Os 10 melhores lugares do Brasil para se viajar sozinho (a)

Mais uma lista com melhores lugares para viajar sozinho (a) pelo Brasil para todos os gostos!

A lista com os 15 Melhores Lugares do Mundo para Viajar Sozinho(a) já te mostrou que não há desculpas para adiar a viagem, mas eu sei que nem todo mundo quer viajar para fora do país e opções nacionais não faltam.

Acho que a maior diferença em pensar num destino nacional x destino internacional é a questão da segurança (e o custo em alguns casos). Mais uma vez, viajar sozinho exige atenção extra, e meter-se em furada por não conhecer o lugar que está indo é a pior coisa que voce pode fazer.

Dessa vez eu analisei não só o nível de Felicidade e Segurança (Mapa da Violência no Brasil) que o destino proporciona mas também as dicas dos que mais viajam sozinhos no Brasil, os colaboradores do site Mochileiros.

Aliás, uma grande dica para quem viaja , sobretudo sozinho é justamente essa: pesquise muito sobre seu destino! (inscreva-se aqui para não perder nenhuma dica).


Leia também: 

Os 15 lugares para se viajar sozinho pelo Mundo  

Os 7 motivos que faltavam para você viajar sozinha(o)

30 dicas essenciais para quem vai viajar sozinho (a)

Sozinha em Buenos Aires e o Airbnb


Os 10 Melhores Lugares para se Viajar Sozinho (a)

Edição Brasil


JERICOACOARA, Ceará

Para quem quer: Uma cultura “deboísta”, contato com a natureza paradisíaca e simplicidade.

Entre os mais recomendados do Brasil para todo tipo de viagem está a cativante Jericoacoara ou somente ‘Jeri’, para os íntimos. Além de ser um paraíso, há uma simplicidade no ar, nas pessoas e no dia a dia. As ruas das  vilas não possuem asfalto, são de areia de praia, é um ambiente menos urbanizado, difícil de encontrar em grandes focos de turismo. Também dizem que Jeri tem o por do sol mais bonito do Brasil (o sol se põe no mar). Sobre a segurança e alegria, fique tranquilo, muitos vão em grupos de amigos ou sozinhos, não falta atividade por lá: Dunas, praias de águas mornas, kitesurf, wind surf, lagoas, festas, etc etc.

A verdade é que Jeri também é um excelente lugar para casais e pra quem quer curtir a vida, simplesmente. Vamos? Eu quero morar em Jeri.

melhores lugares para viajar no Brasil sozinho - jericoacoara

FLORIANÓPOLIS, Santa Catarina

Para quem quer:  Curtir. Sol, praia, gente bonita sem abrir mão da badalação, bom para os solteiros e um roteiro relativamente barato.

A Ilha da magia possui algumas das praias mais bonitas do Brasil, e o mesmo se diz do povo, os manezinhos da ilha, como são chamados, são pura simpatia. Na mesma levada simplicidade, sol e mar de Jericoacoara, Florianópolis tem a vantagem de ser mais economicamente viável e de acesso mais fácil também, o que pode ser uma vantagem aos moradores das regiões mais ao sul e sudeste do país.

Tem mar pra todo gosto inclusive para os surfistas, muitos eventos de surf acontecem em Floripa e é uma boa época para se estar por lá. Dunas de areia, comida boa e barata, paz e festas também! Sim!

Também é recomendada pra quem está solteiro(a), há muita gente jovem e um clima descontraído. Uma boa opção também para os feriados mais longos como o carnaval e a páscoa.

Não deixe de conhecer as praias: Jurerê , Daniela, Mole, Lagoinha, Brava (amo!), Joaquina (amo 2), Campeche. A desvantagem pode ser o clima, tente ir no verão ou primavera pois o inverno no sul do país pode fazer o lugar perder boa parte da magia.

( ! ) Voce pode esticar o passeio e conhecer Blumenal-SC, uma cidadezinha com a cara e colonização alemã e várias cervejarias incríveis.


FOZ DO IGUAÇU, Paraná (clique para ler o roteiro)

Para quem quer: Turismo de natureza e aventura, os valores são também um atrativo, é de certa forma um roteiro barato.

Vira e mexe to eu aqui falando de Foz né? Foi minha primeira viagem 100% sozinha então posso te dizer com toda certeza do mundo que é um destino tranquilo pra quem tá sem companhia de viagem.


Você pode gostar de:

Roteiro completo e épico em Foz do Iguaçu

Dicas importantes para quem vai a Foz do Iguaçu. moeda, transporte, o que fazer


Não só pelas atividades, mas pelo momento natureza, e não há muito o que se dizer ou conversar, só curtir. É lá que voce passeia pelas Cataratas do Iguaçu, patrimônio da humanidade, fica pertinho de aves raras, quase extintas ou únicas, como as araras azuis no Parque das Aves, pode dar um pulo no Paraguai e mais um pulo pra Argentina.

