Quando falo em África do Sul e Cidade do Cabo uma das primeiras coisas que me perguntam é isso:

Maíra, é seguro viajar sozinha para Cape Town?

Vou compartilhar com vocês situações que vivi na minha viagem a Cape Town e a impressão que tive nos dias que fiquei sozinha na Cidade do Cabo.

Essa não foi minha primeira viagem sozinha, até já escrevi um texto sobre viajar sozinha e como essa experiência é importante.

Se você está em dúvida sobre viajar sozinha para Cape Town, se os bairros são perigosos e como é a cidade, vem comigo.

Viajar sozinha (o) exige coragem e se você buscou esse texto pode ter certeza que já está com 90% de sucesso.

Cidade do Cabo é um dos melhores destinos para viagens solo, será?

Antes de mais nada, vale lembrar que Cape Town é um dos melhores destinos para que viaja sozinha (o).

viagem-solo-cape-town Viajar Sozinha para Cape Town é seguro?
sds hostel <3

A Cidade do Cabo possui alguns dos melhores Hostels do mundo, e são inúmeros os estudantes do mundo que buscam Cape Town para fazer intercâmbio.

Mas se você pesquisar a fundo, descobre que os dados de violência contra mulher na África do Sul é um dos maiores do mundo. E aí? Contradição? Cape Town é segura ou não?

O Apartheid na África do Sul

Bem, isso está totalmente ligado a história do País e ao Apartheid, que existiu oficialmente até 1992. Nesse triste momento histórico, diversas formas de segregação e preconceito se tornaram a política oficial do país.

Uma das ações do Apartheid foi obrigar todas as pessoas não-brancas a sairem dos seus lares e viver em regiões periféricas das cidades. A separação foi brutal em diversos sentidos e eu recomendo muito a sua visita ao Museu do Apartheid, o District Six, que dá uma pequena noção de tudo.

Essas regiões foram chamadas de townships e você as vê pela cidade ainda hoje. Esses locais se tornaram o símbolo do abismo entre ricos e pobres. Nessas regiões hoje vivem pessoas mias pobres, sem condições financeiras de custear a vida na parte central das cidades.

Apesar de oficialmente o Apartheid ter acabado, ele ainda é visível na cidade, seja pelo desemprego, pelos cargos que pessoas não brancas ocupam, pela desigualmente social, pelo visível preconceito.

Viajar-Sozinha-para-Cape-Town-apartheid-1992 Viajar Sozinha para Cape Town é seguro?
Na placa: “somente brancos, pela ordem”

Isso gera um sentimento de revolta, de uma população que se vê sem expectativas e sem oportunidades de melhoria.

Não podemos ser hipócritas em acreditar que somente pobres promovem a violência, mas a forma como a Cidade do Cabo e outras cidades da África do Sul segregaram a população, acabou tornando separação entre realidades de forma geográfica também.

Essa desigualdade eleva os dados de violência nas cidades sul africanas, mas na prática, o turista, o viajante solo, o intercambista, e os ricos, passam longe desses locais.


A Viagem sozinha para Cape Town começa no aeroporto

Local: Aeroporto de Luanda na Angola, conexão de voos entre São Paulo e Cidade do Cabo.

Situação: Muito Calor. Muita gente. Seguranças exibindo suas armas na porta do aeroporto. Revista de mala. Um banheiro sem água.

Aliás, um aeroporto todo sem água.

Bem, é um cenário não muito feliz e eu até contei sobre o Aeroporto de Angola (Luanda) no post sobre a TAAG, companhia pela qual voei para a África do Sul.

Aeroporto de Luanda, um local pra fazer amigos

Mas essas situações sepre fazem com que a gente se conecte com as pessoas, não é? Ah Brasileiro ama se juntar pra falar em bom português que “Menina não tem água no banheiro nem p´a lava a mão, cê viu, num vai lá não”.

E foi nessa que as Brasileiras presentes começaram a se unir.

Tinha viajantes de todo tipo: uma mãe e filha em férias, um trio de amigas, um casal, e duas viajantes mulheres sozinhas indo pra Cape Town, uma delas era eu mesma.

A outra viajante solo além de mim logo virou minha amiga, a Rafa. Combinamos de fazer algo juntas durante a viagem.

Aeroporto de Cape Town sozinha: mais uma emoção

Vamos combinar que alfandega de um país pode ser um local bem intimidador.

