Viajar-sozinho-Para-saber-o-que-não-gosta Porque viajar sozinha(o) ? 7 motivos que faltavam pra te convencer

Porque viajar sozinha(o) ? 7 motivos que faltavam pra te convencer

Viajar sozinha é uma questão de escolha, hoje te dou 7 motivos pra preferir esse tipo de viajar, e apreciar sua própria companhia.

Não tenha medo.

Quem já experimentou viajar sozinho (a) sabe a resposta para essa pergunta mas muitas pessoas tem ainda um receio de viajar sem companhia. – Se for mulher, principalmente.

De acordo com dados do Booking, 90% das mulheres que viajaram sozinhas no último ano declararam que a viagem aumentou a auto confiança.

Ei você! Gosta de dicas de passagem aérea barata e promoções? Então me siga no @aosviajantes lá no instagram! Está rolando um Mini Curso de Passagem Aérea! Aproveite e assine o recebimento de notícias para não perder notícias como essa!

Viajar com a sua própria companhia tem várias vantagens e experiências que você não vai experimentar viajando em grupo, além de ser um exercício de independência e confiança.

Vamos viajar um pouco na maionese pra eu te contar as maiores vantagens de se viajar só e porque você precisa desesperadamente fazer isso, ao menos uma vez na vida (ou no ano).


Leia também:
Sozinha em Buenos Aires e o Airbnb
Viajar Sozinha Para Cape Town é seguro?
10 melhores lugares para conhecer sozinho no Brasil.
15 lugares para conhecer sozinho no Mundo.
30 dicas essencias para quem viaja só


Viajar Sozinha é uma questão de escolha (e amor próprio)

Comecei viajando sozinha desde muito cedo.

Quando criança, eu ia para casa de familiares “sozinha”, digo isso porque meu tempo sozinha se resumia ao período de transporte e ao importante fato de estar sem meus pais lá na tal viagem (eu tinha que me virar!). Foi meu primeiro aprendizado.

Isso me mostrou algo diferente que eu não sabia explicar na época e que só acontecia nessas viagens.

Depois de um tempo, viajei sozinha pelo Brasil e também para fora do Brasil.

Aprendi que a tal coisa diferente é o que hoje chamo de estado de presença.

Esse “estado de presença” é uma das experiências que se pode ter quando estamos 100% do tempo em companhia de si mesmos e focados no que queremos de verdade para nos satisfazer. Algo raro na correria do dia a dia.

E isso nos faz muito bem, pois voltamos a nos sentir inteiros.

Parece filosofia barata pra você? Pois não é.

Viagem solo pode ser comparada a estado de meditação ou mindfullness

Algumas atividades (como viajar) exercem em nós os mesmos benefícios de uma meditação, por exemplo.

Biologicamente e fisicamente você estimula seu corpo e cérebro a aprender coisas novas e estar alerta ao que acontece naquele exato momento e local (e não nas contas a pagar ou no seu chefe).

O fato de ter que apreender e absorver tudo (como uma criança) te leva ao sentimento de ser criança de novo; ouvir, sentir, tudo à flor da pele.

Tenho certeza que ao viajar você já se sente diferente de alguma forma e o motivo é estar vivendo uma experiência diferente do seu dia a dia. Quanto mais diferente o local, melhor você volta da viagem pois mais estado de presença você obtém. O resultado é que você ouve melhor a si mesmo e os seus sentimentos.

Não raro, pessoas tendem a pedir demissão logo após um período de férias sozinhos, não pelo trabalho, mas por perceber que aquilo não está de acordo consigo mesmo.

Mas isso só acontece quando não temos outra voz falando por nós.

Para ter esse sentimento e atenção 100% voltados a você, simplesmente experimente: Viajar sozinha (o).


1. Viajar sozinha (o), Para ter liberdade total de escolhas e roteiros

Número 1 nas vantagens de viajar sozinha ou sozinho, é ter liberdade.

Já passei um dia TODO em um museu incrível mas duvido que alguém estaria lá comigo na mesma felicidade que eu estava. – Sério.

