Preciso de vacina contra febre amarela para viajar?

São muitos os países que exigem vacina contra febre amarela para viajar e a maioria de nós mal sabe dessa informação.

Seja sincero, quantas vezes você pensou nisso antes de alguma viagem?

O pior é que quem não tem o certificado intenacional de vacinação em dia fica impedido de entrar em alguns países. Imagina só!

Para não passar por isso vou te mostrar quais países exigem a vacina e como fazer a carteirinha de vacinação internacional, o chamado CIVP.

Salve esse link e mande pros amigos! Claro que tem dicas extras minhas pelo texto, e atualizadas! VEM VER!

países que exigem vacina contra febre amarela civp


Como saber se preciso tomar a vacina contra febre amarela?

Adquira esse hábito para a vida: pesquise recomendações de saúde do seu destino antes de toda e qualquer viagem.

Uma das etapas de qualquer viagem (internacional ou nacional) é saber se o seu destino final ou conexão está com alguma recomendação de saúde.

O orgão que regula é a Organização Mundial de Saúde (onde as notícias saem e são atualizadas) e quem controla é a Anvisa, são várias informações sobre necessidade de vacinas ou recomendações de saúde para o viajante. (Se você viaja sozinho, por favor, não pule essa etapa!)

Recomendo que você verifique as orientações para o país de destino no site da Anvisa sempre que for viajar.

A lista de febre amarela está aqui, mas eu digo isso pois há situações mais momentâneas, como foi o caso do Antrax nos Estados Unidos por exemplo. E ainda recomendações de outras vacinas, como a de sarampo para quem vai a Alemanha, por exemplo.

países que exigem vacina site da anvisa

Lista de países que exigem vacina contra febre amarela

Uma das medidas mais controladas nas fronteiras de países é a vacina contra febre amarela. Alguns países te colocam de quarentena se você chegar lá sem essa vacina.


É extremamente recomendado para quem viaja a algum desses países fazer um Seguro de Viagem!

Adquira o seu com desconto usando o bonus: AOSVIAJANTES5


Se você sai de um país ou vai a um país em que ela a febre amarela está “ativa”, vai precisa tomar vacina contra a doença e provar que está imune por meio do Certificado de Vacinação Internacional, o CIVP.

Exigem vacina contra febre amarela de viajantes que vivam ou tenham passado por países de risco:

Afeganistão, África do Sul, Albânia, Arábia Saudita, Argélia, Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barein, Bangladesh, Barbados, Belize, Benin, Butão, Bolívia, Bonaire, Botsuana, Brasil (recomendado), Brunei, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Camboja, Cazaquistão, Chade, China, Cingapura, Colômbia, Coreia do Norte, Costa Rica, Cuba, Curaçao, Djibuti, Dominica, Egito, El Salvador, Eritreia, Etiópia, Fiji, Filipinas, Gâmbia, Granada, Guadalupe, Guatemala, Guiné, Guiné Equatorial, Guiana, Haiti, Honduras, Ilhas Pitcairn, Ilhas Salomão, Indonésia, Irã, Iraque, Jamaica, Jordânia, Kiribati, Laos, Lesoto, Líbia, Madagascar, Malawi, Malásia, Maldivas, Malta, Martinica, Mauritânia, Maurício, Mayotte, Montserrat, Moçambique, Myanmar, Namíbia, Nauru, Nepal, Nova Caledônia, Nigéria, Niue, Omã, Panamá, Paquistão, Paraguai, Polinésia Francesa, Quênia, Quirguistão, Reunião, Ruanda, São Bartolomeu, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, Saint Martin, São Vicente e Granadinas, Samoa, São Tomé e Príncipe, Santa Helena, Senegal, Seychelles, Somália, Sri Lanka, Sudão, Suriname, Suazilândia, Tailândia, Timor-Leste, Trinidad e Tobago, Tristan da Cunha, Tanzânia, Uganda, Vietnã, Wallis e Futuna, Zâmbia e Zimbábue.

Exigem vacina contra febre amarela de todos os viajantes:

Angola, Brasil, Burundi, República Centro-Africana, Congo, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Guiana Francesa, Gabão, Gana, Guiné-Bissau, Índia, Libéria, Mali, Níger, Serra Leoa, Suriname e Togo.

países que exigem vacina contra febre amarela africa do sul
Alguns países da África, e Ásia, os destinos famosos Tailândia, Austrália e vários vizinhos nossos como Bolívia, Bahamas, Colômba, Cuba e Paraguai estão na lista.

O que fazer se o país está na lista?

Vamos tomar vacina e emitir o certificado internacional de vacinação! Confira todo o passo a passo e detalhes.

Quem pode tomar vacina de febre amarela?

Quase todo mundo, o Ministério da Saúde não recomenda a vacina somente para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.

Caso você se enquandre em algum desses tipos contra-indicados compareça a um médico e ele saberá dizer se o seu caso é passível de tomar vacina ou não. Você também pode conseguir um atestado de insenção e conseguir seu certificado isento.

Mas lembre-se, se não puder tomar a vacina, não conseguir atestado de isenção e o país de destino exigi-la, não poderá viajar! Não adianta!

Qual a validade da vacina contra febre amarela ?

Começa a valer 10 dias depois de tomada e dura a vida toda.

No momento em que tomei a minha vacina contra febre amarela a enfermeira me disse que a validade é pra vida toda, mas se você pesquisar no grande google achará milhares de sites dizendo que a validade é de 10 anos. Quem tá certo?

