Há quem diga que Buenos Aires é feita de Casa Rosada, Obelisco e da parilla em Puerto Madero.
A cidade tem um turismo voltado a isso sim mas Buenos Aires não é somente isso.
O que pouca gente vê é que há uma cidade nada tradicional ao turista e infinitamente mais recheada e cultural.
Essas dicas são para os que querem ter uma experiência além do tradicional e também para os que ja conhecem a cidade e estão em sua segunda visita.
Buenos Aires é o primeiro destino preferido dos Brasileiros que querem viajar para fora do Brasil. Foi o meu também e eu contei tudo aqui há uns anos atrás.
Já naquela época eu achava que Buenos Aires era uma cidade pra gente ir e voltar mais vezes e a minha certeza disso só aumenta.
Fique a vontade para alterar a ordem dos dias ou adicionar passeios para extender a estadia.
Ao final de cada dia, detalhes sobre como chegar e custos estão explicitados, ok?
Se é pra ser diferente já vamos logo de combo! Todo mundo conhece a Bombonera, o estádio do Boca Juniors mas te convido a conhecer o Museu e Estádio do River também.
O Estádio do River Plate, o Monumental, é o maior da Argentina. Sou suspeita pra falar desse passeio já que amo futebol, mas as histórias são bem contadas e mesmo os não fanáticos vão curtir a visita. O guia é animado e vai contando curiosidades do time ao longo do passeio de mais ou menos 1 hora.
A visita começa ao lado da locomotiva réplica dos anos 40, alusão ao apelido de “A máquina” que o River recebeu em uma época de muitas vitórias. O tour passa pela área dos vestiários e restaurantes e dá uma “sensação de jogo” estar ali.
A visita termina no campo, de onde se pode ter ideia da dimensão monumental do estádio. Após o tour guiado fica-se livre para ver a exposição do museu. Nele s são expostas todas as camisas já usadas pelo clube, sala de troféus e vários outros itens de atletas como as chuteiras usadas.
É bem interessante também o tunel do tempo em que podemos caminhar e aprender sobre a história do clube.
Está incluida na visita um video em 360 graus também! E há uma loja com itens do clube e um café. Se quiser comprar uma camisa, aproveite aqui.
Informações:
A essa altura você estará com fome e a sugestão que dou é um dos restaurantes com a salada mais gostosa que já comi na vida, o Jânio Restaurante. Eu sei que na Argentina a gente come carne, a salada é entrada, claro. De prato principal, vá de carne que é o forte da casa.
Mais sobre esse e outros restaurantes você encontra no Guia de Restaurantes de Buenos Aires.
Porque você (e eu) nunca pensou nisso? A cidade é ótima pra pedalar, com ciclovias e áreas verdes enormes.
O passeio dos parques de bike é muito interessante para quem nao tem muito tempo na cidade.
Você certamente faria esse passeio a pé ou em um onibus, mas a verdade é que de bicicleta dá pra conhecer muito mais e curtir o ambiente ainda.
Olha o video que eu fiz e tenha um gostinho de como é:
Os guias que nos acompanharam foram o Santiago e o Pepe. Há uma explicação inicial sobre o trajeto e ajustes na altura das bikes. Eles também oferecem protetor solar, água e toda a assistência com as bikes durante o percurso.
O passeio que fizemos foi o Passeio dos Parques, dura de 3 a 4 horas e faz 3 paradas: na Floralis Genérica ( a flor metálica), na Plaza Francia, onde está o cemitério da Recoleta e por último no lindo e cheiroso Rosedal.
Ao final, todo mundo ganha uma surpresa, mas não vou contar qual é!
Tenho certeza que depois disso você vai querer morar em Buenos Aires. Faça o passeio e depois me conte o que achou ok?
Importante:
O que você faria se pudesse conhecer a cidade sabendo detalhes e fofocas que ninguém conta?
Se pudesse conhecer um lugar que só o morador conhece?