Pense um pouco nas vezes em que viajou com um grupo/família ou em casal…

Quantas vezes voce queria ir em um lugar X mas a maioria das pessoas com que voce estava queria ir ao lugar Y , e você não foi porque não ia dar tempo.

Pense naqueles dias que você acordou com preguiça, com vontade de curtir a cama/hotel/tomar um café demorado e fazer alguma coisa sem rumo, ou planos. Mas não dava, pois estava com o/a namorado (a) e vocês juntos já haviam planejado um roteiro.

Ou ainda o exato oposto: você quer conhecer a cidade dos seus sonhos TODA , aquela cidade que sempre quis conhecer como a palma da sua mão MAS… você não vai conseguir porque afinal de contas só voce está nessa vontade de desbravar o local até a exaustão.

As demais pessoas do grupo querem seguir um roteiro mais calmo e descansar mais, ao invés disso, então você deixou de fazer o que queria novamente.

Viajar sozinha é a melhor maneira de conhecer o mundo aos seus próprios olhos, sem desviar a atenção para o outro, ou para as necessidades do outro, preferências, gostos e personalidade.

Voce vai seu roteiro, e seguir a risca ou não, porque é você quem manda. Pode mudar e desmudar sem ter que pedir para ninguém.

Vai poder escolher o destino, aquele que você sempre quis ir mas não encontra companhia, é um desejo pessoal.

Vai poder desbravar locais e permanecer quanto tempo quiser neles.


2. Viajar sozinha, Para conhecer pessoas

Viajar com companhia cria uma condição confortável para se fechar no grupo. Voces falam a mesma coisa, vieram do mesmo lugar, enfim, o grupo dificulta que novas pessoas se aproximem.

Falo isso por mim também, pois somente uma única vez consegui fazer amizade com uma família, na maioria das outrs vezes vezes foi com alguém que estava sozinho (a) por ali também.

Viajando sozinho (a) você se torna um alvo de conversas. Sério. (Já fui confundida com moradora do local algumas vezes e me pediram informação inclusive). É mais fácil do que parece fazer amizades.

Amigos de viagem sempre serão boas companhias para futuras viagens (afinal vocês tem alguns ou muitos pontos em comum).

São pessoas com outras formas de vida e que vem de culturas diferentes para voce conversar, e aprender algo. Pessoas para você visitar futuramente em outra viagem.

* Um OI a todos que conheci viajando, saudades de voces ;*


3. Viajar sozinha, para conhecer a fundo uma cultura

Que título complicado Maíra.

O que eu quero dizer é que se você quiser pode tirar seu mês de férias e aprender a surfar no Havaí. Já pensou nisso?

Ou estudar Espanhol na Espanha.

Alugue uma casa no AirBnB e viva em Paris como uma parisiene!

Vá para um país que fala inglês e melhore o seu simplesmente pela convivência e por precisar aprender a se comunicar, (afinal estará por si só).

Pode ser muito mais ousado que isso, já falamos no tópico “liberdade” então pense no quer fazer… Pensou? Então é só fazer.

Isso tudo faz com que voce esteja conhecendo o local e sua cultura com muito mais intensidade do que seria se estivesse com outras pessoas.

É MUITO PROVÁVEL que voce saia do local sabendo andar lá como se estivese em casa. Sabendo os melhores restaurantes, as dicas das pessoas, onde ir quando chove na cidade, ou onde encontrar as melhores peças de teatro.

Prepare-se para se tornar um expert em alguma coisa, cultura ou local.


4. Viajar sozinha para aprender a fazer selfies e diminuir a timidez

Atenção, essa sou eu… oi

Vai virar mestre em foto! Melhor ângulo, melhor hora do dia, melhor pose, melhor sorriso.

Até na melhor estratégia para pedir a alguém bater foto sua. (Tiro selfie até sem as mãos).

Vai perder a vergonha de fazer qualquer coisa que te bloqueava, mas além disso, só o fato de ficar fazendo mil fotos tipo selfie com pessoas te olhando já vai te fazer pensar em algum momento.. “deixe que olhe, não devo nada a ninguém”.

