Salvo as devidas proporções para cada estado, é preciso se acostumar com um novo guarda roupa na hora de escolher que roupa usar para não passar frio.
Mas isso fica ainda mais difícil (e interessante) quando viajamos.
A ideia é dar opções para diversas temperaturas que podemos passar em locais frios ou mesmo para aquelas viagens com dois destinos, um frio e um nem tanto.
Com técnica, é possível faze uma mala bem prática e versátil faça chuva, faça frio, faça sol.
Dá pra ser prática e criativa. Quer saber como? Leia o texto e anote todas as minhas dicas!
Eu como boa Curitibana sei bem o que é se vestir no estilo cebola pra enfrentar qualquer frio e situação.
E como boa viajante sei que para fazer uma boa mala de frio não é preciso levar o guarda roupa todo e nem usar uma roupa só.
( ! ) Estilo Cebola: muito conhecido pelos Curitibanos, refere-se ao hábito de se vestir em camadas para enfrentar mudanças bruscas de temperatura ao longo do dia.
Você precisa conferir a previsão do tempo antes de fazer mala.
Quão frio estará? Os locais são aquecidos por calefação ou não?
Se o seu destino tiver calefação, você irá tirar seu casaco no mesmo instante que entrar no local aquecido, isso faz diferença no que você vai usar durante a viagem.
Também devemos lembrar que, dependendo da temperatura, são necessários mais ou menos itens especiais (falarei deles no fim do post).
( ! ) Dica: Se for no Brasil 92,5% de chances de não haver calefação, se for uma viagem pelo inverno europeu ou países latinos no inverno 97,2% de chances de ser aquecido.
Com uma meia calça fina (fio 15) , 2 meias calças grossas (fio 80), uma legging, um jeans e uma saia (ou vestido ou short) você está apta a enfrentar desde temperaturas relativamente quentes a temperaturas abaixo de zero.
Duvida? Dá uma olhada na imagem e guarde para a vida:
São super versáteis e podem ter diversas cores (ou estampas). Fáceis de levar na mala, não ocupam muito espaço e podem ser compradas no seu destino num momento de aperto ou promoção.
Eu levo no mínimo 2 de fio 80 em cores diferentes e gosto de usar em cima da legging preta pra ter mais opções de “cores de legging” mas o principal motivo é me sentir mais quentinha.
Combinações podem ser feitas com saias e vestidos também (minhas opções preferidas) e isso aumenta a versatilidade da sua mala.
Para temperaturas abaixo de zero, dá pra usar a própria legging por baixo do jeans.
O ideal é uma calça jeans mais larguinha, se a calça for muito justa é provável que voce não consiga usar a legging por baixo!
Todas essas combinações podem ser adicionadas ou retiradas ao longo do dia, um truque ótimo para quem passa por várias temperaturas num mesmo dia.
Se voce for a Curitiba ou a Viña del Mar no Chile no inverno vai passar por isso.
Sair de casa com temperatura negativa, almoçar passando calor e voltar para casa debaixo de chuva, perfeitamente possível encontrar as 4 estações em um dia só em Curitiba e em outros locais.
Mas quando a gente viaja não quer ter problemas com roupas e nem estragar o passeio, certo?
Então use camadas, roupas que podem ser construídas ao longo do dia e se adaptar ao clima.
Por cima de tudo use um casaco próprio para chuva ou para um super frio. Jaquetas de couro (ou couro ecológico) e casacos de lã compridos. Assim ó:
Ocupam bem menos espaço que muitas blusas diferentes!
Invista em cachecóis e lenços coloridos, gorros e não esqueça de uma bolsa grande para ir guardando as roupas ao logo do dia, ou para comportar luvas, mapa de viagem e tudo junto!
Outros itens que podemos falar aqui são os acessórios especiais para cada local. Se voce for para a neve, vai precisar de botas e luvas adequadas e impermeáveis.
Ou ainda, pode usar blusas e calças térmicas em temperaturas muito baixas ou pra evitar essa sobreposição de roupas que incomoda muita gente.
Odeio quem inventou o sistema de unidade Fahrenheit, chato de converter mentalmente.
Para te ajudar segue uma tabela com as temperaturas de -10 °C a 30 °C que ajuda a ter uma noção.
Leve sempre um de cada e se precisar aumente o número de itens de acordo com o número de dias de viagem e ocasiões.
Eu quero te dar dicas de como ser versátil, personalizar e adequar ao seu destino e estilo fica com voce (se quiser minha ajuda, peça nos comentários). Façam suas adaptações, essa é apenas uma lista básica.
Com a combinação de itens abaixo voce está preparada para quase toda temperatura.
Pode optar por levar menos sapatos, mas leve ao menos 2 pares. Usar o mesmo todo dia cansa o pé e se voce tomar chuva com ele pode ter problemas pra usa-lo no outro dia.
Com certeza a percepção de temperatura é relativa, e o que é frio pra mim pode não ser para você. Uma coisa clássica é que a gente sempre se adapta após 1 dia no destino, logo voce vai perceber como deve sair para turistar se sentindo confortável.
Quais seus truques para fazer uma mala de inverno quentinha, versátil e pequena?
Voce pode conferir as dicas do que levar na mala de mão e também as top 15 dicas de como arrumar a necessaire.
Deixe aqui seus comentários e opiniões e salve as imagens para se inspirar quando fizer as malas.
Boa viagem!
Roteiro Cartagena e San Andres 7 a 10 dias inclui dia a dia com dicas…
Ter um voo cancelado pela cia aérea pode ser uma dor de cabeça, mas você…
Hotéis Românticos em Curitiba para fim de semana em casal é um post com dicas…
5 dicas imperdíveis de Cartagena reune tudo que você precisa visitar pra fazer dessa viagem…
Quanto custa viajar a San Andres e Cartagena Atualizado com passeios, hotel, passagem, alimentação em…
Cartagena e San Andres saiba tudo antes de ir para que não tenha nenhuma surpresa…
View Comments
E parabéns pelo blog. :)
Post muito útil, porém destinado "Às viajantes", visto que a grande maioria das roupas e acessórios citados são femininos. Fica a dica para atualizar para os homens também. :)