Isso é o que o Tour pelo lado B de Buenos Aires vai te mostrar. O lado A é legal também, mas o B é ainda desconhecido por muitos.
Muito além de qualquer “tour turístico” esse passeio te leva a compreender claramente como Buenos Aires se tornou o que é. Porque a cidade ostenta tantos prédios lindos, e vive uma ~constante~ crise econômica e política.
Um passeio cheio de detalhes diferentes, então espira fundo que lá vem história (das boas).
O Tour é feito para Brasileiros e por Brasileiros. Feito pra você, leitor de blog, porque quem criou foi a galera do Aires Buenos, o blog! Um detalhe legal é que sempre acompanha o tour um fotógrafo profssional. Tá tudo incluso, e depois de uns dias as fotos são enviadas por email.
Quem nos conduziu foi o Vinicius, um gaúcho Tri! Ele começa no Edifício Otto Wulf, mantido em sua arquitetura original e cheio de simbolismos e histórias sobre a 1a guerra. Os Argentinos mantem vivo seu passado e cultivam tudo nesse sentido. Saindo dali você verá o Clube Atlético Memorial, se o dia estiver ensolarado ainda terá uma surpresa como a que tivemos. O sol ilumina a pedra e vê-se a silhueta de um homem, homenagem aos corpos de vitimas da didatura que foram encontrados no local.
( ! ) Uma dica dada pelo Vinícius para saber mais sobre hisórias de ditadura é conhecer o Parque de la memória e fazer o tour guiado, o local tem um forte apelo emocional.
Após mais algumas histórias, incluindo a de uma casa em cima de um prédio (?!), chegamos a um local que valeu a parada, uma imagem de Gardel pintada em arte na parede.
Um pouco da história do Tango é contada e a mudança que Carlos Gardel fez no estilo como a introdução de letras nas músicas. Você conhece alguma música dele com certeza, e é super interessante entender a origem!
Seguimos daí para a Calle Lanin e que lugar incrível! É um dos locais de arte a céu aberto. A rua fica no bairro de Barracas e foi “moldada” pelo artista Marino. Nós simplesmente não conseguíamos sair dali absorvendo toda a história e importância do local.
( ! ) Enquanto estávamos lá esse senhor da foto quis saber sobre a nossa visita, contou o quanto Marino mudou e revitalizou o local e se emocionou ao falar do artista. Muito bonito!
Saindo de lá você irá ao centro tradicional histórico. Avenida 9 de julho, Obelisco, Palácio de Justicia de la Nación, Teatro Colón! Aproveite todas as histórias contadas aqui. Ha um famoso predio com a figura da Evita em dois lados e seu significado, ou ainda o monumento ao corrupto (eu não vou contar detalhes pra não estragar a surpresa ok?).
Um dos lugares mais lindos da cidade é certamente a Plaza San Martín. Também centro de várias batalhas contra os Ingleses e onde está o Edifício Kavanagh. Esse prédio nasceu fruto de uma vingança. Se quiserem eu conto mais em outro post, mas você também pode assitir o filme filme argentino Medianeiras, que conta um pouco dessa história.
Da esquerda para a direita na foto: Fabio (Viagens Cine), Eu, Gisele (Destinos por Onde Andei), Lu (Turistando com a Lu), Thais (Love and Travel), Gisele (Aqui me quedo), Casal Carlos e Larissa (Vida Cigana), Casal Rafael e Jake (Para Viagem) e Lucila (Viagem Cult). Ainda faltou o idealizador do passeio, o Túlio (Aires Buenos).
O passeio termina no Lab Tostadores de Café: onde há o melhor cookie que já comi na vida e café excelentes também, o legal é que está incluso no preço do tour. Esse sim, vai render outro post e recomendo que você se inscreva para saber.