Pra explicar isso recorri a minha amiga médica que disse: “Dentre todos os países que exigem vacina contra febre amarela Brasil era o único país que mantinha o reforço após 10 anos, comprovada a eficácia da vacina a longo prazo e diante da epidemia atual, atualizou-se o protocolo e deixaram como os internacionais, ou seja, apenas uma dose é suficiente.”

Então tá, assim a gente assina embaixo.

Onde tomar a vacina contra febre amarela para viajar ?

Você pode tomar em qualquer posto de saúde que a possua.

Não há diferença entre a vacina paga ou a vacina distribuida gratuitamente. O Brasil está num momento de campanha de vacinação, o que aumenta as chances de encontrar a vacina em qualquer lugar.

Importante! Verifique se foi preenchido: dia da vacinação, fabricante e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina. Sem isso, nada adianta.

países que exigem vacina contra febre amarela

 

O que preciso fazer para conseguir o certificado depois de tomar a vacina?

Muito fácil. Primeiro passo é fazer o cadastro no sistema da anvisa, nao é obrigatório mas vai facilitar o processo.

Vá até a aba de viajante, clique na opção de “cadastro novo” e preencha seus dados.países que exigem vacina contra febre amarela anvisa cadastro viajante

Feito isso, pode ser necessário agendar um horário na anvisa (nos locais que falo ali embaixo), mas pode não ser também. Você descobre entrando em contato (ignore o que o site diz, ligue).

Para quem está em Curitiba, não é necessário agendar, para quem está no Rio de Janeiro, sim.

Você deverá levar algum documento de identificação (RG, passaporte, carteira de habilitação), a carteira de vacinação corretamente preenchida e a sua presença! 

Aqui cabe um detalhe importante : não são todas as cidades que possuem esses centros! Pra minha sorte minha cidade estava incluída.

Onde emitir Certificado Internacional de Vacinação (CIVP)

Em postos autorizados ou nos postos da anvisa presentes em aeroportos, portos e fronteiras.

Tá Maíra, mas esse local em que me vacinei vai me dar o certificado de vacinação que preciso? Somente se for um local autorizado pela anvisa, os centros de orientação à saúde do viajante (COV).

Nesses locais é possível tomar a vacina (pagando) e sair com o certificado na mão. Os serviços privados de vacinação emitem o Certificado apenas para viajantes vacinados no próprio estabelecimento.

A minha experiência e pesquisa me disseram que esses centros reduziram muito, a lista desses locais está presente no site da anvisa mas parte dela está desatualizada, eu sugiro que você ligue antes e confirme.

O site da Anvisa diz que não há centro de emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia na minha cidade o que fazer?

Esse site está desatualizado e muitas vezes só possui os postos particulares na lista.

A minha recomendação é procurar os postos da Anvisa na sua cidade e ligar perguntando se eles emitem o CIVP. Foi o que tive que fazer.

Se você for do Paraná, pode ir na Anvisa de Curitiba que fica dentro do aeroporto Afonso Pena. O atendimento é rápido e eficaz. Se for do Rio, a mesma coisa, vá até a Anvisa do aeroporto Galeão com hora marcada e tá tudo certo.

Mas sim, pode ser que a sua cidade não possua atendimento, (no Paraná apenas 4 cidades possuem!). Nesse caso você terá que ir até a cidade mais próxima emissora do certificado antes da sua viagem.


Quem sai do Brasil precisará de vacina contra febre amarela sempre que viajar?

A febre amarela teve um surto no Brasil esse ano (2017), por isso, desde 6 de fevereiro, Cuba, Nicarágua, Panamá e Venezuela passaram a exigir o certificado de vacinação contra a febre amarela aos visitantes com origem no Brasil (com exceção de passageiros em escala ou conexão nesses países).

Por conta disso também, a recomendação atual para quem vem ao Brasil é tomar a vacina.

Mas fique atento, como isso é recente, mais países além desses acima podem exigir o certificado de viajantes que moram ou passaram pelo Brasil nos próximos meses. Na dúvida, tome a vacina e faça seu certificado, é de graça.


países que exigem vacina contra febre amarelaDicas extras!

  • Guarde o seu certificado junto com o passaporte. Estou achando uma boa ideia ter aqueles porta-passaporte pra organizar tudo. Esse certificado tem validade para a vida toda, mas vai que você perde!
  • Lembre-se de fazer um seguro viagem nesses casos e evitar maiores problemas (use nosso cupom AosViajantes5).
  • Faça uma foto do documento e digitalize, vai que você perde ! (2)
  • Lembrando: A Vacina só fica válida 10 dias depois de você ter tomado. Não adianta tentar embarcar antes! Esse é o tempo mínimo para que seu corpo esteja imunizado.
  • Cada vacina tem seu certificado, se em algum momento você precisar tomar uma vacina contra sarampo, por exemplo, o certificado será outro. Diferente das nossas carteirinhas de vacinação que juntam tudo desde que você é um bebe até a vida adulta.
  • Spoiler: tomei a vacina de febre amarela pois irei para África do Sul em alguns meses, vamos junto comigo?

Se você gostou desse post e aproveitou as dicas aqui deixe seu comentário, conte pra um amigo, compartilhe!

Receba as melhores dicas !
Economizar mais e planejamento de viagem
Somente meus segredos. Odiamos spam.
Advertisements

Deixe seu comentário!

Loading Facebook Comments ...

One Reply to “Países que exigem vacina contra febre amarela e certificado CIVP”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Disqus Comments ...