Países que exigem vacina contra febre amarela são aqueles em que há surtos de febre amarela, ou consideram que a sua origem é de um local em que a febre amarela é um problema de saúde.
Quem não tem o certificado intenacional de vacinação em dia fica impedido de entrar (e de sair também) em alguns países. Imagina só!
São muitos os países que exigem vacina contra febre amarela para viajar e a maioria de nós mal sabe dessa informação.
Seja sincero, quantas vezes você pensou sobre países que exigem vacina antes de alguma viagem?
Para não passar por isso vou te mostrar quais países exigem a vacina e como fazer a carteirinha de vacinação internacional, o chamado CIVP.
Salve esse link e mande pros amigos! Claro que tem dicas extras minhas pelo texto, e atualizadas! VEM VER!
Saiba todos os passos para uma viagem internacional com o nosso guia completo
Adquira esse hábito para a vida: pesquise recomendações de saúde do seu destino antes de toda e qualquer viagem.
Uma das etapas de qualquer viagem (internacional ou nacional) é saber se o seu destino final tem alguma recomendação de saúde.
O que pouca gente sabe sobre vacinas antes de viajar é que se você tiver conexão em algum país que exige vacinas, você também precisa ter tomado as vacinas exigidas por aquele país da conexão.
O orgão que regula é a Organização Mundial de Saúde (onde as notícias saem e são atualizadas) e quem controla é a Anvisa, são várias informações sobre necessidade de vacinas ou recomendações de saúde para o viajante.
Ou seja, verifique as orientações para o país de destino no site da Anvisa sempre que for viajar.
A lista de febre amarela já está aqui, mas eu digo isso pois há situações mais momentâneas, como foi o caso do Antrax nos Estados Unidos por exemplo.
Há ainda recomendações de outras vacinas, como a de sarampo para quem vai a Alemanha, por exemplo, você encontra esse tipo de informação nesse formato:
Uma das medidas mais controladas nas fronteiras de países é a vacina contra febre amarela. Alguns países te colocam de quarentena se você chegar lá sem essa vacina, outros te impedem de entrar e você é deportado de volta ao Brasil!
Se você sai de um país ou vai a um país em que ela a febre amarela está “ativa”, vai precisa tomar vacina contra a doença e provar que está imune por meio do Certificado de Vacinação Internacional, o CIVP.
Hoje em dia, TODOS OS VIAJANTES QUE SAEM DO BRASIL PRECISAM COMPROVAR QUE TOMARAM A VACINA CONTRA FEBRE AMARELA.
Simples assim.
Se você tem outras nacionalidades e destinos de origem, abaixo segue a lista completinha, se você sairá do Brasil mesmo, pule para o capítulo sobre a emissão do seu CIVP.
Afeganistão, África do Sul, Albânia, Arábia Saudita, Argélia, Aruba, Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barein, Bangladesh, Barbados, Belize, Benin, Butão, Bolívia, Bonaire, Botsuana, Brasil (recomendado), Brunei, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Camboja, Cazaquistão, Chade, China, Cingapura, Colômbia, Coreia do Norte, Costa Rica, Cuba, Curaçao, Djibuti, Dominica, Egito, El Salvador, Eritreia, Etiópia, Fiji, Filipinas, Gâmbia, Granada, Guadalupe, Guatemala, Guiné, Guiné Equatorial, Guiana, Haiti, Honduras, Ilhas Pitcairn, Ilhas Salomão, Indonésia, Irã, Iraque, Jamaica, Jordânia, Kiribati, Laos, Lesoto, Líbia, Madagascar, Malawi, Malásia, Maldivas, Malta, Martinica, Mauritânia, Maurício, Mayotte, Montserrat, Moçambique, Myanmar, Namíbia, Nauru, Nepal, Nova Caledônia, Nigéria, Niue, Omã, Panamá, Paquistão, Paraguai, Polinésia Francesa, Quênia, Quirguistão, Reunião, Ruanda, São Bartolomeu, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, Saint Martin, São Vicente e Granadinas, Samoa, São Tomé e Príncipe, Santa Helena, Senegal, Seychelles, Somália, Sri Lanka, Sudão, Suriname, Suazilândia, Tailândia, Timor-Leste, Trinidad e Tobago, Tristan da Cunha, Tanzânia, Uganda, Vietnã, Wallis e Futuna, Zâmbia e Zimbábue.
A China exige vacina de febre amarela.
A África do Sul exige vacina de febre amarela
A Colômbia exige vacina de febre amarela.
Angola, Brasil, Burundi, República Centro-Africana, Congo, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Guiana Francesa, Gabão, Gana, Guiné-Bissau, Índia, Libéria, Mali, Níger, Serra Leoa, Suriname e Togo.
Vamos tomar vacina e emitir o certificado internacional de vacinação! Confira todo o passo a passo e detalhes.
Muito fácil. Primeiro passo é fazer o cadastro no sistema da anvisa, não é obrigatório mas vai facilitar o processo.
Depois, basta instalar o aplicativo no celular.
Para acessar o Meu SUS Digital é necessário instalar o aplicativo no seu dispositivo móvel.
Para ter acesso a todas as aplicações disponibilizadas pelo Meu SUS Digital, como a emissão do CIVP – a Carteira de Vacinação Digital, agendamentos e outras funcionalidades, é necessário entrar com a sua conta Gov.br.
Se ocorrer algum problema, você pode ir ao centro da Anvisa mais próximo para alguma questão específica. Esses centros da Anvisa normalmente estão localizados nos aeroportos.
O Meu SUS Digital disponibiliza para a população diversos serviços digitais em saúde, entre eles:
No próprio site do Governo, pelo Conect Sus.
Eu sou da época que o CIVP era impresso, olha o meu aí:
Quase todo mundo, o Ministério da Saúde não recomenda a vacina somente para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.
Caso você se enquandre em algum desses tipos contra-indicados compareça a um médico e ele saberá dizer se o seu caso é passível de tomar vacina ou não. Você também pode conseguir um atestado de insenção e conseguir seu certificado isento.
Mas lembre-se, se não puder tomar a vacina, não conseguir atestado de isenção e o país de destino exigi-la, não poderá viajar! Não adianta!
Começa a valer 10 dias depois de tomada e dura a vida toda.
No momento em que tomei a minha vacina contra febre amarela a enfermeira me disse que a validade é pra vida toda, mas se você pesquisar no grande google achará milhares de sites dizendo que a validade é de 10 anos. Quem tá certo?
Pra explicar isso recorri a minha amiga médica que disse: “Dentre todos os países que exigem vacina contra febre amarela Brasil era o único país que mantinha o reforço após 10 anos, comprovada a eficácia da vacina a longo prazo e diante da epidemia atual, atualizou-se o protocolo e deixaram como os internacionais, ou seja, apenas uma dose é suficiente.”
Então tá, assim a gente assina embaixo.
Você pode tomar em qualquer posto de saúde que a possua.
Pois não há diferença entre a vacina paga ou a vacina distribuida gratuitamente. O Brasil está num momento de campanha de vacinação, o que aumenta as chances de encontrar a vacina em qualquer lugar.
Importante! Verifique se foi preenchido: dia da vacinação, fabricante e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina. Pois , sem esses dados, o CIVP pode ser negado.
A febre amarela teve um surto no Brasil em 2017, por isso, desde 6 de fevereiro desse ano, Cuba, Nicarágua, Panamá e Venezuela passaram a exigir o certificado de vacinação contra a febre amarela aos visitantes com origem no Brasil (com exceção de passageiros em escala ou conexão nesses países).
Por conta disso também, a recomendação atual para quem vem ao Brasil é tomar a vacina.
Mas fique atento, como isso é recente, mais países além desses acima podem exigir o certificado de viajantes que moram ou passaram pelo Brasil nos próximos meses. Na dúvida, tome a vacina e faça seu certificado, é de graça.
Ter um voo cancelado pela cia aérea pode ser uma dor de cabeça, mas você…
Hotéis Românticos em Curitiba para fim de semana em casal é um post com dicas…
5 dicas imperdíveis de Cartagena reune tudo que você precisa visitar pra fazer dessa viagem…
Quanto custa viajar a San Andres e Cartagena? Foi a pergunta que mais recebi desde…
Cartagena e San Andres saiba tudo antes de ir para que não tenha nenhuma surpresa…
Mulheres começam as férias mais estressadas. Um retrato da sociedade e divisão de funções que…
View Comments