Há quem diga que Buenos Aires é feita de Casa Rosada, Obelisco e da parilla em Puerto Madero.

A cidade tem um turismo voltado a isso sim mas Buenos Aires não é somente isso.

O que pouca gente vê é que há uma cidade nada tradicional ao turista e infinitamente mais recheada e cultural.

Essas dicas são para os que querem ter uma experiência além do tradicional e também para os que ja conhecem a cidade e estão em sua segunda visita.

O roteiro também é ideal para quem vai conhecer a cidade Argentina na primavera, pois há passeios ótimos para dias quentes.
Esse foi o objetivo do I Encontro de Blogs de Viagem em Buenos Aires e vou te mostrar tudo o que fazer em Buenos Aires seguindo o que fizemos nesse encontro.

Você verá em detalhes (clique para ir direto):


O que fazer em Buenos Aires em 3 dias nada óbvios !

Buenos Aires é o primeiro destino preferido dos Brasileiros que querem viajar para fora do Brasil. Foi o meu também e eu contei tudo aqui há uns anos atrás.

Já naquela época eu achava que Buenos Aires era uma cidade pra gente ir e voltar mais vezes e a minha certeza disso só aumenta.

Fique a vontade para alterar a ordem dos dias ou adicionar passeios para extender a estadia.

Ao final de cada dia, detalhes sobre como chegar e custos estão explicitados, ok?


Dia 1: River Plate (Monumental) + Passeio de Bike

Visita ao Estádio e Museu do River Plate

 

o que fazer em buenos aires estadio river 1

Se é pra ser diferente já vamos logo de combo! Todo mundo conhece a Bombonera, o estádio do Boca Juniors mas te convido a conhecer o Museu e Estádio do River também.

O Estádio do River Plate, o Monumental, é o maior da Argentina. Sou suspeita pra falar desse passeio já que amo futebol, mas as histórias são bem contadas e mesmo os não fanáticos vão curtir a visita. O guia é animado e vai contando curiosidades do time ao longo do passeio de mais ou menos 1 hora.

A visita começa ao lado da locomotiva réplica dos anos 40, alusão ao apelido de “A máquina” que o River recebeu em uma época de muitas vitórias. O tour passa pela área dos vestiários e restaurantes e dá uma “sensação de jogo” estar ali.

A visita termina no campo, de onde se pode ter ideia da dimensão monumental do estádio. Após o tour guiado fica-se livre para ver a exposição do museu. Nele s são expostas todas as camisas já usadas pelo clube, sala de troféus e vários outros itens de atletas como as chuteiras usadas.

É bem interessante também o tunel do tempo em que podemos caminhar e aprender sobre a história do clube.

Está incluida na visita um video em 360 graus também! E há uma loja com itens do clube e um café. Se quiser comprar uma camisa, aproveite aqui.

Informações:

Museu River:  Av. Figueroa Alcorta, nº 7597, Belgrano.
Abre todos os dias, das 10h a 19h (exceto nos dias de jogo)
Compra de Ingressos: de 140 pesos (apenas museu) as 180 pesos (visita guiada ao estádio e museu)

onde comer em buenos aires janio restauranteSugestão de Almoço: Jânio Restaurante (Malabia y Costa Rica, Malabia 1805)

A essa altura você estará com fome e a sugestão que dou é um dos restaurantes com a salada mais gostosa que já comi na vida, o Jânio Restaurante. Eu sei que na Argentina a gente come carne, a salada é entrada, claro. De prato principal, vá de carne que é o forte da casa. 

Mais sobre esse e outros restaurantes você encontra no Guia de Restaurantes de Buenos Aires.


Bike tour pelos Bosques Palermo e Recoleta

 

o que fazer em buenos aires biking tour
Todo mundo se ajeitando pro tour de bike!
Saindo de lá é hora de queimar as calorias num passeio de bike! Ele sai perto dali, no Jardim Botânico.

Porque você (e eu) nunca pensou nisso? A cidade é ótima pra pedalar, com ciclovias e áreas verdes enormes.

O passeio dos parques de bike é muito interessante para quem nao tem muito tempo na cidade. 

Você certamente faria esse passeio a pé ou em um onibus, mas a verdade é que de bicicleta dá pra conhecer muito mais e curtir o ambiente ainda.

Olha o video que eu fiz e tenha um gostinho de como é:

Os guias que nos acompanharam foram o Santiago e o Pepe. Há uma explicação inicial sobre o trajeto e ajustes na altura das bikes. Eles também oferecem protetor solar, água e toda a assistência com as bikes durante o percurso.

O passeio que fizemos foi o Passeio dos Parquesdura de 3 a 4 horas e faz 3 paradas: na Floralis Genérica ( a flor metálica), na Plaza Francia, onde está o cemitério da Recoleta e por último no lindo e cheiroso Rosedal.

Ao final, todo mundo ganha uma surpresa, mas não vou contar qual é!

Tenho certeza que depois disso você vai querer morar em Buenos Aires. Faça o passeio e depois me conte o que achou ok?

Importante:

Site: Biking tour Buenos Aires. Diga que você viu esse post aqui no Aos Viajantes!
Vá com roupas confortáveis.
Existem outros tipos de tours de bike, é só escolher o que te agrada. Os guias também falam português.

Dia 2 – Conheça o lado B de Buenos Aires e tenha uma noite de Tango

Tour lado B de Buenos Aires com Aires Buenos

O que você faria se pudesse conhecer a cidade sabendo detalhes e fofocas que ninguém conta?

Se pudesse conhecer um lugar que só o morador conhece?

Isso é o que o Tour pelo lado B de Buenos Aires vai te mostrar. O lado A é legal também, mas o B é ainda desconhecido por muitos.

Muito além de qualquer “tour turístico” esse passeio te leva a compreender claramente como Buenos Aires se tornou o que é. Porque a cidade ostenta tantos prédios lindos, e vive uma ~constante~ crise econômica e política.

Um passeio cheio de detalhes diferentes, então espira fundo que lá vem história (das boas).

O Tour é feito para Brasileiros e por Brasileiros. Feito pra você, leitor de blog, porque quem criou foi a galera do Aires Buenos, o blog! Um detalhe legal é que sempre acompanha o tour um fotógrafo profssional. Tá tudo incluso, e depois de uns dias as fotos são enviadas por email.

o que fazer em buenos aires Tour lado B aires buenos blog
Onde o Tour começa. Fotos do @Elisando, fotógrafo do tour

Quem nos conduziu foi o Vinicius, um gaúcho Tri! Ele começa no Edifício Otto Wulf, mantido em sua arquitetura original e cheio de simbolismos e histórias sobre a 1a guerra. Os Argentinos mantem vivo seu passado e cultivam tudo nesse sentido. Saindo dali você verá o Clube Atlético Memorial, se o dia estiver ensolarado ainda terá uma surpresa como a que tivemos. O sol ilumina a pedra e vê-se a silhueta de um homem, homenagem aos corpos de vitimas da didatura que foram encontrados no local.

( ! ) Uma dica dada pelo Vinícius para saber mais sobre hisórias de ditadura é conhecer o Parque de la memória e fazer o tour guiado, o local tem um forte apelo emocional.

Após mais algumas histórias, incluindo a de uma casa em cima de um prédio (?!), chegamos a um local que valeu a parada, uma imagem de Gardel pintada em arte na parede.

Um pouco da história do Tango é contada e a mudança que Carlos Gardel fez no estilo como a introdução de letras nas músicas. Você conhece alguma música dele com certeza, e é super interessante entender a origem!

Seguimos daí para a Calle Lanin e que lugar incrível! É um dos locais de arte a céu aberto. A rua fica no bairro de Barracas e foi “moldada” pelo artista Marino. Nós simplesmente não conseguíamos sair dali absorvendo toda a história e importância do local.

o-que-fazer-em-buenos-aires-tour-lado-b-aires-buenos-blog-marino
Ruas modificadas pelo artista Marino e o senhor emocionado. Fotos do @Elisando, fotógrafo do tour

( ! ) Enquanto estávamos lá esse senhor da foto quis saber sobre a nossa visita, contou o quanto Marino mudou e revitalizou o local e se emocionou ao falar do artista. Muito bonito!

