Conheça São Paulo em 4 dias ou mais (o MELHOR roteiro)

Vou mostrar um pouco da cidade de São Paulo em seus principais pontos turísticos em um roteiro de 4 a 6 dias na cidade de São Paulo.

Já aviso que é o melhor roteiro porque São Paulo para mim é turismo e quase minha segunda casa!

São Paulo tem de tudo, para todos os gostos, o tempo todo. Bem por isso é ótima para fazer turismo e se você não ama é porque está perdendo o que a cidade tem de melhor. Além de estar cheia de opções é muito fácil de chegar de qualquer canto do Brasil.


conheça são paulo em 4 dias - parque do ibirapuera

Nesse post você saberá: (clique para ir direto)


Conheça São Paulo em 4 dias ou mais!

São Paulo é uma cidade que visito anualmente, pelo menos uma vez ao ano, desde que sou bebezinho.E se você me perguntar o que eu gosto mais na cidade, terei muita dificuldade em responder.

Isso porque São Paulo é uma cidade mutante, que concentra todas as novidades em uma e onde surgem as novidades. Restaurantes se criam, parques inovadores e uma infinidade de eventos e shows.

E sabe o melhor? Fácil de chegar de qualquer aeroporto ou local do Brasil.

Vou apresentar o roteiro em dias inteiros e você pode mudar a ordem dos dias como preferir, atente-se aos dias de funcionamento de museus e restaurantes. Ao final de cada dia, um resumo com horários e outros links úteis. Perca o preconceito e vá pra Sampa!


Dia 1 – MASP, Oscar Freire e Ibirapuera

Para começar a turistar em São Paulo eu sugiro ir logo conhecer o coração da cidade! Para termos a dimensão do que é Sampa.

De onde estiver,  desça na estação de metro Trianon-Masp.

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Aproveite o visual da Avenida Paulista, o centro comercial da cidade e vá até o MASP.

conheça são paulo em 4 dias - masp

O Museu conta sempre com exposições de arte incríveis. Você pode não saber, mas obras de arte que marcaram a história tem peças originais aqui.

Picasso, Renoir, Van Gogh, tenho certeza que você já ouviu falar dessas obras aqui:

Você ainda pode visitar o Parque Tenente Siqueira Campos que fica em frente, mas a minha sugestão é continuar o passeio sem visitar esse parque.

Oscar Freire

De lá, siga a pé para a Oscar Freire pela Alameda Casa Branca. Você estará bem no início da Oscar Freire. Essa região possui boas opções de almoço e aqui deixarei duas logo a seguir.

Siga pela Oscar Freire e aproveite todo o clima. Sempre há algo diferente na decoração da loja da Melissa e não deixe de ver os murais de grafite do Einstein na sua bicicleta do artista Kobra e a Frida Kahlo na loja da Iódice.


Sugestão de almoço:

A primeira é logo no início da Oscar Freire é uma hamburgueria chamada Cabana Burguer. Há opções de hambúrguer vegetariano (um dos melhores da cidade) e eu recomendo que você prove os chás gelados da casa. Vale muito a pena!

conheça são paulo em 4 dias - cabana oscar freire

Se não estiver com fome ou chegar cedo, ao longo da Oscar Freire há o Oscar Café com um pão de queijo maravilhoso! (peça o doce de leite também).

Lá ao fim da Oscar Freire há uma opção ótima para prato italiano no Quattrino e ainda, se quiser aproveitar prato e cafés especiais, eu recomendo o Santo Grão, lugar que adoro e vou sempre quando estou por lá.


Parque do Ibirapuera

Sobrou Folêgo? Se você passou bastante tempo na Oscar Freire recomendo partir para o dia 2 mas se ainda cabe no seu dia, vá até o Parque do Ibirapuera.  

conheça são paulo em 4 dias - ibirapuera

( ! ) Não perca: No caminho você encontra o monumento as bandeiras, bem em frente ao parque.

Ao entrar se depare com a grandeza: um dos melhores parques urbanos do Brasil e do mundo. São 158 hectares, 3 lagos, locais para praticar esportes e vários centros de arte e arquitetura que possuem exposições, shows, palestras e cursos.

Entre eles há o Auditório Ibirapuera, o MAM, Museu de Arte Moderna com mais de mil obras e o Museu Afro Brasil museu que retrata a origem e influências históricas da África na nossa sociedade.


Importante: Horários de funcionamento.
  • MASP : Museu de Arte de São Paulo: Terça a domingo das 10h às 18h. Quinta das 10h as 20h. Preços: Gratuito as terças. R$ 30 inteira, 15$ meia para estudantes e professores e maiores de 60 anos.
  • Parque do Ibirapuera – Portões abertos de 5 da manhã à 00h.