Importante:
Para almoçar recomendo conhecer o lindíssimo Lo de Jesus e sua adega especializada em vinhos Malbec, a Malbequeria. O ambiente é lindo, a comida de excelencia e vinhos especiais também para beber e para comprar. Os preços são ótimos para vinhos de mais qualidade, que aqui nos custam uma fortuna. Foi lá que aprendemos também sobre a técnica do Fileteado e outras tantas dicas que dei no facebook e no Instagram do blog.
Mais sobre esse e outros restaurantes você encontra no Guia de Restaurantes de Buenos Aires.
Descanse um pouco e a noite vá de Tango! Claro, depois de aprender tudo sobre tango no tour lado B você precisa conhecê-lo.
Existem duas formas de se fazer isso. Pelas minhas pesquisas (com vocês) muitas pessoas gostam do estilo tango show. É de se esperar pois é um passeio feito para atender as expectativas de quem visita a cidade, o turista! (Entre outros detalhes que voce aprende no Tour lado B).
Eu já havia conhecido o Tango do Café Tortoni, num clima bem intimista, dessa vez fomos convidados pela Day Tour 4 You para conhecer o Tango no Porto Madero, o Madero Tango.
A van nos pegou no hotel e levou até a casa de Tango, foi ótimo pois eu estava muito cansada. Chegando lá a vista noturna em Porto Madero encanta, e foi uma novidade pra mim. A dica é conhecer esse local de dia e a noite também.
A casa funciona da seguinte forma: Voce escolhe sua entrada, prato principal e sobremesa antes do show começar. Assim, quando ele começa os garçons vão trazendo seu pedido sem que seja necessário te interromper.
A comida é excelente! Eu tinha ouvido falar que os jantares nesse tipo de tango show não valiam a pena, na minha primeira visita não fiz esse pacote, mas aqui eu to te dizendo que vale apena sim. Carne ótima, sobremesa dos deuses!
O show é um estilo espetáculo ou teatro musical, é bem feito, a dança é bonita, os atores e cantores são ótimos! Se você busca esse tipo de evento pode apostar no Madero Tango. Se você já conhece esse estilo, pode querer conhecer o Café Tortoni ou mesmo as milongas, onde os portenhos ‘de casa’ dançam o Tango.
Importante:
Fiquei encantada com o Tour Arquitetônico!
Ao invés de simplesmente andar pela cidade em regiões que você andaria normalmente em uma visita a Buenos Aires, você o fará com um arquiteto, o Edu.
Que vai te explicar a história através de diversas construções símbolos da cidade.
Você passará pela Casa Rosada, Catedral, Calle Florida, Galerías Pacífico e muito mais olhando a transformação das ruas prédios e história.
O tour começa justamente na Casa Rosada, e se você reparar bem ela possui dois lados distintos, não simétricos e propositalmente! Há muito da relação nobreza x povo nas obras em Buenos Aires e esse é só um exemplo dela. Em vários momentos a gente vê as fotos do que era e como passou a ser, além de aprender um pouco mais sobre o lugar.
Outra coisa que fica clara é a influência da arquitetura Parisiense e da Inglesa, por um lado o sonho portenho em ser Paris e de outro a Inglaterra e Ingleses tentando reproduzir em Buenos Aires o que se via na Inglaterra.
Junte a isso tudo a modernidade e o que você vê é a impressionante arquitetura de Buenos Aires.
Esse tour é um ótimo complemento ao Tour Lado B e se você nunca esteve na cidade vai contar com o elemento surpresa por passar por tantos locais símbolo da cidade entendendo perfeitamente tudo ali.
Informações:
O Tour pelo Centro Arquitetônico é feito sob demanda (escrever para arqbaro@gmail.com). O Edu também pode ser contratado via Rent a Local Friend.
Esqueça tudo que você sabe sobre vinho, a não ser que seja um somelier experiente, o Cava de Vittorio vai te surpreender com a divertida degustação as cegas.
Funciona assim: de um lado os professores e de outro os alunos (nós).