Pode visitar Minas de Pedras Preciosas, as Minas de Wanda, e comer um doce de leite originalmente Argentino.

Foz possui hostels incríveis também, uma boa oportunidade de conhecer pessoas e fazer amizades.

Um dos hostels mais famosos é o já conhecido ‘Che Lagarto‘, e um dos mais diferentes é o Tetris‘ um hostel feito de containers e um super interessante é o Green House !. Recomendo que voce leia o post de Foz aqui do blog pra já começar a programar sua viagem. 😉


 


PORTO SEGURO, Bahia

Para quem quer: O nordeste além de Salvador, com mais segurança em uma das 5 praias da bonitas do Brasil.

Porto Seguro é provavelmente a melhor opção para quem pensa em ir a Salvador.

Quê? Explico: Salvador é um ame ou odeie, Porto Seguro é mais democrática e um tanto mais segura para os que viajam sozinhos. Há mais chances de voce amar e atrações não faltam! Pra curtir a noite, vá a Passarela do álcool que é sempre movimentada, vá nos restaurantes Tia Nenzinha e no Bar do Noé, prove o strogonoff de camarão.

A Sorveteria Coelhinho é pra uma sobremesa gordinha e barata. Os pontos turísticos ficam próximos um dos outros e o transporte público em Porto Seguro funciona e é 24hrs, não tenha medo.

Vá a Cabrália e a Vila de Santo André, que ficam ao norte de Porto. E, do outro lado do rio, fica o Arraial com ótimas praias e restaurantes. A mais famosa das praias e também paradisíaca, Trancoso, é imperdível. Praia do Espelho e Caraíva, também estão entre as 5 mais bonitas do Brasil.

melhores lugares para viajar no Brasil sozinho - porto seguro

RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro (clique para ler o roteiro)

Para quem quer: Um povo receptivo e atividades 24hrs por dia, para todos os gostos.

Conhecer o Rio sozinho, por que não? É uma cidade que dispensa comentários e quem não conhece, precisa ir até lá. O povo carioca é receptivo e vai ser difícil voce sair da cidade sem fazer amigos. Se voce for sozinho (a) não vai se sentir só. Bom para quem gosta de praia sim mas para os amantes de atividades ao ar livre é ainda mais rica. Sem esquecer a cena cultural e boemia. Faça alguma atividade de dia e vá aos bares a noite, tem pra todo gosto, os arrumadinhos e os ‘pé sujos’ como são chamados os bares mais rústicos, qualquer um dos dois serão os melhores lugares pra puxar uma conversa. Sempre tem algum show também e exposição de arte legal.

E voce pode estar preocupada (o) com a segurança, mas eu recomendo que voce leia meu post completo sobre o Rio, onde deixo mais de 40 dicas.

Em geral, saber onde se está indo é a principal dica. Ah sim, o Rio também tem hostels agradáveis. Voce também pode dar um pulo em cidades próximas como a Cultural Paraty, a Paradisíaca Ilha Grande ou a cidade de Petrópolis.


Você pode gostar de:

Lista de hospedagem barata no Rio de Janeiro

Mais de 40 dicas do que fazer no Rio de Janeiro! (e um roteiro de bolso)

Tudo sobre a Ilha Grande

Tudo sobre a cidade Imperial de Petrópolis



OURO PRETO, Minas Gerais

Para quem quer: Um roteiro cultural e histórico, agito de dia e a noite.

Ouro Preto mantem a cara de período colonial, é uma cidade fácil de se achar e de caminhar. Tem uma vida diurna bem ativa e cheia de atividades e uma vida noturna igualmente agitada. O povo mineiro é super simpático, (nunca conheci um mineiro(a) chato na vida). De lá voce também pode conhecer outras cidades históricas e turísticas como Mariana, Belo Horizonte, Tiradentes e São João Del Rey.

E tem a comida né? Quem não ama comida mineira? Hostels são também uma boa opção por aqui.

( ! ) Dica extra: Quem tiver mais tempo na cidade pode conhecer Inhotim (veja a foto), uma cidade próxima a Ouro Preto e imersa em cultura com uma das mais incríveis exposições de arte ao ar livre.


Você pode gostar de:

Roteiro em Belo Horizonte em 4 dias Incríveis!

Onde se Hospedar em Belo Horizonte (dicas por bairro)



BONITO, Mato Grosso do Sul

Para quem quer: Ecoturismo e aventura num dos lugares mais bonitos do Brasil.

Bonito é uma das cidades turísticas mais populares do país. Cristalinos e verdes rios e lagoas tornam esse destino o preferido de aventureiros e amantes de natureza. Localizada na Serra de Bodoquena, Bonito é uma das cidades turísticas mais populares do país e a infraestrutura está pronta pra receber o turista sem problemas.