Viajar-Sozinha-para-Cape-Town-aeroporto-cidade-do-cabo Viajar Sozinha para Cape Town é seguro?
Essa foto eu tirei antes de ser abordada

Se você está sozinha em um país estrangeiro, pode ter certeza que as perguntas na alfândega serão ainda mais intensas. Naquele momento você precisa provar que não fugiu do seu país.

Como se fosse muito absurdo que alguém considere viajar solo, e se for mulher ainda? Ih! Vão achar que é louca, ou que é imigrante ilegal, na certa.

Nesse momento me separei da Rafa, ela ia trocar dinheiro e eu ia na frente, nos encontraríamos no free-shop.

Fui pro raio x de malas. Logo após a esteira, me levaram para outro ambiente, acompanhada de uma policial.

A policial pediu para que eu abrisse a minha mala e aí começou uma verdadeira investigação sobre minhas intenções no país. E até sobre minhas peças de roupa.

“Por que você veio sozinha pra Cape Town? Cadê sua família? Se você veio sozinha porque a mala é desse tamanho? Olha, isso é um sutiã? ha-ha.Porque você trouxe esse vestido?”.

Nesses momentos, eu finjo não perceber que estão desconfiando de mim

Eu não demonstro. Eu apenas respondi tudo que perguntavam com calma.

Em algum momento eu vi que meu vestido estava com uma mancha e aí apelei pro emocional. Fiz uma cena com vestido e que não sabia o que fazer. Dramatizei real.

Alguns de vocês sabem, mas eu tava indo pra um casamento em Cape Town, então eu tinha um vestido de festa na mala e era esse dito cujo que tava “manchado”.

Me livrei do interrogatório e ainda sai com dicas de como tirar a mancha. “Leva na lavanderia, e deixa secar no sol na sua cama do hotel.” – Disse a policial.

E sabe o que isso tudo me levou? Não sai pelo caminho do free shop e me perdi da minha amiga de viagem solo.

E eu queria ir embora o mais rápido do aeroporto, pois apesar de ter resolvido bem a situação, a verdade é que eu senti receio sim de que desconfiasse de mim e não me deixassem entrar.


Andando sozinha nas ruas da Cidade do Cabo

Eu fiquei 12 dias na Cidade do Cabo, 3 deles sozinha antes da minha família chegar. Foi de próposito, foi pra curtir meu momento sozinha na viagem sim. Nesses dias eu fiz turismo no centro de Cape Town, fui a mercados e comércios locais, e explorei a cidade sem rumo também.

Andar pelas ruas de Cape Town seja você mulher ou não, gera uma atenção. As pessoas são ou muito brancas, ou negras.

Viajar-Sozinha-para-Cape-Town-nas-ruas-rotated Viajar Sozinha para Cape Town é seguro?
Meu biotipo é bem diferente das pessoas locais.

Se você é diferente disso, vão te olhar, e vão desconfiar que você é estrangeiro.

Então a primeira coisa que senti ao andar pelas ruas foi essa atenção e mil olhos em mim.

Não senti medo de andar sozinha em Cape Town mas me senti alvo.

Em um momento pelo centro eu resolvi andar fora da rota turística, perto do museu do Apartheid e do Castle of a Good Hope, vi no mapa que havia um parque por ali e quis ir a pé.

Lá pelo meio do caminho já não tinha ninguém nas ruas, só eu.

Em mais uns passos, vi umas pessoas sentadas no chão, outras fazendo nada enconstada na parede e ninguém andando por ali além de mim.

Óbvio que o alerta de mulher viajante solo desperta nessa hora, e pra evitar qualquer problema eu sai dali. Entrei em uma igreja, pedi meu uber, e fui embora sem ter chegado ao parque.

Vale a pena afirmar e reafirmar que eu fiz seguro viagem antes de ir (fiz o TA 40 internacional) o que me ajudaria em caso de furtos ou problemas por exemplo com roubos de passaporte. Não deixe de fazer também.

Essa foi a única vez que me senti insegura na viagem para Cape Town. Eu tive mais duas situações de alerta, mas em nenhuma delas achei que corria perigo.


Sozinha em Cape Town a noite

Vocês ainda lembra da Rafa e do fato que me perdi dela?

