferentes-para-viajar-no-Brasil-rotated Undertourism é o futuro das viagens pós pandemia
  1. Lencóis do Maranhão. Os lençóis estão nessa lista como foco mundial do undertourism, eles podem ser conhecidos por nós, mas ainda são pouco explorados perto do que poderiam ser. Destino de paisagens surreais e relativamente barato no Brasil.
  2. Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo. Uma cidade Italiana no sudeste com direito a vinícola, polenta e queijos deliciosos. Cultura e Gastronomia.
  3. Ilha de Superagui, Paraná. Um ecoturismo de respeito, com paz segurança e tranquilidade. Bom para caminhadas ou passeios de bike.
  4. Treze Tílias, Santa Catarina. Uma região povoada pelos Austríacos, com direito a influências legítimas, produção de leite e cervejarias própria. Um lugar pra relaxar e comer bem. Vale dizer que Santa Catarina como um todo tem várias regiões de Undertourism.
  5. Cachoeira do Covão, Piauí. Piauí tem períodos chuvosos longos que formam regiões de cachoeiras magestosas. A principal delas é a Cachoeira do Covão, com duas quedas d’água, entre 12 a 15 metros, causando a impressão de uma escadaria. Destino de aventura.
  6. Serrinha do Alambari, Rio de Janeiro. O Rio de janeiro tem diversos destinos turísticos mas alguns deles são poucos explorados. A Serrinha fica entre Penedo e Visconde de Mauá, bom para caminhadas ecológicas e banho de cachoeira.
  7. Pouso do Cajaíba, Rio de Janeiro. Ainda no Rio de Janeiro vou adicionar Pouso do Cajaiba, litoral sul de Paraty. O destino é feito de praias paradisíacas e pouco explorada, ainda tomadas por uma Reserva Ecológica. Dentre essas praias destaca-se a Praia do Pouso da Cajaíba, mas que possui mais infraestrutura.

Leia mais: 15 destinos diferentes para conhecer perto de Curitiba

Lugares diferentes para visitar no mundo

Aqui vale o mesmo recado, sempre comento lugares diferentes na sugestões de viagem do ano, por isso, vou deixar uma lista aqui com todos os posts que já sairam além de uma sugestão nova pra vocês. Com certeza farei mais posts com esse tema.

undertourism-paises-para-viajar-rotated Undertourism é o futuro das viagens pós pandemia
  1. Kuelap, a Machu Picchu não popular.
  2. Trieste, a Veneza não popular.
  3. Kep, a Tailândia não popular
  4. Bruxelas, a Bruges não popular.
  5. Sri Lanka, um destino atingido por guerras.
  6. Colombia, ainda se recuperando de ploblemas civis.
  7. Haia ou Utrecht, as Amsterdam não populares.

O Turismo a lugares diferentes é o futuro em viagem

Pois bem, com tudo que conversamos até aqui, o undertourism vem como uma verdadeira solução pro problema econômico e social do turismo hoje.

o-futuro-do-turismo-pos-coronavirus Undertourism é o futuro das viagens pós pandemia

O turismo aos lugares inustados tem características diferentes mas que farão muito sentido ao mundo pós pandemia.

No futuro, as pessoas podem buscar destinos mais baratos, mas mais perto de casa e menos lotados. Todas as características comuns ao turismo a lugares exóticos.

Essa tipo de turismo é bom pra quem quer viajar futuramente, mas também ajuda muito no desenvolvimento econômico da região, cidade ou estado. O que está totalmente relacionado ao turismo sustentável, outra tendência mundial.

É claro que os destinos super turísticos no mundo como Paris, Nova York e Londres, continuarão em alta e recebendo turistas, não importa a época, mas o undertourism cresceu em muito no último ano e vai continuar crescendo.

Quais as vantagens do undertourism que você mais aprecia e quais você não gosta? Conte pra mim! E assim podemos crescer mais nossa lista de sugestões a destinos “lado b”.


Planeje sua viagem com Aos Viajantes

🍿 Filmes e Produtos no Amazon Prime com 30 dias grátis. Vídeos, séries, revistas e ebooks grátis além de frete grátis e mais rápido em vários produtos. Seja Prime no Amazon com 30 dias grátis (depois R$ 9,90 ao mês).

🛎️ Reserve seu hotel através da Booking.com, Vantagem de confiança há mais de 20 anos e pagamento antecipado em reais. Escolha sempre hospedagens com cancelamento gratuito.

⛑️ Seguro Viagem com a Seguros Promo. Use o Cupom AOSVIAJANTES5 (inserido no link) e ganhe ainda 5% de desconto no crédito e 10% no boleto. A Seguros Promo é um portal com diversas seguradoras e com garantia dos melhores preços.

🧳Passeios no Chile em portugues e pagamento em reais com a FullTour. A empresa é super parceira do blog, com alta aprovação no Tripadvisor e oferece 10% de desconto para o leitor.

✈️ Passagens aéreas em plataforma com busca de descontos pela Passagens Promo. A plataforma oferece até 35% de desconto em passagens aéreas nacionais e internacionais.


 

Por isso, gostaria de saber como você vê o turismo a destino diferentes e se você sabia de toda essa importância que eles tem.

Receba as melhores dicas !
Economizar mais e planejamento de viagem
Somente meus segredos. Odiamos spam.

Deixe seu comentário! Pergunte!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer viajar mais e melhor?
Com Planejamento sempre dá.
Apenas os meus segredos. Odiamos spam.