São colocadas algumas garrafas com seus rótulos tampados em cima da mesa entre os alunos e os profs, que são a dona da casa e seu marido, experientes someliers. A ideia aqui é mostrar que mesmo quem não entende nada de vinho consegue identificar muitos detalhes com suas dicas e observações.
A degustação começa com explicações de como identificar características do vinho pela cor da borda, transparência (colocando o dedo entre o copo e um guardanapo), viscosidade, aromas e muito mais detalhes.
Parece (e é) tudo bem técnico, mas a explicação é dada de forma clara, como numa boa aula. Ir acertando detalhes como, “grau alcoólico do vinho sem saber que vinho é ” faz o jogo ficar interessante.
Ao final de cada análise, é revelada a marca e tipo de cepa da uva e muitos acertavam!
Muitos mitos são quebrados como por exemplo a frase “vinho bom é o que tem buraco na base da garrafa “ou ainda “vinho bom é o que possui rolha ao inves de tampa”. Esqueça! Você vai entender exatamente por que as coisas são assim ou não. Além disso são servidos frios, pães e maravilhosas empanadas (não me canso de comê-las). Inclusive com sabores que harmonizam com os vinhos.
Ao final da visita, os vinhos provados podem ser levados para casa com 20% de desconto. Comprar vinho em Buenos Aires é uma das (únicas) coisas que você pode fazer com excelente vantagem. Podendo experimentar e ter desconto fica ainda melhor. A Cava de Vittorio também possui muitos vinhos exclusivos e de coleção, como um dos que provamos que possuia apenas 470 garrafas gemeas de safra, ou um blend que deixou a todos confusos no jogo de adivinhar o tipo de uva e raríssimo de se encontrar.
Importante:
Com um ambiente aconchegante você chega e sente-se em casa. O forte é a mescla de comida italiana e a carne argentina (claro) sem abrir mão de uma bela sobremesa e carta de vinhos. Os preços são amigos e fica próximo a uma área ótima para hospedagem (Palermo Soho) então você pode jantar e curtir o clima mais romântico também. Peça o doce de leite com brownie de sobremesa.
Mais sobre esse e outros restaurantes você encontra no Guia de Restaurantes de Buenos Aires.
E assim terminou o I Encontro de Blogs de viagem em Buenos Aires! Deixou saudades mas eu sei que vou voltar lá qualquer dia, fico tranquila.
Buenos Aires é o primeiro destino preferido dos Brasileiros que querem viajar para fora do Brasil. (foi o meu também e eu contei tudo aqui há uns anos atrás).
Já naquela época eu achava que Buenos Aires era uma cidade pra gente ir e voltar mais vezes e a minha certeza disso só aumenta.
Se você já foi a Buenos Aires ou se deseja ver uma Buenos Aires nada tradicional esse roteiro é feito para você.
Re (descobrir) um lugar te leva a outro nível de viagem, a da imersão e vivência.
Para não perder posts como esse e os próximos dessa viagem, se inscreva e deixe um comentário dizendo o que você achou dessa viagem.
Você também pode gostar de:
Roteiro Buenos Aires para 1 semana, ou Buenos Aires no feriado
Dica de Hotel em Palermo Hollywood (testado e aprovado)
Guia de bolso – Restaurantes de Buenos Aires
Ter um voo cancelado pela cia aérea pode ser uma dor de cabeça, mas você…
Hotéis Românticos em Curitiba para fim de semana em casal é um post com dicas…
5 dicas imperdíveis de Cartagena reune tudo que você precisa visitar pra fazer dessa viagem…
Quanto custa viajar a San Andres e Cartagena? Foi a pergunta que mais recebi desde…
Cartagena e San Andres saiba tudo antes de ir para que não tenha nenhuma surpresa…
Mulheres começam as férias mais estressadas. Um retrato da sociedade e divisão de funções que…
Leave a Comment