Então, a gente se achou no instagram e marcamos dela ir no hostel que eu estava. Aliás, que hostel maravilhoso o Once in Cape Town! Era uma sexta feira e o pessoal do Hostel fazia uma verdadeira festa. Foi muito legal, mesmo se eu não estivesse com uma amiga eu teria feito amizade ali com a galera do hostel.

No hostel em que eu estava também me deram dicas de locais ok ou não pra andar sozinha.

Uma das recomendações que me deram era a de sempre voltar de uber para o hostel a noite, por menor que fosse a caminhada.

No outro dia combinamos de ir no Signal Hill, um dos lugares mais legais pra se admiriar o por do sol em Cape Town.

Viajar-Sozinha-para-Cape-Town-signal-hill Viajar Sozinha para Cape Town é seguro?
Signal Hill é lindo <3

Pra encurtar a história, a gente fez amizade com 2 alemãs, que por coincidência estavam no mesmo hostel que eu!

Marcamos de ir todas juntas no restaurante Mama Africa, na badalada rua Long Street, centro de Cape Town.

Na saída eramos 4 mulheres, na rua, em uma ambiente não tão seguro. Nada aconteceu (exceto a dificuldade em pegar uber), mas a gente percebeu que ali não era um lugar pra ficar a toa na rua.


Afinal, Cape Town é segura para viajar sozinha (o)?

Viajar sozinha para Cape Town pode ser incrível e seguro desde que você siga algumas dicas. A cidade é super convidativa ao viajante solo, e há boas chances de vocês fazer amizade.

Viajar-Sozinha-para-Cape-Town-amigas-grande Viajar Sozinha para Cape Town é seguro?

A África do Sul ainda sofre com a história e o Apartheid, por isso cidades como Joanesburgo e Cidade do Cabo podem ser super seguros e ao mesmo tempo tem bairros perigosos para quem viaja sozinho.

Sempre volte de uber a noite, entenda que os olhares estarão em você pois somos nitidamente estrangeiros, saiba exatamente onde andar e se mantenha nos bairros mais centrais. Ande sempre atendta (o) e se notar perigo, busque locais com bastante gente.

Outro cuidado fundamental é fazer um seguro viagem. Com o desconto do blog um Seguro Viagem custa cerca de 8 R$ ou 15R$ por dia de viagem (10% de desconto no boleto ou 5% no cartão de crédito). Aproveite!

Não tem nem muito o que dizer, viajante solo está sujeito a problemas na viagem com a desvantagem de não ter ninguém pra ajudar. O Seguro Viagem pode até cobrir uma passagem a um familiar seu, caso você fique internado no hospital por exemplo.

O legal é que a cidade é um ponto de encontro de jovens viajantes, possui hostels perfeitos e muita atividade. O que significa que você pode fazer amizade com as pessoas facilmente! (eu ganhei 3 amigas).

No fim das contas, valem os mesmo cuidados que temos que ter em algumas cidades do Brasil, por isso, viajar sozinha para Cape Town se torna seguro e eu acho que vale super a pena!


Planeje sua viagem com Aos Viajantes

red_hotel-building_icon-icons.com_59516 Viajar Sozinha para Cape Town é seguro?

 Reserve seu hotel através da Booking.com, Vantagem de confiança há mais de 20 anos e pagamento antecipado em reais. Escolha sempre hospedagens com cancelamento gratuito.

saude Viajar Sozinha para Cape Town é seguro?  Seguro Viagem com a Seguros Promo. Use o Cupom AOSVIAJANTES5 (inserido no link) e ganhe ainda 5% de desconto no crédito e 10% no boleto. A Seguros Promo garante o menor preço.

 Passeios no Chile em portugues e pagamento em reais com a FullTour. A chile Viajar Sozinha para Cape Town é seguro? empresa é super parceira do blog, com alta aprovação no Tripadvisor e oferece 10% de desconto para o leitor.

 aviao Viajar Sozinha para Cape Town é seguro? Passagens aéreas em plataforma com busca de descontos pela Passagens Promo. A plataforma oferece até 35% de desconto em passagens aéreas nacionais e internacionais.


E você ? O que acha de viajar sozinha para Cidade do Cabo? Te convenci? Se tiver alguma dúvida, me pergunte! Terei um prazer em ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer viajar mais e melhor?
Com Planejamento sempre dá.
Apenas os meus segredos. Odiamos spam.
%d blogueiros gostam disto: