Vou mostrar um pouco da cidade de São Paulo em seus principais pontos turísticos em um roteiro de 4 a 6 dias na cidade de São Paulo.

Já aviso que é o melhor roteiro porque São Paulo para mim é turismo e quase minha segunda casa!

São Paulo tem de tudo, para todos os gostos, o tempo todo. Bem por isso é ótima para fazer turismo e se você não ama é porque está perdendo o que a cidade tem de melhor. Além de estar cheia de opções é muito fácil de chegar de qualquer canto do Brasil.


conheça são paulo em 4 dias - parque do ibirapuera


Conheça São Paulo em 4 dias ou mais!

São Paulo é uma cidade que visito anualmente, pelo menos uma vez ao ano, desde que sou bebezinho.E se você me perguntar o que eu gosto mais na cidade, terei muita dificuldade em responder.

Isso porque São Paulo é uma cidade mutante, que concentra todas as novidades em uma e onde surgem as novidades. Restaurantes se criam, parques inovadores e uma infinidade de eventos e shows.

E sabe o melhor? Fácil de chegar de qualquer aeroporto ou local do Brasil.

Vou apresentar o roteiro em dias inteiros e você pode mudar a ordem dos dias como preferir, atente-se aos dias de funcionamento de museus e restaurantes. Ao final de cada dia, um resumo com horários e outros links úteis. Perca o preconceito e vá pra Sampa!


Dia 1 – MASP, Oscar Freire e Ibirapuera

Para começar a turistar em São Paulo eu sugiro ir logo conhecer o coração da cidade! Para termos a dimensão do que é Sampa.

De onde estiver,  desça na estação de metro Trianon-Masp.

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Aproveite o visual da Avenida Paulista, o centro comercial da cidade e vá até o MASP.

conheça são paulo em 4 dias - masp

O Museu conta sempre com exposições de arte incríveis. Você pode não saber, mas obras de arte que marcaram a história tem peças originais aqui.

Picasso, Renoir, Van Gogh, tenho certeza que você já ouviu falar dessas obras aqui:

Você ainda pode visitar o Parque Tenente Siqueira Campos que fica em frente, mas a minha sugestão é continuar o passeio sem visitar esse parque.

Oscar Freire

De lá, siga a pé para a Oscar Freire pela Alameda Casa Branca. Você estará bem no início da Oscar Freire. Essa região possui boas opções de almoço e aqui deixarei duas logo a seguir.

Siga pela Oscar Freire e aproveite todo o clima. Sempre há algo diferente na decoração da loja da Melissa e não deixe de ver os murais de grafite do Einstein na sua bicicleta do artista Kobra e a Frida Kahlo na loja da Iódice.


Sugestão de almoço:

A primeira é logo no início da Oscar Freire é uma hamburgueria chamada Cabana Burguer. Há opções de hambúrguer vegetariano (um dos melhores da cidade) e eu recomendo que você prove os chás gelados da casa. Vale muito a pena!

conheça são paulo em 4 dias - cabana oscar freire

Se não estiver com fome ou chegar cedo, ao longo da Oscar Freire há o Oscar Café com um pão de queijo maravilhoso! (peça o doce de leite também).

Lá ao fim da Oscar Freire há uma opção ótima para prato italiano no Quattrino e ainda, se quiser aproveitar prato e cafés especiais, eu recomendo o Santo Grão, lugar que adoro e vou sempre quando estou por lá.


Parque do Ibirapuera

Sobrou Folêgo? Se você passou bastante tempo na Oscar Freire recomendo partir para o dia 2 mas se ainda cabe no seu dia, vá até o Parque do Ibirapuera.  

conheça são paulo em 4 dias - ibirapuera

( ! ) Não perca: No caminho você encontra o monumento as bandeiras, bem em frente ao parque.

Ao entrar se depare com a grandeza: um dos melhores parques urbanos do Brasil e do mundo. São 158 hectares, 3 lagos, locais para praticar esportes e vários centros de arte e arquitetura que possuem exposições, shows, palestras e cursos.

Entre eles há o Auditório Ibirapuera, o MAM, Museu de Arte Moderna com mais de mil obras e o Museu Afro Brasil museu que retrata a origem e influências históricas da África na nossa sociedade.


Importante: Horários de funcionamento.
  • MASP : Museu de Arte de São Paulo: Terça a domingo das 10h às 18h. Quinta das 10h as 20h. Preços: Gratuito as terças. R$ 30 inteira, 15$ meia para estudantes e professores e maiores de 60 anos.
  • Parque do Ibirapuera – Portões abertos de 5 da manhã à 00h.

Dia 2 – Igreja da Sé, Liberdade, Centro histórico, Edifício Itália

Decida a rota de acordo com a sua disposição e onde vai querer comer. Esse dia é um dos mais ricos culturalmente!

( ! ) Importante: Você pode inclusive dividir esse dia em 2 se fizer todas as visitas guiadas a museus e teatros. Olhe o mapa ao final do post para entender as possibilidades. Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui e eu te ajudo!

Se você quiser iniciar seu dia de manhã e almoçar no alto do edifício Itália, comece por aqui:

Liberdade

Desca no metro da estação Liberdade. Você estará no bairro mais japonês que há no Brasil. Não só a culinárias, mas as pessoas e cultura.

Há muita coisa diferente aqui e vale a pena entrar nas lojas para garimpar uma novidade nipônica.

conheça são paulo em 4 dias bairro liberdade

Catedral da Sé

Siga pela Av. da Liberdade em sentido a praça da Sé onde está a Catedral metropolitana de São Paulo.

Olhe o tamanho  da catedral e entre para admirar a beleza da construção, os vitrais, a história (e quem sabe pagar alguns pecados). É linda demais!

Ah! Bem em frente a praça há o Marco Zero da cidade!

Pateo do Colégio

Saindo da Praça da Sé siga em direção ao Pateo (ou pátio) do Colégio, onde foi fundada a cidade de São Paulo.

Lembra de quando você estudou as missões Jesuíticas e Inácio de Loiola? Não?

Pois bem, foi aqui que tudo aconteceu. Há partes da construções intocadas além de um museu e um café muito bom! Eu não fui no museu mas não pude deixar de tomar o café e admirar a história exposta nas paredes intocadas.

conheça são paulo em 4 dias - pateo do colegio

Prefeitura, Viaduto do Chá e Teatro Municipal

Sai de lá e caminhe em direção a Rua Direita (é o nome da rua mesmo). Seu objetivo é chegar até a prefeitura de São Paulo e ao viaduto do Chá.

Curta o caminho e observe o jardim que há no topo da Prefeitura da cidade, eu não sei porque, mas adoro o viaduto do chá!

conheça são paulo em 4 dias viaduto do cha

 

Ao final dele (é uma quadra) estará o Teatro Municipal, LINDO! E incrivelmente mal cuidado.

Há pixações e um ar de desleixo, infelizmente, mas você pode entrar e apreciar o ar de riqueza. São feitas visitas guiadas também.

Antes da parada para o almoço eu sugiro conhecer a Galeria do Rock.

Inusitada e diferente ela já foi um dos lugares onde se encontravam albuns raros e peças de roupa exclusivas.

Hoje tudo que se encontra aqui também se encontra em outro lugar pela cidade mas seu aspecto nostálgico e Rock ‘n Roll se mantém. Vale a pena conhecer.

Vale a pena comprar algo na galeria do Rock? Reparei em alguns tênis de modelos exclusivos e alguns artigos de banda (bonecos e itens especiais), no mais, não.

Edifício Itália – Terraço Itália

Para ver a cidade toda lá de cima, um dos pontos mais altos da cidade. Imagine almoçar com essa vista? Foi o que eu fiz!

conheça são paulo em 4 dias - vista são paulo


Sugestão de almoço:

Hoje em dia há três opções para apreciar a vista e nenhuma é de graça (já foi no passado).

Ou você almoça no restaurante e fica livre para as dependências (de 11h até 15h), ou faz um happy hour  no bar do edifício (a partir das 16 horas) ou paga uma entrada de R$ 20,00 e tem direito a um frisante e alguns minutos nas mesmas áreas de acesso do restaurante.

O menu conta com entrada, prato principal e sobremesa tem um preço mais do que justo pela qualidade dos pratos e claro, pela estonteante vista.

Eu amei esse lugar!  E olha que ninguém me pagou para dizer isso!

Sugestão de bar a noite:

Um dos lugares mais visitados em São Paulo é a rua Augusta.

São várias as opções mas os que mais gosto são: Sancho Bar y Tapas Violeta Bar e Tex Redneck Bar.

Se você quer cervejas diversas e petiscos espanhóis, vá de Sancho Bar y Tapas. Se procura um um bar com cara de autêntico boteco então vá no Violeta Bar, e prove a caipirinha! Já a terceira opção tem uma decoração mais interessante e culinária tex-mex (mexicana), ao som de rock você vai ainda poder jogar bilhar, boliche e poker lá no Tex Redneck Bar! 