O melhor período pra voce ir a Bonito é de maio a agosto, no entanto, é melhor não demorar a reservar esse roteiro pois hotéis, voos e passeios costumam ter alta procura.

Entre as atrações de Bonito destacam-se o Rio da Prata, para ótimos mergulhos; Praia da Figueira, um balneário de água doce agradabilíssimo para passar o dia a famosa gruta da Lagoa Azul, considerada uma das mais bonitas do país! Ainda tem rapel, trilhas e se quiser pode dar um pulo no Pantanal ali do lado.

Em resumo, um lugar lindo e imperdível, mas se voce deseja agito, festas, talvez seja melhor não vir pra cá (leia sobre Floripa).

melhores lugares para viajar no Brasil sozinho - bonito - mg

Arembepe e Itacaré, BAHIA.

Para quem quer: Relaxar despreocupadamente em um ambiente quase intocado pelo homem.

Tanto Itacaré quanto a vila de Arembepe são locais que preservam o ar rústico do litoral baiano. Arembepe está dentro de uma área de proteção ambiental, a 30km de Salvador, na cidade de Camaçari. preserva a rusticidade natural do litoral baiano dentro de uma área de proteção ambiental. Tem uma cara “hippie”, simples e tranquila em seu reduto e também tem uma rede hoteleira bem preparada.

Venha para curtir dunas, praias com coqueiros, piscinas naturais e as tartaruguinhas do projeto Tamar, surf, ski e mergulho, passeios de canoa e mais. É um lugar ideal para relaxar e estar em contato com a natureza mas a noite tem festinha, feiras artesanais e as iguarias baianas.

Se a ideia for curtir o mesmo tipo de passeio mas economizando um pouco pode tentar Itacaré. Praias, mangues, cachoeiras e um centro histórico interessante .


SÃO PAULO, São Paulo

Para quem quer: Se você gosta de arte, cultura e história e uma cidade grande cheia de novidades.

A nossa cidade mais cosmopolita no Brasil é a controversa São Paulo. Amado por uns, odiada por outros a verdade é que a cidade é um complexo de cultura sobre pedras e avenidas cheias. Pense em São Paulo como um lugar para ver grandes peças de teatro (leia mais abaixo), curtir os parques, comer os mais diferentes pratos a qualquer hora do dia, visitar o mercado municipal e comer o pão de mortadela (foto), museus, galerias de arte, curtir as grandes festas/baladas e conhecer as pessoas mais pilhadas no Brasil, acho que é um bom destino.

Sozinha(o) voce nunca estará, tampouco lhe faltará atividades. Tem a facilidade de possuir 2 aeroportos e voos diretos de quase todo canto do Brasil. A dica é escolher bem seu bairro e hotel, pra poder descansar da loucura do dia em ambiente silencioso. No mais, se jogue, divirta-se e sugue as novidades dessa cidade que nunca dorme.

Posts que você pode gostar:

Roteiro de 4 dias por São Paulo ( O melhor! )

Onde se hospedar em São Paulo – Guia de Bairros

Dica extra: Voce pode aproveitar e conhecer alguma praia do litoral paulista, se estiver numa estadia mais longa, que tal Ilha Bela? ou Maresias?


CHAPADA DIAMANTINA, Bahia

Para quem quer: Paz de espírito, trilhas e lindas paisagens. 

Trilhas para todo gosto, vales, canyons, cachoreiras, paisagens lindas. Isso é o que voce vai encontrar ma Chapada Diamantina. É preciso deixar bem claro que o ponto negativo desse lugar é o transporte pois não há transporte público, as indas e vindas devem ser feitas de carro, com guia ou voce pode fazer tudo a pé e integrar isso ao passeio.

Os passeios podem ser feitos como grupos e guias, o assim voce pode fazer amizades mas não se assuste com o que os guias dizem sobre trilhar só, voce pode ir sozinho sim e as trilhas são fáceis. O pessoal do Mochileiros tem dicas super válidas e voce pode marcar sua viagem com eles, formar um grupo antes de ir. Ah sim, a Chapada recebe turistas do mundo todo e tem seu lado agitadinho a noite também. 🙂


 E aí? Já escolheu seu destino?

Conta pra mim nos comentários qual sua opção, e a gente pode falar mais desse destino aqui!


Se gostou desse artigo, inscreva-se no Blog e receba tudo antes 🙂


Se quiser ver opções fora do Brasil pra sua viagem sozinho (a), leia: 15 lugares do mundo para se conhecer sozinho, aqui.
Veja também a página Guia para Viajar Sozinho | “VÁ”, que lista tudo que já saiu sobre viajar sozinho.

Advertisements

Deixe seu comentário!

Loading Facebook Comments ...

7 Replies to “Os 10 melhores lugares do Brasil para se viajar sozinho (a)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Disqus Comments ...