- por Maíra Silveira
Roteiro pelos locais de gravação de Sense 8 (8 países!)
A 2ª temporada de Sense 8 foi a última e você já pode assistir na Netflix inteirinha.
Você, que ama viajar, precisa conhecer a série!
Se já conhece, certamente se encantou com os locais de gravação reais de Sense 8, não é?
São 9 cidades em 8 países diferentes: Chicago, San Francisco, Londres, Berlim, Seul, Reykjavík, Cidade do México, Nairobi e Mumbai e a segunda temporada possui cenas em São Paulo!
Você pode visitar todos os cenários pois eles são reais. Vou te mostrar onde ir e como fazer o Tour Sense 8! =D
Assine o Blog e seja bem vindo sessão: “cenários e séries”.
A série Sense 8
Sense 8, uma alusão a sensate , ou sensitivos, Conta a história de 8 pessoas desconhecidas e espalhadas ao redor do globo mas conectadas de uma forma curiosa.
Todos os 8 podem ver o que os demais veem ou sentirem-se um no corpo do outro, vivendo a situação e possuindo as habilidades daquela pessoa.
Imagine se você adquirisse as habilidades de outras 7 pessoas para usar quando necessário?
Ao telespectador, cabe ir descobrindo o que está acontecendo juntamente com os personagens num ritmo de narrativa bem dinâmico. Isso torna a serie um pouco viciante!
Curiosidade cinematográfica
Todas as cenas de um país são gravadas antes que a equipe vá ao próximo destino.
O resultado final só sai ao final do processo, uma vez que diversas cenas possuem cortes de camera em mais de um país ! Nem mesmo os atores entedem os episódios antes de assistir.
Isso dá uma vida e característica toda especial a série, dirigida, escrita e produzida pelos irmãos Wachowskis, (de Matrix) e J. Michael Straczynski, (especialista em quadrinhos).
Te convenci? Vamos aos cenários agora!
Roteiro pelos locais de gravação de Sense 8
Nessa série não há estúdio, somente locações reais, repetindo o mesmo sucesso de Game of Thrones, que não utiliza estúdios.
Ao final do post há um mapa com os endereços e todos (todos mesmo) os locais da série, ok?
Cidade do México, México
A casa de Lito Rodriguez
Lito Rodriguez , na série, é um ator latino, desejado pelas mulheres mas que vive uma crise muito mais intensa e uma vida diferente da que parece ter.
A Cidade do México foi eleita a cidade do ano (em 2016) e é um dos melhores locais para os viajantes solos.
Poder ver a cidade através da série é super interessante e rico. Essa cidade aparece muito na serie e nos mostra vários pontos turísticos.
Entre as cenas mais marcantes está a do Museu de Diego Rivera, onde está a mais impressionante obra do artista. No museu, além do mural há outras obras e a história do México contada por Frida Kahlo.
A estreia de seu filme de Lito é feita no Cinépolis Plaza Carso, ao lado do Museu é o Soumaya;
O Centro cultural contemporâneo do México também é visita obrigatória na cidade e aparece na série em uma cena muto interessante
Outros locais da cidade do México são a Rua Rio Balsas, 37, onde Lito mora, a Igreja de Santo Domingo, o restaurante Terraza Gran Hotel, um dos restaurantes mais elogiados da cidade! E a Arena Naucalpan, onde rolam as lutas mexicanas (estilo Mucha Lucha!).
Chicago, Estados Unidos
A casa de Will Gorski
Will é um policial americano que vive à sombra de um caso mal resolvido. Ele aparece em restaurantes e ruas de Chicago.
Um dos locais que você precisa ir se estiver passando por lá, é o Superdawg, dizem por aí que é lá que se encontra o melhor cachorro-quente de Chicago!
Outros locais são o Green Mill, histórico bar de jazz em que Will e seu pai conversaram, e o Sluggers, bar que serviu de encontro de Will com Riley.
Uma das primeiras cenas da série ocorre numa igreja abandonada de Chicago, lembra? Pois é, esse local é real!
A igreja pode ser visitada e é um lugar super interessante! Olha isso:
Além disso, Will é visto na unidade policial de Chicago, UIC Police Station (UIC), e no fictício hospital University Of Illinois Medical Center (UIC), um prédio abandonado de 2147 South Jefferson Street.
Mumbai, Índia
A casa de Kala Dandekar
A Kala é uma farmacêutica que vive o drama de um casamento arranjado pelos pais. É româtica, religiosa, mas se precisar, sabe construir bombas a partir do nada!
Sendo ela budista, há muitas cenas nos incríveis templos de Mumbai como o Templo Babulnath.
Uma das cenas importantes (não posso dar spoiler) acontece no bonito Renaissance Mumbai Convention Center Hotel, Você sabe que cena é essa?
Imagine se hospedar lá?
Berlim, Alemanha
Casa de Wolfgang Bogdanow
Wolfang mostra a cara obscura da cidade de Berlin e não é flor que se cheire.
Como é de se esperar, muitos dos cenários são pesados, como o museu judaíco, ou o museu do holocauso, certamente é ponto obrigatório de visita em Berlim.