Importante: Horários de funcionamento.
  • Catedral da Sé: segunda a sexta das 8h às 19h. Sábado das 8h as 17h. Domingo, das 8h às 13h. Horário das missas: de segunda e sexta, às 9h, às 12h e às 18h; terça, quarta e quinta, às 12h e às 18h; sábado às 12h; domingo às 9h, 11h e 17h.
  • Teatro Municipal de São Paulo: Consulte a programação e horário de visitas guiadas no site.
  • Galeria do Rock: 2ª a sexta das 10h às 18:30h. Sábado das 10h as 18h.
  • Edifício Itália – Terraço Itália Restaurante: Almoço das 11h as 15h, bar das 16h as 2h.

Dia 3 – Pinacoteca, Estação da Luz, Mercado Municipal e Museu da Imagem e Som

Estação da Luz

Desça aqui para começar o dia, saia do metro e vá até a área dos trens. Essa estação é linda e inspirada (ou inspirou) as estação de arquitetura européias. Você vai se sentir no século XVIII.

Também na estação da Luz está o Museu da Língua Portuguesa que passa por reformas após um trágico incêndio. A previsão é de reabertura ainda esse ano.

Pinacoteca

Há uma saída direta da Luz até a Pinacoteca. Aqui estão exposições de arte mais modernas e diferentes, vale a pena ver a programação no site ou mesmo dar uma passada para ver a construção, não vai se arrepender!

conheça são paulo em 4 dias pinacoteca de sp

Se sobrar tempo, há um outro local lindo ali pertinho chamado Sala São Paulo! É uma espécie de teatro ode são realizadas operas e outras apresentações. A Sala São Paulo permite visita guiada.

Mercado Municipal

Um dos principais destinos de todo mundo que conhece São Paulo!

O Mercado Municipal era antes uma fábrica de explosivos, o que explica o galpão com cara industrial. Após uma reforma e inclusão de vitrais ele ficou com essa cara lindona que a gente conhece!

conheça são paulo em 4 dias mercado municipal

Quem conhece o Municipal precisa provar os tradicionais Sanduíche de Mortadela e o Pastel de Bacalhau. A minha sugestão é ir acompanhado para pedir os dois pois é grande viu!

Rua 25 de Março 

Perto dali está a famosa 25 de março. Se você quer fazer comprinhas, recomendo a ida, senão vá até a próxima parada. Os preços são realmente melhores para basicamente tudo! De itens para casa, a itens pessoais e eletrônicos (recomendo as lojas da Santa Efigênia).

Museu da Imagem e Som

As exposições aqui são bastante ilustrativas e iterativas com um toque moderno.  O foco é música e artes visuais.

Já houve uma exposição toda dedicada ao Silvio Santos em que era possível se sentir nos cenários dos programas de TV do apresentador.

Atualmente a prinicipal amostra é Steve Jobs e se você gosta de tecnologia e deisgn, não pode perder. Confira a programação no site oficial.

( ! ) Dica: Esse local não está próximo a estações de metro ou outras atrações então a dica é encaixa-lo em qualquer um dos dias e chegar via uber. Se seu dia 3 estiver muito corrido, deixe essa atração para o dia 4.


Importante: Horários de funcionamento.

Dia 4 – Beco do Batman, Instituto Tomie Ohtake, Vila Madalena e Eataly

Eataly

Um lugar para comer, aprender e comprar. Você pode começar o dia aqui com um café da manhã ou almoço ou ainda optar por curtir  Eataly em um jantar ao final de um dos dias anteriores.

Esse lugar mereceu um post todo dele ,por isso falei dele por aqui!

conheça são paulo em 4 dias eataly sp

Saiba que é um pedaço da Itália em São Paulo em um conceito diferente do que estamos acostumados e totalmente delicioso!

Instituto Tomie Ohtake

O instituto tem exposições de arte, na maior parte arte moderna. Gaudi, Tarsila do Amaral, Anita Mafalti são alguns nomes. A próripria arquitetura do lugar já é moderna e diferente! Nunca comi, mas dizem que o restaurantedo local é excelente também!

A artista que dá nome ao centro, Tomie Ohtake, também tem suas obras exibidas em uma exposição permanente.

Beco do Batman

O que se faz aqui? Iterage e curte a arte de rua, também conhecida como Grafitti. São Paulo é uma cidade urbana e moderna e essa expressão de arte é naturamente desenvolvida e bem vinda aqui.

A Vila Madalena ganhou um lugar especial nesse contexto que é o beco do Batman. Uma rua com grafitti de vários artistas que recebe esse nome devido ao simbolo do batman que uma das janelas por lá possui. É impossível andar por aqui sem sair com um albúm de fotos lindas e coloridas!