Dia 2 – Igreja da Sé, Liberdade, Centro histórico, Edifício Itália

Decida a rota de acordo com a sua disposição e onde vai querer comer. Esse dia é um dos mais ricos culturalmente!

( ! ) Importante: Você pode inclusive dividir esse dia em 2 se fizer todas as visitas guiadas a museus e teatros. Olhe o mapa ao final do post para entender as possibilidades. Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui e eu te ajudo!

Se você quiser iniciar seu dia de manhã e almoçar no alto do edifício Itália, comece por aqui:

Liberdade

Desca no metro da estação Liberdade. Você estará no bairro mais japonês que há no Brasil. Não só a culinárias, mas as pessoas e cultura.

Há muita coisa diferente aqui e vale a pena entrar nas lojas para garimpar uma novidade nipônica.

conheça são paulo em 4 dias bairro liberdade

Catedral da Sé

Siga pela Av. da Liberdade em sentido a praça da Sé onde está a Catedral metropolitana de São Paulo.

Olhe o tamanho  da catedral e entre para admirar a beleza da construção, os vitrais, a história (e quem sabe pagar alguns pecados). É linda demais!

Ah! Bem em frente a praça há o Marco Zero da cidade!

Pateo do Colégio

Saindo da Praça da Sé siga em direção ao Pateo (ou pátio) do Colégio, onde foi fundada a cidade de São Paulo.

Lembra de quando você estudou as missões Jesuíticas e Inácio de Loiola? Não?

Pois bem, foi aqui que tudo aconteceu. Há partes da construções intocadas além de um museu e um café muito bom! Eu não fui no museu mas não pude deixar de tomar o café e admirar a história exposta nas paredes intocadas.

conheça são paulo em 4 dias - pateo do colegio

Prefeitura, Viaduto do Chá e Teatro Municipal

Sai de lá e caminhe em direção a Rua Direita (é o nome da rua mesmo). Seu objetivo é chegar até a prefeitura de São Paulo e ao viaduto do Chá.

Curta o caminho e observe o jardim que há no topo da Prefeitura da cidade, eu não sei porque, mas adoro o viaduto do chá!

conheça são paulo em 4 dias viaduto do cha

 

Ao final dele (é uma quadra) estará o Teatro Municipal, LINDO! E incrivelmente mal cuidado.

Há pixações e um ar de desleixo, infelizmente, mas você pode entrar e apreciar o ar de riqueza. São feitas visitas guiadas também.

Antes da parada para o almoço eu sugiro conhecer a Galeria do Rock.

Inusitada e diferente ela já foi um dos lugares onde se encontravam albuns raros e peças de roupa exclusivas.

Hoje tudo que se encontra aqui também se encontra em outro lugar pela cidade mas seu aspecto nostálgico e Rock ‘n Roll se mantém. Vale a pena conhecer.

Vale a pena comprar algo na galeria do Rock? Reparei em alguns tênis de modelos exclusivos e alguns artigos de banda (bonecos e itens especiais), no mais, não.

Edifício Itália – Terraço Itália

Para ver a cidade toda lá de cima, um dos pontos mais altos da cidade. Imagine almoçar com essa vista? Foi o que eu fiz!

conheça são paulo em 4 dias - vista são paulo


Sugestão de almoço:

Hoje em dia há três opções para apreciar a vista e nenhuma é de graça (já foi no passado).

Ou você almoça no restaurante e fica livre para as dependências (de 11h até 15h), ou faz um happy hour  no bar do edifício (a partir das 16 horas) ou paga uma entrada de R$ 20,00 e tem direito a um frisante e alguns minutos nas mesmas áreas de acesso do restaurante.

O menu conta com entrada, prato principal e sobremesa tem um preço mais do que justo pela qualidade dos pratos e claro, pela estonteante vista.

Eu amei esse lugar!  E olha que ninguém me pagou para dizer isso!

Sugestão de bar a noite:

Um dos lugares mais visitados em São Paulo é a rua Augusta.

São várias as opções mas os que mais gosto são: Sancho Bar y Tapas Violeta Bar e Tex Redneck Bar.

Se você quer cervejas diversas e petiscos espanhóis, vá de Sancho Bar y Tapas. Se procura um um bar com cara de autêntico boteco então vá no Violeta Bar, e prove a caipirinha! Já a terceira opção tem uma decoração mais interessante e culinária tex-mex (mexicana), ao som de rock você vai ainda poder jogar bilhar, boliche e poker lá no Tex Redneck Bar! 