E hoje ainda tem Stories, Tik Tok e etc né? A gente sai falando sozinha e filmando tudo… e segue sua vida desavergonhada.


5. Viajar sozinho (a) para ter consciência de si e mais segurança

viajar-sozinho-cuidado-com-a-segurança Porque viajar sozinha(o) ? 7 motivos que faltavam pra te convencer
Cuidado com a sua segurança

Muito importante esse item pois é também dica de segurança. A segurança é a preocupação número 1 de quem viaja sozinho, principalmente se for mulher. Para diminuir essa sensação, uma das dicas é:

Tenha consciência de si em primeiro lugar,

Conscientize- se do que carrega em segundo lugar, não ande sem olhar por onde vai.

E em terceiro lugar, mas não menos importante, saiba muito bem o quê e quanto gasta $$.

Não tem pra onde correr, pois se sair do hotel/hostel/etc sem dinheiro, sem cartão e sem saber onde é o banco, vai ter problemas e não terá para quem pedir dinheiro emprestado.

Esse é só um exemplo, eu já falei todos os 30 em dicas essenciais para quem viaja sozinho (a).

Você tem que ter plena responsabilidade sobre o que carrega e as suas necessidades.

Como já citei por aqui, uma das maiores dicas para os viajantes solos é justamente saber onde vai, conheça o caminho, veja no google maps, pergunte pra quem já esteve lá e como é a região.

Isso vai te ensinar a não depender de ninguém e que você pode confiar em si. Além de te ensinar muito sobre o que é essencial para carregar por aí.


6. Para obter o benefício do anonimato

É ou não é? Mais uma vez você será levado a conhecer mais de si.

Faça o que tiver vontade, ninguém (provavelmente) vai te conhecer ali, ninguém vai te julgar, aliás o julgamento é um hábito muito mais brasileiro do que pensamos, ninguém quer saber o que voce faz ou deixa de fazer, então sinta-se livre com o benefício do anonimato.

E seja feliz.

Seguro Viagem: América do Norte
coris Porque viajar sozinha(o) ? 7 motivos que faltavam pra te convencer CORIS 60 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 46/dia*

7. Viajar sozinho, para descobrir o que realmente te incomoda

Viajar é fazer uma jornada para dentro de si mesmo.

– Dena Kaye.

Tudo o que eu estou falando até agora não deixa de ser auto-conhecimento.

Mas agora, especificamente falando dos seus gostos e em apreciar a própria companhia, o que voce pensava que adorava e na verdade nem gosta tanto mas fazia para agradar alguém?

Ou ainda, no que você realmente sente falta de companhia?

Nitidamente algo irá chamar a sua atenção e voce pode pensar: isso sim, eu preferia estar fazendo acompanhado.

Pode ficar tranquilo (a), isso acontece muito menos do que você imagina mas você vai perceber que dá para ficar sem companhia sim.

Quem mora ou morou sozinho (a) já passa por diversas dessas situações mas em viagem tudo se intensifica, então mesmo quem mora só vai sentir onde incomoda.


Outros posts de viagem solo do Aos Viajantes:


E aí? Te convenci a viajar sozinha?

Esse post foi diferente do comum, eu sei, mas acho importante abrir essas discussões afinal de contas o lema do blog é que: – A Viagem Começa Nos Planos –  e estou aqui para inspirar voces a viajarem mais.

Se gostou, comente aqui embaixo e peça dicas do que voce deseja saber para uma viagem sozinha(o).

Assine o recebimento dos posts no email para não perder nada.

15 thoughts on “Porque viajar sozinha(o) ? 7 motivos que faltavam pra te convencer

  1. Parabéns Maira pelo texto, excelente! Tive uma pequena experiência no ano passado. Quero explorar muito mais ainda essa jornada..

    1. Obrigada Valdo! Fico feliz que tenha gostado e entendido a ideia, pode ter certeza que esse tipo de experiência vae a pena servivida, e vai mudar alguma coisa ái pra vc internamente. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 16 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nosso Guia de Viagem
Assine nossa Newsletter
Back to top