Mas há ainda uma das melhores cenas da série e um dos melhores lugares pra se conhecer no mundo: a piscina de Stadtbad Neukölln, onde se pode nadar nu em alguns dias da semana.
Olha que lugar incrível!
Você pode ainda se hospedar em um dos locais criminosos na série, o hotel Radisson Blue ou no Hotel Blue, e ainda tomar um café no Barcomi’s Deli em que Wolfang toma café com a Sense 8 Kala.
Outros locais que aparecem é a Universidade de Humbolt, a mais antiga universidade de Berlim e um dos lugares mais incríveis para amantes de livros, olha só:
Londres, Inglaterra
Casa da DJ Riley Blue
A DJ Riley vive na capital Londres e sente-se culpada pelo falecimento da mãe entre outros dramas que a deixaram “sozinha”.
Londres oferece cenas lindas pra série!
Para refletir na vida Riley gosta de ir ao Primrose Hill, um morro na cidade Londres com uma vista incrível (e raro, uma vez que a cidade é bem plana em geral).
A série mostra locais icônicos da cidade como Millenium Bridge (eu tirei uma foto exatamente como a da abertura), a Picadilly Circus e o Monument Station , no metro de Londres.
Outro local importante na série e que pode ser curtido é a casa noturna onde a Dj Toca, a KOKO Club.
Seul, Coréia do Sul
Casa de Sun Bak
A Sun é uma empresária que lida com a rejeição do pai e o preconceito envolvendo as mulheres na Coréia do Sul. Mestre nas artes marciais ela ajuda os demais sense 8 com a sabedoria e o conhecimento na luta.
Um dos locais que ela aparece treinando é o Parque de Namsan. Parada obrigatória de quem visita Seoul.
Ainda aparecem na série o Dongdaemun History and Culture Park, o Clube da Luta Octagon Club, o Cemitério nacional, além da Torre de Seoul, também conhecida como CJ Seoul Tower ou Namsan Tower, uma das mais belas vistas de Seoul:
Outro lugar que você precisa ir é fazer a caminhada margeando o Rio no local conhecido como Cheonggyecheon.
Sun aparece por lá com outro personagem, e é um lugar lindo!
São Francisco, Estados Unidos
Local de Nomi Marks
Nomi é hacker, transexual e ativista da comunidade LGBT, ela é quem protagoniza cenas nas paradas gays de São Francisco e também no Brasil, em São Paulo. Apesar de se esconder em boa parte da temporada, alguns locais lindos da cidade aparecem por aqui.
O Jardim japonês (Golden Gate Park) e o Parque Dolores são ótimas opções na cidade. O Parque Dolores foi cenário da Parada gay de São Francisco mostrada na série:
Já o jardim japonês apareceu brevemente, mas é tão lindo que merece a citação e a sua visita.
O Palácio de artes finas (Palace of fine arts) é um dos lugares mais icônicos da cidade, em uma construção enorme com ares de grécia antiga. Olha que lindo!
E se você gosta de arte de rua, não deixe de ir na Clarion Alley (south of 17th, west of Mission), aparece brevemente na série mas é uma galeria de arte a céu aberto!
Nairóbi, Quênia
Casa de Capheus “Van Damme”
O personagem mais cheio de humor está em Nairobi, na África. Capheus, Van Damme (em alusão a Jean Claude Van Damme), é conhecido como motorista de onibus e ganhou fama após enfrentar um pessoal barra pesada utilizando artes marciais.
As cenas ocorrem quase sempre nas ruas de Nairóbi, mas se você estiver de passagem por lá precisa fazer os Safáris.
Nairóbi é considerada a capital do Safari na África e isso está representado na abertura da série (repare nas girafas).
Visite o David Sheldrick Wildlife Trust e o Giraffe Center são os mais indicados.
Reykjavík, Islândia
Conexão
A Islândia é de fato a casa de Riley mas na série funciona como uma “conexão dos fatos. País com um ar místico e é o que trás para a série também em suas 24 locações que servem de cenários reais de Sense 8.
Dentre os pontos para visitar há a Igreja Hallgrímskirkja í Saurbæ, a Universidade Reykjavík, mas uma das cenas mais bonita acontece na estrada, em meio a neve (você encontra o local exato no mapa).
Você certamente ficou com a música mostrada no Concert Hall na cabeça (se viu a série) e ficou babando com a beleza da Caverna Halsanefshellir. Elas estão na Islândia
Mapa com os locais de gravação de Sense 8
Há muito mais locais que os citados aqui, na verdade há quem mapeou tudo isso e eu coloquei esses destinos aqui nesse mapa. Legal né? Se você estiver indo para algum desses países salve o mapa!
E ai? Gostou? Conseguiu decidir por onde começar?
Eu se fosse você iria para a Islândia investigar essa história um pouco, e depois México, pra curtir a vida com o Lito! E se pudesse, teria vários Sense 8 meus espalhados por aí só para visitar os lugares maravilhosos que cada um mora (sem sair de casa)!