Importante: Horários de funcionamento.
  • Catedral da Sé: segunda a sexta das 8h às 19h. Sábado das 8h as 17h. Domingo, das 8h às 13h. Horário das missas: de segunda e sexta, às 9h, às 12h e às 18h; terça, quarta e quinta, às 12h e às 18h; sábado às 12h; domingo às 9h, 11h e 17h.
  • Teatro Municipal de São Paulo: Consulte a programação e horário de visitas guiadas no site.
  • Galeria do Rock: 2ª a sexta das 10h às 18:30h. Sábado das 10h as 18h.
  • Edifício Itália – Terraço Itália Restaurante: Almoço das 11h as 15h, bar das 16h as 2h.

Dia 3 – Pinacoteca, Estação da Luz, Mercado Municipal e Museu da Imagem e Som

Estação da Luz

Desça aqui para começar o dia, saia do metro e vá até a área dos trens. Essa estação é linda e inspirada (ou inspirou) as estação de arquitetura européias. Você vai se sentir no século XVIII.

Também na estação da Luz está o Museu da Língua Portuguesa que passa por reformas após um trágico incêndio. A previsão é de reabertura ainda esse ano.

Pinacoteca

Há uma saída direta da Luz até a Pinacoteca. Aqui estão exposições de arte mais modernas e diferentes, vale a pena ver a programação no site ou mesmo dar uma passada para ver a construção, não vai se arrepender!

conheça são paulo em 4 dias pinacoteca de sp

Se sobrar tempo, há um outro local lindo ali pertinho chamado Sala São Paulo! É uma espécie de teatro ode são realizadas operas e outras apresentações. A Sala São Paulo permite visita guiada.

Mercado Municipal

Um dos principais destinos de todo mundo que conhece São Paulo!

O Mercado Municipal era antes uma fábrica de explosivos, o que explica o galpão com cara industrial. Após uma reforma e inclusão de vitrais ele ficou com essa cara lindona que a gente conhece!

conheça são paulo em 4 dias mercado municipal

Quem conhece o Municipal precisa provar os tradicionais Sanduíche de Mortadela e o Pastel de Bacalhau. A minha sugestão é ir acompanhado para pedir os dois pois é grande viu!

Rua 25 de Março 

Perto dali está a famosa 25 de março. Se você quer fazer comprinhas, recomendo a ida, senão vá até a próxima parada. Os preços são realmente melhores para basicamente tudo! De itens para casa, a itens pessoais e eletrônicos (recomendo as lojas da Santa Efigênia).

Museu da Imagem e Som

As exposições aqui são bastante ilustrativas e iterativas com um toque moderno.  O foco é música e artes visuais.

Já houve uma exposição toda dedicada ao Silvio Santos em que era possível se sentir nos cenários dos programas de TV do apresentador.

Atualmente a prinicipal amostra é Steve Jobs e se você gosta de tecnologia e deisgn, não pode perder. Confira a programação no site oficial.

( ! ) Dica: Esse local não está próximo a estações de metro ou outras atrações então a dica é encaixa-lo em qualquer um dos dias e chegar via uber. Se seu dia 3 estiver muito corrido, deixe essa atração para o dia 4.


Importante: Horários de funcionamento.

Dia 4 – Beco do Batman, Instituto Tomie Ohtake, Vila Madalena e Eataly

Eataly

Um lugar para comer, aprender e comprar. Você pode começar o dia aqui com um café da manhã ou almoço ou ainda optar por curtir  Eataly em um jantar ao final de um dos dias anteriores.

conheça são paulo em 4 dias eataly sp

Esse lugar merece um post todo dele, por isso falarei pouco aqui e se você quer saber tudo, assine a lista de emails!

Saiba que é um pedaço da Itália em São Paulo em um conceito diferente do que estamos acostumados e totalmente delicioso!

Instituto Tomie Ohtake

O instituto tem exposições de arte, na maior parte arte moderna. Gaudi, Tarsila do Amaral, Anita Mafalti são alguns nomes. A próripria arquitetura do lugar já é moderna e diferente! Nunca comi, mas dizem que o restaurantedo local é excelente também!

A artista que dá nome ao centro, Tomie Ohtake, também tem suas obras exibidas em uma exposição permanente.

Beco do Batman

O que se faz aqui? Iterage e curte a arte de rua, também conhecida como Grafitti. São Paulo é uma cidade urbana e moderna e essa expressão de arte é naturamente desenvolvida e bem vinda aqui.

A Vila Mariana ganhou um lugar especial nesse contexto que é o beco do Batman. Uma rua com grafitti de vários artistas que recebe esse nome devido ao simbolo do batman que uma das janelas por lá possui. É impossível andar por aqui sem sair com um albúm de fotos lindas e coloridas!