Saindo de lá você irá ao centro tradicional histórico. Avenida 9 de julho, Obelisco, Palácio de Justicia de la Nación, Teatro Colón! Aproveite todas as histórias contadas aqui. Ha um famoso predio com a figura da Evita em dois lados e seu significado, ou ainda o monumento ao corrupto (eu não vou contar detalhes pra não estragar a surpresa ok?).

Um dos lugares mais lindos da cidade é certamente a Plaza San Martín. Também centro de várias batalhas contra os Ingleses e onde está o Edifício Kavanagh. Esse prédio nasceu fruto de uma vingança. Se quiserem eu conto mais em outro post, mas você também pode assitir o filme filme argentino Medianeiras, que conta um pouco dessa história.

o-que-fazer-em-buenos-aires-tour-lado-b-buenos-blogs
Praça San Martín a gente aproveitando o momento de modelos.

Da esquerda para a direita na foto: Fabio (Viagens Cine), Eu, Gisele (Destinos por Onde Andei), Lu (Turistando com a Lu), Thais (Love and Travel), Gisele (Aqui me quedo), Casal Carlos e Larissa (Vida Cigana), Casal Rafael e Jake (Para Viagem) e Lucila (Viagem Cult). Ainda faltou o idealizador do passeio, o Túlio (Aires Buenos).

O passeio termina no Lab Tostadores de Café:  onde há o melhor cookie que já comi na vida e café excelentes também, o legal é que está incluso no preço do tour. Esse sim, vai render outro post e recomendo que você se inscreva para saber.

Importante:

Site para marcar o passeio: Aires Buenos Tour lado B, fale com o Túlio! Diga que você viu esse passeio aqui no Aos Viajantes.
Bonus do passeio: Ao final da visita um email com todos os locais visitados é enviado, alguns dias depois as fotos do fotográfo oficial também são enviadas e está incluso no preço. O Nosso foi o @Elisandro.

onde-comer-em-buenos-aires-malbequeria-lo-de-jesusSugestão de almoço: Malbequeria e Lo de Jesus (Gurruchaga 1406, Buenos Aires)

Para almoçar recomendo conhecer o lindíssimo Lo de Jesus e sua adega especializada em vinhos Malbec, a Malbequeria. O ambiente é lindo, a comida de excelencia e vinhos especiais também para beber e para comprar. Os preços são ótimos para vinhos de mais qualidade, que aqui nos custam uma fortuna. Foi lá que aprendemos também sobre a técnica do Fileteado e outras tantas dicas que dei no facebook e no Instagram do blog.

Mais sobre esse e outros restaurantes você encontra no Guia de Restaurantes de Buenos Aires.


Noite de Tango em Puerto Madero

Descanse um pouco e a noite vá de Tango! Claro, depois de aprender tudo sobre tango no tour lado B você precisa conhecê-lo.

Existem duas formas de se fazer isso. Pelas minhas pesquisas (com vocês) muitas pessoas gostam do estilo tango show. É de se esperar pois é um passeio feito para atender as expectativas de quem visita a cidade, o turista! (Entre outros detalhes que voce aprende no Tour lado B).

Eu já havia conhecido o Tango do Café Tortoni, num clima bem intimista, dessa vez fomos convidados pela Day Tour 4 You para conhecer o Tango no Porto Madero, o Madero Tango.

A van nos pegou no hotel e levou até a casa de Tango, foi ótimo pois eu estava muito cansada. Chegando lá a vista noturna em Porto Madero encanta, e foi uma novidade pra mim. A dica é conhecer esse local de dia e a noite também.

o que fazer em buenos aires puerto madero noite
Encanta sim. <3


A casa funciona da seguinte forma: Voce escolhe sua entrada, prato principal e sobremesa antes do show começar. Assim, quando ele começa os garçons vão trazendo seu pedido sem que seja necessário te interromper.

A comida é excelente! Eu tinha ouvido falar que os jantares nesse tipo de tango show não valiam a pena, na minha primeira visita não fiz esse pacote, mas aqui eu to te dizendo que vale apena sim. Carne ótima, sobremesa dos deuses!

o que fazer em buenos aires puerto madero tango
O Tango do Madero Tango. Foto de @EstebanMazzoncini

O show é um estilo espetáculo ou teatro musical, é bem feito, a dança é bonita, os atores e cantores são ótimos! Se você busca esse tipo de evento pode apostar no Madero Tango. Se você já conhece esse estilo, pode querer conhecer o Café Tortoni ou mesmo as milongas, onde os portenhos ‘de casa’ dançam o Tango.

Importante:

A empresa que faz o translado dos Hotéis a Puerto Madero é a Day Tours 4 you. Além do Madero tango há outras casas de Tango atendidas por eles e passeios também.

Dia 3 – Tour Arquitetônico pelo Centro de Buenos Aires

Desgustação as cegas e aula de Vinho na Cave de lo Vittorio

Tour Arquitetônico pelo centro histórico de Buenos Aires

Fiquei encantada com o Tour Arquitetônico!

Ao invés de simplesmente andar pela cidade em regiões que você andaria normalmente em uma visita a Buenos Aires, você o fará com um arquiteto, o Edu.

Que vai te explicar a história através de diversas construções símbolos da cidade.

Você passará pela Casa Rosada, Catedral, Calle Florida, Galerías Pacífico e muito mais olhando a transformação das ruas prédios e história.

o-que-fazer-em-buenos-aires-tour-arquitetura
o @Edu.baro explicando detalhes da Casa Rosada e um certo tiroteio

O tour começa justamente na Casa Rosada, e se você reparar bem ela possui dois lados distintos, não simétricos e propositalmente! Há muito da relação nobreza x povo nas obras em Buenos Aires e esse é só um exemplo dela.  Em vários momentos a gente vê as fotos do que era e como passou a ser, além de aprender um pouco mais sobre o lugar.

Outra coisa que fica clara é a influência da arquitetura Parisiense e da Inglesa, por um lado o sonho portenho em ser Paris e de outro a Inglaterra e Ingleses tentando reproduzir em Buenos Aires o que se via na Inglaterra.

Junte a isso tudo a modernidade e o que você vê é a impressionante arquitetura de Buenos Aires.

o-que-fazer-em-buenos-aires-museu-da-casa-rosada( ! ) Uma dica do Edu é conhecer o Museu da Casa Rosada, o museu mais modrno de Buenos Aires ao mesmo tempo que conserva ruínas da formação original. Abre de Quarta a Domingo.

Esse tour é um ótimo complemento ao Tour Lado B e se você nunca esteve na cidade vai contar com o elemento surpresa por passar por tantos locais símbolo da cidade entendendo perfeitamente tudo ali.

Informações:

O Tour pelo Centro Arquitetônico é feito sob demanda (escrever para arqbaro@gmail.com). O Edu também pode ser contratado via Rent a Local Friend.


Degustação de vinho en La Cave di Vittorio

o-que-fazer-em-buenos-aires-degustacao-de-vinho
Quando agitamos o vinho os aromas se desprendem

Esqueça tudo que você sabe sobre vinho, a não ser que seja um somelier experiente, o Cava de Vittorio vai te surpreender com a divertida degustação as cegas.

Funciona assim: de um lado os professores e de outro os alunos (nós).

São colocadas algumas garrafas com seus rótulos tampados em cima da mesa entre os alunos e os profs, que são a dona da casa e seu marido, experientes someliers. A ideia aqui é mostrar que mesmo quem não entende nada de vinho consegue identificar muitos detalhes com suas dicas e observações.

A degustação começa com explicações de como identificar características do vinho pela cor da borda, transparência (colocando o dedo entre o copo e um guardanapo), viscosidade, aromas e muito mais detalhes.

Parece (e é) tudo bem técnico, mas a explicação é dada de forma clara, como numa boa aula. Ir acertando detalhes como, “grau alcoólico do vinho sem saber que vinho é ” faz o jogo ficar interessante.

Ao final de cada análise, é revelada a marca e tipo de cepa da uva e muitos acertavam!

o-que-fazer-em-buenos-aires-la-cava-di-vittorio
O “antes” com as garrafas e seus rótulos ocultados

Muitos mitos são quebrados como por exemplo a frase “vinho bom é o que tem buraco na base da garrafa “ou ainda “vinho bom é o que possui rolha ao inves de tampa”. Esqueça! Você vai entender exatamente por que as coisas são assim ou não. Além disso são servidos frios, pães e maravilhosas empanadas (não me canso de comê-las). Inclusive com sabores que harmonizam com os vinhos.

Ao final da visita, os vinhos provados podem ser levados para casa com 20% de desconto. Comprar vinho em Buenos Aires é uma das (únicas) coisas que você pode fazer com excelente vantagem. Podendo experimentar e ter desconto fica ainda melhor. A Cava de Vittorio também possui muitos vinhos exclusivos e de coleção, como um dos que provamos que possuia apenas 470 garrafas gemeas de safra, ou um blend que deixou a todos confusos no jogo de adivinhar o tipo de uva e raríssimo de se encontrar.

Importante:

La Cava di Vittorio fica na: Arenales 2321 – 1124, Buenos Aires.
A desgustação contempla todos os tipos de vinho da casa, dos brancos aos tintos e espumantes,inclui petiscos.
Atente sob reserva via página do Facebook La Cava di Vittorio. Diga que voce viu esse local aqui no Aos Viajantes!
Aos sábados as provas são gratuitas, nos dias comuns custa de 200 pesos a 250 pesos .

onde-comer-em-buenos-aires-la-baitaSugestão de almoço ou jantar: La Baita o Italiano em Buenos Aires (Thames 1603, Buenos Aires)

Com um ambiente aconchegante você chega e sente-se em casa. O forte é a mescla de comida italiana e a carne argentina (claro) sem abrir mão de uma bela sobremesa e carta de vinhos. Os preços são amigos e fica próximo a uma área ótima para hospedagem (Palermo Soho) então você pode jantar e curtir o clima mais romântico também. Peça o doce de leite com brownie de sobremesa.

Mais sobre esse e outros restaurantes você encontra no Guia de Restaurantes de Buenos Aires.


E assim terminou o I Encontro de Blogs de viagem em Buenos Aires! Deixou saudades mas eu sei que vou voltar lá qualquer dia, fico tranquila.

Buenos Aires é o primeiro destino preferido dos Brasileiros que querem viajar para fora do Brasil. (foi o meu também e eu contei tudo aqui há uns anos atrás).

Já naquela época eu achava que Buenos Aires era uma cidade pra gente ir e voltar mais vezes e a minha certeza disso só aumenta.

Se você já foi a Buenos Aires ou se deseja ver uma Buenos Aires nada tradicional esse roteiro é feito para você.

Re (descobrir) um lugar te leva a outro nível de viagem, a da imersão e vivência.

Para não perder posts como esse e os próximos dessa viagem, se inscreva e deixe um comentário dizendo o que você achou dessa viagem.


Você também pode gostar de:

Buenos Aires a Primeira vez

Roteiro Buenos Aires para 1 semana, ou Buenos Aires no feriado

Dica de Hotel em Palermo Hollywood (testado e aprovado)

Guia de bolso – Restaurantes de Buenos Aires


Agradeço aos parceiros do Blog apresentados nesse post que apoiaram o I Encontro de Blogueiros de Viagem em Buenos Aires. Toda opinião que o Aos Viajantes expõe retrata a realidade e o sentimento que eu, Maíra, experenciei e aprovei. Se fosse de outra forma não haveria motivos para parcerias e eu não as citaria nesse espaço. Somente boas parcerias tornam-se assunto nesse blog.

Deixe seu comentário!

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...