Cenários e Museu de Sherlock Holmes em Londres faz parte de vários posts sobre cenários e séries.
O investigador mais famoso do mundo, Sherlock Holmes, tem histórias que se passam em endereços bem reais e localizados em Londres.
Um desses destinos virou lugar real e pode ser visitado: é o museu de Sherlock Holmes em Londres.
Se você, como eu, é fã das histórias de Sherlock , ou mesmo se está se preparando para conhecer Londres, essa pode ser uma sugestão perfeita pro seu roteiro.
Vou te mostrar muito dos cenários e da casa museu de Sherlock Holmes em Londres! Vamos lá!
Veja outros posts do Aos Viajantes sobre cenários reais de filmese séries.
As histórias escritas por Arthur Conan Doyle contém descrições apuradas e isso foi um prato cheio para a produção de filmes e séries sobre o investigador com uma verossimidade que impressiona.
Quem me conhece sabe que sou fã do Sherlock Holmes! Visitar esses locais para mim era prioridade máxima na viagem.
Quando você chega lá, é tudo tão intenso que você se pergunta:
Até hoje há um mito e confusão sobre a existência de um Sherlock Holmes de carne e osso. E algumas pistas deixadas na cidade nos confundem propositalmente.
A verdade é que ele é um personagem literário de Arthur Conan Doyle e seus livros inspiraram a maioria das histórias de suspense policial que vemos hoje.
Mas há controversas !
Há casos que relatam a existência de um Sherlock.
Pode ter havido sim um homem com um raciocínio lógico apurado, viciado em alucinógenos e que prestava serviços de investigação para polícia de Londres.
Esse homem pode ter inspirado o escritor Doyle, mas a verdade talvez nunca saberemos.
São 4 temporadas com 3 episódios longos (de 1h30 cada), muito bem montada e apresentada. A série é original BBC mas está disponível na Netflix.
Pra você que está curtindo uma quarentena em casa, essa dica é de ouro.
Além de cenários lindos a série pode ser vista como se fosse 3 mini filmes por temporada. Rápido e gosto de assitir.
Na série, vemos um Sherlock contemporâneo, que usa celular e tenta se livrar de vícios com adesivos de nicotina, mantendo o ar misterioso e gênio do personagem.
Apesar de vários outros filmes, a série da BBC foi a que caiu nas graças dos Londrinos, (e minha também), por retratar a essência de Sherlock impecavelmente mesmo adaptando-a para os dias atuais.
Sua primeira parada tem que ser no Museu de Sherlock Holmes em Londres, uma casa de 3 andares onde supostamente teriam vivido Sherlock e Dr. Watson, que o recebe com toda cortesia do mundo na porta de entrada.
A casa é pequenina e cheia de turistas! E assim fica até difícil tirar fotos muito boas.
Tudo no museu remete a personalidade de Sherlock e a vários de seus casos famosos. É bem impressionante como tudo é retratado com fidelidade.
A série da BBC baseou seu cenário no que é visto aqui inclusive.
O famoso sofá em que Sherlock tinha seus momentos de epifania
Até o banheiro está lá e a sala de jantar intocada estão lá!
Uma estátua de Moriarti, o grande inimigo de Sherlock está lá assim com outras representações em cera de casos do detetive.
É nesse ponto que se faz interessante conhecer as histórias para aproveitar mais o local.
Ainda assim, quem nunca ouviu falar de Jack O Estripador? Pois bem, no museu está lá as armas do crime e os estudos do caso que Sherlock desvendou.
A visita ao museu de Sherlock Holmes dura cerca de 30-40 min, custa atualmente 15 libras e ao final há uma lojinha de lembranças.
Há o famoso chapéu investigador, livros e itens de uso do investigador, como os que você vê na casa (foto abaixo).
Eu achei super interessante os livros de desvendar mistérios, ele te conta um caso e você tem que decifrar. Uma boa leitura de metro (foi o que eu fiz inclusive). Também não resisti e trouxe logo uma caneca pra integrar minha coleção. (quem segue o @aosviajantes no instagram viu por lá)
O Museu do Sherlock inclusive “adotou” essa série e o atores Benedict Cumberbatch e Martin Freeman como os “oficiais” Sherlock e Dr. Watson, respectivamente. Há vários itens na loja com o rosto dos atores e até os livros tem capa com eles!
Uma curiosidade é que na época dos livros o endereço Baker Street não possuia número 221. Alguns anos depois a rua “cresceu” e o número 221B foi ocupado por um banco, que recebia milhares de cartas para o Sr. Sherlock.
Contrataram até um funcionário responsável por responder os fãs e clientes de Sir. Holmes!
Anos depois o museu foi criado e localizado entre os números 237 and 241de Baker Street.
Após alguns outros anos, e até brigas judiciais, o museu recebeu o direito de utilizar o número 221B como endereço oficial.
Reparem: A prefeitura de Londres colocou um símbolo de morador honorário, o que reforça ainda mais toda a ideia de que Sherlock exisitiu!
Holmes estava sempre ajudando a desvendar os casos que a Scotland Yard não conseguia, então quem conhece a história tem curiosidade em ver esse local.
O que pouca gente sabe é que esse não era o nome da polícia de Londres, mas após o sucesso de Sherlock, passou a ser.
Esse cenário real aparece nos episódios 2 e 3 da primeira temporada e no episódio 3 da segunda temporada com o irmão de Sherlock no caso.
Endereço: New Scotland Yard, 8-10 Broadway, Westminster, London SW1H 0BG, Reino Unido
Nossa próxima parada é onde Sherlock recorria para resolver pesquisar: o incrível British Museu. Você irá passar por aqui sendo fã de Sherlock ou não.
Na série esse cenário não é destaque mas nos livros sim!
Endereço: reat Russell St, Bloomsbury, London WC1B 3DG, Reino Unido.
Esse café aparece em TODOS os episódios da série!
A série foi gravada no endereço 187 North Gower Street e ao lado está o Speedy’s Sandwich Bar and Café muito conhecido por ser o local em que o ator Benedict Cumberbatch tomava seu café também nos intervalos das filmagens.
Endereço: 187 North Gower Street,Camden, Londres Reino Unido
Se você nunca esteve em Londres assista os episódios 2 da temporada 1 e o 3 da temporada 2 e conheça em plano amplo a Trafalgar Square, local icônico de Londres.
Esse é o típico local que você visita pensa: já estive aqui! De tanto que viu em séries e filmes. Claro que deve ser visitado!
Perto da Trafalgar Square está o Pub Sherlock Holmes! Eles oferecem uma cerveja da casa com tema Sherlock e também possui decoração inspirada, tendo até uma mesa de escritório bastante fiel a obra. Visita obrigatória aos fãs!
Endereço: 10 Northumberland St, London WC2N 5DB, Reino Unido
Chinatown nem sempre está no roteiro tradicional de quem vai a Londres mas há particularidades interessantes no micro-país. a Gerrard Street de Chinatown no episódio 2 da primeira temporada quando Sherlock e John buscam a loja oriental de antiguidades The Lucky Cat.
Mais um local que você irá de qualquer forma, mas se estiver ansioso demais, preste atenção ao episódio 3 da segunda temporada, além de ser um episódio chave e super legal, há imagens de dentro da Torre.
Endereço: St Katharine’s & Wapping, Londres EC3N 4AB, Reino Unido
Veja mais posts do Aos Viajantes sobre Londres:
A estação é toda temática e há uma estátua do investigador, várias silhuetas de Sherlock no local além de outras referências. Você irá utilizar essa estação para ir até o Museu de Sherlock Holmes, então guarde um tempo para observar e fazer fotos aqui.
O primeiro livro da saga Sherlock é o “Um Estudo em Vermelho”, um marco na literatura. Essa história também é retratada no primeiro episódio da série da BBC, chamada de “Um estudo em rosa” e foi aqui que Sherlock conheceu Dr. Watson.
Endereço: W Smithfield, London EC1A 7BE, Reino Unido
Essa dica entrará com menção honrosa pois hoje o tour não é mais realizado, mas pode voltar a fazer parte das opções da London Walks.
A empresa London Walks oferecia um tour especializado em te levar aos principais pontos da cidade e relembrar as histórias de Sherlock em cenários reais. Hoje o mais próximo disso é um tour de Jack Estripador mas sazonalmente o tour de Sherlock pode voltar, verifique no site deles antes de viajar.
Você também pode assistir a série para conhecer Londres, se ainda não esteve por lá.
O fato de ter 99% dos cenários na própria cidade de Londres faz com que tudo seja mais real e palpável, dá gosto visitar!
Quem não viu ainda pode assistir todas as temporadas na Netflix. (Eu já estou re-vendo).
Esse é um post especial de Cenários e Séries!
Hotéis Românticos em Curitiba para fim de semana em casal é um post com dicas…
5 dicas imperdíveis de Cartagena reune tudo que você precisa visitar pra fazer dessa viagem…
Quanto custa viajar a San Andres e Cartagena? Foi a pergunta que mais recebi desde…
Cartagena e San Andres saiba tudo antes de ir para que não tenha nenhuma surpresa…
Mulheres começam as férias mais estressadas. Um retrato da sociedade e divisão de funções que…
O que fazer em Junho é parte integrante de um projeto para ajudar a planejar…
Leave a Comment