A minha sugestão é fazer isso mesmo, tirar mil fotos e curtir um dia de modelo. (Eu tenho mais de 200 fotos de lá, mas vou poupar vocês com algumas inspirações).

Bares da Vila Madalena e Praça do Pôr do Sol

Se a sua alma for Bohemia, recomendo curtir um dos vários e vários bares da Vila Mariana, um bairro bastante alternativo e movimentado a noite. Gostei mito bar Pasquim, com ares cariocas e do Salve Jorge, onde os petiscos são ótimos.

Se a sua ideia for algo mais tranquilo, vá até a Praça do Pôr do Sol ver o pôr do sol! (óbvio) de um dos pontos mais altos da cidade. É LINDO! E se sobrar tempo, recomendo o café Coffe Lab, um lugar delicioso, com diferentes tipos de café e processos. Uma ideia meio engenheira e industrial (bem parecido com esse café de Buenos Aires).


Importante: Horários de funcionamento.
  • Eataly: Domingo a Quinta das 8h às 23h, Sexta e Sábado das 8h às 00h.
  • Instituto Tomie Ohtaka: Terças a domingo das 11h às 20h. Fechado às segundas.
  • Bar O Pasquim: Segunda a Sexta das 17h às 2h. Sábados e Domingos, das 12h às 2h.
  • Bar Salve Jorge: Terças a Sexta das 17h às 2h. Sábados e Domingos, das 12h às 1h. Fechado às segundas.
  • Café Coffe Lab: Todos os dias das 10h as 20h
  • Beco do Batman (endereço): Rua Gonçalo Afonso – Vila Madalena.
  • Praça do Pôr do Sol (endereço):  Praça Cel. Custódio Fernandes Pinheiro, 334 – Alto de Pinheiros

Dia 5 e 6 – Castelo Rá Tim Bum e Memorial da América, Museu do Futebol, Museu do Ipiranga, Instituto Butantã

Atenção: Essas atrações não estão necessariamente próximas.

O dia 5 e 6 é um dia em que você escolhe uma ou duas das sugestões por dia de acordo com o seu perfil.

Quer ir a todos os locais? Fique mais dias! 

O Castelo Rá tim Bum é divertido para quem viveu essa parte da infância pois foi recriado fielmente ao seu original. A amostra é temporária e deve ficar disponível até dia 30 de setembro (2017).

Perto dele está o idealizador do projeto Museu da América Latina possui exposições de arte popular e esculturas.

conheça são paulo em 4 dias castello ra tim bum memorial

Foto divulgação

O Museu do futebol é essencial ao apaixonados por futebol e super interessante. Há história do futebol brasileiro e mundial e um acervo multimídia que te leva a reviver grandes clássicos do futebol.

O Museu do Ipiranga encontra-se fechado e somente seus jardins estão abertos a visitação. É imperdível para quem ama história do império e do Brasil e vale a menção honrosa.(reabre logo por favor!).

conheça são paulo em 4 dias museu do ipiranga

Foto divulgação

Já o Instituto Butantã é um dos “zoológicos” mais interessantes que já estive e onde se estuda tudo sobre cobras! O nosso país é um dos mais desenvolvidos no estudo de antiofídicos e etc. Biólogos e curiosos (meu caso) amam!


Importante: Horários de funcionamento.
  • Memorial da América Latina / Castelo Rá Tim Bum: Terça a domingo das 9h às 18h. Fechado as segundas.
  • Museu do Futebol (Estádio do Pacaembú): Terças à sexta das 9h às 16h. Sábado e Domingo das 10h as 17h. Fechado as segundas.
  • Instituto Butantã: Terça à domingo das 9h às 18h. Fechado as segundas.
  • Museu do Ipiranga: Atualmente passando por reformas. As dependências do jardim estão aberta todos os dias de 5h as 00h.

Mapa completo de São Paulo

Nesse mapa estão todos os pontos citados e mais alguns para te inspirar. Clique no mapa e salve cada ponto para você usar durante a viagem.



E aí, o que acharam do roteiro?

Consegui te mostrar que é sim uma cidade com muito turismo?

Sampa é uma cidade com riqueza cultural inegável e onde a novidade começa! Quem perde o preconceito não se arrepende e aproveita uma cidade rica culturalmente, diversificada e super urbana.

Vá conhecer São Paulo! Tenho certeza que você vai voltar muitas vezes e nunca terá visto tudo, pode apostar!

Deixe nos comentários e assine o blog para receber sempre os conteúdos primeiro!

Advertisements

Deixe seu comentário!

Loading Facebook Comments ...

1 thought on “Conheça São Paulo em 4 dias ou mais (o MELHOR roteiro)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Disqus Comments ...