A minha sugestão é fazer isso mesmo, tirar mil fotos e curtir um dia de modelo. (Eu tenho mais de 200 fotos de lá, mas vou poupar vocês com algumas inspirações).

Bares da Vila Madalena e Praça do Pôr do Sol

Se a sua alma for Bohemia, recomendo curtir um dos vários e vários bares da Vila Mariana, um bairro bastante alternativo e movimentado a noite. Gostei mito bar Pasquim, com ares cariocas e do Salve Jorge, onde os petiscos são ótimos.

Se a sua ideia for algo mais tranquilo, vá até a Praça do Pôr do Sol ver o pôr do sol! (óbvio) de um dos pontos mais altos da cidade. É LINDO! E se sobrar tempo, recomendo o café Coffe Lab, um lugar delicioso, com diferentes tipos de café e processos. Uma ideia meio engenheira e industrial (bem parecido com esse café de Buenos Aires).


Importante: Horários de funcionamento.
  • Eataly: Domingo a Quinta das 8h às 23h, Sexta e Sábado das 8h às 00h.
  • Instituto Tomie Ohtaka: Terças a domingo das 11h às 20h. Fechado às segundas.
  • Bar O Pasquim: Segunda a Sexta das 17h às 2h. Sábados e Domingos, das 12h às 2h.
  • Bar Salve Jorge: Terças a Sexta das 17h às 2h. Sábados e Domingos, das 12h às 1h. Fechado às segundas.
  • Café Coffe Lab: Todos os dias das 10h as 20h
  • Beco do Batman (endereço): Rua Gonçalo Afonso – Vila Madalena.
  • Praça do Pôr do Sol (endereço):  Praça Cel. Custódio Fernandes Pinheiro, 334 – Alto de Pinheiros

Dia 5 e 6 – Castelo Rá Tim Bum e Memorial da América, Museu do Futebol, Museu do Ipiranga, Instituto Butantã

Atenção: Essas atrações não estão necessariamente próximas.

O dia 5 e 6 é um dia em que você escolhe uma ou duas das sugestões por dia de acordo com o seu perfil.

Quer ir a todos os locais? Fique mais dias! 

O Castelo Rá tim Bum é divertido para quem viveu essa parte da infância pois foi recriado fielmente ao seu original. A amostra é temporária e deve ficar disponível até dia 30 de setembro (2017).

Perto dele está o idealizador do projeto Museu da América Latina possui exposições de arte popular e esculturas.

conheça são paulo em 4 dias castello ra tim bum memorial
Foto divulgação

O Museu do futebol é essencial ao apaixonados por futebol e super interessante. Há história do futebol brasileiro e mundial e um acervo multimídia que te leva a reviver grandes clássicos do futebol.

O Museu do Ipiranga encontra-se fechado e somente seus jardins estão abertos a visitação. É imperdível para quem ama história do império e do Brasil e vale a menção honrosa.(reabre logo por favor!).

conheça são paulo em 4 dias museu do ipiranga
Foto divulgação

Já o Instituto Butantã é um dos “zoológicos” mais interessantes que já estive e onde se estuda tudo sobre cobras! O nosso país é um dos mais desenvolvidos no estudo de antiofídicos e etc. Biólogos e curiosos (meu caso) amam!


Importante: Horários de funcionamento.
  • Memorial da América Latina / Castelo Rá Tim Bum: Terça a domingo das 9h às 18h. Fechado as segundas.
  • Museu do Futebol (Estádio do Pacaembú): Terças à sexta das 9h às 16h. Sábado e Domingo das 10h as 17h. Fechado as segundas.
  • Instituto Butantã: Terça à domingo das 9h às 18h. Fechado as segundas.
  • Museu do Ipiranga: Atualmente passando por reformas. As dependências do jardim estão aberta todos os dias de 5h as 00h.

Mapa completo de São Paulo

Nesse mapa estão todos os pontos citados e mais alguns para te inspirar. Clique no mapa e salve cada ponto para você usar durante a viagem.



E aí, o que acharam do roteiro?

Consegui te mostrar que é sim uma cidade com muito turismo?

Sampa é uma cidade com riqueza cultural inegável e onde a novidade começa! Quem perde o preconceito não se arrepende e aproveita uma cidade rica culturalmente, diversificada e super urbana.

Você pode ver as dicas de hospedagem no post especial para isso! 🙂

Vá conhecer São Paulo! Tenho certeza que você vai voltar muitas vezes e nunca terá visto tudo, pode apostar!

Deixe nos comentários e assine o blog para receber sempre os conteúdos primeiro!

Comente, me fale o que achou!
Advertisements

5 Replies to “Conheça São Paulo em 4 dias ou mais (o MELHOR roteiro)

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.